10 coisas para ver e fazer em Maiorca no inverno
Com temperaturas muito mais quentes do que em muitas outras cidades europeias, o inverno é uma altura fantástica para visitar Maiorca e desfrutar das muitas actividades que lhe são oferecidas.
Não é segredo que visitar Maiorca em qualquer altura do ano é uma experiência espetacular. Sendo a principal ilha do arquipélago das Baleares, há sempre celebrações, festivais e actividades divertidas para ver e fazer em Maiorca.
Mas se decidiu viajar para Maiorca no inverno e está à procura de actividades únicas para desfrutar durante as suas férias, a ilha oferece um grande número delas. Neste artigo, deixo-lhe alguns dos meus favoritos, caso os queira incluir no seu itinerário...
1. Conhecer a Festa de l'Estendard (Festa de Estendard)
Todos os anos, a 31 de dezembro, durante o inverno em Maiorca, celebra-se a tradicional Festa de l'Estendard na cidade de Palma. Remonta ao século XIII e é uma das celebrações civis mais antigas da Europa.
Comemora a reconquista de Maiorca ao domínio muçulmano pelo rei Jaume I.
Realizam-se diferentes eventos comemorativos, muito recomendados para os viajantes curiosos que queiram conhecer o turbulento passado histórico de Maiorca.
Onde se realizam
- A entrega de flores tem lugar na véspera da celebração, junto à estátua do Rei, situada na Plaza d'Espanya.
- A cerimónia do Estandarte tem lugar na Praça de Cort.
- E a missa na Catedral de Maiorca.
Como comprar bilhetes
Não são necessários bilhetes, uma vez que se trata de um evento gratuito. No entanto, pode valer a pena reservar uma visita guiada a Palma no próprio dia, pois costuma passar pelos locais onde se realiza a celebração.
Esta é uma forma de compreender melhor a festa, uma vez que é acompanhado por um guia especializado.
2. Assistir ao Solstício de inverno em Es Baluard
O fenómeno conhecido como solstício de inverno ocorre no último terço de dezembro.
Maiorca é um dos melhores lugares para apreciar este fenómeno, já que no inverno a ilha é famosa pelo seu céu limpo, com pouca chuva e poucas nuvens, o que facilita a observação das estrelas ou de outros fenómenos naturais como o solstício.
O Museu Baluard organiza todos os anos uma pequena celebração que inclui a observação do solstício a partir dos terraços do museu. A partir daqui, tem-se uma vista privilegiada da Catedral de Maiorca para observar a forma como o sol nasce através da fachada principal.
Como comprar bilhetes
Não são necessários bilhetes, o evento é gratuito. No entanto, recomendo que não se limite a ver a imagem exterior do edifício e aproveite para reservar bilhetes para a Catedral de Maiorca, pois o interior é absolutamente espetacular.
3. Fazer percursos pedestres
O inverno é uma excelente época para a prática de desportos ao ar livre, como as caminhadas e o ciclismo.
Famosa pelos seus dias de sol, claros e frescos, Maiorca no inverno tem pouca chuva e está longe do calor abrasador que caracteriza os meses de verão.
Pode reservar uma caminhada numa excursão organizada ou pode partir sozinho. Em qualquer caso, desfrutar da natureza deslumbrante da ilha é uma obrigação, pois é uma das melhores actividades em Maiorca.
As melhores rotas de caminhadas em Maiorca.
- Rota do Barranco de Biniaraix.
- Rota da Capela da Ermita de la Victoria.
- Rota do Puig de Galatzó.
- Rota da Torrent de Pareis.
- Rota do Castell de Alaro.
Alternativa mais acessível
Se a aventura e a natureza não são a sua praia, mas quer desfrutar do bom tempo de inverno de Maiorca de uma forma um pouco mais ativa e diferente, recomendo que reserve um passeio de bicicleta eléctrica por Maiorca. Não se vai cansar muito, mas vai mexer-se enquanto conhece a capital da ilha.
4. Visita às grutas de Drach
Considerado por turistas e locais como um dos melhores passeios em Maiorca, o inverno é uma excelente altura para visitar as Grutas de Drach, uma vez que evitará multidões e terá mais espaço para desfrutar do local.
À chegada, encontrará grutas antigas com milhares de anos e definidas como um fenómeno arqueológico impressionante. No seu interior, encontra-se o Lago Martel, um dos maiores lagos subterrâneos do mundo.
As Cuevas del Drach estão localizadas no extremo leste da ilha de Maiorca, na pequena cidade conhecida como Porto Cristo. A viagem a partir de Palma de Maiorca demora aproximadamente 1 hora de carro.
Como comprar bilhetes
Esta aventura é uma das excursões organizadas mais populares da ilha. Por isso, recomendo que reserve online uma excursão às Grutas de Drach para garantir o seu bilhete, que custa aproximadamente 64 euros com tudo incluído.
5. Desfrutar dos mercados de Natal em Maiorca
Uma das mais belas tradições de inverno de Maiorca são os seus coloridos e animados mercados de Natal. É uma tradição que é celebrada ano após ano para o prazer de toda a família.
Durante o seu passeio pelos mercados, prepare-se para desfrutar de actividades como actuações musicais, espectáculos de dança e espectáculos acrobáticos, mas também workshops para crianças, apresentações de personagens de Natal, mercados de artesanato e gastronomia local.
Principais mercados de Natal em Mallorca
- Mercado de Natal em Puerto Portals: decorre de meados de dezembro a 6 de janeiro e apresenta decorações de Natal espectaculares, comida local e dezenas de bancas que vendem presentes originais.
- Mercado deNatal na Plaza Mayor de Palma: decorre desde o final de novembro até ao dia 5 de janeiro e tem uma bela exposição de presépios.
- Mercado de Natal em Pueblo Español: situado na zona de Son Dureta, na cidade de Palma, não falta boa comida e a aparição de personagens estelares como o Pai Natal e os Reis Magos.
6. Participar nas Festas de San Antonio e San Sebastiá
As festividades em honra de Santo António e São Sebastião cobrem toda a metade do mês, por isso, se estiver em Maiorca em janeiro por alguns dias, esta é uma atividade que não deve perder.
Durante cerca de 10 dias, toda a ilha fica imersa no melhor dos ambientes festivos. Embora o programa de actividades varie de ano para ano, encontrará uma grande variedade de actividades, como competições desportivas, eventos religiosos, concertos e espectáculos de fogo de artifício na baía.
O espetáculo mais cativante é a Verbena de San Sebastián, que se realiza simultaneamente nas principais praças de Palma com música ao vivo, uma grande fogueira e muita comida e bebida. O programa pormenorizado pode ser consultado nos sítios Web oficiais, como o da Câmara Municipal de Palma
7. Junta-te à festa do Quarteró!
A Fiesta del Quarteró realiza-se no último domingo de janeiro. Esta celebração, que é gratuita e aberta ao público, é um evento antigo e tradicional que celebra o fim da época das colheitas. A festa esteve fora do radar maiorquino durante várias gerações e foi reavivada há algumas décadas pelos habitantes locais.
Consiste num dia inteiro de celebrações e tem lugar numa quinta histórica na pequena cidade de Bunyola. É ideal para incluir num itinerário de apenas alguns dias, como uma viagem de 5 dias a Maiorca ou menos. E, para lá chegar a partir da cidade, pode apanhar o autocarro 204.
A melhor forma de desfrutar da festa é fazer uma rota cultural pela aldeia, ouvir música ao vivo, provar a comida tradicional e assistir aos espectáculos de dança.
8. Conheça o "Sa Rua", o Carnaval de Maiorca
O colorido Carnaval de Maiorca é uma das celebrações mais aguardadas do ano. Por isso, se for a Maiorca em fevereiro, deve aproveitar a oportunidade para desfrutar das suas duas formas:
- Ocarnaval infantil de Sa Rueta: realiza um desfile matinal com carros alegóricos coloridos, jogos e prémios divertidos.
- O Carnaval deSa Rua para adultos: começa a partir das 17 horas e inclui um colorido desfile e subsequentes festejos.
Ambos podem ter lugar no mesmo dia ou em dias diferentes, consoante a preferência dos organizadores. E começam na rua La Rambla e seguem um percurso que percorre todo o centro histórico de Palma. Não se preocupe em adquirir um bilhete, pois não é necessário e é gratuito.
9. Desfrutar da patinagem no gelo em Maiorca
Durante a época festiva em Maiorca pode desfrutar de actividades mais adaptadas aos climas mais frios, como as tradicionais pistas de gelo de inverno.
São montadas todos os anos entre os últimos dias de novembro e os primeiros dias de janeiro.
Na minha opinião, se vai a Maiorca com crianças para as férias de inverno, esta é uma atividade que deve ser feita em família. O único requisito é ter pelo menos 4 anos de idade para alugar patins e desfrutar da pista.
Pistas de gelo em Maiorca
- Christmas Fun Park: localizado em Port Adriano. Aberto todos os dias das 12h às 18.30h. O horário de abertura pode variar nos feriados, 24 e 31 de dezembro.
- Ice Park: é montado todos os anos no Parc de Ses Estacions em Palma. Funciona todos os dias das 12h00 às 20h00. Nos dias feriados, 24 e 31 de dezembro, o horário de abertura pode variar.
10. Aproveite a oportunidade para fazer uma visita gastronómica a Maiorca
A gastronomia maiorquina tem os seus segredos e a melhor forma de os descobrir é num dos seus famosos passeios gastronómicos por Maiorca.
O inverno é uma das melhores épocas para fazer este tipo de atividade, pois as ruas da cidade estão frescas e limpas. Além disso, se for a Maiorca na altura do Natal, pode desfrutar de uma série de pratos exclusivos da época.
O passeio inclui degustações em alguns dos melhores restaurantes no coração de Palma de Maiorca, bem como o guia, e pode ser reservado online dias antes da sua visita.
O afluxo de turistas de inverno em Maiorca
O inverno em Maiorca coincide com a época baixa nas Ilhas Baleares. Esta época vai de novembro até à chegada da Páscoa, altura em que o fluxo de turistas aumenta significativamente.
É a altura ideal para evitar multidões e aproveitar os preços mais baixos do ano. É altamente recomendada para os viajantes habituados a climas frios, que podem até desfrutar de actividades no mar (a praia ou um passeio de barco em Maiorca) sem grandes inconvenientes.
Também é recomendada para todos os viajantes que queiram desfrutar das Ilhas Baleares sem o turismo superlotado que certamente encontrarão no resto do ano.