10 coisas para ver e fazer em Oviedo em dezembro

dezembro chegou e isso significa que está na altura de começar a planear o seu itinerário de férias. Vai para Oviedo e não sabe o que fazer? Aqui estão as melhores ideias.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Oviedo em dezembro

Iluminação de Natal em Oviedo | David Álvarez Lopez

A cidade de Oviedo oferece uma variedade de opções para os seus residentes e visitantes desfrutarem das festividades que se aproximam. Desde música, espectáculos de dança, festas tradicionais, esqui e animação de rua até às fantásticas decorações de Natal que adornam mais de trezentas ruas da capital asturiana, é uma das melhores coisas para fazer em Oviedo em dezembro e há muitas maneiras de aproveitar ao máximo esta época festiva.

Neste post encontrará um top 10 de coisas para ver e fazer em Oviedo em dezembro para que possa aproveitar ao máximo a sua visita.

1. Visita às lendas e mistérios natalícios de Oviedo

Tradições de Natal na cidade| © Mourad Saadi
Tradições de Natal na cidade| © Mourad Saadi

Durante todo o ano é possível fazer um passeio por lendas e mistérios, mas em dezembro este passeio pelo lado oculto de Oviedo tem um toque especial: as histórias de Natal de Oviedo.

O último mês do ano traz magia a Oviedo, uma cidade conhecida pela sua rica história, cultura e encanto. É uma cidade muito cultural, por isso não é de admirar que seja famosa pelas suas incríveis tradições de Natal.

Ao participar na mística excursão de Natal, conhecerá algumas das milagrosas lendas de Natal que aconteceram em Oviedo, os feitiços, anedotas e histórias que tiveram lugar há centenas de anos e que contam a história da tradição natalícia de Oviedo.

Reserve o seu passeio de mistérios e lendas em Oviedo

2. Visite Cangas de Onís e os lagos de Covadonga na neve

Picos da Europa com neve| ©pacorhvirtual
Picos da Europa com neve| ©pacorhvirtual

Se gosta de paisagens nevadas, aprecia a boa gastronomia asturiana e procura uma forma divertida de desfrutar da natureza e passar o mês de dezembro, uma excursão a Cangas de Onís e aos lagos de Covadonga torna tudo mais fácil.

Uma excursão na zona levá-lo-á aos lagos Ercina e Enol, aos Lagos de Covadonga, bem como à Gruta da Virgem de Covadonga "La Cuevona", onde se encontra La Santina, padroeira de todos os asturianos. De seguida, parte-se para a aventura em Cangas de Onís.

Situado em pleno coração dos Picos da Europa e em dezembro as baixas temperaturas permitem desfrutar da paisagem nevada para apreciar o encanto asturiano em todo o seu esplendor.

Com uma espetacular ponte romana, paisagens espectaculares, comida deliciosa e montanhas cobertas de neve, este município asturiano é um lugar ideal para passar alguns dias em dezembro rodeado de natureza e cultura.

Reserve a sua excursão aos Lagos de Covadonga e Cangas de Onís

3. Apreciar a iluminação de Natal

Decorações de Natal em Oviedo| © David Álvarez Lopez
Decorações de Natal em Oviedo| © David Álvarez Lopez

Em dezembro, Oviedo veste-se a rigor e ilumina as suas ruas para despertar o espírito natalício da cidade. A iluminação inovadora tornou-se uma das principais atracções desta terra asturiana e não pode faltar!

A iluminação apresenta figuras festivas, como o enorme urso luminoso e a grande árvore de Natal que foram instalados na praça da Câmara Municipal. Os visitantes também podem apreciar as bolas que pontilham a Plaza de Porlier para que qualquer pessoa possa tirar uma fotografia ao lado delas. O espetacular túnel de luz da Calle Pelayo e as já clássicas cruzes de anjos da Calle Uría são autênticos pontos de selfie, e quase parecem ter sido concebidos para as melhores fotografias da zona!

Percorra as 320 ruas de Oviedo iluminadas por toda a cidade e zonas rurais do concelho e leve para casa a sua recordação fotográfica.

4. Perder-se nos mercados de Natal

Mercado de Natal em Oviedo| ©Jusotil_1943
Mercado de Natal em Oviedo| ©Jusotil_1943

É uma tradição sazonal e em Oviedo encontrará uma série de mercados interessantes. Na rua Mendizábal, normalmente durante todo o mês de dezembro há um mercado de Natal das 9:00 às 14:00 horas. Na Calle Eusebio González Abascal, também costuma haver um mercado de Natal.

Outro lugar a não perder na cidade é a Plaza La Escandalera, onde se organiza o tradicional mercado de Natal com pelo menos trinta lojas e bancas de artesanato que oferecem uma variedade de produtos, todos com um denominador comum: comprar presentes de Natal.

Finalmente, esta lista não estaria completa sem o mercado tradicional da Plaza de la Catedral, onde um programa de actividades especiais para crianças e adultos completa a experiência de compras.

5. Celebrar a festa de "Amagüestu"

Castanhas assadas para o Amagüestu| ©Wirestock
Castanhas assadas para o Amagüestu| ©Wirestock

Esta é uma das coisas para fazer no inverno em Oviedo e com a sua visita em dezembro não perderá este evento sazonal.

O "Amagüestu" é uma festa tradicional asturiana que tem lugar em Oviedo, celebrada há séculos e é uma das festas mais importantes das Astúrias. As ruas, escolas e praças são decoradas para celebrar o tradicional "amagüestu", no qual se distribuem castanhas e cidra doce numa celebração com música e jogos tradicionais na Plaza de la Catedral ou na vizinha Plaza de Porlier.

O próprio centro da cidade também se junta às festividades, como o "Oviedo redondo" na Plaza Daoíz y Velarde. Informe-se sobre o programa anual de actividades de Amagüestu e participe nesta tradição celta.

6. Visita aos presépios de Oviedo

Presépio de Natal em Oviedo| © David Álvarez López
Presépio de Natal em Oviedo| © David Álvarez López

A exposição de presépios de Oviedo é um evento a não perder em dezembro. É uma oportunidade para ver a cidade de uma forma diferente e conhecê-la melhor. Na Plaza de la Catedral, por exemplo, há um presépio imponente, onde as figuras em grande escala são colocadas numa Quintana asturiana.

Outro presépio popular encontra-se no centro histórico de Oviedo, onde a obra é de estilo napolitano e reúne 240 figuras para recriar a zona. Pode ver-se desde a Plaza de la Constitución, passando pela Plaza del Paraguas até à Plaza Corrada del Obispo em miniatura. É, sem dúvida, o presépio mais espetacular de todos. E o trabalho da Asociación Belenista de Oviedo não se fica por aqui, na Plaza Trascorrales também se representa a vila marítima com grande atenção à perspetiva e ao desenho.

Para desfrutar destas obras artesanais basta ir ao centro histórico de Oviedo a partir de 3 de dezembro. O horário de visita é habitualmente das 11:00 às 14:30 e das 16:00 às 21:00.

7. Junta-te ao povo de Oviedo na festa de Santa Bárbara!

Auditório e Centro de Conferências Príncipe Felipe| ©Visitoviedo.info
Auditório e Centro de Conferências Príncipe Felipe| ©Visitoviedo.info

Como cidade mineira emblemática de Espanha, Oviedo não podia deixar de fora a padroeira dos seus trabalhadores: Santa Bárbara.

Estas festas da padroeira do povo de Oviedo começam todos os dias 4 de dezembro e duram uma semana, com honras, provas gastronómicas, bailes, eventos desportivos, procissões, conferências e muito mais. É um grande acontecimento em que as aldeias carboníferas e o centro da cidade celebram Santa Bárbara.

Como participar no evento? Pode participar no programa multicultural no Auditório Príncipe Felipe, na proclamação de Santa Bárbara na marquise do Parque de Jovellanos, nas ofertas em Mieres e Turón, participar na Festa de Santa Bárbara em Llanares ou com os grupos de estudantes que até fizeram um "flashmob" para a padroeira.

8. Deliciar-se com a gastronomia de Oviedo

Fabada asturiana| ©Freepik
Fabada asturiana| ©Freepik

Se visitar Oviedo em dezembro, verá que é a altura ideal para desfrutar de algumas das especialidades da cidade. A estação fria é perfeita para os pratos de colher e dezembro é a altura ideal para os provar. O que são estes pratos? São basicamente pratos de colher - como sopas, cremes e cereais -, algumas das grandes especialidades da gastronomia de Oviedo.

Um guisado de couves, um bom cozido de feijão asturiano ou um guisado de castanhas são pratos muito reconfortantes e saborosos para esta época do ano. E para a sobremesa, passear pelas emblemáticas pastelarias da capital asturiana, como a Confitería Rialto, ou a Casa Lupe e provar umas casadielles ou um arroz doce caseiro, o toque final perfeito!

9. Assistir a concertos e espectáculos musicais

Instrumentos de corda no Auditório| © Nicole Sandoval
Instrumentos de corda no Auditório| © Nicole Sandoval

A cidade de Oviedo é um lugar ideal para assistir a concertos e espectáculos musicais.

As ruas da cidade iluminam-se durante o Natal e os coros saem à rua. Por todo o lado se ouvem canções de Natal e os teatros, como a escola de música e as rondallas municipais do Auditório Príncipe Felipe, apresentam um extenso programa de actividades.

No mesmo local, o Coro da Fundação Princesa das Astúrias e os músicos da OSPA(Orquestra Sinfónica do Principado das Astúrias) oferecem o seu espetáculo anual da oratória "Messias" de Handel no seu tradicional programa de concertos denominado "A Europa canta o Natal".

Por outro lado, não se pode perder a Calenda, uma tradição medieval em que "Las Pelayas" interpretam um canto gregoriano para anunciar o nascimento de Jesus no Mosteirode San Pelay,a 24 de dezembro.

10. Desfrutar do ballet nos palcos de Oviedo

Companhia Nacional de Bailado de Kiev| ©Jean-louis Zimmermann
Companhia Nacional de Bailado de Kiev| ©Jean-louis Zimmermann

Ir ao teatro para assistir a um espetáculo de ballet é uma das tradições de dezembro e, em Oviedo, este presente de Natal também inclui clássicos da época, como O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes ou A Rainha da Neve, muitas vezes interpretados por estrelas de renome internacional, como o Ballet de Kiev.

A beleza e a graciosidade destes bailarinos vão hipnotizá-lo, mantendo a essência da época natalícia com uma festa para os sentidos, através da sobriedade da coreografia, da perfeição de cada uma das suas falas, do virtuosismo dos seus solistas e da grandiosidade dos cenários.

Descubra o calendário dos espectáculos programados pela Câmara Municipal e compre os seus bilhetes.

11. Deslizar na pista de patinagem do Campo São Francisco

Patins de patinagem no gelo| ©Susan Weber
Patins de patinagem no gelo| ©Susan Weber

O Paseo del Bombé, no Campo de São Francisco, dá as boas-vindas à época natalícia com a sua pista de gelo de 300 metros quadrados para patinagem nas imediações da sua impressionante marquise repleta de atracções para crianças. Não há nada melhor do que isto.

A pista está normalmente disponível desde a primeira semana de dezembro até à segunda semana de janeiro. O acesso às instalações é normalmente barato, a partir de 6 euros por hora, e os grupos beneficiam frequentemente de descontos.

A pista de patinagem de Bombé não é apenas diversão e jogos. Inclui também uma série de actividades para toda a família: espectáculos para crianças, filmes, monólogos e musicais. Haverá também um Comboio de Natal que percorrerá o Campo de São Francisco para gáudio dos mais pequenos.

A temperatura em Oviedo em dezembro

Calçado de inverno| ©Emma Dau
Calçado de inverno| ©Emma Dau

O inverno em Oviedo é longo, com muita humidade e ventos. A temperatura média diária oscila entre os 10°C e os 12°C, com a mínima registada a 6°C.

Felizmente, raramente desce abaixo de 1°C, o clima perfeito para desfrutar da paisagem enquanto se saboreiam as castanhas da época.

Fluxo turístico de Oviedo em dezembro

Natal em Oviedo| © Jusotil_1943
Natal em Oviedo| © Jusotil_1943

O último mês do ano é a época baixa em Oviedo. Esta cidade asturiana é conhecida pelos seus planos de fuga do centro agitado de Espanha e, durante este mês, o emblemático refúgio natural oferece tranquilidade tanto aos visitantes como aos habitantes locais.

Aproveite para passear pela cidade, visitar as vilas e aldeias do Mar Cantábrico com uma viagem a Luarca, Cudillero e Avilés, ou até mesmo almoçar e relaxar num spa do século XVIII, num ambiente sereno, ideal para renovar as energias.

Preços em Oviedo em dezembro

Jantar de Natal| ©KrakenImages
Jantar de Natal| ©KrakenImages

Como é a época baixa, os preços são baratos. Pode encontrar hotéis a partir de 30 €, pode celebrar a véspera de Ano Novo com um jantar de três pratos e bebidas a partir de 35 €, e pode até encontrar ofertas sazonais nos mercados de rua.

Certifique-se de marcar Oviedo no seu calendário de dezembro se quiser desfrutar da natureza e das tradições de Natal ao melhor preço.

O que levar na mala para visitar Oviedo em dezembro

Equipamento de esqui pronto para partir| ©David Becker
Equipamento de esqui pronto para partir| ©David Becker

Embora a temperatura média seja de 12°C, o frio é muito mais baixo devido aos ventos e à chuva, por isso prepare-se para se manter quente.

Leve: meias de lã, roupa interior térmica (especialmente se planeia esquiar nos Picos da Europa), camisolas de gola alta, um bom casaco quente para resistir a baixas temperaturas, mackintoshes (a chuva é uma constante em dezembro), meias grossas, cachecol, calças e um par de botas impermeáveis.

Plano alternativo para se abrigar do frio em dezembro em Oviedo

Museu de Belas Artes das Astúrias| ©Jusotil_1943
Museu de Belas Artes das Astúrias| ©Jusotil_1943

É sempre uma boa ideia abrigar-se nos museus. Uma das formas de apreciar a arte e a cultura locais é passear pelas suas principais galerias e exposições.

  • OMuseu de Belas Artes de Astúrias, onde cerca de 15.000 peças contam a história da região desde o século XIV até à atualidade. Está situado na Calle Santa Ana, 1-3.
  • Museu Arqueológico das Astúrias, monumento nacional desde 1934. A história no seu interior é uma relíquia. Encontra-se na Calle San Vicente, 3.
  • Museu da IgrejaApenasvisitando-o estarás no coração do símbolo da capital de Astúrias. Encontra-se na Catedral Metropolitana de El Salvador, em Oviedo.