Bilhetes e visitas a igrejas e catedrais em Granada

A majestade das igrejas e catedrais de Granada espera por si. Compre os seus bilhetes e viva uma experiência única, explorando a rica história e arquitetura desta bela cidade andaluza.
Bilhetes e visitas a igrejas e catedrais em Granada

Outras atividades populares em Granada

Mais sobre: Bilhetes e visitas a igrejas e catedrais em Granada

Granada é uma das cidades mais importantes da Andaluzia, onde a história, a cultura e a arte se entrelaçam. A cidade foi testemunha de grandes mudanças culturais e religiosas ao longo dos séculos.

Se não sabes o que ver e fazer em Granada, considera visitar estes templos religiosos, entre os quais se destacam a Catedral de Granada e a Capela Real, cheias de esplendor. Também recomendo uma visita ao Mosteiro de São Jerónimo, onde viveu a Imperatriz Isabel de Portugal, e à Abadia de Sacromonte, que oferece vistas panorâmicas de Granada e das suas maravilhas. Eis a minha lista de igrejas imperdíveis.

1. Catedral de Granada

A Catedral de Granada é um dos destinos essenciais quando se visita a cidade. O edifício é representativo do estilo renascentista espanhol misturado com elementos góticos. A construção desta estrutura começou em 1523, sobre os restos da antiga mesquita principal.

No interior, destaca-se a nave central, com o seu altar e retábulo que chamam a atenção pela sua riqueza decorativa. Nasvisitas guiadas à Catedral de Granada, os amantes da arte sacra podem encontrar várias exposições no interior deste edifício religioso, especialmente na sacristia, que também alberga vários objectos litúrgicos.

De igual modo, a catedral é composta por capelas laterais, que albergam algumas obras de arte e têm a sua própria história. Por outro lado, se subir à torre da catedral, é possível obter belas vistas panorâmicas da cidade e da Serra Nevada, sendo ideal para captar fotografias únicas.Visitar a Catedral de Granada pode até ser a primeira atividade do seu itinerário, uma vez que está localizada num ponto estratégico ideal para visitar outras atracções.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita. Os preços aproximados das visitas guiadas são de 5 euros por adulto, 3,5 euros para estudantes acreditados com menos de 25 anos e pessoas com deficiência. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: Geralmente, o acesso é efectuado das 10:00 às 18:15 de segunda a sábado e, aos domingos, das 15:00 às 18:15. O horário de abertura pode ser alterado para datas especiais e liturgias.

Reservar uma visita guiada à Catedral de Granada

2. Capela Real

A Capela Real é o monumento onde repousam os restos mortais dos monarcas católicos Fernando e Isabel.

Este panteão foi construído entre 1505 e 1517 e destaca-se não só por ser um mausoléu real, mas também pela sua arquitetura e ornamentação, que remontam principalmente ao Renascimento espanhol. Este importante local alberga também um museu, que exibe uma grandecoleção de arte sacra com obras e objectos litúrgicos de grande valor histórico.

Este destino está sempre incluído entre as melhores excursões e visitas guiadas em Granada, normalmente combinadas com uma visita à catedral devido à proximidade da sua localização . Além disso, a capela é atualmente utilizada para vários serviços religiosos, pelo que poderá assistir a um se estiver interessado.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita. Os preços aproximados das visitas guiadas são de 6 euros por adulto, 4,50 euros para estudantes acreditados com menos de 25 anos e pessoas com deficiência. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: Geralmente, o acesso é efectuado das 10:00 às 18:30 de segunda a sábado, e aos domingos das 11:00 às 18:30. O horário de abertura pode ser alterado para datas especiais e liturgias.

Reservar uma visita guiada à Capela Real e à Catedral

3. Abadia de Sacromonte

A Abadía del Sacromonte é um mosteiro situado nos arredores de Granada, mais concretamente numa colina de Sacromonte, um famoso bairro da cidade que também alberga as grutas onde viviam os ciganos.

O complexo religioso tem uma igreja no seu interior e data do século XVII. Para chegar a este destino, pode aproveitar a visita aAlbaicín e Sacromonte em Granada. Quando se entra no complexo, a primeira coisa que chama a atenção é o altar-mor e a sua decoração.

No interior, também é possível ver algumas obras de arte com temas religiosos expostas no local. Para além da igreja, a abadia contémas catacumbas. Diz-se que estas abrigaram os restos mortais dos primeiros mártires cristãos da cidade. Aqui pode conhecer a história de São Cecílio e como ele foi nomeado padroeiro de Granada.

Situada numa colina, a abadia funciona como um miradouro, de onde se pode ver Granada ao longe e várias das suas atracções mais importantes, como a cidadela de Alhambra. Assim, pode visitar este local para obter incríveis vistas panorâmicas.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita. Os preços aproximados das visitas guiadas são de 6 euros por pessoa para adultos, 4,50 euros para estudantes acreditados com menos de 25 anos e pessoas com deficiência. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: O acesso é normalmente das 10:00 às 14:00, tanto no verão como no inverno (de 1 de abril a 27 de outubro e de 28 de outubro a 31 de março). Além disso, das 15:30 às 19:00 no verão e das 15:00 às 18:00 no inverno. O horário de abertura pode ser modificado para datas especiais e liturgias.

Comprar bilhetes para a Abadia de Sacromonte

4. Basílica de San Juan de Dios

A Basílica de San Juan de Dios é outro dos tesouros religiosos de Granada que atrai centenas de visitantes com o seu interior brilhante e colorido.

Este templo tem uma estrutura barroca representativa e no seu interior alberga vários frescos e esculturas impressionantes. A basílica foi construída emhomenagem a San Juan de Dios, que fundou a Ordem Hospitaleira. No interior, os tons ocre e dourado misturam-se com os frescos que a rodeiam.

Pode também visitar o museu, que alberga uma coleção de arte sacra com várias obras de artistas da região. Para além de uma visita livre para, por exemplo, participar numa das actividades religiosas, pode conhecer esta igreja numavisita áudio-guiada ou numa visita guiada com uma experiência de realidade virtual, que lhe permitirá explorar este local de uma perspetiva diferente.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita. Os preços aproximados das visitas guiadas são de 10 euros por pessoa para adultos e 9,50 euros para maiores de 65 anos. As crianças com menos de 12 anos e as pessoas com deficiência são gratuitas ou beneficiam de um desconto de 65%. Os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e os estudantes acreditados até aos 25 anos beneficiam de descontos entre 33% e 64%. Os grupos de, pelo menos, 20 pessoas podem pagar 5 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: Geralmente, o acesso é efectuado das 09:30 às 18:50 de segunda a sábado e aos domingos das 09:30 às 11:50 e das 13:30 às 18:50. Os horários de abertura podem ser alterados em datas especiais e liturgias.

5. Mosteiro de São Jerónimo

O Mosteiro de São Jerónimo é outro exemplo dos estilos renascentista e gótico.

Este complexo religioso data do século XVI e possui uma igreja composta por uma nave retangular, com quatro capelas laterais. Ao percorrer este espaço sagrado, podemos ver aspinturas murais nas paredes e no teto, que foram acrescentadas no século XVIII.

Este local tem uma importante repercussão histórica, uma vez que a imperatriz Isabel de Portugal, esposa do rei D. Carlos V, viveu no seu claustro. O mosteiro é designado em honra daOrdem dos Eremitas de São Jerónimo e alberga outros espaços comuns que podem ser visitados, como o refeitório, onde os monges tomavam as suas refeições.

Há também a sala profundis, onde era entoado o Salmo 129; a sala capitular, onde se encontra a lápide de Pedro Ramido de Alva, arcebispo de Granada; e a sacristia. Devido à sua localizaçãopróxima do centro da cidade, pode aproveitar a visita ao mosteiro para participar noutras actividades interessantes, como uma visita guiada a Alhambra e ao Generalife, uma visita privada a Granada, etc.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita. Os preços aproximados das visitas autoguiadas são de 6 euros por pessoa para adultos e grupos com um mínimo de 15 pessoas, 4,50 euros para estudantes acreditados com menos de 25 anos e pessoas com deficiência. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: O acesso é normalmente das 10:00 às 13:00, tanto no verão como no inverno, de segunda a sábado. Além disso, das 16:30 às 19:00 no verão e das 15:00 às 18:00 no inverno. Os horários de abertura podem ser alterados aos domingos, bem como em datas especiais e liturgias.

Reservar uma visita guiada à Alhambra e ao Generalife

6. Mosteiro de Cartuja

Outra igreja imperdível que está incluída como uma das paragens do comboio turístico de Granada é o Mosteiro da Cartuja.

Este complexo religioso também data do século XVI e é descrito como o maior expoente do movimento barroco em Espanha. Esta igreja, cujo nome é uma homenagem àOrdem dos Cartuxos, é composta por uma longa nave com o teto e as paredes decoradas com estuques e várias pinturas religiosas, que lhe conferem uma atmosfera única.

O claustro, que data do século XVII e dá acesso às outras áreas comuns, também pode ser visto durante a visita. A zona do sacrário é também outro ponto de interesse da igreja, pois reúne uma mistura depintura, arquitetura e escultura.

Nos objectos de arte sacra, podem ver-se mármores com tons dourados, castanhos e bronze. É importante referir que o exterior domosteiro cartuxo também tem uma grande atração: está rodeado pela vegetação dos jardins e recebe os visitantes com uma dupla escadaria de mármore e uma fachada de estilo neoclássico, que data do século XVIII.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita. Os preços aproximados das visitas auto-guiadas são de 6 euros por pessoa para adultos e grupos de pelo menos 15 pessoas, 4,50 euros para estudantes acreditados com menos de 25 anos e pessoas com deficiência. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: O acesso é normalmente efectuado das 10:00 às 18:30 de domingo a sexta-feira. Para além disso, aos sábados, as visitas são das 10:00 às 12:15 e das 15:00 às 17:30. O horário de abertura pode ser alterado para datas especiais e liturgias.

7. Igreja de São Domingos

A Igreja de Santo Domingo é outro dos santuários interessantes de Granada.

Esta igreja atrai os visitantes pela sua beleza arquitetónica e pela mistura de estilos barroco, renascentista, gótico e românico nos seus diferentes elementos. A fachada tem duas secções, uma comtrês arcos sobre colunas e outra com uma janela composta por duas colunas que são enquadradas por um arco maior. No interior, destaca-se a capela-mor, constituída por uma cruz latina e cinco capelas de cada lado. Sobre ela, as abóbadas nervuradas, as rosáceas e as pequenas colunas.

A igreja também está situada no bairro do Realejo, um dos mais conhecidos da cidade, e alberga três importantes retábulos: o de Santo Domingo de Guzmán, o de San José e o de Santa Escolástica, cada um deles de grande valor espiritual e artístico. Por outro lado, destaca-se o Camarín de la Virgen del Rosario, cuja decoração e estrutura são um grande exemplo do estilo barroco.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: O horário de abertura é normalmente das 08:30 às 09:30 e das 19:30 às 20:30 de segunda a sábado. Aos domingos, das 09:30 às 13:30 e das 19:30 às 20:30. As visitas gratuitas a alguns espaços estão programadas de segunda a sexta-feira, das 18:30 às 20:00. O horário pode ser modificado para datas especiais e liturgias.

8. Igreja de São Pedro e São Paulo

Embora para algumas pessoas a Igreja de San Pedro e San Pablo não tenha a majestade de outras mencionadas até agora, ainda tem caraterísticas que a tornam digna de ser incluída na sua visita a Granada em 3 dias ou mais.

A primeira é a sua fachada, que apresenta um estilo predominantemente renascentista com uma torre adjacente. Por cima do arco principal há duas esculturas correspondentes aosapóstolos Pedro e Paulo que dão as boas-vindas aos visitantes.

No interior, o desenho da cruz latina e a nave com teto de caixotões mudéjares, que mostra a influência da cultura islâmica, são as caraterísticas do interior daIgreja de San Pedro e San Pablo, ricamente decorado com várias obras de arte sacra criadas por artistas espanhóis ao longo de vários séculos. Além disso, existem cinco capelas de cada lado, que albergam imagens e outras figuras religiosas.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: O horário de abertura é normalmente das 11:00 às 13:00 e das 16:30 às 18:30 de terça a sexta-feira. Aos domingos, das 10:00 às 17:00. O horário de abertura pode ser alterado para datas especiais e liturgias.

9. Igreja do Sagrario

Com um valor histórico acumulado desde o século XVIII, a Iglesia del Sagrario é outra das referências de templos religiosos em Granada. Este templo é considerado maioritariamente representativo do estilo barroco e está localizado muito próximo da catedral.

De facto, está sempre incluído na rota das visitas privadas a Granada, graças à sua proximidade com o principal recinto católico da cidade. Desde a entrada começam a aparecer os seus elementos marcantes, como é o caso dasesculturas esculpidas em pedra na fachada, pertencentes a San Juan Nepomuceno, San Ibón e San Pedro. No interior, muitas obras de arte decoram as paredes, os corredores e as salas.

Destacam-se o retábulo de São Cecílio e a pia batismal, representativos do Renascimento. Se olharmos para o teto, podemos ver a cúpula decorada com imagens de alguns dos apóstolos.

Além disso, em algumas capelas encontram-se os restos mortais de grandes figuras do passado, como o arcebispo Hernando de Talavera e o capitão da rainha Isabel, Hernán Pérez de Pulgar.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: O horário de abertura é normalmente das 10:00 às 13:00 e das 18:00 às 21:00, de segunda a sábado. Aos domingos, das 10:00 às 14:00 e das 18:00 às 21:00. O horário de abertura pode ser alterado em datas especiais e liturgias.

10. Igreja de Santa Ana e São Gil

Se quiser apreciar a beleza da arte sacra em Granada, outro destino obrigatório é a Igreja de Santa Ana e San Gil.

Esta igreja está localizada na zona central da cidade e está muito perto do ponto de partida e de chegada dos passeios privados de bicicleta em Granada. A igreja é considerada representativa doestilo mudéjar de Granada e, como muitos outros edifícios católicos da cidade, foi construída no local de uma antiga mesquita.

A sua estrutura é composta por uma nave única com capelas laterais, e a sua torre destaca-se entre os edifícios circundantes pelo seu estilo decorativo de influência mudéjar, mas afachada é renascentista, muito semelhante à de outras igrejas de Granada, como a Igreja de San Pedro e San Pablo.

O interior tem um teto em caixotões, que contrasta com as molduras brancas e douradas das paredes. Esta igreja também serviude local de enterro ao longo da história, onde estão enterrados os restos mortais do pintor e escultor José Risueño, bem como do historiador Francisco Bermúdez de Pedraza.

Informações úteis

  • Entrada: A entrada é gratuita.
  • Horário: O horário de visita a este templo é principalmente nos dias de culto, às 18:00 horas de outubro a abril e às 19:00 horas de maio a setembro (exceto às segundas-feiras). Aos domingos, das 12:30 às 18:00 horas e até às 19:00 horas, respetivamente.

Avaliações de outros viajantes

4.5
· 2733 Avaliações
  • L
    L.
    5
    (0 Avaliações)
    Na verdade, a visita à Capela Real e à Catedral foi bastante interessante. Adorei a história por detrás de cada canto, especialmente os túmulos reais, que nos deixam a pensar.
  • B
    B.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma experiência inesquecível. A visita guiada privada à Capela Real e à Catedral foi impressionante. Guia muito conhecedor e simpático - altamente recomendado!
  • F
    F.
    4
    (0 Avaliações)
    A visita foi impressionante, o guia mostrou-nos cantos e pormenores que nunca teríamos descoberto sozinhos. Altamente recomendado!
  • J
    J.
    4
    (0 Avaliações)
    O guia era muito conhecedor e simpático, mas a visita foi um pouco apressada.
  • V
    V.
    5
    (0 Avaliações)
    Visitada com a minha família, a Capela Real e a Catedral de Granada são uma viagem ao passado de cortar a respiração, a arquitetura e a história são espantosas!