Tours de Granada

A melhor maneira de visitar os principais ícones turísticos de Granada é com um guia especializado, pois desfrutará muito mais da visita e aprenderá muito!
Tours de Granada

Outras atividades populares em Granada

Mais sobre: Tours de Granada

Há poucos sítios com mais encanto e mais bonitos do que Granada para desfrutar de uma viagem muito especial. Uma cidade cheia de recantos mágicos para descobrir e um ambiente natural absolutamente fascinante.

Há muitas maneiras de conhecer Granada, mas um passeio pelas suas principais atracções turísticas é uma das melhores. A antiga capital do reino Nasrida recebe milhões de visitantes por ano e o número de visitas guiadas pode ser avassalador. Para facilitar a sua escolha, aqui estão os melhores para conhecer a cidade, os seus monumentos e os seus arredores.

1. Visitar a pé os bairros de Albaicín e Sacromonte de Granada:

Casas-caverna em Sacromonte| ©-JvL-
Casas-caverna em Sacromonte| ©-JvL-

Quando se visita uma cidade pela primeira vez, uma das coisas que mais gosto de fazer é perder-me nas suas ruas para conhecer o seu lado verdadeiro e autêntico. Aquele que normalmente qualquer habitante local vê no dia a dia.

Se é um desses viajantes como eu que gosta destes pequenos detalhes, então recomendo vivamente este passeio a pé pelos bairros de Albaicín e Sacromonte em Granada, dois lugares genuínos com uma história muito interessante e vistas de apaixonar.

Com este passeio pelos bairros de Albaicín e Sacromonte, em Granada, descobrirá algumas das pérolas escondidas no labirinto de ruas medievais que compõem a capital do reino Nasrida e que a tornaram mundialmente famosa.

Em que consiste este passeio?

Os bairros de Albaicín e Sacromonte são dois dos lugares mais surpreendentes para explorar durante a sua viagem. Se não os tiver percorrido, não pode dizer que esteve em Granada, porque este é o coração da cidade.

À hora combinada, partirá da praça Isabel la Católica com o seu grupo para iniciar este passeio de 2 horas e meia pelos bairros de Albaicín e Sacromonte.

Acompanhado por um guia especializado, descobrirá a maravilhosa arquitetura dos dois bairros mais antigos e tradicionais de Granada, um deleite para os olhos!

O que é que vai ver?

Esta cidade andaluza tem muita história por detrás, pelo que as explicações de um guia em locais como o Albaicín e o Sacromonte são indispensáveis se quisermos compreender o passado e o presente do antigo reino Nasrida.

Passo a passo, deslizando pelas passagens e arcos do centro de Granada, tive a oportunidade de ver alguns tesouros como a igreja mudéjar de San Gil e Santa Ana, o monumento à rainha Isabel la Católica, a magia das casas rupestres de Sacromonte, a beleza do Paseo de los Tristes ao pé da Alhambra ou o miradouro de San Nicolás, cujas vistas da cidade palatina andaluza e da Sierra Morena me deixaram sem fôlego. Foi aqui que me apercebi de que não é só a Alhambra que anseia o povo de Granada!

Além disso, esta visita é muito divertida, porque não só verá atracções turísticas, como também conhecerá os mitos e lendas que circulam em torno de Granada, do Albaicín e de Sacromonte, bem como as personagens que outrora habitaram estes bairros, como a heroína Mariana Pineda, os amantes do Aljibe ou o cigano Chorrohumo, cujas figuras ficaram para sempre no imaginário popular.

O passeio termina na mesma praça de onde o grupo partiu. Antes de partir, não hesitem em pedir ao vosso guia todo o tipo de recomendações para completar a vossa visita a Granada. Eles sabem muito e terão todo o gosto em ajudá-lo.

Itinerário

  • Miradouro de San Nicolás
  • Igreja de São Gil e Santa Ana
  • Sacromonte
  • Paseo de los Tristes
  • Praça de Isabel La Católica
  • Praça Larga

Línguas

Esta visita está disponível em inglês e espanhol.

2. Entrar na Alhambra: Entrada nos Palácios Nasridas e no Generalife com audioguia

Palácio Partal, Alhambra| ©Cayetano Gros
Palácio Partal, Alhambra| ©Cayetano Gros

Quando pensamos numa viagem a Granada, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a sua lendária Alhambra, um dos mais belos monumentos de Espanha e uma referência cultural da arte hispano-muçulmana no Ocidente.

A sua beleza inspirou viajantes de todo o mundo durante gerações e é visitada por milhões de pessoas todos os anos, pelo que recomendo que compre os seus bilhetes para a Alhambra em Granada com pelo menos um ou dois meses de antecedência.

Não se esqueça de comprar os seus bilhetes para a Alhambra com antecedência, uma vez que é sempre muito procurada e os bilhetes esgotam frequentemente. Também pode optar por uma visita guiada à Al hambra onde, para além de visitar a Alhambra, um guia explicará todos os segredos dos palácios, jardins e fortalezas que a compõem. Uma visita guiada é sempre mais agradável e divertida.

O que verá seguindo o audioguia

  • A Alhambra
  • Os Palácios Nasridas
  • A Alcazaba
  • O Generalife
  • O Palácio de Carlos V
  • Palácio El Partal

Porque é que eu gosto desta opção

Em primeiro lugar, porque se não se sentir seduzido pela ideia de se juntar a um grupo fechado, pode sempre optar por esta visita gratuita acompanhada pelo audioguia, que complementará tudo o que vir.

E, em segundo lugar, porque com esta entrada sem filas na Alhambra, terá garantida a entrada direta no monumento à hora escolhida. Este é um local que desperta verdadeiras paixões e é habitual haver longas filas nas bilheteiras para o visitar. Se não quiser ficar uma eternidade na fila, aconselho-o a comprar estes bilhetes online, o que facilitará muito a sua visita.

Uma vez lá dentro, terá 3 a 6 horas para visitar todos os recantos da Alhambra, a sua história, as suas lendas, o significado dos seus símbolos e muito mais, de uma forma descontraída e ao seu ritmo.

As línguas

Os audioguias estão disponíveis em espanhol, inglês, francês, português, russo, italiano, alemão, árabe, chinês simplificado, coreano e japonês.

3. Desfrute de uma visita nocturna ao Albaicín e ao Sacromonte em Granada

Uma vista nocturna de Granada e da Alhambra a partir de Sacromonte| ©José Sáez
Uma vista nocturna de Granada e da Alhambra a partir de Sacromonte| ©José Sáez

Se há uma coisa que me impressionou em Granada durante a minha viagem, é que a sua essência muda do dia para a noite. Cada momento mostra as diferentes facetas de Granada, pequenos detalhes de uma cidade única que nunca deixa de nos fascinar.

Quando o sol se põe, Granada transforma-se e com ela a atmosfera das suas praças e ruas. Os seus bairros também. O Albaicín e o Sacromonte são os bairros mais antigos e autênticos da capital nasrida. Se não os percorremos, não podemos dizer que estivemos em Granada, porque este é o coração da cidade.

Confesso que tenho uma queda para ver cidades iluminadas à noite, mas os bairros de Albaicín e Sacromonte superaram todas as minhas expectativas. São dois dos lugares mais incríveis e bonitos que pode explorar durante a sua viagem a Granada neste passeio noturno.

Em que consiste este passeio?

O pôr do sol é a altura ideal para dar um passeio tranquilo e romântico pelos bairros mais tradicionais de Granada. A azáfama que invade as ruas mais turísticas durante o dia dá lugar à calma da noite, a luz do sol desvanece-se lentamente e, com o luar, surge diante de nós a versão mais enigmática da cidade.

O ambiente é propício para se deixar levar por estes bairros de Granada, fazendo uma viagem no tempo com uma visita guiada onde a Granada andaluza nasceu há séculos. Tendo em conta todas as histórias e lendas que rodeiam os bairros de Albaicín e Sacromonte, penso que a experiência é muito mais agradável quando se passeia por estes lugares com um guia local que lhe mostrará as jóias que se encontram nestas ruas, declaradas Património da Humanidade em 1984.

Não pode deixar Granada sem visitar estes bairros pitorescos pelo menos uma vez na vida.

O que verás neste passeio?

A aventura começa às 20 horas na Calle Cárcel Baja nº 2. Terá à sua frente 2,5 horas para visitar os principais pontos de interesse dos bairros de Albaicín e Sacromonte, tais como:

  • A Carrera del Darro (uma das ruas mais bonitas e antigas do mundo).
  • A igreja de San Gil e Santa Ana (um pequeno templo com ar mudéjar)
  • A Plaza Nueva (onde o edifício da Real Chancillería está envolto em lendas de fantasmas)
  • O miradouro de San Nicolás (no Albaicín, de onde se tem a melhor vista panorâmica da Alhambra).
  • As grutas de Sacromonte e os seus tablaos flamencos (onde no final do percurso se pode voltar a festejar).
  • Entre muitos outros sítios!

Itinerário

  • Praça Nova
  • Igreja de San Gil e Santa Ana
  • Carrera del Darro
  • Albaicín
  • Miradouro de San Nicolás
  • Sacromonte

Idiomas

Este passeio está disponível em espanhol, inglês, francês, português, italiano e alemão.

Dica de viagem de Isabel

Este é o passeio perfeito para o verão. Passeando pelo Albaicín e Sacromonte à noite, descobrirá o encanto destes bairros sem o calor e desfrutando de uma brisa suave.

4. Uma visita privada à Alhambra, aos Palácios Nasridas, ao Generalife e à Alcazaba de Granada

O Generalife| ©Shadowgate
O Generalife| ©Shadowgate

A Alhambra de Granada é um ícone mundial, uma cidade palaciana única na Europa e uma referência da arquitetura e da arte islâmicas em Espanha.

Visitar esta lendária fortaleza Nasrida, o último vestígio vivo desta dinastia em Espanha, é um sonho. É uma visita obrigatória que qualquer viajante deve fazer pelo menos uma vez na vida. Não é por acaso que é considerada a oitava maravilha do mundo, de acordo com a Fundação New7Wonders.

Sendo o monumento mais visitado de Espanha, a melhor forma de obter bilhetes para a sua visita é reservá-los online com bastante antecedência. O meu conselho é que o faça pelo menos um ou dois meses antes da sua viagem.

Com este bilhete sem filas para a Alhambra em Granada, terá acesso direto ao interior da Alhambra sem esperar. Além disso, terá a oportunidade de explorar os recantos mais importantes da cidade palatina numa visita privada acompanhada por um guia especializado em história da arte só para si e para os seus acompanhantes.

Em que consiste esta visita guiada?

Se quiser viver uma experiência única durante a sua visita, as principais vantagens deste passeio pela Alhambra em Granada são várias.

  • Em primeiro lugar, poderá aceder ao monumento rapidamente e sem esperar para começar a sua visita privada à cidade palácio Nasrid.

  • Em segundo lugar, será acompanhado por um guia especializado que estará exclusivamente à sua disposição e dos seus acompanhantes durante a visita de 3 horas à Alhambra. Visitará a cidade palatina ao seu próprio ritmo, ao seu próprio ritmo e ao seu próprio ritmo através das diferentes salas.

  • Além disso, como se trata de uma visita privada à Alhambra , terá a possibilidade de a personalizar. Ou seja, poderá escolher em qual dos sítios da visita passar mais ou menos tempo, as explicações sobre a história do monumento, se quer concentrar-se mais num aspeto da fortaleza ou noutro, etc.

  • Finalmente, o guia adapta-se completamente às suas preferências enquanto revela pormenores da Alhambra de Granada e conta curiosidades e lendas sobre este complexo monumental.

O que é que vai ver?

Viajaremos no tempo para descobrir como era o reino islâmico de Granada na Idade Média, quem ordenou a construção da Alhambra, por que foi erguida e como se tornou a residência da realeza cristã em 1492.

Não é apenas um monumento importante do ponto de vista histórico, mas também do ponto de vista artístico, pois é um ícone da arquitetura e da arte andaluza em Espanha. Se gosta de visitas culturais, na Alhambra de Granada encontrará um monumento fascinante, cheio de arte e história, que o deixará maravilhado.

É por isso que , para compreender melhor o seu significado na história do país, sugiro que faça uma visita guiada, que é sempre muito mais interessante e completa do que fazê-lo sozinho.

Itinerário

  • A Alhambra
  • O Generalife
  • A Alcazaba
  • Os Palácios Nasridas

Línguas

Esta visita privada à Alhambra de Granada está disponível em espanhol, inglês, francês e árabe.

5. Escapar numa excursão às Alpujarras em Granada

Experimente a beleza natural das Alpujarras| ©Simon Harrod
Experimente a beleza natural das Alpujarras| ©Simon Harrod

As Alpujarras são um lugar mágico em Granada. Um território entre Granada e Almeria que, a uma altitude de mais de 1.200 metros, olha das encostas sul da Serra Nevada para o Mar Mediterrâneo. É difícil, se não impossível, não se deixar cativar pela beleza desta paisagem natural pontilhada por uma multidão de pitorescas aldeias brancas.

A primeira vez que se viaja pelas Alpujarras, sente-se uma emoção ao contemplar a paisagem de cortar a respiração, os picos da Serra Nevada e as características arquitectónicas únicas das suas aldeias singulares.

Porquê visitar as Alpujarras?

Esta excursão às Alpujarras é o complemento perfeito para uma viagem à capital do reino Nasrida. Foi uma grande experiência, uma recordação maravilhosa e que recomendo vivamente durante uma viagem a Granada.

Na minha opinião, as razões pelas quais se deve ir são as seguintes:

  • O seu enquadramento histórico permitir-lhe-á conhecer melhor o passado andaluz de Granada através da arquitetura única das povoações das Alpujarras. Afinal de contas, este foi o último reduto onde viveu a população moura em Espanha.

  • Por outro lado, esta excursão às Alpujarras é uma oportunidade de ouro para desfrutar de um dia ao ar livre, explorando o Parque Natural da Serra Nevada, onde se encontra a cadeia montanhosa mais alta do sul da Europa. Os amantes do ecoturismo e das caminhadas poderão visitar as belas paisagens de uma das zonas mais singulares de Espanha.

  • Provar a gastronomia típica de um lugar é uma das melhores formas de conhecer a sua cultura. A cozinha andaluza é uma das mais ricas de Espanha, e nesta excursão pelas Alpujarras terá a oportunidade de assistir a uma prova de presunto e vinho para conhecer os sabores e texturas da terra das especiarias.

Como é a excursão às Alpujarras?

O que é fantástico nesta excursão organizada às Alpujarras é o facto de chegar a Granada e regressar no mesmo dia, para que não tenha de se preocupar com a forma de lá chegar ou de se deslocar pelas aldeias da região. Tudo é organizado para que o visitante possa relaxar e aproveitar ao máximo cada momento da viagem.

A aventura começa cedo, às 8h30, quando o grupo parte de Granada em direção às Alpujarras. Nesta viagem ao sul da província, passaremos por estas aldeias:

  • Lanjarón: famosa pelas suas famosas termas com águas minerais medicinais.
  • Órgiva: o coração da Alpujarra Ocidental, conhecida pelas torres gémeas da igreja de Nuestra Señora de la Expectación.
  • Carataunas: a aldeia mais pequena das Alpujarras, tanto em termos de população como de tamanho.
  • Pitres: outra das povoações mais pequenas das Alpujarras, caracterizada pela influência mourisca da sua arquitetura.
  • Trevélez: a aldeia mais alta de Espanha, a 1.476 metros acima do nível do mar, e o melhor produtor de presunto serrano das Alpujarras.
  • Pórtugos: o seu centro urbano e a fonte de águas ferruginosas, nos arredores do município, são dois enclaves dignos de um postal. Lindo!
  • Bubión, Capileira e Pampaneira: são consideradas as aldeias mais bonitas das Alpujarras e foram declaradas conjuntos histórico-artísticos. Estão situadas no barranco de Poqueira, um dos espaços naturais mais extraordinários de Granada, ideal para desfrutar das vistas.

Dica de viajante da Isabel

Durante a tua viagem às Alpujarras vais caminhar muito. Lembre-se de usar roupas e sapatos confortáveis, e de se proteger do frio no inverno e do sol no verão.

6. O que fazer depois de uma visita a Granada?

Relaxar na experiência do Hammam| ©Logan Stone
Relaxar na experiência do Hammam| ©Logan Stone

Mesmo o viajante mais experiente sente-se exausto, com as pernas cansadas e os pés doridos de tanto caminhar depois de uma excursão ou visita guiada de várias horas durante as suas férias. De certeza que conhece essa sensação desconfortável, certo?

Não se preocupe, eu tenho a solução! A melhor maneira de recarregar as baterias e relaxar depois de um dia agitado é visitar os banhos árabes em Granada.

Reserve algum tempo da sua viagem para desfrutar do antigo hammam andaluz ede todas as suas propriedades para a saúde. No meu artigo O melhor Hammam de Granada explico todos os pormenores deste ritual com o qual poderá descansar o corpo e a mente e prepará-los para a sua próxima aventura. Não perca!

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 202 Avaliações
  • H
    H.
    5
    (0 Avaliações)
    Passeio fixe, com muita história e num segway. Adorei a Alhambra, que vista!
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    O passeio histórico de Segway foi fantástico, uma forma divertida e única de explorar a cidade e os seus maravilhosos monumentos.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Foi ótimo! Percorrer Granada de segway foi uma experiência única, que nos faz mergulhar na sua história de uma forma muito divertida. Dou-lhe um 9.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei a forma única de explorar a rica história de Granada de segway, embora tivesse preferido um pouco mais de tempo para tirar fotografias.
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    Fiz um passeio de segway por Granada com o meu irmão, foi uma experiência única! A beleza histórica da cidade é ainda mais especial deste ponto de vista.