12 coisas para ver e fazer em Maiorca em março
Desfrute da maior variedade de planos em Maiorca durante o mês de março. Feiras, actividades desportivas e gastronomia, entre outras, reúnem-se na maior ilha das Baleares.
março é a altura ideal para desfrutar ao máximo dos encantos da ilha de Maiorca. A primavera aproxima-se, as horas de luz começam a aumentar e a temperatura a aquecer.
Nesta altura do ano ainda não há muitos turistas, o que é sempre uma óptima maneira de aproveitar tudo o que há para ver e fazer em Maiorca. O calendário de eventos da ilha está cheio de alternativas nesta altura do ano, comopções para todas as idades e gostos. Quer seja um amante da natureza ou prefira eventos com muita gente, de certeza que vai encontrar um plano à sua medida.
1. Fuja para as Grutas de Drach e descubra-as quase sem ninguém por perto
Raramente terá a oportunidade de visitar um local turístico sem que todos os cantos estejam cheios de pessoas. Não detesta quando todas as suas fotografias de verão mostram pessoas em segundo plano? A ilha de Maiorca tem alguns lugares bonitos que são imperdíveis. Mas uma dasmelhores excursões para fazer em Maiorca é a que o leva às Grutas de Drach. Situado na aldeia de Porto Cristo, é um lugar idílico onde também se encontra um grande lago subterrâneo que pode ser atravessado de barco.
Graças à sua temperatura média de entre 17 e 20 graus no interior, pode desfrutar destas belas grutas em qualquer altura do ano, mas aproveitar a sua escapadela de março a Maiorca para as explorar é uma óptima ideia, uma vez que não é época alta de turismo na ilha e poderá desfrutar do passeio à vontade.
2. Ir à baía de Palma para ver os melhores marinheiros
Vir apreciar a beleza da baía de Palma é sempre um espetáculo. Mas é ainda mais se a encontrarmos cheia de barcos à vela.
É uma boa altura para fazer um passeio de barco por Maiorca. Durante as primeiras semanas de março,a costa maiorquina enche-se de tripulações para competir na Regata do Mallorca Sailing Center. Este evento é uma referência mundial que serve de treino para a Princesa Sofía Mallorca, que se realiza nas mesmas águas. Os aspirantes dão o seu melhor para alcançar os melhores resultados durante os três dias do evento.
3. Explore as terras altas de Maiorca com um passeio de quadriciclo
Se gosta de aventura, anote na sua lista de planos em Maiorca para fazer um dos passeios de quadriciclo pela ilha.
Graças a estes percursos guiados que atravessam maioritariamente a serra maiorquina, poderá explorar caminhos e estradas com uma paisagem montanhosa única, com o Mar das Baleares como pano de fundo. O seu guia dar-lhe-á as instruções para saber conduzir o quadriciclo e terá todo oequipamento de segurança à sua disposição. Imagine descobrir a Serra de Tramuntana num destes veículos. Se nunca andou de moto-quatro, recomendo-lhe que experimente e desfrute das belas paisagens naturais da ilha de Maiorca.
Celebrar o Dia Mundial da Natureza
Todos os amantes do ambiente são convidados a celebrar uma jornada de sensibilização no Dia Mundial da Natureza, a 3 de março. Em Lloret de Vistalegre, que se situa no ponto mais central da ilha, são organizadas todos os anos várias actividades para promover o cuidado do planeta.
Num agradável passeio, trabalha-se na limpeza de um espaço natural muito importante da zona, como Sa Comuna.
4. Apreciar o melhor artesanato na Fira del Fang, o maior encontro de oleiros
Se és um amante do artesanato, tens um encontro imperdível em Marratxí. A partir de meados de março, os oleiros de Marratxi e de todo o mundo, especialmente da ilha de Maiorca, vêm aqui.
Esta feira, considerada uma referência no sector, permite não só admirar estestesouros artesanais, mas também levar uma peça para casa.
Também pode levar uma peça para casa como lembrança ou até mesmo fazê-la você mesmo, já que durante a semana da feira há diferentes actividades, como workshops e conferências. Outro grande plano é reservar um passeio pelos mercados tradicionais, onde visitará omercado de Alcudia, onde encontrará uma grande variedade de produtos artesanais, têxteis e alimentos; o mercado Inca, internacionalmente famoso pelos seus produtos de couro e calçado de alta qualidade; ou o mercado Sineu, conhecido pela sua colaboração de bairro e por ter produtos de todos os tipos.
5. Viva o desporto em Escorca com a Feira Natursport
Para os amantes do desporto, o município de Escorca oferece, no último fim de semana de março, a Feira Natursport, uma série de actividades ao ar livre adaptadas a todos os níveis, entre as quais se destacam o BTT, a escalada e o trekking. Mas não há apenas actividades para adultos.
Os mais pequenos são convidados com actividades exclusivamente para eles, como uma parede de escalada e o Ultrakids, uma corrida que eles vão desfrutar ao máximo. E se gosta de andar de bicicleta, porque nãoparticipar num passeio de bicicleta eléctrica por Maiorca? Durante 3 horas, percorrerá os principais monumentos de Palma de Maiorca. Nada menos que 27 km acompanhados por um guia turístico que lhe explicará a história e os segredos da capital.
6. Aquece os motores para te envolveres a fundo no Rally Clásico Isla de Mallorca
Durante 3 dias, Maiorca celebra um dos mais importantes eventos motorizados da região, o Rally de la Isla de Mallorca.
Mais de 500 km distribuídos por 14 troços estão repletos de corrida e gasolina nas categorias de competição, regularidade e youngtimers, o que garante que veremos carros míticos, clássicos e históricos. O local onde todos os carros inscritos se encontram é em Puerto Portals, o porto mais luxuoso da ilha.
E se o automobilismo e a velocidade são o seu forte, recomendo-lhe que reserve um passeio de carro de Fórmula 1, no qual irá sentir a adrenalina a subir enquanto percorre algumas das maravilhosas paisagens que a ilha tem para oferecer, como Valldemossa, Sóller, o porto de Andratx, a costa de Calviá, as Calas de Estellenc, Malgrats ou o miradouro de Sa Foradada.
7. Passear entre as amendoeiras em flor
Apoucas semanas da chegada da primavera, as amendoeiras estão em flor em Maiorca, transformando a paisagem num branco cativante com laivos de cor-de-rosa.
A visita é obrigatória se estiver na ilha e, pouco a pouco, vai notar como o aroma da primavera começa a fazer-se sentir. Passear por estas paisagens é um luxo que está a ganhar cada vez mais adeptos.
Para desfrutar desta maravilha, pode visitar as aldeias de Lloseta, Marrachí ou Selva, na região de Raiguer; as aldeias de Manacor e Son Servera, na região de Levante Mallorquín; ou reservar uma excursão a Sóller e Valldemosa.
8. Desfrutar da natureza a cavalo
O clima quente, mas não excessivamente quente, a luz da primavera e a natureza em plena floração fazem desta a altura do ano perfeita para reservar um passeio a cavalo em Maiorca. Um ótimo plano para os amantes destes belos animais.
A atividade realiza-se em pequenos grupos nos vales de Randa, no sul da ilha, onde se pode cavalgar através de vinhas, mosteiros, edifícios do século XIII e belas paisagens naturais.
Quer seja um cavaleiro experiente ou o seu primeiro contacto com o cavalo, esta atividade é para si, pois receberá uma aula teórica e prática e depois pegará nas rédeas para pôr em prática tudo o que aprendeu. É claro que é necessário ter um nível aceitável de aptidão física para poder fazer esta maravilhosa excursão.
9. A mais famosa festa irlandesa também é celebrada em Maiorca
Quem é que nunca ouviu falar do Dia de São Patrício? Este dia é celebrado em todo o mundo em memória do santo padroeiro da ilha da Irlanda.
Maiorca fica verde e envolve-se em espectáculos, música e cerveja, muita cerveja. O ponto central da festa é em Santa Ponça, em Calvià. O município traz a sua artilharia pesada para imitar o mais puro estilo irlandês.
A música e a cerveja são dois dos principais protagonistas, com actuações ao vivo em todos os pubs irlandeses da cidade.
10. Uma feira agrícola com tradição em Son Ferriol
Há mais de 20 anos que se realiza uma grande feira agrícola em Son Ferriol, nos arredores de Palma, no final de março.
Esta pacata localidade reúne profissionais do sector e também, naturalmente, muitos visitantes curiosos que querem conhecer as espécies de gado autóctones, como os elegantes cavalos de Maior ca ou os porcos pretos de Maiorca. Ao longo do dia, háexposições de aves de rapina e concursos de criação de cavalos.
Para além dos animais, afeira tem várias exposições, uma centena de máquinas agrícolas e ferramentas de trabalho, e uma série de outras exposições. E como em qualquer boa feira, não se pode esquecer de provar a comida típica da região numa das bancas, ou comprar alguns dos produtos artesanais.
11. Dia das Ilhas Baleares, a festa mais representativa da ilha
Todos os anos, no dia 1 de março, as Ilhas Baleares vestem-se a rigor para celebrar o dia mais importante da comunidade.
Este dia comemora a assinatura do Estatuto de Autonomia em 1983. A maior parte das actividades que se realizam neste dia têm lugar em Palma de Maiorca. No Parc de Sa Feixina, terá a oportunidade de provar os melhores pratos típicos da região, dispostos em numerosas bancas.
Acompanhados de animação de rua por toda a cidade, os maiorquinos saem de casa em clima de festa. É uma boa altura paravisitar os principais edifícios da cidade. Nestes dias, eles abrem as suas portas ao público para partilhar um pouco do seu valioso património com todos os que o desejarem.
Provar a comida de Maiorca
E dizem que não se pode conhecer uma cidade sem provar as iguarias que a sua gastronomia tem para oferecer. A ensaimada é o doce mais típico que continua a triunfar. Outro clássico é a sobrasada. Mas há muitos mais para escolher, como o tradicional arròs brut ou a coca de Trampó, que é uma base de pizza com uma cama de legumes.
A melhor maneira de provar um pouco de tudo é fazer um tour gastronómico por Maiorca para visitar os melhores locais com a melhor comida típica da ilha ou reservar um tour de azeite e vinho pela ilha, onde irá provar estes dois produtos mediterrânicos.
12. Divirta-se nas atracções da Fira del Ram
Nesta época do ano, desde o final de fevereiro até abril, os maiorquinos acorrem ao parque industrial de Son Fusteret para desfrutar de um dos eventos mais aguardados.
É a Fira del Ram, uma feira onde estão instaladas mais de 170 atracções. Atreve-se a andar na roda gigante ou numa das montanhas russas?
P asseios aquáticos, passeios de terror e, para os mais corajosos, há aqueles que se viram de cabeça para baixo e giram a toda a velocidade. Os habitantes locais e os turistas acorrem a este recinto de feiras para desfrutar doespetáculo de som e luz.
Ao ambiente festivo junta-se o cheiro do doce caraterístico das feiras, um pouco de algodão doce para as crianças, enquanto os adultos recebem uma dúzia de churros.
O tempo durante o mês de março em Maiorca
Quando chega o mês de março, o inverno está a chegar ao fim e as temperaturas primaveris começam a fazer-se sentir. Em Maiorca, quase não há vestígios de frio durante o dia. As temperaturas médias diurnas situam-se entre os 15 e os 18ºC.
Uma temperatura agradável que nos permite livrarmo-nos dos pulôveres de lã e tirar o pó das roupas de entressafra do guarda-roupa. Mas não se deixe enganar, apesar do sol e do céu limpo,à noite a temperatura continua a descer para uma média de 8-9ºC. Por isso, não se esqueça de ter à mão alguns agasalhos, para o caso de ser necessário.
As praias de Maiorca em março
Estamos habituados a associar o turismo de praia aos meses mais quentes do ano.
Este é um erro, sobretudo se tivermos em conta que é no verão que a maioria das pessoas procura este tipo de destino. Maiorca tem umclima ameno que nos permite desfrutar da praia durante os meses de primavera e outono.
O sol ainda não está forte, mas isso não nos impede de nos deitarmos na praia ou de darmos um mergulho a meio do dia. Se procura um lugar onde, para além de fazer turismo, possa desfrutar de planos de diversão, Maiorca é o candidato perfeito.Os preços são mais acessíveis do que no resto do ano durante a época baixa e as multidões ainda não chegaram.
Aproveite a oportunidade para se desligar na Ilha da Calma.