10 coisas para ver e fazer em Málaga em outubro

Em outubro, as celebrações litúrgicas estão na ordem do dia, e isso deixa-o com muitas opções de feiras para desfrutar. Descubra o que pode fazer este mês na cidade.

Andressa García

Andressa García

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Málaga em outubro

Málaga à noite | ©Conall

Desde festas de Halloween incrivelmente divertidas, a festivais de queijo e todo o tipo de feiras em diferentes locais de Málaga, esta cidade é um dos melhores locais onde quererá passar o outubro mais divertido.

Vou mostrar-lhe um guia completo das actividades mais interessantes, divertidas e culturais que pode fazer em Málaga. Durante todo o mês, a cidade e os seus arredores têm actividades suficientes para o manter entretido e, claro, para serem incluídas entre as melhores coisas para ver e fazer em Málaga.

1. Feira de Nerja: Em honra de São Miguel Arcanjo e da Virgem de Angustias

Nerja, Málaga| ©lhourahane
Nerja, Málaga| ©lhourahane

Como já viu, os malaguenhos costumam celebrar os seus santos padroeiros, pelo que outra das tradicionais feiras de padroeiros se realiza em Nerja em meados de outubro. Basicamente, é oferecida a procissão de San Miguel Arcángel e da Virgen de las Angustias, bem como missas em seu nome e o resto das actividades litúrgicas.

Quanto à celebração, é uma das feiras mais divertidas para os turistas, porque se pode desfrutar de diferentes espectáculos musicais que se realizam durante todos os dias em que a feira está ativa. Também é comum ver desfiles, que são grupos musicais que tocam música popular nas ruas.

Se gosta de fogo de artifício, este é um bom local para o apreciar, pois é uma das actividades diárias durante as feiras. Se for com crianças, também o pode fazer dentro do recinto da feira. Pode ainda aproveitar a ocasião para passear de caiaque ao longo das falésias de Nerja e Maro.

Para além disso, durante a festa, os concertos estão na ordem do dia, ou da noite. E uma das melhores coisas para ver neste lugar são as actuações de dança dos diferentes artistas locais que oferecem os seus melhores espectáculos aos habitantes locais e aos visitantes.

Reservar uma excursão a Nerja e Frigiliana

2. Dia de Las Soperas em Álora

Sopa de perota| ©Saldemikocina
Sopa de perota| ©Saldemikocina

Sopa perota é o prato típico da vila de Álora, uma vila branca da Andaluzia e uma das melhores vilas de Málaga, que fica de facto muito perto da cidade. O dia das soperas é uma festa que se faz em honra destas sopas perotas, para homenagear esses sabores e esses ingredientes com que se costumam preparar os diferentes pratos típicos da região.

No caso das sopas perotas, estas são preparadas com uma combinação de cebola, tomate, manjericão, pão, pimento, alho, hortelã, pimenta moída e açafrão. Por isso, se gosta de provar os sabores locais de Málaga, esta é uma excelente oportunidade para o fazer. Esta festa realiza-se nos primeiros dias de outubro, normalmente por volta do dia 5 deste mês.

Para além das actividades que já descrevi, poderá desfrutar de diferentes festivais de comida e bebidas tradicionais, como o famoso vinho local. O local desta feira, que normalmente dura apenas um dia, é a praça da cidade de Álora, que fica envolta na magia das festividades.

Um dos factos interessantes sobre estas festividades é que cerca de 7.000 sopas perotas são distribuídas durante o dia, pelo que certamente terá a oportunidade de comer algumas delas durante a sua visita a esta cidade de Málaga.

Reserve o seu passeio pelas aldeias brancas da Andaluzia

3. Feira de Yunquera: tradições espanholas para venerar a Virgem do Rosário e São Sebastião

Málaga| ©Tony Makepeace
Málaga| ©Tony Makepeace

Continuando com as tradições para venerar a Virgem do Rosário, se há uma das feiras que chamará a sua atenção durante o mês de outubro em Málaga, é a de Yunquera. Neste local, há diferentes espectáculos, tanto musicais como tradicionais, e até são organizados desfiles.

Um dos desfiles mais bonitos que se realizam neste lugar é o tradicional desfile de flamenco, onde homens e mulheres desta região se armam com trajes de flamenco para mostrar todos os belos e coloridos trajes de flamenco. Por isso, se quiser desligar-se da realidade e conhecer como são as tradições do flamenco, este é o lugar certo.

Para além disso, Yunquera organiza feiras e workshops para crianças, para que possam aprender sobre as tradições espanholas. Mas se o que se quer é desfrutar, cantar e dançar, as feiras de Yunquera tornam-se um lugar para desfrutar das melhores actividades para fazer em Málaga à noite.

4. Feira de San Pedro de Alcántara

Feira de San Pedro de Alcántara| ©maccosta
Feira de San Pedro de Alcántara| ©maccosta

É uma grande festa que se realiza neste centro urbano da cidade de Marbella, em Málaga, e que oferece diferentes actividades para a diversão de crianças e adultos, locais e turistas. Se fores à cidade em outubro, recomendo-te que procures como chegar a Marbella a partir de Málaga para desfrutares das diferentes atracções dentro do recinto da feira.

Além disso, também podes desfrutar de diferentes espectáculos de dança e música flamenca. Também pode assistir a concertos de artistas locais e de toda a Espanha, que são realizados todas as noites durante todos os dias de atividade da feira.

Se isso não for suficiente, também pode desfrutar de um passeio agradável para ver a iluminação das luzes da feira e as diferentes ofertas culinárias, no meio de uma das melhores experiências gastronómicas em Málaga e arredores. Esta é uma das feiras que atrai mais turistas todos os anos.

5. Feira de Torrox: Procissão da Virgen de las Nieves e de San Roque

Em Torrox| ©José vargas.
Em Torrox| ©José vargas.

Trata-se de uma série de actividades que se realizam em Torrox, Málaga, no âmbito da celebração dos santos padroeiros desta localidade, a Virgen de las Nieves e São Roque. Embora o dia destes santos seja o dia 5 de agosto, a feira só se realiza no final de setembro e início de outubro. Habitualmente, realiza-se no primeiro fim de semana de outubro.

A localidade prepara uma verdadeira feira para comemorar os seus santos, na qual preparam desde música ao vivo com actuações de diferentes artistas que vêm de toda a Espanha, até vindimas nas quais se podem provar diferentes pratos típicos da gastronomia malaguenha.

Estas festas duram geralmente cerca de três a cinco dias, durante os quais a Câmara Municipal costuma publicar as actuações musicais e artísticas que terão lugar em cada dia. Além disso, o ambiente é propício para trazer as crianças para se deliciarem com doces e guloseimas, e para desfrutarem das diferentes actividades.

6. Feira de Algatocín para São Francisco de Assis e a Virgem do Rosário

Feira de Algatocín| ©Vanessa Melgar
Feira de Algatocín| ©Vanessa Melgar

Esta é uma das feiras de padroeiros mais coloridas de Málaga, dedicada aos santos padroeiros desta cidade, São Francisco de Assis e a Virgem do Rosário. As festividades decorrem normalmente durante os primeiros dias de outubro. Abrem no primeiro dia com a procissão de São Francisco de Assis e encerram com a nomeação dos novos mayordomos pelos mayordomos cessantes.

Nos dias seguintes, há uma homenagem aos idosos e um almoço coletivo onde se pode apreciar os sabores da gastronomia típica local. A feira está repleta de actividades para crianças e jovens. Há também diversos eventos e actividades interessantes para adultos e famílias.

No terceiro dia da feira de São Francisco, a Virgem do Rosário sai em procissão, onde mais uma vez se ouve o toque de clarim e as ruas se enchem de gente para receber o santo padroeiro da cidade. Mais uma vez terá a oportunidade de saborear o melhor da gastronomia local e desfrutar das tradições de Algatocín numa festa do padroeiro que dura cerca de cinco dias, desde a partida de São Francisco até ao encerramento da feira.

Durante todos os dias que dura a animação nesta localidade, há múltiplos espectáculos musicais organizados pela Câmara Municipal local, pelo que uma das melhores actividades em Málaga e arredores, pelo menos à noite, que pode desfrutar durante as feiras é assistir a estes espectáculos musicais.

7. Feira de Fuengirola: Cavalos como protagonistas em honra da Virgem do Rosário

Feira de Fuengirola| ©elpipe
Feira de Fuengirola| ©elpipe

Esta é uma festa colorida que tem lugar na cidade de Fuengirola e presta homenagem à Virgen del Rosario, mas se há algo que se destaca nestes dias de feira é, sem dúvida, o grande número de cavalos e carruagens que verá durante as procissões e ao longo da feira.

Realiza-se durante a segunda semana de outubro, começando geralmente nos primeiros dias de outubro e terminando no dia 12 do mesmo mês, dia que coincide com a comemoração da chegada de Cristóvão Colombo à América, que é celebrado em Espanha como o Dia de Colombo.

Embora as feiras comecem em outubro, há sempre uma espécie de pré-feira que pode começar nos últimos dias de setembro. Por outro lado, no que diz respeito aos espectáculos equestres, é comum ver não só cavalos e carruagens por toda a cidade, mas também são organizados diferentes torneios e competições para destacar as habilidades dos brincantes e dos animais.

8. Feria de Ojén: tempo de glorificar San Dionisio

Feira de Ojén| ©Sam Lion
Feira de Ojén| ©Sam Lion

Esta é também uma festa do padroeiro, em que o santo a quem se presta homenagem é São Dionísio. Tudo se passa na praça da vila de Ojén, que se torna o epicentro de todo o tipo de cânticos e actividades de feira para todos, desde crianças a adultos.

No local, é possível ver as mulheres vestidas com trajes tradicionais para mostrar aos habitantes locais e aos visitantes alguns dos melhores espectáculos de flamenco de Málaga. Também podes assistir à coroação das rainhas e damas da festa, um dos melhores momentos das festividades.

Se quiser ouvir boa música, também o pode fazer porque na praça hádiferentes bandas e espectáculos de música local. A gastronomia local também encontra o seu lugar nestas feiras, por isso este é um bom lugar para desfrutar de pratos de Málaga por excelência.

9. Festa da Castanha em Pujerra

Castanhas| ©Jose Antonio Martin
Castanhas| ©Jose Antonio Martin

Esta é uma das festas populares mais tradicionais e únicas de Málaga, e de facto a localidade está a retomar a celebração desta festa. O que vai adorar nesta feira é a quantidade de actividades que são feitas em honra da castanha e a quantidade de árvores que produzem este fruto nos arredores desta cidade.

Uma das actividades mais populares que certamente irá adorar se participar nestas festividades é a tradicional assadura de castanhas. É organizada uma grande fogueira entre todos os habitantes de Pujerra onde, entre danças e canções, se assam as castanhas.

Para além do ambiente natural, outro dos atractivos deste lugar durante a época das feiras é, sem dúvida, o ambiente festivo e, sobretudo, a grande oferta gastronómica que aqui se pode encontrar. Por isso, se o seu desejo é desfrutar de boa comida, este é o lugar ideal para o fazer e conhecer as diferentes propostas gastronómicas locais que Pujerra tem para lhe mostrar.

10. Festa do queijo artesanal em Taba

O queijo| ©Fredrik Rubensson
O queijo| ©Fredrik Rubensson

Continuando com as festividades dedicadas à gastronomia de Málaga, esta tradicional festa do queijo artesanal de Taba é uma das celebrações que não pode perder na sua visita a Málaga, especialmente se for um amante de queijo e de todos os pratos que podem ser preparados a partir desta iguaria.

Esta festa, que tem lugar em Taba nos dois primeiros dias de outubro de cada ano, é uma das mais importantes do sector do queijo todos os anos, porque não só reúne os mestres queijeiros da Andaluzia, como também conta com a participação de produtores de queijo de toda a Espanha. Uma das coisas de que mais gosto neste festival gastronómico é que se pode provar as variedades de queijo de pelo menos 40 fabricantes de queijo.

Outra das atracções deste festival é o concurso realizado na região para o melhor queijo do ano; e para premiar a qualidade deste produto, é atribuído o tão esperado prémio Guadalteba. Há também um concurso de doces de queijo, onde os habitantes locais se organizam para apresentar as suas melhores criações doces feitas com todos os tipos de queijos.

Portanto, um dos melhores lugares para estar em outubro se quiser saber um pouco mais sobre a gastronomia de Málaga é definitivamente o festival em Álora, onde pode não só apreciar o queijo como um produto, mas também os diferentes subprodutos populares que podem sair de um pedaço de queijo.

11. Halloween em Málaga

Dia das Bruxas| ©seungju lee
Dia das Bruxas| ©seungju lee

Embora seja verdade que o Halloween não é uma celebração espanhola, muito menos malaguenha, é verdade que a celebração desta festa tradicional prol iferou por toda a Espanha, e Málaga não é exceção.

Todos os locais turísticos de Málaga preparam uma divertida e aterradora agenda de Halloween para assustar e entreter todos os visitantes, turistas e locais. Entre os locais que levam o Halloween mais a sério e decoram os diferentes espaços para oferecer uma experiência verdadeiramente aterradora estão o Jardim Botânico e o Cemitério Inglês.

Além disso, se visitar a cidade em outubro e quiser procurar 10 coisas para fazer em Málaga com crianças, pode encontrar várias actividades sem causar traumas infantis, para desfrutar das divertidas e aterradoras actividades de Halloween. Se quiser sair da cidade, também tem múltiplas opções para desfrutar noutros municípios.

Rincón de la Victoria, Torremolinos, Álora, Nerja e Estepona são algumas das localidades que levam o Halloween muito a sério, pelo que decoram tudo o que podem, tanto nas ruas como nos centros comerciais e de entretenimento, para oferecer aos turistas e aos habitantes locais, toda a diversão possível da festa.