14 coisas para ver e fazer em Maiorca em dezembro
Mallorca em dezembro mostra um lado completamente diferente da ilha, que é normalmente um destino de férias de verão. Há muitas coisas para fazer nesta altura do ano, desde uma prova de vinhos a uma visita ao Pai Natal.
Maiorca é uma ilha que não foge ao turismo. Durante os meses de junho, julho e agosto, esta ilha das Baleares é inundada de visitantes, tanto nacionais como estrangeiros, o que não é de admirar devido ao grande número de coisas para ver e fazer em Maiorca.
No entanto, muitos pensam que a ilha deixa de existir a partir do mês de setembro. A realidade é que a opinião geral não podia estar mais errada. Maiorca em dezembro é sinónimo de planos, cultura e diversão, com uma oferta de lazer que inclui planos para todos os gostos: percursos pedestres, observação do céu noturno ou visitas a vinhas.
1. Ouvir o Canto da Sibila
Uma das tradições mais antigas de Maiorca no mês de dezembro é o Canto de la Sibila, um canto gregoriano entoado pela Sibila, uma jovem vestida com uma túnica branca para a ocasião. Durante o canto, ela percorre a igreja acompanhada por duas crianças pequenas, segurando uma espada.
Esta celebração tem lugar no dia 24 de dezembro e pode ser vista em praticamente todas as igrejas de Maiorca. Desde 2010, o Canto da Sibila foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É um acontecimento muito curioso de se ver, e será capaz de se teletransportar para a Idade Média, o período em que esta tradição nasceu.
2. Passeio pelos Jardins de Alfabia
O inverno em Maiorca não é muito rigoroso, por isso um passeio é sempre um bom plano. E se o cenário for o Jardim de Alfabia, um dos mais importantes e belos jardins botânicos de Maiorca e Património Mundial da UNESCO, o plano é perfeito.
Quando reservar o seu bilhete para os Jardins de Alfabia, poderá visitar tanto o exterior, um refúgio de paz, beleza e tranquilidade, como o interior do edifício que, a propósito, foi outrora a residência de um governador árabe. É por isso que encontrará motivos naturais que evocam a cultura andaluza, mas também elementos góticos e barrocos, incorporados na sua última renovação no século XVIII.
3. Viva a Festa d'Estandard (Festa do Padrão)
Outra tradição maiorquina muito antiga é a Festa de l'Estandard, que remonta ao século XVIII. Esta festa celebra o dia em que o rei Jaime I pôs fim ao domínio muçulmano da ilha.
A festa começa na Plaza de Cort, onde são colocados o Estandarte Real da Conquista de Maiorca e a Cimera. Prossegue depois com uma missa na catedral da cidade. Finalmente, a celebração regressa à Plaza de Cort para a leitura do poema "La Colcada".
A Festa d l'Entandard realiza-se no último dia do ano: 31 de dezembro. É uma das celebrações mais antigas da Europa e um ponto de passagem obrigatório para os amantes da história.
4. Mergulhe no Aquário de Palma
Está a viajar com crianças? Com este plano, tê-las-á conquistado. Se não, reservar um bilhete para o Aquário de Palma é uma excelente opção para mergulhar no mundo marinho se não se atrever a mergulhar no Mediterrâneo em dezembro.
O Aquário alberga mais de 8 habitats temáticos diferentes, incluindo o Mediterrâneo, o Tropical, a Selva e o Medusarium, entre outros. Tubarões, tartarugas, corais, peixes coloridos... ao longo deste percurso de mais de um quilómetro, encontrará uma grande variedade de espécies aquáticas que farão as delícias de miúdos e graúdos.
5. Percorrer Palma de Maiorca a bordo de um autocarro turístico
Reservar um lugar num autocarro tur ístico é sempre uma boa forma de chegar aos principais monumentos e atracções turísticas de uma cidade, e se também pudermos utilizá-lo como meio de transporte para subir e descer em qualquer uma das paragens para visitar ou passear pela zona, tanto melhor.
Escolhe se quer subir ao primeiro andar do autocarro, ou ficar aquecido no rés do chão. Em ambos os casos, o comentário áudio a bordo ensinar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre a capital de Maiorca.
6. Ver a neve na serra de Tramuntana
Aproveite a sua viagem a Maiorca em dezembro para experimentar uma das actividades de inverno mais típicas. Embora a ilha seja especialmente famosa no verão pelas suas praias, nos meses frios também oferece paisagens impressionantes.
Embora haja ocasiões em que a neve cobre a planície ou Palma de Maiorca, não é muito comum. No entanto, a serra de Tramuntana cobre-se frequentemente de branco.
Aconselho-o a levar a sua máquina fotográfica e, claro, roupa adequada para a ocasião. Para além disso, só tem de olhar para a vista e brincar com a neve.
7. Provar a gastronomia de inverno de Maiorca
Se estiver de visita a Maiorca no verão, comer demasiado pode não ser do seu agrado. No entanto, o inverno é a altura ideal para se alimentar com refeições saudáveis. A gastronomia balear é esplêndida e apresenta pratos únicos da região, que não se vêem fora das suas fronteiras.
Para os dias mais frios, recomendo os seguintes pratos:
- La calderera, uma sopa de lagosta que o vai aquecer da forma mais deliciosa possível.
- Fritada, feita com as miudezas, que é o nome dado a certas partes do animal, como o fígado.
- Sopa seca, feita com legumes da época.
Por último, não se esqueça de provar o arroz brut ou arroz sujo.
Embora possa provar as especialidades da ilha por si próprio, se quiser aprofundar a sua gastronomia, o melhor é fazer uma visita gastronómica a Maiorca ou mesmo aprender a confecionar pratos tradicionais numa aula de culinária onde, sem dúvida, irá aquecer e ficar com água na boca!
8. Desfrute de um espetáculo de luzes único
Como já deve saber, em dezembro celebra-se o solstício de inverno, um acontecimento que ocorre ao mesmo tempo em todo o mundo, embora, dependendo do hemisfério, a mudança de estação seja uma ou outra.
O solstício em si é uma celebração rodeada de mitos e lendas, que mudam consoante a cidade e o país.
Em Palma de Maiorca, o solstício de inverno oferece um espetáculo de luzes único, que reúne muitos dos seus habitantes. Todos os anos, o público espera com impaciência que os raios de sol atravessem as rosáceas da Catedral, criando um espetáculo de cor.
9. Passeio pelo centro histórico de Palma de Maiorca
Aproveite a ausência de turistas em Mallorca em dezembro para passear pelas ruas da cidade velha. O centro histórico de Palma de Maiorca é verdadeiramente belo.
Apesar de ser uma cidade vocacionada para o turismo, conseguiu preservar a sua essência ao longo dos anos, transmitindo um espírito bal ear que a torna única.
Recomendo que leve um bom casaco e calçado confortável para passear pelas ruas sinuosas de Maiorca. Além disso, em dezembro as ruas têm um encanto especial, graças às luzes de Natal.
A Catedral e o Palácio Real da Almudaina
Dos muitos monumentos que Palma de Maiorca guarda, o mais importante é a sua catedral, também conhecida como La Seu. Esta construção remonta ao reinado de Jaime I, que, depois de sobreviver a um naufrágio, prometeu construir um templo em honra de Santa Maria.
A construção da Catedral de Maiorca começou em 1229, embora só tenha sido totalmente concluída em 1601. Estes quase 400 anos de suor e trabalho resultaram numa obra de arte que foi agora declarada Monumento Histórico-Artístico.
Junto à Catedral encontra-se o Palácio Real da Almudaina, que é um reflexo da história de Maiorca, com vestígios das diferentes civilizações que se instalaram na ilha. Além disso, o seu interior foi fielmente preservado, contendo objectos e lugares curiosos, como os aposentos reais ou os banhos privados dos reis.
10. Conheça o Castelo de Bellver sem as multidões
No cume da colina que outrora se chamava Puig Mezquita está o Castelo de Bellver. É, sem dúvida, uma das grandes atracções da ilha, mas no verão costuma estar cheio de turistas. Para o ver em paz e sossego, é melhor aproveitar a sua estadia em dezembro.
No meio de um pinhal e com o mar a seus pés, o Castelo de Bellver é um dos lugares mais oníricos de Maiorca. A sua construção remonta ao século XVIII, durante o reinado de Jaime III. Atualmente, pertence à Câmara Municipal de Palma de Maiorca.
Os maiores tesouros do castelo
Para além das vistas impressionantes e do seu ambiente de sonho, o castelo merece ser visitado pelo seu interior.
Uma das minhas zonas preferidas de toda a fortaleza é a praça de armas, onde se encontra uma lápide em honra de Alexandre Jaume i Rosello, que foi o deputado que conseguiu que o castelo passasse a fazer parte do património municipal de Palma de Maiorca.
Pode visitar o castelo sozinho ou contratar uma visita guiada. Talvez esta segunda opção seja a mais recomendável, já que descobrirá todo o tipo de pormenores curiosos sobre a fortaleza.
11. Visitar os melhores mercados de Natal
Aproveite a sua visita a Maiorca em dezembro para desfrutar da magia natalícia que enche a ilha nesta altura do ano. Uma das melhores coisas para fazer em Maiorca durante este mês é visitar os mercados de Natal que estão espalhados por toda a ilha. Esta atividade é uma das melhores coisas para fazer na sua viagem de inverno a Maiorca.
Nestes mercados encontrará todo o tipo de artigos, desde decorações originais para a árvore até presentes invulgares para os seus entes queridos. De todos os eventos deste género, o meu favorito é a Feria de Nadal i Reis de Palma.
Trata-se de uma coleção de mais de uma centena de bancas espalhadas pelas principais ruas e praças da cidade. As bancas têm uma grande variedade de temas, desde figuras de presépio a doces típicos desta época do ano na ilha.
Outros mercados de Natal em Maiorca
Outro dos melhores mercados de Natal é o Mercado de Rata, que se realiza num antigo quartel de bombeiros na zona industrial de Son Castelló. A principal caraterística deste mercado é o artesanato, embora também tenha uma área gastronómica.
Se procura algo diferente, recomendo o mercado de Natal Pueblo Español. Esta celebração consiste numa representação dos monumentos mais característicos do país. Há também actividades para os mais novos, como oficinas de artesanato e visitas com o Pai Natal.
A cereja no topo do bolo é o Mercado de Natal de Puerto Portal, que foi eleito um dos 5 melhores mercados de Natal da Europa.
12. Fazer caminhadas sem demasiado calor
Enquanto no verão o calor e a humidade tornam impossível pensar em fazer caminhadas em Maiorca, no inverno é um dos melhores planos que posso sugerir.
As excursões nesta altura do ano não atraem tantos turistas, pelo que pode conectar-se com a natureza em completa paz e sossego. E, como se isso não bastasse, o mês de dezembro faz sobressair o melhor da ilha.
São muitas as opções de rotas de caminhadas para fazer em Maiorca nesta altura do ano, incluindo alternativas para principiantes ou experientes, bem como para quem prefere a montanha ou para quem prefere a praia.
As melhores rotas de caminhadas em Maiorca
Uma das mais famosas é a excursão a Cabrera. É organizada aos fins-de-semana, embora seja necessário um número mínimo de pessoas inscritas para a sua realização. A excursão começa em Colonia de Sant Jordi e leva aproximadamente 40 minutos para chegar a Cabrera. Como em dezembro não se pode nadar na praia, recomendo que suba ao castelo quando chegar à ilha para apreciar a vista.
Outra rota fácil e incrivelmente bonita é a Via Verde Manacor-Artá, que segue a antiga linha ferroviária.
É ideal para conhecer o património natural de Maiorca, desde as suas plantações de alfarrobeiras até aos seus bosques de rosmaninho. O percurso passa pelos municípios de Manacor, Sant Llorenç des Cardassar, Son Servera e Artà.
13. Aprender no Planetário e Observatório Astronómico de Maiorca
O que pode ser melhor do que abrigar-se do frio e descobrir o lado mais lunático da ilha durante a sua viagem a Maiorca em dezembro?
Sem dúvida, este é um plano que costuma passar despercebido a quem visita Maiorca. No entanto, no inverno não terá a oportunidade de realizar os planos mais característicos da ilha, que requerem sol e calor.
Por esta razão, viajar para Maiorca em dezembro é a desculpa perfeita para ir ao Planetário e Observatório Astronómico de Maiorca.
Conhecer em profundidade o Planetário de Maiorca
Não importa se o dia está claro ou não. Se não estiver, não vais perder a oportunidade de ver os incríveis tesouros que voam sobre o céu. Nestas ocasiões, as visitas têm lugar no interior do Planetário, que dispõe de tecnologia fulldome para permitir a observação.
Se, por outro lado, tiveres a sorte de vir num dia de céu limpo, poderás observar por ti próprio a partir de um dos telescópios à disposição dos visitantes.
Por outro lado, esta experiência também é óptima para quem viaja para Maiorca em família e procura coisas para fazer com as crianças na ilha. Ao ir ao Planetário e Observatório Astronómico de Maiorca, os mais pequenos vão aprender através da diversão e da curiosidade.
14. Patinagem no gelo
O que é que pode ser mais natalício do que patinar no gelo? A sua viagem a Maiorca em dezembro é a oportunidade perfeita para se sentir como uma verdadeira estrela de um filme americano. Embora Maiorca não tenha muitas pistas de patinagem no gelo, uma é suficiente para si. Especialmente se essa pista for o Ice Park.
O Ice Park está localizado em Palma, no Parc de Ses Estacions. Abre em novembro e tem mais de 400 metros quadrados de gelo. As instalações dispõem de equipamento para todas as idades, pelo que pode fazer esta atividade se viajar com crianças.
Para além do Ice Park, alguns mercados de Natal em Maiorca também têm pistas de patinagem no gelo, pelo que recomendo que consulte os calendários e as actividades de todos os que lhe interessam.