10 coisas para fazer em Granada no inverno

Considerada uma das cidades mais bonitas de Espanha, Granada é um destino ideal para uma escapadela de inverno. Descubra 10 planos para a desfrutar ao máximo.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Granada no inverno

Postal de Granada | ©Olya Kobruseva

Granada é uma cidade cheia de coisas para ver e fazer durante todo o ano. O seu incrível património cultural conquista todos os visitantes. O grande legado árabe que se respira nas suas ruas, o seu folclore e a cordialidade das suas gentes são alguns dos aspectos que fazem dela um destino muito popular.

No inverno encontrará um grande número de actividades para desfrutar. Sentir o ambiente natalício de Granada, refugiar-se do frio em grutas centenárias, relaxar nos seus famosos hammams ou até fugir para a Serra Nevada são alguns dos planos que não pode perder. Quer saber mais sobre eles? Continue a ler!

1. Refugiar-se do frio ao ritmo do flamenco em Sacromonte

Flamenco em Sacromonte| ©Jeanne Menjoulet
Flamenco em Sacromonte| ©Jeanne Menjoulet

A Andaluzia é uma região que, para além de todas as suas atracções e interesses turísticos, tem um património indiscutível: o flamenco. Em Granada, é possível encontrar espectáculos e concertos deste estilo popular durante todo o ano, mas é precisamente no inverno que são mais populares.

Uma das zonas onde se realizam os melhores espectáculos de flamenco é a zona de Sacromonte, onde ainda hoje existem locais em grutas com centenas de anos. Não consigo pensar numa melhor forma de nos abrigarmos do frio do que beber um bom copo de vinho para nos aquecermos e assistirmos a um destes espectáculos tão cheios de paixão e força. Eis algumas opções:

Detalhes de interesse

  • Preço: os preços dos espectáculos variam entre 12 e 40 euros, aproximadamente.
  • Data: É ideal se vier nos meses de inverno para se poder abrigar do frio.
  • Localização: há muitos locais que oferecem espectáculos na zona de Sacromonte, como o Rocío ou os Tarantos.
  • Recomendado: se gosta de folclore e quer ver um espetáculo de flamenco ao vivo.

Reserve o seu bilhete para um espetáculo de flamenco

2. Relaxar e aquecer-se num autêntico Hammam

Banho árabe em Granada| ©James C
Banho árabe em Granada| ©James C

O que é que pode ser mais apelativo quando está frio do que um banho quente? Noutros destinos, poderá ter de esperar até chegar ao seu hotel, mas não em Granada. A enorme herança da cultura árabe da cidade levou a um costume que é um verdadeiro chamariz: os Hammams.

Trata-se de um estilo de banho turco em que se pode aceder a uma zona de banhos termais, saunas e piscinas quentes, beber um chá verde com menta e até receber uma das massagens reparadoras que se oferecem.

Sem dúvida, é uma das coisas mais apetecíveis para fazer no inverno e, além disso, Granada tem alguns dos melhores Hammams de Espanha. Não hesite em reservar a sua experiência no Hammam, é uma experiência inesquecível!

Detalhes interessantes

  • Preço: a taxa de entrada é geralmente de cerca de 60 euros.
  • Data: Ideal para os meses frios, especialmente janeiro e fevereiro, pois é uma ótima maneira de se aquecer e relaxar.
  • Local: Existem vários Hammams em Granada, como o Al Andalus na Calle Santa Ana, 16.
  • Recomendado: se quiser desconectar e passar duas horas a aquecer e a relaxar.

Reserve sua experiência no Hammam

3. Passeio pela cidade iluminada

Luzes de Natal| ©mi)
Luzes de Natal| ©mi)

Todos os anos, a 1 de dezembro, tem lugar a iluminação oficial das luzes de Natal em Granada. Se planeia vir nas primeiras semanas de inverno para ver a cidade, está com sorte, pois normalmente ficam acesas até meados de janeiro e é um espetáculo e tanto. É a altura ideal para reservar uma visita guiada a Granada.

Os dias de inverno costumam ser mais curtos e, se estiver em Granada em dezembro, poderá passear às 19h00 por algumas das principais avenidas ou visitar a zona do Albaicín, enquanto desfruta de todas as decorações luminosas.

Para além das festividades natalícias, a verdade é que Granada tem uma reputação nacional por todo o esforço que dedicam à decoração das luzes ano após ano. Normalmente são inauguradas na Plaza del Carmen e podem ser apreciadas durante todo o mês de dezembro e janeiro. Tudo o que tem de fazer é meter na mala roupa quente e partir para passear pelas encantadoras ruelas iluminadas de Granada.

Detalhes interessantes

  • Preço: esta atividade é gratuita.
  • Data: a partir de 1 de dezembro e durante as primeiras semanas do inverno, até ao final de janeiro.
  • Local: todo o centro da cidade se tinge de cores e luzes, mas os locais mais impressionantes são a Plaza del Carmen e o Paseo de Violón.
  • Recomendado: se quiser conhecer Granada de uma forma diferente e apreciar as decorações que mudam de ano para ano.

Reservar uma visita guiada a Granada

4. Desfrutar da neve na Serra Nevada

Visitar a Serra Nevada| ©Steve Slater
Visitar a Serra Nevada| ©Steve Slater

Pode ter-se a sensação de que a Andaluzia é uma região quente onde até o inverno é mais ameno do que no resto do país. Mas em Granada não é assim e isso deve-se em parte à sua localização. Isto faz com que seja um lugar incrível para ir no inverno, uma vez que se pode desfrutar não só da neve, mas também de uma infinidade de desportos de inverno.

A cidade está localizada no sopé da Serra Nevada, um dos grandes pulmões da Andaluzia com um dos picos mais altos, o Mulhacén. Se você está se perguntando como chegar a Sierra Nevada de Granada, você deve saber que é apenas uma hora da cidade e você pode facilmente chegar lá de carro ou ônibus por menos de 5 euros, embora você também pode reservar uma excursão para Sierra Nevada para chegar lá facilmente.

E uma vez lá, pode reservar uma viagem com raquetes de neve na Sierra Nevada.

Pormenores interessantes

  • Preço: As excursões organizadas à Serra Nevada custam normalmente cerca de 80 euros.
  • Data: A Serra Nevada tem neve quase todo o inverno, especialmente em janeiro e fevereiro.
  • Local: Serra Nevada.
  • Recomendado: Se gosta da natureza e quer aproveitar o inverno para ver a neve.

Reservar uma excursão à Serra Nevada

5. Aproveitar os saldos de inverno

Saldos| ©cottonbro
Saldos| ©cottonbro

Para muitas pessoas, o inverno é sinónimo de compras e não se pode esquecer que durante esta estação é possível encontrar algumas das melhores pechinchas do mercado.

Os saldos de inverno começam normalmente no início de janeiro e duram três meses, por isso, seja qual for a altura do ano em que venha, pode sempre aproveitar a sua viagem a Granada para ver se consegue uma pechincha. Um dos maiores centros comerciais de Granada é o Nevada Shopping, onde se encontram a maioria das grandes marcas.

No entanto, se já tens acesso a este tipo de lojas na tua cidade, as melhores pechinchas dos saldos em Granada encontram-se em zonas comerciais mais artesanais e típicas como a Alcaicería, repleta de bancas com os melhores artesanatos, tecidos, roupa e decoração onde, durante estas semanas, poderás conseguir verdadeiras pechinchas.

Detalhes interessantes

  • Preço: depende de quanto se quer gastar, mas é possível encontrar descontos até 75%.
  • Data: do início de janeiro ao início de março.
  • Localização: o centro comercial Nevada fica na Avenida de las Palmeras, 75 e o Alcaicería na rua com o mesmo nome.
  • Recomendado: se gosta de procurar as melhores ofertas e levar para casa presentes e lembranças das suas férias.

6. Celebrar as Festas do Dia da Tomada

Câmara Municipal de Granada no Natal| ©Mari Fernández
Câmara Municipal de Granada no Natal| ©Mari Fernández

O Natal e o Ano Novo são duas das festas mais aguardadas do inverno em todas as cidades espanholas. No entanto, em Granada, para além dos tradicionais feriados nacionais, celebra-se nos primeiros dias do mês uma festa muito importante para a comunidade granadina: o Día de la Toma (Dia da Tomada). Se viajar para Granada em janeiro, pode celebrar o fim da chamada Reconquista pelos Reis Católicos e é um dia cheio de eventos e tradições.

O dia específico é o 2 de janeiro e é feriado em todo o município, coincidindo como uma continuação das festividades da véspera de Ano Novo. Neste dia costumam realizar-se todo o tipo de eventos, como a peregrinação ao túmulo dos Reis Católicos ou a procissão a partir da Plaza del Ayuntamiento.

Os tradicionais desfiles de "Mouros e Cristãos" também se realizam na cidade e pode assistir-se ao desfile da guarda e do exército desde a Câmara Municipal pelas principais ruas de Granada. Um acontecimento muito autóctone e importante para o povo de Granada que não pode perder.

Detalhes interessantes

  • Preço: gratuito.
  • Data: todos os anos se celebra no dia 2 de janeiro, data em que teve lugar "la Toma".
  • Local: a maioria dos eventos tem lugar na Praça da Câmara Municipal.
  • Recomendado: se gosta de história e tradições e quer viver um momento cheio de significado para os granadinos mais conservadores.

7. Aqueça-se com a panela de San Antón.

Panela de San Antón| ©JJ Merelo
Panela de San Antón| ©JJ Merelo

Se está a planear vir a Granada em meados de janeiro e gosta de comer, posso garantir-lhe que um dos melhores planos é ir a um dos muitos restaurantes que celebram San Antón com um menu especial, como La Cueva de 1900.

Em Granada há um santo que é celebrado com muito mais fervor do que noutras comunidades e que se adapta perfeitamente ao frio do inverno. San Antón, padroeiro dos animais, é celebrado todos os anos a 17 de janeiro e os granadinos prestam uma homenagem especial à figura do porco. Embora possa parecer paradoxal, uma das melhores formas que encontraram para celebrar este animal foi popularizar um prato de colher que faz sucesso em toda a cidade: a panela de San Antón.

É um guisado feito de feijão seco, arroz e vários tipos de carne de porco, ideal para aqu ecer nos meses frios. Também há a opção de fazer uma das visitas guiadas de tapas em Granada, pois durante as semanas deste mês certamente oferecerão degustações deste guisado especial.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os restaurantes costumam oferecer menus completos por cerca de 30 euros por pessoa.
  • Data: De 17 de janeiro até ao final do mês.
  • Local: Em qualquer restaurante de Granada é possível encontrar um guisado de San Antón durante o mês de janeiro.
  • Recomendado: Se gosta de comer e é apreciador de carne.

8. Viver o Natal em Granada

Granada no Natal| ©Alison Waller
Granada no Natal| ©Alison Waller

Passar o Natal em Granada é, sem dúvida, uma experiência que o deixará encantado, pois esta cidade sabe como misturar as tradições típicas com a atmosfera andaluza que é tão popular em todo o lado.

Durante todo o mês de dezembro, e aproveitando a chegada do inverno, um dos planos mais populares é visitar os mercados de Natal e participar nas actividades que costumam ter lugar na Plaza Bib Rambla, no Paseo del Violón e na Plaza del Humilladero, onde costumam ser montados carrosséis e jogos para os mais pequenos.

Há também muitos restaurantes que organizam menus na noite de 24 de dezembro para celebrar a véspera de Natal de uma forma especial. Alguns, como o El Cortijo, oferecem menus fixos para que possa vir com a sua família e viver esta noite especial cheia de flamenco e essência andaluza.

Detalhes interessantes

  • Preço: o preço de um menu de Natal é de cerca de 25 euros por pessoa e as actividades da festa de Natal do centro são normalmente gratuitas.
  • Data: 24 e 25 de dezembro.
  • Local: Os mercados de Natal e o carrossel estão normalmente no centro, nas praças Bib Rambla e Humilladero.
  • Recomendado: Se estiver no espírito natalício e quiser passar a época festiva a conhecer Granada.

9. Brincar como uma criança em Juveandalus

Juveandalus| ©GranadaD
Juveandalus| ©GranadaD

Se está à procura de coisas para fazer em Granada com crianças, deve saber que o inverno parece ser uma estação pensada para elas. Não só porque tem todas as festividades de Natal para desfrutar, mas também porque é precisamente nesta altura que se realiza uma das feiras anuais dedicadas aos mais pequenos da casa. Trata-se da Juveandalus, uma festa que se realiza todos os anos no recinto da Fermasa e que tem como objetivo a animação juvenil.

Esta feira atrai famílias de toda a parte, não só de Granada, mas também das cidades vizinhas e se vier com crianças pequenas não pode faltar.

Podem participar em ateliês, concursos, contos e todo o tipo de actividades familiares. Também tem um recinto com atracções para os mais corajosos. Uma experiência completa para tornar a vossa visita a Granada com toda a família muito divertida.

Detalhes interessantes

  • Preço: a taxa de entrada é entre 5 € e 8 €.
  • Data: tem lugar desde o final de dezembro até ao início de janeiro.
  • Local: no recinto de feiras da Fermasa, na Ctra. de Armilla.
  • Recomendado: se você vem com crianças para visitar Granada e quer se divertir com a família.

10. Assistir ao concerto de Ano Novo

Concerto de Ano Novo| ©Alex Camara
Concerto de Ano Novo| ©Alex Camara

Se passar uns dias em Granada no final de dezembro e início de janeiro e quiser assistir a um dos eventos mais esperados do ano pelos granadinos, não deixe de vir ouvir ao vivo a música dos grandes compositores interpretada pela Orquestra Sinfónica.

Quando chega a altura de dizer adeus ao ano, muitas grandes cidades organizam eventos e concertos para que as pessoas se possam reunir e celebrar a chegada do inverno e de um novo ciclo.

Granada não fica atrás e é por isso que todos os anos é realizado um concerto de Ano Novo pela Orquestra Sinfónica de Granada no Auditório Manuel de Falla.

Detalhes de interesse

  • Preço: o preço do bilhete ronda normalmente os 20 euros e é aconselhável reservar com antecedência.
  • Data: geralmente no dia 2 de janeiro, para não coincidir com os feriados anteriores.
  • Local: no Auditório Manuel de Falla.
  • Recomendado para quem gosta de música ao vivo e quer celebrar a chegada do Ano Novo de uma forma especial.

Temperaturas em Granada no inverno

Granada no inverno| ©Kent Wang
Granada no inverno| ©Kent Wang

Se vai passar 3 dias em Granada no inverno, deve estar ciente de que vai estar frio. Desde o final de dezembro até ao final de fevereiro, as temperaturas tendem a manter-se estáveis entre os 2ºC e os 10ºC, sendo fevereiro o mês com maior percentagem de precipitação.

A partir de março, as temperaturas começam a subir pouco a pouco, atingindo os 15ºC ou 16ºC.

No entanto, não seja demasiado confiante e , se vier no inverno, traga sempre roupa quente, uma vez que, à exceção dos programas de interior como os espectáculos de flamenco, os concertos de Natal ou os relaxantes Hammams, a maioria das atracções de Granada são ao ar livre.

Reservar o comboio turístico de Granada

Números de turistas em Granada no inverno

A Alhambra de Granada ao pôr do sol| ©Leon LEE
A Alhambra de Granada ao pôr do sol| ©Leon LEE

É verdade que o Natal é um grande incentivo para que Granada esteja cheia de turistas durante uma boa parte de dezembro e janeiro. No entanto, com a chegada de fevereiro e a intensificação do frio, a cidade tende a ficar muito menos cheia de turistas e é muito mais agradável de ver, apesar das baixas temperaturas, e de desfrutar de todas as coisas para ver e fazer em Granada.

Mesmo assim, a cidade é um destino ideal para escapadelas de fim de semana e há muitos casais e famílias que vêm como um gotejamento durante estes meses para a conhecer. A minha recomendação é que, mesmo que o turismo seja menor, não deixem de marcar algumas visitas e de reservar com antecedência os bilhetes para a Alhambra, uma das suas principais atracções turísticas.

Granada é uma cidade que vos surpreenderá em qualquer altura do ano, mas, sem dúvida, no inverno tem algo de especial. O espírito natalício, a comida reconfortante e esse toque de mistura cultural farão com que seja uma experiência inesquecível, vais perdê-la?

Reservar uma visita guiada ao Albaicín