Melhores Coisas Para Fazer em Maiorca

Vai viajar para Maiorca em breve? Consulte este guia com tudo o que deve ver e fazer para desfrutar de umas férias inesquecíveis em Palma.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 13 minutos

Melhores Coisas Para Fazer em Maiorca

©Stefan Kunze

Esta ilha paradisíaca no Mediterrâneo é o destino perfeito para uma escapadela. Palma de Maiorca tem tudo! Praias de sonho, cultura, gastronomia deliciosa, actividades na natureza, vistas de cortar a respiração e muita festa.

Estas são as 10 coisas para ver e fazer em Maiorca que não pode perder durante a sua viagem. Bem-vindo à bela ilha!

1. Participe num passeio de barco por Maiorca

Navegar nas águas de Maiorca| ©Miquel Gelabert
Navegar nas águas de Maiorca| ©Miquel Gelabert

Maiorca é uma das ilhas mais bonitas do Mediterrâneo e as suas praias são um destino em si para milhares de viajantes, que vêem nas suas paisagens uma representação terrena do paraíso.

As suas paisagens rivalizam com a beleza das Caraíbas graças às suas enseadas escondidas de águas cristalinas, areia branca e vegetação luxuriante. Lugares de sonho que convidam a relaxar e a desfrutar da brisa do mar e do sol, quer estejamos deitados à beira-mar ou a bordo de um barco que nos levará a descobrir a costa maiorquina.

Não há dúvida de que ir à praia para relaxar é uma das coisas a fazer numas férias em Maiorca, mas se quiser passar um dia ao ar livre de uma forma diferente e divertida, recomendo que se junte a uma excursão para explorar a costa de barco e o mar alto, uma das melhores actividades para fazer em Maiorca. Na minha experiência, é uma aventura e uma recordação inesquecível!

Há tempo para apanhar sol, fazer snorkeling, admirar as vistas com uma bebida, explorar parques naturais, nadar com os peixes em grutas e até fazer um churrasco em mar aberto.

Parece fantástico, não é? Para saber mais sobre passeios de barco em Mallorca, não perca este artigo onde pode descobrir algumas das opções mais notáveis.

Reservar um passeio de barco em Mallorca

2. Visita ao Palácio da Almudaina e ao Museu da Catedral

Palácio da Almudaina| ©an Arx
Palácio da Almudaina| ©an Arx

Ao sair da Catedral de Maiorca, é inevitável encontrar o seu museu e o Palácio da Almudaina. Para completar a visita anterior, recomendo que entre primeiro no museu da Catedral de Palma quando sair da igreja.

Museu da Catedral

Está localizado na Plaça de la Seu e o acesso é feito através da Casa de la Almoina. Se se interessa por arte, esta é uma visita que vai gostar muito, porque o interior está decorado com pinturas murais mudéjares e alberga colecções muito interessantes de pintura, escultura, ourivesaria e artes sumptuárias que pertencem ao museu da Casa Capitular. O passeio é muito agradável e fácil de ver, pelo que pode passar rapidamente para a próxima atração turística que é o Palácio Almudaina.

Palácio da Almudaina

Trata-se de uma antiga cidadela islâmica que o rei Jaime I, o Conquistador, transformou num palácio gótico para ser a sua residência em Maiorca. Atualmente, o Palácio da Almudaina ainda é utilizado para eventos oficiais e pode ser visitado. Situa-se mesmo em frente à Catedral de Maiorca.

O edifício chama a atenção pela sua mistura de estilos, uma fusão da arquitetura muçulmana e do gótico levantino, mas, na minha opinião, o ambiente exótico em que se insere também é digno de admiração.

Nomeadamente os jardins medievais de S'Hort del Rei, de inspiração historicista e andaluza. É difícil não se deixar cativar pela beleza das suas fontes, piscinas e laranjeiras. Não se vai cansar de tirar fotografias!

Há muitas excursões por Maiorca que incluem este e outros monumentos. Recomendo que reserve uma delas para explorar a cidade e descobrir os meandros de todas as suas atracções com um guia especializado. Aqui está uma seleção dos melhores passeios e excursões em Maiorca.

Reservar uma excursão a Maiorca

3. Conhecer a Lonja de Mallorca

Dentro da Lonja de Mallorca| ©Sandra Vallaure
Dentro da Lonja de Mallorca| ©Sandra Vallaure

Junto ao Palácio da Almudaina, no Passeig de Sagrera, encontra-se a Lonja de Mallorca. Construída no século XV, é um expoente da arquitetura gótica civil maiorquina e é um dos edifícios mais bonitos para ver em Maiorca.

O seu exterior é simples, mas cheio de pormenores, como as imagens religiosas, as ameias, as gárgulas ou os arcos decorados com filigrana de pedra no estilo gótico extravagante.

No entanto, na minha opinião, é o interior da Lonja que constitui o verdadeiro tesouro do edifício. Um espaço diáfano concebido para ser a sede do comércio da cidade, onde a sensação de vazio é imponente e poderosa.

É preciso sentar-se para admirar as janelas e os pilares retorcidos que brotam do chão para se juntarem às nervuras das abóbadas nervuradas.

Recomendo fazer um passeio de bicicleta pela Lonja, que também o levará a outros lugares imperdíveis de Maiorca, como a Catedral e o Castelo de Bellver. É uma forma divertida, saudável e amiga do ambiente de se deslocar. Aqui está o nosso post sobre os melhores passeios de bicicleta em Mallorca. Tem também este outro sobre passeios de Segway pela cidade.

Reservar um passeio de bicicleta em Mallorca

4. Comer tapas no bairro de La Lonja

Provar as saborosas tapas do bairro de La Lonja| ©Marco Verch
Provar as saborosas tapas do bairro de La Lonja| ©Marco Verch

O bairro de La Lonja é um dos mais animados de Palma, por isso é perfeito para passear pelas suas ruas repletas de restaurantes, galerias de arte e lojas de todo o tipo.

Depois de visitar o edifício de La Lonja, pode desfrutar de um café e de uma ensaimada típica de Maiorca numa pequena esplanada, aproveitando o sol e as vistas deste bairro cujos edifícios são uma mistura única de estilos gótico, renascentista e modernista.

Se preferir vinhos e tapas, recomendo que se dirija a um dos bares situados nos arredores da rua Apuntadores e da praça Drassana, onde poderá experimentar a gastronomia tradicional da ilha, bem como outras propostas inovadoras. Há algo para todos! Também podes aproveitar para fazer um dos melhores passeios gastronómicos por este bairro e outros da cidade.

Quando acabares, não podes deixar o bairro de La Lonja sem passar por uma das suas lojas onde podes comprar uma boa recordação da tua viagem a Maiorca. Desde perfumes e livros até roupas de estilo ibizenho.

5. Tomar um copo de cava na Plaza Mayor

A praça principal de Maiorca| ©Sergei Gussev
A praça principal de Maiorca| ©Sergei Gussev

Vale a pena continuar o percurso pelo centro histórico para chegar à Plaza Mayor, outro dos lugares imprescindíveis para visitar em Maiorca e um dos mais encantadores, já que está rodeada de monumentos históricos muito interessantes, como a igreja de San Miguel (o templo cristão mais antigo de Palma) ou vários pequenos palácios e pátios, que são exemplos fantásticos da arquitetura civil da cidade entre os séculos XV e XVII.

Recomendo uma visita à Plaza Mayor, a maior praça da cidade, não só pelas suas atracções turísticas, mas também para desfrutar do seu ambiente animado. Aqui pode tomar o pulso à cidade e conhecer o seu lado mais autêntico, pois é o ponto de encontro preferido dos habitantes locais para conversar e descontrair.

Por isso, se a sua viagem coincidir com o fim de semana, um bom plano para fazer em Maiorca é ir até à Plaza Mayor para se sentar na esplanada de um dos seus animados bares e assistir aos espectáculos musicais que aqui se realizam enquanto bebe um copo de cava maiorquina e prova as especialidades locais.

Além disso, de manhã também há mercados onde pode aproveitar para passear e comprar algumas lembranças nas bancas. Há bancas que vendem de tudo, desde artesanato e roupas até produtos de charcutaria.

6. Aprecie as vistas do Castelo de Bellver

Castelo de Bellver| ©Cristian Bortes www.eyeem.com/bortescristian
Castelo de Bellver| ©Cristian Bortes www.eyeem.com/bortescristian

Uma visita ao Castelo de Bellver é obrigatória no seu roteiro por Palma. Em primeiro lugar pela sua singularidade, já que se trata de uma fortificação de base circular única em Espanha, que data do século XIV e é uma obra-prima da arquitetura gótico-levantina.

No passado foi uma residência real, mas atualmente alberga o Museu de História da cidade de Palma de Maiorca, pelo que se pode aproveitar a oportunidade para conhecer tanto o monumento como as suas colecções.

Em segundo lugar, porque da sua localização, no cimo de uma colina a oeste e rodeada de uma exuberante vegetação, obtêm-se espectaculares vistas panorâmicas sobre a cidade de Palma e a sua baía, a planície de Maiorca e a serra de Tramuntana. De facto, o nome Castelo de Bellver vem do catalão antigo "bell veure", que significa bela vista, tornando-o um local tremendamente fotogénico.

Se gosta de castelos antigos, de história ou de fotografar belas paisagens, penso que vai adorar visitar o Castelo de Bellver em Palma, porque não deixa ninguém indiferente.

Além disso, durante as noites de verão, costumam organizar uma série de concertos ao ar livre na sua impressionante praça de armas circular. Assim, a música é outra razão para visitar esta fortaleza.

7. Ver o fenómeno do solstício de inverno em Es Baluard

Es Baluards| ©Gordon Wrigley
Es Baluards| ©Gordon Wrigley

Por falar em fortalezas e museus, perto da Lonja encontra-se outra fortificação do século XVI que foi reinventada para a cultura e o turismo.

Aqui encontramos Es Baluard, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Palma. Se é apaixonado por arte, esta é outra visita imprescindível a fazer em Maiorca pelas suas colecções, embora deva confessar que este lugar é especial para mim por outra razão, que é o facto de o seu miradouro ser um ponto estratégico para contemplar o fenómeno do "solstício de inverno".

Tanto daqui como do terraço interior do museu é possível ver como a luz do sol atravessa a nave central da Catedral de Maiorca e é projectada na rosácea da fachada principal, transformando-a num caleidoscópio gigante entre os dias 18 e 24 de dezembro, sendo o dia 21 o dia chave.

8. Mergulhar nos banhos árabes de Maiorca

Banhos árabes em Palma| ©Wikipedia - José Luis Filpo Cabana
Banhos árabes em Palma| ©Wikipedia - José Luis Filpo Cabana

O palácio da Almudaina não é o único vestígio da presença islâmica em Maiorca. No bairro antigo, a poucos passos da catedral, há outro edifício muito interessante que a ilha conservou: os banhos árabes de Palma.

Datam do século XI e, nesta cultura, o ritual do hammam era uma espécie de banho de vapor que os antigos muçulmanos utilizavam para purificar o corpo e o espírito. Os banhos eram também um importante centro de convívio social no mundo islâmico medieval, do Oriente ao Al-Andalus.

O que verá durante a sua visita?

Foram construídas segundo o modelo romano (zonas frias, mornas e quentes), mas os restos que sobreviveram até à atualidade são da sala quente. Os banhos árabes de Maiorca estão localizados na Calle Serra 7 e a entrada custa apenas 2 euros, por isso recomendo que entrem para ver um verdadeiro pedaço da história medieval espanhola. São a construção da época islâmica mais bem conservada da ilha.

Durante a minha visita, fiquei impressionado com a sua boa conservação, tendo em conta a sua idade. A sua porta em arco de ferradura dá acesso a uma sala interior quadrada cujas doze colunas suportam a cúpula hemisférica com várias clarabóias que permitiam a passagem de luz natural, criando um ambiente intimista muito agradável.

Junto a esta sala existe um segundo espaço que se pensa ser a sala quente dos banhos árabes. Aqui é projetado um vídeo explicativo de alguns minutos sobre a origem deste hammam em Maiorca, que nos ajuda a imaginar melhor como era este lugar na sua época de esplendor.

Experimente o ritual do hammam em Palma

Agora, porquê contentar-se em imaginar como era o ritual do hammam nos banhos árabes de Maiorca quando pode viver a experiência por si próprio durante as suas férias?

Se ficar curioso depois da sua visita, recomendo que passe uma tarde num dos actuais da cidade, que é uma das coisas para fazer em Maiorca que eu adoro!

Ao entrar, verá que não se trata de um spa típico, mas sim de salas caracterizadas pela sua decoração de estilo andaluz, onde reina o silêncio, interrompido apenas pelo murmúrio da água nas piscinas termais.

Imersos nesta atmosfera calma, o ar perfumado, a luz ténue das velas e a música andaluza fazem-nos sentir como uma sultana e transportam-nos por um momento para a idade de ouro do antigo Al-Andalus.

9. Festa em Santa Catalina

Desfrute da vida nocturna e do ambiente especial de Palma| ©Long Truong
Desfrute da vida nocturna e do ambiente especial de Palma| ©Long Truong

Maiorca é famosa pelas suas enseadas paradisíacas de areia branca e águas azul-turquesa, onde se pode relaxar e apanhar sol durante o dia. Mas também é famosa pela sua alma festiva. Milhares de turistas de todos os cantos do mundo viajam para a ilha para viver ao máximo a vida nocturna maiorquina.

Há uma enorme variedade de vida nocturna em Palma, mas o bairro de Santa Catalina, a oeste da cidade velha, é um dos meus locais favoritos que recomendo que visite. É um dos bairros emergentes da cidade, onde muitos estrangeiros abriram os seus negócios, dando-lhe um toque eclético e cosmopolita que se mistura com as casas modernistas, as pequenas praças e o lado mais tradicional de Maiorca.

Onde festejar em Palma?

  • Para começar a noite, se procuras um bar de cocktails com um ambiente agradável e exótico, sugiro-te que vás ao Chakra (Calle de Sant Magí, 40) onde poderás desfrutar de umas deliciosas bebidas e tapas indianas ao som de música de Bollywood.

  • Se gosta de um espetáculo ao vivo, pode continuar na mesma rua até ao LAB Cocktail Bar (Carrer de Sant Magí, 22) para cocktails de autor num ambiente vintage com uma clientela internacional.

  • Um dos sítios de que mais gosto em Santa Catalina é o Patrón Lunares ( Carrer de la Fàbrica, 30), ideal para comer qualquer coisa e para a primeira rodada da noite. Tem um menu criativo e alguns cocktails muito originais. O bar também tem uma história muito interessante, que se reflecte na estética do local.

  • Perto está o emblemático Hotel Hostal Cuba (Carrer de Sant Magí, 1), um edifício de aspeto colonial que tem um terraço com belas vistas do porto e da catedral. É também um gastrobar e uma discoteca, por isso pode dançar até não aguentar mais.

  • Se conseguir aguentar até à manhã seguinte, em Santa Catalina pode tomar um pequeno-almoço ao estilo francês na pastelaria La Madeleine de Proust (Anníbal, 17) ou um pequeno-almoço ao estilo sueco no El Perrito (Anníbal, 20).

10. Visitar a Catedral de Maiorca

Catedral de Maiorca| ©David Vives
Catedral de Maiorca| ©David Vives

Este é o primeiro sítio a visitar em Maiorca. Conhecida carinhosamente como La Seu, a catedral de Santa Maria é um dos templos góticos mais deslumbrantes do mundo e o símbolo da cidade de Palma. Provavelmente já a viu numa infinidade de fotografias, mas vê-la pessoalmente é uma experiência e tanto.

Da sua majestosa fachada, destacam-se as enormes colunas da porta principal e a delicada ornamentação da porta do Mirador, embora o lado mais fotogénico da Catedral de Maiorca se encontre no Parque del Mar, um espaço com um grande lago que evoca os tempos passados em que o mar banhava as muralhas da cidade.

O pintor Santiago Rusiñol era um apaixonado por La Seu e no seu livro "La isla de la calma" (1912) dedicou-lhe um capítulo no qual encorajava os visitantes a entrar na catedral para a apreciar em todo o seu esplendor. Costumava dizer que "Por fora verás a armadura, mas entra e verás a alma!" e as suas palavras são tão verdadeiras ontem como hoje.

Ao entrar, a sua amplitude é impressionante e o belo jogo de luz e cor criado pelos vitrais da Catedral de Palma anima o espírito. Aqui encontrará o famoso "olho do gótico"!A maior ros ácea de todas as catedrais góticas do planeta.

Durante a visita, aprenderá muito e poderá ver a marca deixada por artistas como Miquel Barceló na capela do Santíssimo Sacramento ou Salvador Gaudí, responsável pela reforma do complexo, aplicando tintas modernistas que lhe deram o seu aspeto único.

Suba aos terraços de La Seu e maravilhe-se com as vistas.

Sabias que no verão podes subir aos terraços da Catedral de Maiorca? Se tiveres oportunidade, recomendo que reserves o teu lugar no site oficial, porque ver a cidade de Palma, o Mar Mediterrâneo e a arquitetura do próprio templo lá de cima é uma experiência inesquecível.

Não estou a exagerar! A catedral de Maiorca é uma das mais altas da Europa e para teres uma ideia, é mais alta que a imensa catedral de Colónia, por isso as vistas são incríveis.

Escolhe a data certa para a tua viagem a Maiorca

Maiorca| ©Paul
Maiorca| ©Paul

Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar a capital de Maiorca. As suas belas praias tornam-na única para uma escapadela de verão, mas garanto-lhe que a ilha de Maiorca não o irá desiludir independentemente da altura do ano, pois tem todo o tipo de planos para qualquer altura do ano. Prova disso é esta lista de artigos que vos deixo abaixo para que possam ficar a conhecer todas as opções por meses do ano:

Ou talvez para decidir a data da sua viagem prefira saber de antemão as 10 coisas para ver e fazer em Maiorca no verão, no inverno ou se viaja com crianças para a ilha estará interessado em conhecer os melhores planos de Natal em Maiorca.

Para o ajudar na organização da sua viagem, recomendo que consulte os nossos guias em função do tempo que tem para desfrutar de Maiorca:

Outros conselhos

Um dos conselhos que costumo dar para otimizar uma viagem é planear com antecedência ou, pelo menos, verificar previamente como se vai deslocar do aeroporto para o centro da cidade. Aqui tens a informação sobre os transfers entre o aeroporto e Maiorca.

Também te recomendo que dês uma vista de olhos aos autocarros turísticos de Maiorca, uma forma muito útil de percorrer a cidade enquanto te contam os detalhes e a história dos seus monumentos. E, claro, para aqueles que procuram conforto ao viajar, não se esqueçam de reservar as melhores excursões em Maiorca e arredores. Só tens de fazer a mala e desfrutar!