10 coisas para fazer em Granada em dezembro

Viajar para Granada em dezembro para viver as festas, os locais e o calor cultural da Andaluzia com estes planos deliciosos para desfrutar da sua estadia: Concertos, restaurantes e até esquiar!

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 8 minutos

10 coisas para fazer em Granada em dezembro

Manutses | ©Manutses

O tão esperado mês de dezembro chega para terminar o ano com datas cruciais e numerosos eventos para acrescentar à sua lista de planos em Granada. Nesta época do ano, a cidade recebe muitas pessoas que vêm descobrir os monumentos da sua arquitetura histórica e as suas requintadas tapas!

E não é só isso, depois de esquiar na Serra Nevada, pode desfrutar dos tesouros muçulmanos e renovar-se no melhor hammam de Granada para terminar o dia com actividades de lazer e a melhor gastronomia. Poderá também fazer muitas outras coisas. Eis o que não pode perder.

1. Descobrir a Alhambra no Natal

A Alhambra de Granada ao pôr do sol| ©Leon LEE
A Alhambra de Granada ao pôr do sol| ©Leon LEE

Embora possa reservar os seus bilhetes e visitar a Alhambra durante todo o ano, um dos seus encantos é a forma como muda com as estações. Desde as cores dos seus jardins quando Granada está no outono ou na primavera, até às actividades especiais que pode encontrar quando a visita no final de dezembro.

É precisamente no final de dezembro que a Alhambra e o Generalife apresentam actividades especificamente dirigidas às famílias através do seu programa Natal em Família. Mais ou menos desde o início das férias escolares, por volta de 22 ou 23 de dezembro, podem ser reservados itinerários com uma perspetiva lúdica, educativa e criativa. Se quiser visitar a Alhambra com crianças, estes itinerários temáticos mostrar-lhes-ão todas as suas atracções de uma forma única e centrada nos seus gostos e necessidades.

As visitas costumam realizar-se tanto de manhã, por volta das 10 horas, como de tarde, por volta das 15 horas. Ambos os horários são compatíveis para encontrar um lugar para comer perto da Alhambra, tanto antes como depois da visita. Relativamente ao preço, a visita guiada custa a partir de 34 € para adultos e a partir de 27 € para crianças até aos 11 anos. Não espere mais e reserve a sua visita à Alhambra.

Reserve os seus bilhetes para a Alhambra

2. Relaxe com um banho árabe no melhor Hammam de Granada

Banho árabe em Granada| ©James C
Banho árabe em Granada| ©James C

As temperaturas descem em dezembro e não há melhor altura para reservar uma sessão no Hammam Al Ándalus do que no Natal. Poderá mergulhar num magnífico banho árabe junto ao Palácio de Alhambra. Na minha opinião, não há dúvida de que este é o melhor hammam de Granada.

Pode passar uma hora e meia nos reconfortantes banhos termais e salas de vapor enquanto bebe chá de menta rodeado de belas decorações. Também pode optar por desfrutar de uma massagem com óleos seleccionados ou optar por um ritual que inclui tratamentos esfoliantes.

Reserve a sua sessão no Hammam Al Ándalus

3. Esquiar na neve nos altos picos da Serra Nevada

Visitar a Serra Nevada| ©Steve Slater
Visitar a Serra Nevada| ©Steve Slater

Quem gosta de esquiar já sabe que o plano essencial é reservar uma excursão à Serra Nevada. Sem dúvida, uma paragem obrigatória para os adeptos deste desporto.

Com 124 pistas para todos os níveis espalhadas por uma área muito vasta, é uma atividade divertida que pode durar uma tarde, um dia inteiro ou até mais, dependendo das suas intenções. É também uma das melhores coisas para fazer se for a Granada com crianças.

Para facilitar, aqui está como chegar de Granada à Sierra Nevada. Esta atividade também permite sentir o espírito natalício que começa a aparecer nas montanhas cobertas de neve, com música ao vivo, alguns tobogãs, visitas guiadas, passeios de trenó e patinagem no gelo.

Reservar uma excursão à Serra Nevada

4. Ouvir os cânticos de Natal nas praças de Granada

Natal na Plaza del Carmen| ©JTVfoto
Natal na Plaza del Carmen| ©JTVfoto

Se passear pelas ruas de Granada durante o mês de dezembro, mais concretamente a partir do dia 22 ou 23, recomendo que pare nas praças onde foram montados palcos, onde muito provavelmente poderá assistir a pequenos concertos gratuitos de canções de Natal. É muito provável que se assista a pequenos concertos gratuitos de cânticos de Natal.

Para além dos presépios, os cânticos de Natal ocupam um lugar central, captando a atenção das crianças e dos pais. No final de dezembro, a Câmara Municipal de Granada organiza um concurso de canções de Natal em várias praças da cidade.

Se não gostar muito de canções clássicas, Granada também oferece outros tipos de música de grande interesse artístico, antropológico e, claro, turístico. Se tiveres tempo, vai ao bairro de Sacromonte e reserva um espetáculo de flamenco num restaurante de grutas. É uma experiência ideal nesta altura do ano.

Reservar um espetáculo de flamenco num restaurante-caverna

5. Fuga para a Alpujarra

Conhecer a Alpujarra| ©a13n5
Conhecer a Alpujarra| ©a13n5

Como pode ver, a lista de coisas para ver e fazer em Granada é muito longa. Se gostas de turismo rural, perto de Granada encontrarás a zona perfeita para ti: a Alpujarra. Em dezembro, com o clima de inverno, todas as aldeias que compõem a Alpujarra ganham um encanto especial, para não falar da vantagem de haver menos turistas.

Por isso, reservar uma viagem à Alpujarra pode ser o final perfeito para a sua estadia, desde que fique em Granada pelo menos 4 dias.

O meu conselho é que estude bem as aldeias que compõem a zona e a forma de lá chegar, pois algumas podem ser mais difíceis de alcançar devido à presença de neve.

Reserve a sua visita à Alpujarra

6. Viva o ambiente festivo das ruas de Granada

Atmosfera natalícia| ©Ralf Peter Reimann
Atmosfera natalícia| ©Ralf Peter Reimann

Granada é uma cidade verdadeiramente bela, especialmente quando as luzes coloridas e o cheiro de castanhas assadas encantam cada canto das ruas. Degustar estas últimas é, aliás, uma das coisas que não pode perder se viajar para Granada no inverno.

Se chegar a Granada durante o fim de semana prolongado de dezembro (por volta dos dias 6 e 8), é muito provável que veja a cidade com as suas decorações de Natal. Com o tempo cada vez mais frio, aconselho-o a reservar uma visita guiada a Granada. Também pode fazer uma paragem no caminho para comer uns churros com um delicioso chocolate quente.

Os cânticos e concertos de Natal e os presépios, bem como os sinos na praça, as festas e os cotilhões, trarão uma atmosfera calorosa que acolherá de bom grado muitos turistas e habitantes locais. Além disso, as decorações de Natal incluem uma roda gigante para se sentar e contemplar a vista de Granada a partir de cima.

Reservar uma visita guiada a Granada

7. Leve para casa uma recordação dos mercados de Natal

Mercado de Natal da Plaza Bib-Rambla| ©Study Abroad
Mercado de Natal da Plaza Bib-Rambla| ©Study Abroad

Se há algo típico para fazer em Granada na época do Natal, é visitar os mercados de Natal. Recomendo uma visita aos mercados da Puerta Real e Bib-Rambla. Este último contém muitos presépios que o tornam um local emblemático nesta altura do ano. Devido à sua localização, é ideal para visitar depois da sua visita à Catedral.

Na Puerta Real, verá outro mercado muito popular com muitas bancas instaladas em torno da Fuente de las Batallas (Fonte das Batalhas). Aqui encontrará muitos presentes originais, uma vez que se promove o artesanato local, bem como cerâmica, brinquedos feitos à mão e couro, entre outros.

Não perca o nougat feito à mão em todos os mercados e vá aos conventos de Natal, que normalmente têm muitos doces típicos!

Reservar uma visita guiada à Catedral de Granada

8. Conhecer o teatro e o seu esplendor natalício

Interior do Teatro Isabel la Católica| ©PhotoLanda
Interior do Teatro Isabel la Católica| ©PhotoLanda

Durante o mês de dezembro, o Teatro Isabel la Católica acolhe uma série de espectáculos para viver plenamente o espírito natalício.

O teatro irá reviver muitas peças conhecidas, bem como concertos com as canções de Natal que todos os anos em dezembro encantam o público com características da experiência de Granada

Este teatro emblemático, localizado no centro de Granada, é o único que se manteve aberto apesar das mudanças que a cidade sofreu até aos dias de hoje. Os diferentes espectáculos terão lugar ao longo de todo o mês de dezembro, para que possa desfrutar e escolher à sua vontade se o seu calendário de viagem for apertado.

Informações práticas

  • Onde: Teatro Isabel la Católica, Calle Acera del Casino.
  • Preço: Depende do espetáculo.
  • Quando: Durante todo o mês de dezembro, normalmente à tarde.

9. Deixe-se deslumbrar pela experiência da iluminação de Granada

Iluminação de Natal| ©mi)
Iluminação de Natal| ©mi)

Todos os anos, a iluminação veste as ruas com cores que dão o mote para a celebração do Natal: árvores, pinheiros e sinos podem ser vistos ao percorrer as ruas principais.

As praças não são esquecidas e são um centro de mercados com artesanato e mais luzes, algumas das quais podem atingir os dois metros, como na rua Pedro Antonio de Alarcón, onde é frequente a simulação de uma chuva de estrelas.

Em suma, não faltarão luzes de Natal em Granada, e serão mesmo tão abundantes que farão parte de toda a paisagem, sobrevoando a cidade sob a forma de arcos e anjos.

Dica de viajante

Suba ao miradouro de San Nicolás, no bairro de Albaicín, se quiser ter as melhores vistas de Granada iluminada para o Natal.

10. Véspera de Ano Novo em Granada

Fogos de artifício em Granada| ©Javi
Fogos de artifício em Granada| ©Javi

Talvez tenhas decidido despedir-te do ano em Granada (na verdade, recomendo que o faças se puderes). Embora o costume seja jantar com a família, com certeza você vai encontrar alternativas para passar uma noite incrível. Você gostaria de terminar o ano com um jantar incrível?

  • Pode desfrutar de um jantar artístico no restaurante La Platea, na rua José Luis Pérez Pujadas. É um local bem conhecido em Granada pela sua promoção de artistas locais, cujas obras acompanham um menu muito elaborado. Além do conceito chave e distinto desta experiência gastronómica, o menu preparado para a véspera de Ano Novo tem um plano de Ano Novo por cerca de 90 €. Altamente recomendado!
  • Uma recomendação muito recorrente em Granada é El Claustro, um lugar que promete outra experiência única ao sentar-se para comer dentro de um refeitório com uma incrível arquitetura do século XVI. Um menu muito vanguardista num ambiente único e histórico, com um chef altamente aclamado, garantirá que o seu início de ano seja com o pé direito. O seu menu de passagem de ano não custa mais de 140 euros, com preços que justificam a atenção e o excelente serviço para uma excelente passagem de ano em Granada.

Depois do jantar, é hora de festejar. A Câmara Municipal organiza uma celebração espetacular na Plaza del Carmen para receber o Ano Novo com música ao vivo e fogo de artifício. Para além disso, entre as 22:30 e as 23 horas, costumam ser entregues os sacos de cotilhão. A partir das 00 h., a diversão da festa em inúmeras discotecas e bares dura toda a noite.

O tempo em Granada

Granada no Natal| ©Alison Waller
Granada no Natal| ©Alison Waller

Em dezembro, o clima em Granada pode atingir uma temperatura máxima de 13 graus Celsius e uma temperatura mínima de 4 graus Celsius.

Nas noites mais frias, pode ser necessário usar roupas quentes, especialmente em dias nublados. Se for subir à Serra Nevada, é melhor optar por vestuário térmico.

Reservar uma excursão à Serra Nevada