O melhor Hammam de Granada
Reserve tempo na sua viagem a Granada para descobrir o ritual ancestral do hammam andaluz e todas as suas propriedades benéficas para a saúde, uma experiência mágica que despertará os seus sentidos!
Granada é uma das mais belas cidades de Espanha. O seu centro histórico tem uma riqueza infindável de monumentos e há sempre algo fascinante para ver em cada esquina.
No entanto, se depois de tanto turismo precisar de uma pausa, sugiro que visite os banhos árabes em Granada para desfrutar de uma experiência única de hammam num lugar mágico com a essência dos banhos tradicionais de Al-Andalus.
Hammam Al Ándalus de Granada com massagem
Relaxe com uma experiência de hammam no seu caminho por Granada
Desfrute de um ritual tradicional árabe num dos hammams mais exclusivos da cidade. Experimente diferentes experiências relaxantes para descontrair após um longo dia de turismo.
Situado no centro histórico da cidade, este banho turco de Granada foi o primeiro a ser inaugurado em Espanha para recuperar a tradição dos banhos árabes, cinco séculos após o seu encerramento na sequência da conquista do reino de Nasrida.
A experiência do banho turco começa logo que se entra no edifício, uma vez que a decoração interior foi concebida para estimular os sentidos e relaxar a mente. O pessoal destes banhos árabes recebe os visitantes com grande cortesia e, antes de iniciar o ritual, informam-nos sobre os diferentes tipos de piscinas e o seu funcionamento, embora possamos fazer a visita ao nosso próprio ritmo.
Nestes banhos árabes de Granada, desfrutaremos de 1 hora e meia para completar a cerimónia do hammam e experimentar até três banhos a diferentes temperaturas. Depois, pode melhorar a sua experiência optando por uma massagem de 15 ou 30 minutos com óleos essenciais.
Recomendado se... quiser relaxar após um longo dia de turismo e desfrutar de uma experiência árabe típica dos tempos modernos.
O que é o Hammam e porque é que os banhos árabes em Granada são recomendados?
Para além de ser um importante local de convívio social no mundo islâmico medieval, desde o Oriente até Al-Andalus, o hammam é sobretudo uma forma de banho de vapor que os antigos árabes utilizavam para relaxar a mente e limpar o corpo.
Para sentir por si mesmo como era o ritual do hammam dos antigos andaluzes, uma boa coisa a fazer durante uma viagem ao sul é visitar os banhos árabes de Granada, que preservaram este maravilhoso ritual até aos dias de hoje.
O segredo do hammam reside numa combinação de calor e frio com vapor de água. Este contraste de temperaturas tem muitos benefícios para o corpo, como a redução do stress, o relaxamento dos músculos, a eliminação de toxinas da pele e a melhoria da circulação e da respiração, entre outros. Se está à procura do melhor, tem-no no Hammam Al Andalus Granada.
O que é que o Hammam Al Andalus Granada tem de tão especial?
Se nunca foi ao hammam antes, esta escapadela ao antigo reino Nasrid pode ser uma grande oportunidade para fazer algo diferente e original em Granada.
Há muitos banhos árabes na cidade, mas se quiser experimentar a autêntica cerimónia de hammam em Granada, recomendo que visite o Hammam Al Andalus Granada, porque está localizado num antigo edifício do século XIII, no sopé da Alhambra, onde há séculos atrás um hammam original foi localizado de acordo com escavações arqueológicas. Incrível, não é?
Assim que entrar nestes banhos árabes em Granada, verá que não se trata de um spa típico, mas as salas caracterizam-se pela sua decoração de estilo andaluz com arcos islâmicos, azulejos com motivos geométricos e belos tectos com clarabóias estreladas que permitem a entrada de luz natural, criando uma atmosfera muito agradável e íntima.
O que mais me agrada
Se há uma coisa que me fascinou no Hammam Al Andalus Granada foi o ambiente descontraído das suas salas, onde o tempo parece parar e o silêncio reina, interrompido apenas pelo suave murmúrio da água das piscinas termais.
Imersos nesta atmosfera calma, a luz ténue das velas, o ar perfumado e a música andaluza fazem-nos sentir como uma sultana e transportam-nos por um momento para o esplendor do antigo Al-Andalus.
Como é o ritual do hammam?
O ritual, passo a passo
- Para começar, aconselho-o a tomar um duche quente e a passar para a sala quente (36ºC) para manter a mesma temperatura corporal no início da sessão.
- De seguida, a sala quente (39°C) e o banho turco (90°C) esperam por si. A ação do calor e do vapor favorece a transpiração e a dilatação dos poros, eliminando assim as toxinas e limpando profundamente a epiderme.
- O processo de relaxamento continua na área de massagem, onde pode escolher o seu próprio óleo de massagem de entre uma seleção de essências de rosa, lavanda, âmbar ou romã - um deleite para os sentidos!
- Por fim, na câmara fria (18ºC), a ação da água fria activará a circulação sanguínea e descongestionará os músculos.
- Uma vez fora da água, poderá descansar para recuperar a sua temperatura habitual enquanto saboreia um delicioso chá de menta mourisco. Sairá do hammam muito relaxado, com uma sensação de leveza no corpo e de paz na mente.
Organize a sua experiência no hammam de Granada
Com quanto tempo de antecedência devo reservar?
Como os lugares são limitados e o hammam de Granada é uma atividade muito procurada, aconselho-o a fazer a sua reserva o mais cedo possível.
Como é que funciona a reserva?
Receberá a confirmação no prazo de 48 horas após a reserva, consoante a disponibilidade. Depois de ter escolhido o serviço e a hora preferidos, terá de contactar o fornecedor local para confirmar a hora exacta de início da sua experiência neste hammam em Granada.
Onde fica o hammam?
O Hammam Al Andalus Granada está localizado no sopé da Alhambra e atrás da igreja de Santa Ana, na Calle Santa Ana 16, ao lado da Plaza Nueva.
Perguntas mais frequentes
Quando é que recebo a massagem?
O tempo de massagem está incluído no ritual do hammam e pode ser feito no início, no meio ou no final da visita, para que não tenha de se preocupar com o momento em que é a sua vez. Desta forma, não tem de se preocupar com o momento em que é a sua vez, só tem de se preocupar em divertir-se!
É permitida a entrada de crianças?
Este hammam em Granada permite a entrada de crianças entre os 6 e os 17 anos, desde que acompanhadas por um adulto que deverá assinar um termo de responsabilidade. Não é permitida a entrada de crianças com menos de 6 anos nos banhos árabes.
Os banhos árabes são espaços de descanso e relaxamento do corpo e da mente. As suas piscinas termais não são piscinas recreativas, pelo que durante o ritual do hammam é necessário falar baixinho para manter um ambiente tranquilo.
O que levar para os banhos árabes?
Só precisa de trazer o seu fato de banho. Entra no hammam descalço, mas, se desejar, pode comprar na receção botas de látex para usar dentro dos banhos, uma vez que os sapatos de piscina estão reservados para os balneários.
Este hammam em Granada fornece uma toalha para se secar e os balneários têm tudo o que precisa para se preparar depois do banho: champô, amaciador, gel, secador de cabelo e cacifos para guardar os seus pertences pessoais.
Tenho de usar uma touca de banho no hammam?
Não, não é obrigatório, mas pede-se aos clientes com cabelo comprido que o prendam num carrapito ou rabo-de-cavalo.
Posso tirar fotografias no interior dos banhos árabes?
A fim de preservar a privacidade de todos os visitantes do hammam, não é permitida a utilização de câmaras de vídeo ou fotográficas.
Posso comer ou beber no interior do hammam?
A única bebida que pode ser consumida no interior do hammam é o chá de menta e a água, que estão à disposição dos clientes na zona de relaxamento. Quanto à comida, não é permitido comer dentro do hammam.
Para além de visitar os banhos árabes em Granada, que mais posso fazer na cidade?
Há poucos lugares mais bonitos e encantadores do que Granada para desfrutar de uma escapadela inesquecível. Uma cidade cheia de recantos de sonho pela sua enorme beleza e pela sua longa e interessante história.
A Serra Nevada e a Alhambra são as suas atracções mais populares, mas não são as únicas. Se quiser descobrir tudo o que o antigo reino Nasrida tem para oferecer durante as suas férias, não perca o meu artigo sobre o que ver e fazer em Granada. Vai apaixonar-se por ela!