Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Málaga
Sendo uma zona costeira, Málaga oferece-lhe actividades de praia, requintados sabores do mar e desportos aquáticos. Mas esta cidade é muito mais do que isso, é também uma cidade com uma vida nocturna impressionante, por isso os seus bares e discotecas convidam-no a ficar e a desfrutar de boa música e vinhos.
Vou contar-te algumas das melhores coisas para fazer em Málaga, que tem actividades para todos os tipos de visitantes, podes até viver experiências incríveis com as crianças, caso viajes com elas.
1. Passear pelo centro histórico da cidade com um guia turístico
Málaga é uma cidade incrível para visitar e passear pelas suas ruas e avenidas, por isso, se há algo que tem de fazer assim que chegar a esta cidade, e depois de fazer o transfer do aeroporto de Málaga, é desfrutar de todos os recantos históricos e culturais que ela tem para lhe mostrar. Recomendo que faça uma visita guiada com um especialista que lhe dirá tudo o que quer saber sobre a cidade.
Há muitas maneiras de fazer este tipo de visita. Pode fazer um passeio rápido a pé, ou tem a oportunidade de percorrer a cidade de bicicleta ou de segway. Outra opção, que penso ser uma das mais divertidas, é fazer um passeio de tuk tuk elétrico. Em suma, há muitas opções para percorrer a cidade.
Parte do que verá neste tipo de passeio é o centro histórico da cidade, que tem estruturas de grande interesse turístico, como a catedral de La Manquita, a Universidade de Málaga ou mesmo o Museu Picasso, que, a propósito, antes de o visitar, recomendo que conheça o seu horário de funcionamento e preços.
Além disso, pode fazer passeios ao pôr do sol para conhecer a vida nocturna de Málaga, bem como desfrutar das bebidas mais refrescantes e das tapas mais requintadas.
2. Apanhar o autocarro turístico da cidade com barco incluído
O autocarro turístico de Málaga é uma excelente opção se tiver pouco tempo para visitar Málaga e quiser ver o maior número possível de lugares. Se há uma coisa que eu gosto neste passeio é que tem a opção de entrar no autocarro, bem como no barco.
Além de o levar a ver toda a cidade por terra, também o leva a um interessante passeio pela baía, uma atividade que eu recomendo fazer em Málaga em novembro, quando as temperaturas são muito mais agradáveis. Pode apanhar este autocarro comprando um bilhete e entrando à hora que quiser dentro do horário do autocarro, além de poder usufruir do passe durante as próximas 24 horas a partir do momento em que faz a compra.
Tem à sua escolha três linhas de autocarro, uma vermelha, uma verde e uma azul. Cada uma das linhas leva-o muito perto dos diferentes locais de interesse da cidade. Pode permanecer no autocarro sem fazer qualquer paragem, ouvindo apenas os comentários do audioguia, ou pode sair em cada paragem para ver mais de perto cada local.
Adoro esta opção porque, para além de poupar dinheiro, é um bilhete flexível que lhe permite explorar a cidade ao seu próprio ritmo, sem pressões, e desfrutar de cada um dos locais como quiser, a partir do interior ou do exterior.
3. Fazer um passeio de barco na baía de Málaga
Málaga, sendo classificada como uma zona costeira, oferece múltiplas opções para visitar a cidade de barco e percorrê-la a partir da costa. O passeio de barco em M álaga está disponível a qualquer hora do dia, pelo que pode fazer este passeio ao amanhecer, durante o dia ou ao entardecer para apreciar o pôr do sol no horizonte de Málaga.
Pode embarcar em cruzeiros de barco, catamarãs ou veleiros. Dependendo da opção escolhida, são passeios que podem ser feitos em privado, apenas com o seu grupo de amigos e familiares, ou podem ser partilhados com outros turistas que estejam de passagem pela cidade.
Nestes passeios são normalmente fornecidas bebidas, refeições e snacks. Dependendo da hora de embarque, alguns destes passeios oferecem almoço ou jantar, pelo que é uma experiência completa de mar, sol e degustação das mais requintadas tapas e vinhos, digna de um dos melhores passeios gastronómicos em Málaga.
Por outro lado, muitas destas excursões oferecem a possibilidade de praticar certos desportos como o snorkeling e outras actividades aquáticas enquanto se viaja a bordo de um barco. Pode até fazer excursões de meio dia ou de dia inteiro se quiser uma experiência mais emocionante do que apenas um par de horas a bordo.
4. Praticar paddle surf ou qualquer outro desporto aquático
A zona costeira oferece muitas actividades aquáticas para praticar, por isso é necessário ir a Málaga em 4 dias, pelo menos, para praticar alguns dos desportos radicais mais divertidos. Um dos meus desportos preferidos para praticar em Málaga é o paddle surf, e há muitas excursões que te oferecem fazer rotas aquáticas para praticar este desporto.
Se quiser continuar a viver experiências incríveis no mar, pode fazer snorkelling. Esta atividade é fantástica para fazer com a família e com as crianças, porque elas adoram saber como é a vida marinha. Em alguns casos, este tipo de experiência exige uma idade mínima para a realizar, mas na maioria das vezes as crianças podem participar.
Para continuar a desfrutar do mar, há também muitos passeios e excursões disponíveis que oferecem passeios de caiaque ao longo da costa, sendo uma das 10 actividades mais divertidas em Málaga para fazer com a família e amigos. Finalmente, o parasailing é uma aventura a grande altitude.
Esta última experiência é para os mais corajosos, e se você é uma daquelas pessoas que adoram aventuras radicais, você definitivamente tem que incluir isso entre as atividades para fazer em Málaga, você só precisa entrar em um navio de cruzeiro que oferece esta opção e começar a voar pelo ar acima do mar e ter vistas incríveis da cidade.
5. Assistir a espectáculos de flamenco nos tablaos
O espetáculo de flamenco é uma das tradições mais representativas de toda a Espanha e se há um lugar onde se pode apreciar esta arte é na Andaluzia, e especialmente em Málaga. Por isso, se fizeres uma viagem de pelo menos um dia a Málaga, tens de visitar um tablao e desfrutar de um dos melhores espectáculos de flamenco em Málaga.
Se quiser fazer esta atividade cultural, pode fazê-lo sozinho, indo a um tablao de flamenco à noite, para desfrutar, além do espetáculo, de tapas requintadas e vinhos doces de produção local. Mas, caso não saiba que locais visitar e como desfrutar desta arte, pode contratar uma visita guiada.
Em geral, muitas das melhores excursões em Málaga levam-no a desfrutar do flamenco nos tablaos, oferecem-lhe muito mais do que a entrada para cada local, oferecem-lhe também bebidas e snacks, bem como os comentários precisos dos guias turísticos que estão sempre atentos para lhe mostrar quais são as melhores opções de bebidas e comida no local onde vão.
Este é um espetáculo para desfrutar em família, sabendo que o flamenco é muito mais do que bailarinos. É um palco completo que mistura cantores, guitarristas e trajes coloridos, além de castanholas e outros elementos típicos.
6. Visite a Alcazaba e outros monumentos do Al-Andalus
A Alcazaba é um desses lugares onde se pode apreciar o rico legado cultural deixado em Espanha pelo período islâmico. É uma estrutura de fortaleza incrivelmente bem preservada que fica de guarda nas encostas do Monte Gibralfaro. No cimo deste monte também se pode visitar o Castelo de Gibralfaro.
Ambas as estruturas continuam a ser ícones da cidade de Málaga e são de visita obrigatória não só para os amantes de história, mas também para o turista em geral, que gosta de descobrir lugares interessantes. Antes de visitar a Alcazaba, recomendo que verifique o horário de funcionamento e os preços dos bilhetes.
Se há uma coisa que vai adorar ao subir ao Castelo de Gibralfaro é a incrível vista que pode apreciar a partir deste lugar. Como este castelo está localizado no topo da montanha, é possível ver Málaga, que é, sem dúvida, uma das 10 melhores cidades da Andaluzia, de outro ponto de vista.
Mas estes não são os únicos monumentos al-andaluzes que se podem ver na cidade de Málaga, de facto, existem muitas estruturas nesta cidade que fazem lembrar este passado islâmico não só em Málaga, mas também em toda a Espanha, sendo a Ponte Romana uma delas, que pode incluir na sua lista de locais a visitar com a sua família.
7. Visita aos melhores museus de Málaga
Málaga é uma cidade cultural por excelência, e a importância que a arte tem nesta cidade é incrível, por isso um dos apelidos de Málaga é a cidade dos museus, estando localizados neste local alguns dos mais interessantes e divertidos para desfrutar com a família em Espanha.
Entre os 10 melhores museus para visitar em Málaga está o dedicado a Pablo Picasso, considerando que esta é a sua cidade natal. Também se pode visitar o Museu do Automóvel e da Moda, o Centro Pompidou em Málaga, o único fora de França, entre muitos outros.
Esta é uma daquelas actividades a não perder se for um amante da arte e da cultura. Outros museus interessantes para visitar em Málaga são: o Museu Russo, o Museu do Vinho, o Museu do Vidro, o Museu da Música e o Centro de Arte de Málaga. Em alguns deles pode até participar em workshops e costumam ter espaços interactivos.
Para os visitar a todos, terá de fazer uma viagem a Málaga de pelo menos 3 dias, em que dedique uma grande parte da viagem a visitar os museus. Mas se tiver pouco tempo, recomendo que visite pelo menos alguns deles, e aproveite o facto de a maioria oferecer entradas a baixo custo, reduzidas e por vezes gratuitas para crianças e idosos.
8. Fazer uma viagem às adegas e vinhedos nos arredores da cidade
Nos arredores da cidade encontram-se muitas vinhas que podem ser visitadas se tiveres tempo suficiente na cidade. É por isso que uma das actividades que recomendo fazer em Málaga no verão e se for um amante de vinho e comida, é um bom passeio pelas aldeias vinícolas fora de Málaga.
Marbella é outra cidade situada nos arredores de Málaga e é uma região vinícola onde também se pode apreciar as diferentes variedades de vinhos. Antes de embarcar numa aventura nesta cidade, recomendo que veja como chegar a Marbella a partir de Málaga.
Os vinhos locais são de alta qualidade e, na sua maioria, bastante doces, pelo que provavelmente vai querer provar mais do que um copo durante a visita. Gosto deste tipo de visitas guiadas porque, para além de poder provar os vinhos mais antigos e de maior qualidade, terá também a oportunidade de aprender sobre o processo de fabrico do vinho.
Se não quiser sair da cidade para conhecer os diferentes sabores de vinhos que Málaga tem para oferecer, pode ficar e visitar algumas das adegas mais especiais da cidade, ou mesmo embarcar numa excursão de vinho e tapas que o levará aos bares onde são servidos os melhores vinhos locais e refrescantes.
Uma das visitas obrigatórias é a Antigua Casa de Guardia, um bar de vinhos fundado por volta de 1840 e que se mantém em atividade desde então, mesmo nos momentos mais difíceis da história de Espanha. A sua carta de vinhos oferece uma grande variedade de vinhos com diferentes tempos de envelhecimento, tornando-o um dos melhores locais para provar vinhos de qualidade.
9. Fazer uma viagem ao Caminito del Rey
Este é um dos percursos pedestres mais impressionantes da Andaluzia e já foi considerado um dos percursos mais perigosos do mundo, mas atualmente foi reorganizado para se tornar muito mais seguro.
Esta aventura, que é considerada uma das melhores excursões a partir de Málaga, fica a uma hora de carro da cidade, por isso é uma boa alternativa se quiser fazer uma atividade diferente fora da cidade.
Pode encontrar excursões que o levam de Málaga a este lugar incrível, e pode até ter a companhia de um guia turístico que lhe mostrará o caminho e tudo o que precisa de saber sobre esta rota.
O que certamente o deixará sem fôlego durante o percurso é o facto de estar a uma altura impressionante acima do nível do mar. É uma boa experiência para incluir entre as actividades para fazer em Málaga em outubro.
Algo que deve saber antes de embarcar nesta aventura é que tem de ter a certeza absoluta de que será capaz de completar todo o percurso, porque uma vez que começa a atravessar, não pode voltar atrás porque o caminho é de sentido único e se for na direção oposta, simplesmente não conseguirá passar.
10. Relaxar nos banhos do Hammam Al Ándalus
Os banhos de Hammam Al Ándalus são um desses lugares da Espanha islâmica que ainda permanecem de pé e representam um passado dourado desta era islâmica. Este é um dos lugares mais interessantes para ver e visitar em Málaga em 1 dia. Serás transportado de volta no tempo assim que entrares neste lugar.
Para os visitar, pode ir por conta própria e reservar os bilhetes online antes da sua viagem, mas também pode contratar uma visita guiada que o levará a este lugar na companhia de um guia especializado que lhe ensinará tudo o que precisa de saber sobre a cultura islâmica e os banhos Hammam.
No seu interior, poderá realizar uma série de actividades relaxantes, como desfrutar de massagens, participar em rituais de relaxamento e viver experiências que o farão reencontrar a sua natureza e paz interiores. Esta é uma daquelas actividades que o desconectam do resto do mundo e que o ajudarão a sentir que está a desfrutar ao máximo da sua viagem e das suas férias, de facto, é uma atividade ideal para fazer em Málaga no inverno.
Um dos serviços dos banhos árabes que eu mais gosto e que tenho a certeza que também vai gostar são as chamadas viagens aquáticas, que são sessões de relaxamento em que a água vai fazer com que sinta paz, tranquilidade e calma desde o início até ao fim da experiência.
11. Visita ao jardim botânico de La Concepción
O jardim botânico de La Con cepción é um desses lugares que é impossível perder. Está situado em Málaga e oferece-lhe uma viagem por todos os lugares do mundo através das plantas. Aqui pode descobrir as diferentes plantas e flores que podem ser encontradas em muitas partes do mundo.
Além disso, você pode visitar este jardim durante o dia e fazer reservas com antecedência para evitar filas, mas você também tem a possibilidade de visitá-lo à noite, sendo um bom plano para incluir entre as coisas para ver e fazer em Málaga à noite, especialmente é uma atividade que eu recomendo que você inclua na sua lista de coisas para fazer em Málaga em dezembro, para apreciar as luzes que iluminam o jardim.
Esta é uma das melhores coisas para fazer em Málaga com crianças e família, porque é sempre interessante conhecer a flora que pode ser encontrada em muitos lugares do mundo. Outra coisa que você tem que saber sobre este jardim botânico é que eles têm um monte de atividades para toda a família, é por isso que antes de visitá-lo, eu recomendo que você visite o site para descobrir as atividades disponíveis.
Para visitar este local, pode fazê-lo por conta própria através de transportes públicos, táxi ou carro alugado. Também pode apanhar o autocarro turístico da linha verde, que o levará diretamente ao jardim. Outra opção é contratar um serviço de excursão com um guia turístico experiente que o levará pelo jardim e lhe dirá tudo o que quiser saber sobre o jardim.
12. Fazer uma excursão a Granada
Um plano fantástico para fazer quando se está em Málaga é embarcar numa excursão a outra cidade e/ou vila, e que melhor lugar para visitar do que Granada. Este é um dos lugares mais bonitos para visitar na Andaluzia. Granada, com a sua famosa Alhambra, é um desses destinos que não se pode perder numa viagem tão enriquecedora como esta a Málaga.
Há vários bairros interessantes para visitar em Granada, e pode mesmo passar algum tempo a conhecer a gastronomia local antes de regressar a Málaga. A outra opção que tem é fazer uma visita guiada.
Geralmente, neste tipo de visitas guiadas, o guia turístico costuma ser o condutor do veículo e, em muitas ocasiões, é possível encontrar estas visitas em outras línguas para além do espanhol, no caso de querer visitar a cidade juntamente com alguns amigos ou familiares que não falam a língua.
Este tipo de excursões a Granada costuma durar um dia inteiro, pelo que recomendo que só as faças se fores ficar em Málaga mais de um dia, para que possas aproveitar o tempo necessário para visitar esta cidade em todo o seu esplendor e experimentar os diferentes ambientes e cores que tem para oferecer.