O que ver e fazer em Granada em 1 dia
Está pronto para descobrir uma das mais belas cidades de Espanha? Granada é um destino para se apaixonar, e com apenas um dia para explorar as suas ruas, é preciso escolher bem as actividades.
Situada no sul de Espanha, Granada oferece centenas de actividades para ver e desfrutar. Os seus milhares de visitantes todos os anos são rapidamente arrebatados pelo ritmo acelerado e pela diversão desta cidade vibrante. Se dispões de 24 horas para ver e desfrutar deste pequeno mas encantador destino, parabéns! Com um itinerário bem organizado, é certamente possível ver o melhor da cidade numa visita rápida.
Antes de começar a explicar o itinerário de actividades para um dia na cidade de Granada, note que o programa de actividades que partilho hoje abrange um dia inteiro, desde o início da manhã até ao final da noite, não contemplando a sua chegada ou partida da cidade.
1. Acordar cedo para tomar um pequeno-almoço tradicional
Como muitas outras cidades do sul de Espanha, a comida em Granada é deliciosa. Por isso, convido-o a acordar cedo, a passear por algumas ruas do centro e a procurar um bom local para tomar um pequeno-almoço tradicional.
Como depressa se aperceberá, há muitas alternativas, bem como diferentes gamas de preços. Embora, em teoria, Granada seja uma cidade barata para visitar, a verdade é que, como em qualquer centro turístico, os preços tendem a subir, especialmente durante os períodos de maior afluência.
Aqui estão algumas excelentes alternativas de lugares para tomar um bom pequeno-almoço em Granada, todos localizados perto do próximo ponto do itinerário.
- Café Abencerrajes: O café abre as suas portas às 07h da manhã, o que o torna numa das melhores alternativas para aproveitar ao máximo o seu dia em Granada.
- Casa de Todos: Esta fafeteria tradicional abre as suas portas às 08h da manhã; outra excelente alternativa para os madrugadores.
- Café 4 Gatos: Com bonitas mesas que oferecem vistas espectaculares do complexo de Alhambra, este pequeno café tradicional está aberto a partir das 08:30h.
- Crepería Cafetería Elvira81: Aberto a partir das 09h, este é um ótimo local para desfrutar de um pequeno-almoço típico espanhol, um dos favoritos dos visitantes.
2. Fazer a visita guiada a Alhambra
A Alhambra é o melhor exemplo de arquitetura mourisca em toda a Europa e a atração mais visitada de Granada, uma joia arquitetónica única em toda a Espanha. É uma joia arquitetónica única no seu género e uma visita obrigatória durante qualquer estadia na cidade.
A melhor maneira de ver a Alhambra é comprar bilhetes comantecedência e, se possível, reservar uma visita guiada à Alhambra, que inclui uma visita à Alhambra e a outras atracções principais.
Devido à popularidade do enclave histórico, os bilhetes podem esgotar. Se quiser garantir o acesso no dia da sua visita, não se atrase.
Localizada no topo da colina Al-Sabika, a atração é uma cidadela murada construída para mostrar o poder e a riqueza dos Nasridas. Encontrará inúmeros palácios, jardins imponentes e um sistema de engenharia e arquitetura totalmente inovador para a época em que foi construído.
- Horário: Visitas diurnas das 08:30h às 20:00h; Visitas nocturnas à Alhambra das 22:00h às 23:30h (o horário pode variar ligeiramente nas diferentes épocas do ano).
- Preço da entrada: A visita a todo o complexo custa cerca de 36 euros por pessoa.
- Duração da visita: Há muito para ver na Alhambra, eu recomendo reservar 3 horas para ver todo o complexo.
3. Fazer uma pausa para o almoço
Devido à vastidão do complexo e a tudo o que verá no seu interior, a visita guiada a Alhambra demorará várias horas a ser concluída, pelo que, durante ou depois, terá de fazer uma pausa para almoçar.
Felizmente, existem muitas opções nesta zona da cidade, pelo que aqui ficam algumas sugestões interessantes a considerar. Escolha uma ou outra de acordo com os seus gostos particulares ou orçamento.
Almoçar no interior da Alhambra
- Parador de Granada Se quiser almoçar no interior do complexo com vistas deslumbrantes para os palácios, este restaurante é a melhor alternativa. A oferta gastronómica inclui pratos granadinos e andaluzes e um menu de degustação com o melhor da ementa e vinho que custa cerca de 50€.
Almoço nos arredores da Alhambra
Se preferir comer na área ao redor da Alhambra, há muitos bons restaurantes para escolher.
Se tiver terminado o seu passeio pelo complexo, pode considerar almoçar em qualquer um dos seguintes estabelecimentos, todos localizados a poucos minutos do complexo.
4. Obter vistas fabulosas da cidade
Granada é uma cidade famosa pelas suas incríveis vistas panorâmicas. Os muitos miradouros de Granada estão espalhados por toda a cidade e quase todos apontam para o complexo de Alhambra, que se ergue imponente sobre as casas e edifícios ao seu pé.
O miradouro de San Marcos é o mais popular e vale a pena ser visitado em qualquer altura do dia ou do ano; outros miradouros como o de San Miguel, o de San Cristobal ou o Mirador de la Churra são também locais impressionantes para visitar, especialmente se tiver mais tempo para explorar a cidade , como 3 dias em Granada ou mais.
No entanto, a partir da própria fortaleza de Alhambra pode obter vistas fabulosas do coração de Granada e da área circundante. No interior do recinto encontram-se lugares estratégicos como os Palácios Nasridas ou o Generalife, de onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas do bairro de Albaicín, da Serra Nevada e das aldeias da Alpujarra.
Tudo isto a partir das belas janelas ornamentadas que caracterizam os edifícios de Alhambra. Um último conselho? Prepare a sua máquina fotográfica e dê asas à sua criatividade.
5. Visita guiada à Carrera del Darro
Deixando a Alhambra para trás, está na altura de dar um passeio ao longo daquela que é, sem dúvida, a rua mais bonita de Granada, a famosa Carrera del Darro.
Situada no sopé da Alhambra e paralela ao afluente conhecido como o rio Darro, esta importante via liga a Plaza Nueva de Granada ao Paseo de los Tristes.
No seu passeio pela Carrera del Darro encontrará numerosos edifícios do século XVI, fachadas com paisagens magníficas e uma série de belas casas de estilo mourisco. Entre os lugares mais atraentes para visitar estão a Igreja de Santa Ana e El Bañuelo, um antigo hammam árabe onde turistas e locais podem tomar um banho turco.
6. Vá até à Catedral de Granada e à Capela Real
Deixando a Carrera del Darro para trás, mas permanecendo no Distrito Central de Granada, a próxima paragem que recomendo é uma visita à catedral da cidade.
Considerada uma das visitas obrigatórias da cidade, mais do que um templo religioso, a Catedral de Granada é um lugar para apreciar a arte e a fusão de estilos tão caraterística da arquitetura granadina.
Desenhada por Alonso Cano, a fachada da Catedral de Granada é, no mínimo, imponente, com centenas de elementos e detalhes arquitectónicos impressionantes. No entanto, uma visita para admirar os interiores da Catedral é praticamente obrigatória.
A Capela Real é o local de descanso final dos monarcas católicos e aqui encontrará centenas de objectos pessoais da monarquia espanhola e os túmulos da Rainha Isabel, da sua filha Juana e do seu genro Felipe.
A Capela Real está situada mesmo ao lado da Catedral de Granada, razão pela qual a maioria das visitas e excursões incluem uma visita conjunta a ambas as igrejas.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h30m; domingos, das 15h às 17h45m.
- Taxa de entrada: A partir de 5 euros para bilhetes de adulto. Gratuito para crianças com menos de 12 anos.
- Duração da visita: A Catedral, a Capela e outros edifícios circundantes demoram, no máximo, 2 horas a visitar.
7. Fazer compras na Alcaicería
Deixe a Catedral para trás e dirija-se à Alcaicería, o local de um antigo souk mouro e um popular mercado de seda. Atualmente, é um labirinto de ruas estreitas repletas de lojas que vendem todo o tipo de produtos.
Se procura recordações ou outras curiosidades, é a altura ideal para as comprar! A Alcaicería é considerada o melhor lugar para fazer compras em Granada; para além das típicas lembranças, encontrará artesanato típico árabe, jóias feitas à mão, especiarias e têxteis.
-Passeio a pé**:** Da Catedral, a Alcaicería fica a apenas um minuto a pé.
8. Ver a fachada do Corral del Carbón
Termine o seu passeio na Alcaicería e dirija-se ao Corral del Carbón, um edifício histórico localizado a poucos minutos a pé da Alcaicería e um local importante na história de Granada.
Este edifício é a única alhóndiga mourisca que ainda hoje existe; o seu objetivo era servir de abrigo aos comerciantes que percorriam longas distâncias e cuja rota os obrigava a parar em Granada. Embora a parte mais atractiva do edifício seja certamente a sua fachada, se quiser visitar o interior, a visita é gratuita e o percurso é bastante curto.
- Horário de funcionamento: Se quiser visitar o interior, o horário é de segunda a sexta-feira das 10:30h às 20:00h. Aos sábados até às 14:00h e encerrado aos domingos e feriados.
- Taxa de entrada: A entrada é gratuita.
- Duração da visita: É uma visita curta de aproximadamente 15 minutos.
9. Tomar um café e descansar na Praça Bib-Rambla.
Deixar para trás o Corral del Carbón e virar à direita na Calle Reyes Católicos para chegar à praça pública mais importante do centro de Granada: a Plaza de Bib-Rambla.
Dê um passeio pela praça Bib-Rambla para absorver a atmosfera da cidade, depois sente-se num dos seus bonitos cafés e desfrute de um aperitivo para descansar antes da próxima aventura. Encontrará também numerosas lojas onde poderá comprar curiosidades.
Este é um dos lugares mais históricos da cidade e as suas origens remontam à época em queos Reinos Nasridas ocuparam esta parte de Espanha.
É um local muito apreciado pelos habitantes da cidade e é um dos locais preferidos dos habitantes para passear ou ver a tarde passar.
10. À noite, faça um passeio de tapas pelo Albaicín.
Duas outras actividades tipicamente granadinas que recomendo a todos os meus amigos viajantes que visitam a cidade pela primeira vez são a experiência de degustação de tapas espanholas e um passeio para ver o melhor do bairro de Albaicín.
Uma visita a El Albaicín permite-lhe conhecer um dos antigos bairros mouros de Granada.
É uma das zonas mais encantadoras da cidade, uma das mais enraizadas, um lugar onde a influência e o legado árabe em Espanha se fazem sentir em cada rua e monumento.
A melhor maneira de experimentar um passeio pelo Albaicín, especialmente se estiver a fazer uma visita curta à cidade, é contratar uma visita privada.
Felizmente, em Granada, existem numerosas empresas locais que oferecem este tipo de visitas. Um guia historiador acompanha-o pelas ruas estreitas do Albaicín e pelas paragens para degustação, como parte de um dos melhores passeios de tapas em Granada.
Recomendo reservar com a maior antecedência possível, especialmente se a sua viagem à cidade coincidir com os meses de época alta, que são os meses de primavera em Granada.
- Horário: Pode variar ligeiramente consoante a empresa que escolher. Geralmente, as visitas nocturnas começam entre as 19 e as 20 horas.
- Preço: Cerca de 40 euros por pessoa. O preço inclui guia e degustação.
- Duração: Deve reservar entre 2 e 3 horas para esta experiência.