O que ver e fazer em Oviedo em 2 dias
Oviedo é uma das cidades mais representativas das Astúrias e também um lugar que se pode descobrir numa viagem de 2 dias. Aqui estão os melhores planos para uma curta viagem à Vetusta.
Com a sua estética medieval e a marca das suas igrejas, Oviedo é uma das cidades mais importantes das Astúrias e também uma das mais visitadas do norte de Espanha, especialmente em escapadelas de poucos dias, pelo que com o itinerário adequado é possível descobrir a Vetusta numa viagem de 48 horas.
Entre as actividades que se podem ver e fazer em Oviedo estão o passeio pelo centro histórico para visitar a Catedral Metropolitana, a Plaza del Fontán e o Mercado Municipal, bem como visitar o Monte Naranco nos arredores da cidade e saborear a cozinha asturiana.
Dia 1: Visitar a Catedral Metropolitana, passear pela Plaza del Fontán, almoçar no Mercado Municipal, passear pelo Campo de São Francisco e desfrutar do Passeio da Sidra
Oviedo, nas Astúrias, é um destino perfeito para uma escapadela de fim de semana ou uma estadia curta de 2 dias, por isso sugiro que comece o itinerário do primeiro dia com os principais locais da cidade velha, incluindo a Catedral Metropolitana, a Plaza del Fontán e o Mercado Municipal.
Fora do centro histórico, durante o primeiro dia, também pode visitar o Campo de San Francisco, que é um dos mais característicos de Oviedo e das Astúrias, para descansar e relaxar antes de terminar o passeio no Boulevard da Sidra na Rua Gascona, que é composto pelos melhores bares de sidra da cidade.
Visitar a Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana de San Salvador de Oviedo é uma das atracções mais representativas da cidade e também uma referência cultural das Astúrias, pois é um edifício essencialmente pré-românico, que é a arte asturiana preponderante, combinada com o barroco, o gótico e o românico, resultando numa das mais belas igrejas de Espanha.
A Catedral Metropolitana é também famosa pelo número de relíquias que guarda e pelos mistérios dos seus tesouros, como o Santo Sudário, pelo que visitá-la é também entrar nos mistérios de Oviedo, uma cidade medieval que durante séculos foi uma das mais importantes do norte de Espanha.
Durante a visita à Catedral Metropolitana também se pode visitar a Câmara Santa, onde se guardam as jóias da cúria local, e a Torre Velha, que foi concebida como torre sineira, mas que mais tarde foi reduzida a torre de vigia, pelo que daqui se podem ver algumas das melhores vistas panorâmicas de Oviedo.
- Preço... A entrada custa cerca de 7 euros.
- Horário de funcionamento... De segunda a sábado, das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 17:00 horas.
- Localização... Plaza Alfonso II El Casto s/n, Oviedo.
Passeio pela Plaza del Fontán
Oviedo é uma cidade que se destaca pelas suas igrejas, mas também pelas suas praças e entre elas El Fontán é uma das mais famosas, pois teve relevância histórica durante a Idade Média e séculos posteriores, servindo como mercado de carruagens, ponto de encontro, praça pública da Inquisição e desde 1885 como sede do mercado municipal coberto.
El Fontán também se destaca pelas arcadas coloridas no exterior dos edifícios no interior e por se situar numa zona estratégica de Oviedo, perto das praças de Constitución e Trascorrales e do Palácio do Marquês de San Feliz, da Igreja de San Isidoro El Real e da escultura de El Vendedor de Pescado.
Para chegar à Plaza del Fontán a partir da Catedral, é preciso caminhar por quatro ruas em direção aos Jardines de la Rodriga. El Fontán é também um ponto de encontro para algumas das melhores excursões de Oviedo, que incluem passear pelo centro histórico da cidade e visitar os museus.
Almoço no Mercado Municipal de El Fontán
Como verá, Oviedo é uma cidade para passear e descobrir outros locais no caminho entre cada uma das atracções. Em frente à Plaza del Fontán encontra-se o Mercado Municipal, uma feira da ladra tradicional onde se podem encontrar alimentos frescos nas suas quitandas, peixarias e talhos.
O Mercado Municipal, como outros em Espanha, é um local frequentado por habitantes locais, por isso, se preferir conhecer a vida quotidiana dos habitantes da cidade que está a visitar, pode passear por esta feira da ladra e conhecer milhares de habitantes de Oviedo enquanto fazem as suas compras.
Nesta feira da ladra também se pode almoçar numa das bancas de produtos locais antes de continuar o passeio pela cidade. Entre as bancas de comida do Mercado Municipal encontrará cafés e padarias, bem como alguns locais de tapas e fast food, o que é ideal se estiver a planear visitar Oviedo como uma criança
- Preço... A entrada no mercado é gratuita.
- Horário de funcionamento... De segunda a sexta-feira, das 8.00 às 20.00 horas, e aos sábados, das 8.00 às 15.30 horas.
- Localização... Plaza 19 de Octubre s/n, Oviedo.
Passeio pelo Campo de São Francisco
O Campo de San Francisco é um parque urbano situado no centro de Oviedo, mas fora da zona tradicionalmente conhecida como centro histórico. Pode chegar-se a este pulmão verde, que é o mais emblemático da cidade e um dos mais representativos das Astúrias, num passeio de 10 minutos pelas 5 ruas que o separam do Mercado Municipal.
No Campo de São Francisco, que inclui os pomares do antigo Convento de Oviedo, é possível passear pelas suas avenidas e pelos passeios dos Álamos, Bombé, José Cuesta e Alemania. Também possui um grande lago e um monumento a José Tartiere e a estátua de Mafalda, a protagonista da famosa tira de jornal do cartoonista Quino.
Este parque é também um local habitual para concertos, festivais e eventos culturais, e é também banhado pelo espírito natalício durante a época festiva, por isso, se está a planear visitar Oviedo em dezembro, pode conhecer um dos epicentros do Natal na cidade.
O Campo de San Francisco é também um local de exuberante vegetação asturiana e tem várias espécies de aves que habitam o lago. Além disso, está situado num ponto estratégico da cidade, o que será útil se pretender visitar o Museu de Arqueologia ou o Museu de Belas Artes, dois dos museus mais representativos de Oviedo.
- Preço... A entrada no parque é gratuita.
- Horário de abertura... Aberto todos os dias, 24 horas por dia.
- Localização... No cruzamento das ruas Uría e Conde de Toreno, Oviedo.
Passeio pelo Bulevar de la Sidra
Para o final do primeiro dia, sugiro-lhe que passeie pelo Bulevar da Sidra, na rua Gascona, que presta homenagem a Oviedo como uma das capitais asturianas da sidra. Aí poderá visitar os bares de sidra mais famosos da capital asturiana e também desfrutar da gastronomia local para acompanhar as suas bebidas ao pôr do sol.
A partir do Campo de São Francisco, chega-se ao Boulevard da Sidra através de um passeio de seis ruas que demora cerca de 10 minutos e que permite visitar a Plaza de la Escandalera, onde se encontra La Maternidad, uma obra do artista colombiano Fernando Botero.
No Boulevard da Sidra, para além das diferentes variantes da bebida, também se podem provar alguns pratos asturianos como a fabada, o cachopo, os bollos preñaos e os frixuelos.
Dia 2: Descobrir o Monte Naranco, visitar o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, relaxar no Parque Purificación Tomás, aprender sobre o Caminho de Santiago e desfrutar da gastronomia asturiana
Depois do passeio do primeiro dia, que incluiu um passeio pelos principais locais da cidade velha, sugiro que saia do centro de Oviedo para visitar os arredores da cidade, onde se destaca o Monte Naranco, uma cadeia montanhosa de onde se pode ver toda a cidade e também os Picos de Europa a partir dos miradouros em dias claros.
Também se pode visitar o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que é uma das imagens mais famosas de Oviedo, o Parque da Purificação de Tomás e o início do Caminho Primitivo de Santiago de Compostela. Para terminar o seu passeio intensivo pela capital asturiana, sugiro que desfrute da gastronomia local em alguns dos restaurantes do centro histórico.
Descobrir o Monte Naranco, uma das varandas de Espanha
O Monte Naranco é uma cadeia montanhosa coroada pelo Pico el Paisano, de onde se pode ver os Picos da Europa, especialmente em dias claros. Se planeia visitar Oviedo no verão, pode aproveitar ao máximo esta atração natural, que é também uma das mais representativas das Astúrias, embora ofereça actividades durante todo o ano.
No Monte Naranco também se pode visitar a zona recreativa, os miradouros, o Cristo e a Igreja de Santa María del Naranco, um edifício do século IX que ainda se conserva e que testemunha a arte pré-românica que caracterizou as Astúrias como uma das vanguardas culturais da Idade Média.
A partir do centro histórico, é possível chegar ao Monte Naranco com as linhas de autocarro A, E e J e depois continuar a pé ou numa excursão para chegar aos picos da serra.
Visitar o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus
Este monumento é um dos mais representativos do Monte Naranco e destaca-se por estar situado no topo da serra, sendo o mais famoso dos mais de 100 monólitos urbanos existentes na capital asturiana. Esta escultura de pedra representa o Cristo Redentor e tem 30 metros de altura.
A partir dos arredores do monumento é possível contemplar algumas das melhores vistas panorâmicas de Oviedo e também apreciar a dimensão do Monte Naranco, que com os seus seis quilómetros de extensão em arco é uma das torres de vigia do norte de Espanha.
A entrada no Monumento ao Sagrado Coração de Jesus é gratuita e está aberto todos os dias, 24 horas por dia, assim como o monte, embora seja melhor visitá-lo durante o dia para aproveitar ao máximo o passeio.
Descanso no Parque da Purificação Tomás
A visita ao Monte Taranco e ao Monumento ao Sagrado Coração de Jesus a um ritmo calmo demora entre 3 e 4 horas no total, por isso, para relaxar, sugiro um passeio pelo Parque Purificación Tomás, um espaço aberto que se destaca pelas suas colinas e pelos animais que o habitam, como coelhos e esquilos.
Neste parque também se pode optar por passeios pedestres e fica a poucas ruas do Paseo de la Florida, onde se pode almoçar e visitar a casa de sidra Pichote, uma das mais famosas da cidade.
É também o ponto de partida para algumasdas melhores excursões de Oviedo a áreas próximas, como Cudillero e Covadonga, por isso é um lugar que provavelmente irá visitar em algum momento da sua viagem.
Pode-se chegar ao Parque da Purificação Tomás desde Monte Taranco de autocarro (linhas A e E).
- Preço... A entrada no parque é gratuita.
- Horário de abertura... Todos os dias das 9.00 às 22.00 horas.
- Localização... Oviedo, Astúrias.
Conhecer o Caminho de Santiago de Compostela
Oviedo faz parte da primeira paragem do Caminho Primitivo de Santiago de Compostela, pelo que a sua história é inseparável da tradição que atrai todos os anos milhões de turistas que tentam enfrentar o desafio peregrino. Na zona do Parque da Purificação Tomás encontra-se o ponto de partida do caminho primitivo e, mesmo que não esteja preparado para fazer todo o percurso, pode optar por uma excursão que cubra metade de um troço.
Nestas excursões de meio dia é possível percorrer 12 quilómetros do primeiro troço, entre Oviedo e San Juan de Villapañada, e conhecer os locais tradicionais enquanto se degustam os sabores locais e se aprende mais sobre uma das manifestações culturais mais representativas de Espanha.
Estas excursões, além disso, dão o carimbo correspondente no passaporte do Caminho de Santiago de Compostela, pelo que, para além de descobrir alguns dos segredos de um costume ancestral , poderá obter um diploma que o certificará como peregrino da primeira etapa do percurso.
Apreciar a cozinha asturiana
Como na maioria das cidades e regiões de Espanha, em Oviedo a gastronomia local é um dos atractivos a descobrir. Para além dos bares de sidra da rua Gascona, há restaurantes no centro histórico onde se pode provar a fabada, o prato típico asturiano, o cachopo, a tarte de cabra, os escalopines, o pote, o pixín e o chouriço em sidra, uma tapa que vai adorar se estiver a planear visitar Oviedo no inverno.
Alguns dos locais onde se pode desfrutar da gastronomia asturiana são Cocina Cabral, El Fartuquin, Casa Conrado y Suárez, La Forquilla e Taberna El Dorado, onde também se pode provar marisco, lulas e peixe fresco da costa de Gijón.
Entre as alternativas doces , recomendo que provem o arroz doce, os carbayones, as casadielles, os biscoitos moscovita e os frixuelos, que são um dos doces típicos das Astúrias.
- Dia 1
- Visita à Catedral Metropolitana
- Passeio pela Plaza del Fontán
- Almoço no Mercado Municipal
- Passeio pelo Boulevard da Sidra
- Dia 2
- Visita ao Monte Naranco
- Visita ao Cristo Redentor
- Conhecer o Caminho de Santiago
- Apreciar a cozinha asturiana