Mais sobre: Cruzeiros e passeios de barco em Lanzarote
Passear de barco por Lanzarote é uma das melhores formas de descobrir a ilha. A partir do oceano, poderá desfrutar de paisagens de cortar a respiração, muitas vezes com um copo de cava ou uma cerveja gelada nas mãos.
Um passeio de barco é uma das melhores atracções que Lanzarote tem para oferecer, mas é preciso escolher bem. É importante escolher a atividade que melhor se adapta aos seus gostos e desejos para tornar a experiência inesquecível.
1. Passeio de catamarã ao longo da costa de La Graciosa
Sem dúvida, uma das melhores actividades em Lanzarote. Depois de um curto passeio de ferry, chega-se a La Graciosa, a ilha mais pequena de todo o arquipélago. Cerca de 600 pessoas vivem em Caleta de Sebo, a única povoação da ilha e o primeiro destino desta excursão.
No porto, verá o catamarã de luxo que o levará a Playa Francesa, um trecho de costa virgem com águas pouco profundas e de cor turquesa. Por vezes é um pouco movimentada - para os padrões de La Graciosa - mas garanto-vos que vale a pena ver. Vai ficar sem palavras.
Nas excursões a La Graciosa a partir de Lanzarote terá tempo para fazer snorkelling, deitar-se na areia branca ou simplesmente nadar no belo mar.
Por volta das 14:00 horas é habitual regressar ao catamarã para desfrutar de uma paella de marisco, fruta fresca e bebidas alcoólicas ou não alcoólicas.
Informações práticas
- Duração: cerca de 5 horas
- Preço: cerca de 70 euros.
- Ponto de partida: porto de Órzola
2. Submarino Amarelo
Uma opção altamente recomendada se viajar para Lanzarote com crianças. O batiscafo foi concebido para garantir o máximo conforto aos passageiros: os assentos são cómodos, o interior é pintado de branco (o ambiente parece mais espaçoso) e existem 22 vigias e dois miradouros.
O submersível atinge uma profundidade máxima de 25/30 metros e garante o avistamento de inúmeras espécies. O ponto de partida é Puerto Calero, um município no sudeste de Lanzarote. A duração da viagem é de cerca de uma hora, pelo que não se afastará muito desta cidade.
Ao contrário do que se possa pensar, esta atividade também pode ser realizada por mulheres grávidas e pessoas com problemas auditivos. Pode reservar os seus bilhetes no sítio Web oficial.
Informações práticas
- Duração: cerca de 1 hora
- Preço: cerca de 60 euros.
- Ponto de partida: Puerto Calero
3. Cruzeiro ao pôr do sol a partir de Puerto del Carmen
A atividade perfeita para casais (e não só). A navegação realiza-se num iate que parte de Puerto de Carmen para percorrer um trecho da costa sul da ilha.
O preço inclui uma flute de champanhe como bebida de boas-vindas e todas as bebidas que desejar durante o resto da excursão.
Para além do espetáculo do pôr do sol, é comum encontrar os animais mais simpáticos do mar: os golfinhos. Se viajar para a ilha com o seu parceiro, recomendo outra experiência interessante: uma visita aos Jameos del Agua em Lanzarote.
Informações práticas
- Duração: cerca de 2 horas
- Preço: entre 40 euros e 50 euros.
- Ponto de partida: Puerto del Carmen
4. Percurso até à ilha de Lobos
Não muito longe de Corralejo (Fuerteventura), existe um ilhéu sem vegetação e rodeado de águas azul-turquesa: a Ilha dos Lobos. Não, não há nenhum canídeo voraz, mas este lugar deve o seu nome às focas-monge que outrora aqui viviam.
Infelizmente, os pescadores caçaram-nas até à extinção, uma vez que cada um destes animais necessita de uma grande quantidade de peixe como alimento diário. Atualmente, estão a ser feitos esforços para reintroduzir algumas focas-monge, mas não há garantias de que alguma vez se veja uma.
A maioria das excursões parte da costa sul de Lanzarote e chega a Corralejo, em Fuerteventura. A partir daí, apanha-se um táxi aquático até ao ilhéu. Normalmente, tem duas opções: ou dá um passeio por Corralejo antes ou depois da ilha de Lobos.
Normalmente, pode escolher entre duas opções para esta atividade: uma mais barata e mais curta e uma mais completa que também inclui um passeio de caiaque.
Em qualquer caso, há cinco coisas que deve ter na sua mochila: máscara e snorkel, protetor solar, conchas de caranguejo, protetor solar e dinheiro. Uma visita guiada é a opção que recomendo vivamente, tal como em todas as outras excursões a Fuerteventura a partir de Lanzarote.
Tal como noutras excursões - como as excursões a La Graciosa a partir de Lanzarote - os lugares são limitados para preservar a natureza intocada.
Informações práticas
- Duração: 6 horas ou 10 horas (aprox.)
- Preço: mais ou menos 50 € ou 100 €.
- Ponto de partida: Playa Blanca
5. Observação de baleias e golfinhos
O Oceano Atlântico alberga uma grande população de cetáceos. Para os ver, muitas agências organizam excursões de observação de golfinhos a partir de Lanzarote, quer em catamarã, quer em barcos com toldos/tectos semi-rígidos.
Normalmente, os barcos partem ao pôr do sol e incluem uma taça de champanhe acompanhada de bolos e doces. Em Lanzarote, pode contar com a empresa local Dolphins Tour (Avenida del Varadero, Puerto del Carmen).
O guia explicará os hábitos destes animais. No caso dos golfinhos, são amistosos e aproximam-se frequentemente das embarcações. Quanto às baleias, por razões de segurança, é necessário manter uma distância segura.
Informações práticas
- Duração: entre 2 e 3 horas
- Preço: cerca de 50 euros.
- Ponto de partida: Puerto del Carmen
6. Experiência de pesca no Oceano Atlântico
É um pescador experiente ou quer iniciar-se nesta disciplina? Não há problema, estas viagens são concebidas para ambos. Aconselho-o apenas a especificar o seu nível no momento da reserva. Desta forma, os organizadores podem reunir grupos homogéneos. Em todo o caso, nunca se embarcará com mais de 6/7 pessoas.
As viagens são organizadas por verdadeiros profissionais - como no caso da agência Escualo Fishing (Puerto Calero) - e o preço inclui todo o material de pesca. No que diz respeito aos peixes, as águas de Lanzarote são abundantes em exemplares de:
- Wahoo ou peixe-serra,
- Atum gaiado, muito frequente nas águas abertas.
- Seriola, também conhecida como Lecha ou peixe-limão. São enormes e um verdadeiro desafio para a sua captura. São capazes de romper a linha.
- Espadim branco ou azul. Costumam chegar às águas de Lanzarote entre o verão e a primeira metade do outono.
- Atum, mais frequente entre fevereiro e abril
- Barracuda, principalmente nos recifes e mangais.
- Garoupa, reconhecível pela sua grande boca. Prefere as costas rochosas e alimenta-se de crustáceos, polvos e pequenos peixes.
Se não lhe apetecer atirar o anzol ao mar, pode também subir para o barco e desfrutar do passeio. Algumas das espécies não comestíveis (ou que não costumam ser comidas) serão devolvidas ao mar após a clássica foto da façanha. Normalmente, há dois tipos de excursões.
Durante o dia
Uma opção perfeita para combinar a experiência de pesca com um belo cruzeiro oceânico. Desfrutará de uma paisagem esplêndida. O barco parte normalmente entre as 8:00 e as 9:00 e o preço inclui água e refeições ligeiras.
- Duração: mais de 6 horas
- Preço: cerca de 90 euros (cerca de 65 euros para os espectadores)
- Ponto de partida: Puerto Calero
Nocturna
Os profissionais partem depois do pôr do sol. À noite, os peixes saem dos seus esconder ijos para procurar comida ou caçar as suas presas. É uma experiência mais épica, intensa e original.
O preço inclui o jantar e a recolha no seu hotel ou num ponto de recolha próximo. Normalmente, a recolha será efectuada entre as 16:00 e as 17:00 horas.
- Duração: cerca de 7 horas
- Preço: mais de 70 euros (cerca de 10 euros para os espectadores)
- Ponto de partida: Puerto Calero
Qual é a melhor altura para ver baleias?
Graças à temperatura quente das águas, as baleias podem ser avistadas durante todo o ano. No entanto, os cetáceos são ainda mais frequentes durante os períodos de migração: inverno e primavera. Quanto à fauna, estas são as espécies que vivem em Lanzarote:
- Cachalote, a baleia Moby Dick. Vive em média 70 anos e a sua presa preferida é a lula gigante. Reconhece-se pela sua cabeça alongada e pele cinzenta escura.
- Golfinho-nariz-de-garrafa, também conhecido como golfinho-nariz-de-garrafa. Vive em grupo, por vezes em grande número, e caracteriza-se por ser um animal muito social. Alimenta-se de polvos, camarões, caranguejos e outros peixes.
- Baleia-piloto. As suas características distintivas são as barbatanas curtas e o seu tamanho "minúsculo" (5 metros no máximo).
- Golfinho-pintado, com o ventre de cor clara salpicado de manchas brancas. Habita as zonas temperadas do Oceano Atlântico e não é raro aproximar-se dos navios.
- Baleia-comum, um cetáceo muito comum tanto no arquipélago como no Mediterrâneo. Para se alimentar, engole até 70 metros cúbicos de água e depois empurra-a com força através das suas barbatanas.
Quais são os melhores restaurantes de peixe em Lanzarote?
Se tiver aberto o apetite enquanto navega, não há problema! Lanzarote tem alguns restaurantes de peixe espectaculares. Abaixo encontrará os mais bem classificados:
- Amura, uma verdadeira experiência gastronómica. Aqui poderá saborear lombo de cherne, lagosta azul no dorso, lagostins grelhados e outras receitas num ambiente inigualável. O serviço é de primeira classe. O Amura está situado no famoso Puerto Calero (Paseo Marítimo).
- Amêndoa, para os amantes da cozinha de fusão. Neste estabelecimento, Canarias é Ásia e Itália (Tinajo, Avenida El Marinero 20).
- Villa Toledo, um restaurante emblemático com vistas para o mar. Recomendo pedir o lombo de atum com caramelo ou um prato de fideuá negro com polvo (Avenida de los Cocederos, s/n 35508 Costa Teguise).
- Lilium, o sítio onde a tradição das Canárias é reinventada. A ropa vieja de pulpo con mojo e o sancocho de cherne são dois exemplos muito significativos. Encontra-se no Centro Comercial Marina de Arrecife (Avenida Olof Palme s/n).
- Casa Torano, para pratos simples confeccionados com ingredientes muito frescos. Fica a pouca distância das Salinas de Janubio (El Golfo, Avenida Marítima 31).
É possível fazer um passeio de barco com crianças?
Claro que sim! Com exceção de algumas excursões especiais, como a experiência de pesca nocturna, vale a pena levar os seus filhos num barco.
Se eles se sentem atraídos pela água, nestes passeios vão descobrir a abundante vida marinha da ilha e isso é algo que eles vão adorar.
Para mais ideias, recomendo que leia o post dedicado às 10 coisas para fazer em Lanzarote com crianças.
Dicas para um passeio de barco em Lanzarote
Antes de reservar o seu passeio de barco, aqui estão algumas últimas dicas:
- Durante o verão, as águas do arquipélago têm alguns hóspedes indesejados: as medusas. As espécies mais perigosas são a Medusa de Bússola (Chrysaora hysoscella), a Medusa Luminescente (Pelagia noctiluca), a Carabela Portuguesa (Physalia physalis), a Rhizostoma luteum e a Aguamala (Rhizostoma pulmo). Não se aproximar de nenhuma delas
- Se estiver interessado em observar baleias, recomendo que marque as suas férias para o inverno ou para a primavera. Estas duas épocas coincidem com a época migratória e o número de baleias e golfinhos é ainda maior do que o habitual.
- Tem tendência para enjoar? Nesse caso, não me parece que um passeio de barco seja a melhor opção. Pode visitar as melhores praias de Lanzarote ou fazer caminhadas.
- Use protetor solar ou arrisca-se a ficar com queimaduras solares. Não se esqueça também dos óculos de sol no hotel.
Porque é que é aconselhável fazer um passeio de barco em Lanzarote?
As Ilhas Canárias gozam de um bom clima durante a maior parte do ano. Os cetáceos e as baleias são uma presença constante e é possível fazer snorkelling em todas as estações.
Por todas estas razões, um mini-cruzeiro em Lanzarote é sempre uma boa ideia. Além disso, existem opções para todos os gostos e orçamentos.