Mais sobre: Os 6 melhores passeios de Oviedo.
Visitar os diferentes museus, monumentos e atracções da cidade são actividades que normalmente se podem realizar durante a viagem. Mas, além disso, entre as melhores coisas para fazer em Oviedo, encontrará uma série de visitas guiadas e gratuitas, que pode fazer para aproveitar ao máximo a sua estadia.
Terá a oportunidade de passear pelas ruas da cidade velha e conhecer as suas lendas com uma visita guiada, visitar o Museu de Belas Artes, a Catedral e outros mosteiros. Também poderá apreciar monumentos naturais e uma série de estátuas nas praças da cidade. É o caso de uma escultura do Padre Fray Benito Feijo, "El Viajero" (O Viajante), a simpática Mafalda de Quino e muitas outras.
1. Descubra as lendas de Oviedo num passeio único.

Oviedo é uma cidade cheia de história e mistério, onde em cada esquina se escondem histórias surpreendentes. Se quiser conhecer o lado mais enigmático da capital asturiana, este tour de lendas em Oviedo é a melhor opção. Ao longo do caminho, descobriremos histórias da Idade Média, mitos populares e acontecimentos paranormais que deixaram a sua marca na cidade.
Durante o percurso, percorreremos o centro histórico enquanto um guia especializado nos conta enigmas, segredos e curiosidades que foram transmitidos de geração em geração. Desde a Praça da Catedral até às ruelas mais antigas, esta visita guiada mergulhará o visitante no passado oculto de Oviedo.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 10 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
- Meio de transporte: a pé.
2. Participe numa visita guiada pelo centro histórico de Oviedo

Se tem 1 dia em Oviedo, então o seu objetivo deve ser ver o máximo de destinos no menor tempo possível. Neste sentido, uma boa opção é juntar-se a uma visita guiada pela parte antiga da cidade. Desta forma, passará ao largo dos diferentes locais de interesse histórico, arquitetónico e cultural.
Percorrerá as ruas da cidade velha com um guia local, que lhe contará a história de cada monumento. Por exemplo, verá:
- A Catedral de Oviedo, uma construção que remonta ao século VIII e com um estilo predominantemente gótico.
- O Mosteiro de San Pelayo, um local de culto católico construído no início da Idade Média e representativo da arte românica.
- O Palácio de Valdecarzana, construído no início do século XVII em estilo barroco.
Também veremos a Muralha Medieval de Oviedo e a fachada de algumas casas interessantes:
- Casa del Deán Payarinos, construída em 1900 pelo religioso Benigno Rodríguez.
- Casona de Regla, um edifício do século XVIII.
- Casa de los Campomanes, considerada um dos primeiros edifícios de estilo barroco da cidade.
O itinerário deste tipo de excursão costuma incluir um passeio pela Plaza de Feijoo, onde se encontra a estátua do Padre Fray Benito Feijo e a Plaza Porlier, conhecida pela sua escultura chamada "El Viajero" (O Viajante).
Detalhes de interesse
- Preço: 459 euros para grupos de 8 pessoas (atividade de grupo).
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: a pé.
3. Faça um passeio pelas ruas de Oviedo para apreciar as suas estátuas

Oviedo é uma cidade onde as estátuas partilham o seu lugar com os visitantes, e podemos encontrá-las à medida que passamos como se fossem mais um local. Por isso, se a arte escultórica é do seu interesse, deve fazer um passeio pelas ruas da cidade para conhecer em pormenor cada uma das obras.
Este percurso de estátuas pode ser feito por conta própria ou pode ligar-se a uma visita guiada. Seja qual for a sua escolha, irá apreciar as obras que se tornaram verdadeiras atracções turísticas da cidade. Também conhecerá a sua história, o seu estilo (antigo, contemporâneo, abstrato, figurativo) e os materiais utilizados na sua realização, entre outras coisas.
Por exemplo, algumas das estátuas que verá são:
- Vendedoras del Fontán, na Plaza de Daoiz y Velarde.
- A Maternidade de Botero, na Plaza Escandalera.
- Mafalda, sentada num banco da Calle Uría.
- Woody Allen, na rua Milicias Nacionales.
- Amigos, na Praça Juan XXIII.
- El Diestro "Berrocal", na rua Palacio Valdés.
- La Regenta. Trata-se de uma estátua de bronze, situada na Praça de Alfonso II.
Sem dúvida, se visitar Oviedo no verão, no outono ou na primavera, esta atividade será ideal para complementar o seu itinerário. Poderá aproveitar o bom tempo destas estações para percorrer livremente as ruas em busca das centenas de esculturas que decoram a cidade.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 10 euros por pessoa (visita guiada) e gratuito se o fizer por conta própria.
- Duração: 1 hora e 30 minutos (aprox.)
- Meios de transporte: a pé.
4. Faça uma visita guiada à Catedral de Oviedo para descobrir os tesouros escondidos deste monumento

Visitar a Catedral de Oviedo permite-lhe conhecer parte dos aspectos arquitectónicos, artísticos e culturais da cidade. Além disso, este tipo de visitas guiadas é ideal se estiver em Oviedo no inverno, uma vez que durante a visita estará ao abrigo de qualquer mudança de tempo.
Interior da Catedral
Ao entrar na Catedral, começará a percorrer o seu interior, acedendo assim a várias das suas salas. Por exemplo:
- Claustro: com um estilo predominante gótico e alguns pormenores românicos da antiga construção sobre a qual foi erguida.
- Panteão dos Reis: está localizado na zona interior da capela de Nossa Senhora do Rei Casto e apresenta um busto do rei Afonso II, o brasão de Espanha num grande quadrado, relevos e muito mais.
- Retábulo-mor: construído durante o século XVI no estilo arquitetónico gótico hispano-flamengo.
Capelas laterais
Durante o percurso pela nave da Epístola, observar-se-ão vários objectos religiosos e históricos no interior das capelas que compõem esta zona. Algumas delas são:
- Capela de Santa Bárbara ou de São Miguel.
- Capela de San Martín de Tours.
- Capela de Santo António.
- Capela de Santo Cristo de Velarde.
Câmara Santa
Esta câmara pré-românica é Património Mundial da UNESCO. Aqui terá a oportunidade de ver uma série de objectos de grande importância religiosa:
- O Santo Sudário, no qual foi envolvida a cabeça de Jesus após a sua morte.
- A Caixa de Ágata e a Arca Sagrada.
- A Cruz da Vitória e a Cruz dos Anjos, um par de símbolos que reiteram o poder do cristianismo face ao Islão.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 7 euros por pessoa.
- Duração: 2 horas (aprox.)
- Meios de transporte: a pé.
5. Prove a gastronomia de Oviedo num passeio pelos principais restaurantes da cidade

Na capital asturiana não se vêem apenas monumentos naturais e históricos. Também encontrarás restaurantes e pastelarias onde poderás provar uma deliciosa cozinha durante a tua estadia. Por isso, é aconselhável incluir uma rota gastronómica no seu itinerário de, pelo menos, 4 dias em Oviedo. Desta forma, entrará em contacto com preparações e bebidas tradicionais.
Encontrará um guia local no centro da cidade e iniciará o passeio a pé pelas ruas principais. Visitará vários restaurantes e pastelarias, onde degustará uma série de preparações doces e salgadas, enquanto ouve a história de cada uma delas.
Os restaurantes
Pode começar o passeio com uma visita a três dos restaurantes tradicionais de Oviedo, frequentados diariamente por habitantes locais e turistas:
- Casa Fermin: é um restaurante familiar com uma história que remonta a 1924. O visitante poderá saborear comida tradicional com ingredientes sazonais.
- La Corte de Pelayo: neste restaurante terá um menu variado, incluindo os famosos cachopos (um par de bifes de vitela com presunto e queijo entre eles).
- La Taberna del Zurdo: com uma grande variedade de tapas, vinhos e cerveja artesanal.
Pastelarias
É certo que em Oviedo encontrará várias pastelarias, mas a Rialto é uma das mais famosas de toda a cidade. Por isso, esta é uma visita obrigatória no seu roteiro gastronómico. Lá, poderá experimentar alguns doces tradicionais das Astúrias:
- Moscovitas: é uma receita típica asturiana que consiste em deliciosos biscoitos de chocolate com uma delicada cobertura de amêndoas caramelizadas.
- Carbayones: é um doce tradicional da cidade de Oviedo, constituído por uma base de massa folhada com gemas de ovo e amêndoas. Tem uma forma oval e é totalmente coberto de açúcar.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 75 euros por pessoa.
- Duração: 3 horas (aprox.)
- Meios de transporte: a pé.
6. Desfrute de uma experiência guiada de caiaque no rio Nalón, em Oviedo

Uma experiência de caiaque durante a sua estadia em Oviedo é uma atividade ideal se for um entusiasta de desportos aquáticos. Participe numa visita guiada pelas águas do rio Nalón e desfrute de uma aventura diferente.
A atividade começa com o pick-up no seu hotel ou no centro da cidade, conforme a sua conveniência. Depois, viajará cerca de 20 minutos de carro até ao rio Nalón, onde entrará no caiaque. Mas antes, o guia dar-lhe-á algumas instruções básicas para evitar qualquer inconveniente durante o percurso.
Começará imediatamente a remar e descerá o troço do rio que está ligado à cidade de Trubia e Caldas. Durante o percurso, encontrarás pelo menos seis rápidos, zonas de águas calmas e outras com ondas.
Além disso, antes de terminar o passeio e regressar ao centro da cidade, terás tempo livre para nadar, tirar fotografias e contemplar o ambiente.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 40€ por pessoa.
- Duração: 4 horas (aprox.)
- Meio de transporte: carro particular.
O que é que eu vou ver neste tipo de tour de Oviedo?

Ao fazer uma visita guiada a Oviedo, verá muitos locais de interesse histórico, cultural e arquitetónico. É o caso da parte antiga da cidade, onde se pode ver o palácio Valdecarzana, o mosteiro de San Pelayo, a catedral e algumas casas grandes.
Também encontrará um grande número de estátuas antigas e contemporâneas distribuídas pelas ruas da cidade. Todas elas estão perfeitamente integradas na paisagem urbana. Poderá encontrar a pequena Mafalda, Woody Allen ou a famosa Regenta, entre outras.
Além disso, se fizer um passeio por algumas das aldeias próximas (Cudillero) ou pelo Parque Nacional dos Picos da Europa (lagos de Covadonga), descobrirá belas paisagens naturais.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão a Oviedo?

As excursões a Oviedo são recomendadas porque são feitas na companhia de um guia local, que o levará diretamente a cada atração, sem que corra o risco de se perder nas ruas da cidade. Desta forma, poupará um tempo importante, que poderá utilizar para outras actividades do seu itinerário.
Além disso, ao aderir a uma excursão a Oviedo, beneficiará de algumas vantagens. Claro que isso dependerá da rota que escolher. Por exemplo:
- Acesso sem filas às atracções visitadas.
- Transfer de e para o hotel.
- Pequeno-almoço ou almoço.
- Degustações nas visitas gastronómicas.
- Entrada em alguns monumentos naturais e históricos.