10 coisas para ver e fazer em Oviedo no verão

Durante o verão realizam-se em Oviedo os maiores festivais, festas e actividades para todos os gostos. Vamos! É a melhor altura para visitar a cidade e não vai querer perder nada.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Oviedo no verão

Grupo de veraneantes | Luke Porter

É verão em Oviedo! E isso significa que é altura de sair e explorar a cidade e os seus arredores. Visitar os seus parques, surfar nas praias circundantes, ir ao ponto de partida do Caminho de Santiago, fazer caminhadas e juntar-se às festas e festivais da época são apenas algumas das melhores coisas para fazer em Oviedo.

Quer esteja à procura de coisas para fazer dentro da capital, como encontrar a Mafalda, ou nos arredores, onde pode encontrar o urso pardo europeu, ou pode fazer caminhadas nos Picos de Europa, aqui estão as 10 melhores recomendações para se divertir durante estes meses.

1. Caminhadas nos Picos da Europa

Lago Covadonga nos Picos da Europa| ©Manuel Cabezas
Lago Covadonga nos Picos da Europa| ©Manuel Cabezas

Se está à procura de adrenalina, vai encontrá-la aqui, nos Picos de Europa. Ao fazer caminhadas neste parque, não só se pode sentar e apreciar a paisagem, como também é o local ideal para fazer trekking, conquistando cada pico, atravessando vales, rios e lagos!

O percurso inclui frequentemente a passagem pela Basílicade Santa María la Real de Covadonga, a praia de Santa Marina, a Gruta de Tito Bustillo, Lastres, a aldeia piscatória, a passagem da Ponte Romana a caminho de Cangas de Onís, logo a seguir ao rio Sella, os lagos de Covadonga, Gijón e muito mais.

Para fazer a visita completa aos Picos da Europa, Lagos de Covadonga e Cangas de Onís a partir de Oviedo é recomendável fazer uma excursão, para percorrer todos os locais emblemáticos, embora também se possa chegar lá de autocarro, carro ou comboio, embora neste caso se perca o passeio urbano.

Excursão a Picos de Europa, Lagos de Covadonga e Cangas de Onís

2. Participar na Festa da Cerveja em Avilés

Festas em Avilés| ©Ayuntamiento de Avilés
Festas em Avilés| ©Ayuntamiento de Avilés

As excursões a Luarca, Cudillero e Avilés a partir de Oviedo estão entre as mais populares e, no verão, as festas e festivais aumentam o encanto da rota.

Para começar, na segunda semana de agosto realiza-se a Festa da Cerveja de Avilés, a maior festa da cerveja do Mar Cantábrico. Para o evento, há vários stands com cervejas artesanais das Astúrias, bem como referências à bebida premiada e à gastronomia nacional e internacional.

A 15 de agosto, o toque dos sinos marca o início da Festade São Roque, padroeiro de Oviñana, uma das principais paróquias de Cudillero. A celebração prolonga-se por uma semana, começando com uma cerimónia religiosa, seguida de bailes ao ar livre, espectáculos musicais, eventos desportivos, jogos infantis, esplanadas repletas de gente e terminando com uma animada festa nocturna.

Para encerrar o percurso da celebração, todos os dias 21 de agosto, à meia-noite, o fogo de artifício anuncia o início da Festa de San Timoteo, em Luarca. Verbenas, gaitas de foles, jogos, teatro de rua, procissões... há algo para todos os gostos, um final digno de um percurso animado.

Excursão a Luarca, Cudillero e Avilés desde Oviedo

3. O Caminho de Santiago

Rota do Peregrino| ©Les Argonautes
Rota do Peregrino| ©Les Argonautes

No final de setembro, um grande grupo de pessoas decide seguir o Caminho de Santiago para Compostela, tendo como ponto de partida Oviedo, cidade natal do rei Afonso II, considerado o primeiro peregrino desde o ano 834.

A rota pode ser seguida com um mapa pessoal, viajando de povoação em povoação até chegar a Santiago de Compostela, no entanto, duas alternativas que ganharam afeto são: "Sabores e História do "Caminho Primitivo" e "O Caminho de Santiago":

Sabores e história do "Caminho Primitivo" em versão resumida

O Caminho de Santiago percorre um trajeto de 20 a 30 quilómetros em cada etapa, pelo que é um desafio e leva vários dias a completar, mas se o seu tempo é limitado e ainda assim quer seguir as pegadas do culto jacobeu, a excursão Sabores do Caminho permite-lhe percorrer os primeiros 12 quilómetros do trajeto original, mais conhecido como "Caminho Primitivo", enquanto revive a história do peregrino ao seguir as suas pegadas com um guia local.

O percurso passa frequentemente pelo Monte Naranco, a Catedral de San Salvador, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, colinas, pastagens e florestas asturianas até chegar a uma esplanada onde a gastronomia de Oviedo encerra a excursão do meio-dia.

O Caminho de Santiago de comboio desde Oviedo

Hoje em dia, o Caminho de Santiago é Património Mundial da UNESCO e todos os anos milhares de peregrinos se juntam a esta tradição e, nos casos em que o conforto prevalece sobre a aventura, é possível seguir a Rota do Peregrino.

A rota é ideal para quem visita O que ver e fazer em Oviedo em 4 dias ou mais para seguir a rota do Caminho de Santiago. O comboio passa por Viveiro, Ortigueira, Ferrol e Santiago de Compostela. Em todas as suas paragens tem a possibilidade de explorar o campo sem se preocupar com a logística da excursão.

Excursão "O sabor do Caminho de Santiago

4. Passeio de caiaque no rio Nalón

Passeio de caiaque pelo rio| ©Taryn Manning
Passeio de caiaque pelo rio| ©Taryn Manning

Preparados para enfrentar o rio Nalón? Nesta atividade nos arredores da capital asturiana, podemos passear de caiaque pelo rio Nalón entre Las Caldas e Trubia. Esta é uma das melhores excursões a partir de Oviedo!

A viagem começa em Puerto de Tarna e termina entre San Esteban e L'Arena, onde se forma o estuário do Pravia. Enquanto remamos, as aves selvagens e a majestosa paisagem natural marcam a paisagem asturiana.

Durante a travessia do rio, atravessam-se zonas de ondas, rápidos, escorregas e remansos, pelo que é preciso estar atento às instruções do monitor, que indica o caminho mais seguro para remar. É uma experiência emocionante, muitas vezes feita em grupo, e os percursos combinados de troços fáceis e difíceis acrescentam adrenalina ao evento.

5. Celebrar a festa de San Mateo em Oviedo

San Mateo em Oviedo| ©Jimaral
San Mateo em Oviedo| ©Jimaral

A festa de San Mateo é um grande evento em Oviedo, o maior festival de verão da capital. Concertos, bares de praia, espectáculos de circo, peças de teatro e jogos infantis no Parque de San Francisco são partes essenciais desta festa que destaca o Dia da América nas Astúrias.

Tradicionalmente, esta festa de duas semanas abrange o início do Jubileu da Santa Cruz, passando pelo Dia da América nas Astúrias, até ao Dia Grande, a 21 de setembro. Neste dia, os peregrinos culminam o seu pedido de indulgência durante o Día del Bollo com o tradicional "Pisado de la uva" e as paxarinas - amuletos protectores -, enquanto desfrutam de um pão de chouriço.

Estas festas realizam-se há séculos nas ruas de Oviedo com diversas actividades de lazer.

6. Visitar as praias mais bonitas do Principado de Oviedo

Praia de Aguilar em Cudillero| ©Juan Gómez
Praia de Aguilar em Cudillero| ©Juan Gómez

O litoral asturiano tem 427 quilómetros de extensão e inclui alguns dos recantos mais bonitos do Mar Cantábrico. A partir de Oviedo é fácil chegar às zonas com as melhores praias do norte de Espanha.

Cudillero

Nesta freguesia, a Playa del Silencio, também conhecida como Gaviero, está localizada num caminho de 500 metros a partir da estrada, após 45 minutos de carro de Oviedo. A água é azul-turquesa e a paisagem é um espetáculo a admirar.

Llanes

Llanes fica a 1 hora de Oviedo e a sua riqueza marinha é tão grande que três das suas praias estão entre as melhores do Mar Cantábrico. Assim, pode escolher entre a Playa de Gulpiyuri, a Playa de Torimbia ou a Playa de Andrín.

Villaviciosa

A 40 minutos de carro encontra-se a praia de Rodiles, em plena ReservaNatural da ria de Villaviciosa, um ponto de encontro fascinante para surfistas e amantes dos desportos náuticos, graças às correntes de vento que agitam o mar à vontade.

Excursão privada a Playa del Silencio, Luarca desde Oviedo

7. Celebrar as festas da Virgem de Covadonga

Gaitas de foles asturianas| ©Lucía Garó
Gaitas de foles asturianas| ©Lucía Garó

O dia 8 de setembro é a festa de Nossa Senhora de Covadonga e as Astúrias enfeitam-se para celebrar a sua padroeira.

Desde o primeiro dia e durante toda a semana, a cidade apresenta um programa completo de actividades, desde contos, corridas de montanha, concertos, bailes ao ar livre, até ao comboio das bruxas, porque as crianças têm o seu lugar entre os passeios com lendas e mistérios de Oviedo. E se quiserem visitar o santuário da virgem, façam uma viagem a Covadonga!

Visitem os lagos de Covadonga, passeiem pelos Picos da Europa, contemplem os vestígios do rei Pelayo e da Reconquista espanhola junto à basílica de Santa María la Real de Covadonga, depois sigam para o seu santuário na gruta que desenha o relevo da virgem e, claro, não se esqueçam de passar por Cangas de Onís onde o dia da nossa "Santina" enche de alegria todas as suas ruas.

8. Visitar os parques de Oviedo

Campo de São Francisco| ©Jusotil_1943
Campo de São Francisco| ©Jusotil_1943

Oviedo tem uma grande variedade de parques e zonas verdes, que são os melhores lugares para os amantes do desporto e as crianças passarem os seus dias de verão.

Existem parques como o Purificación Tomás, Winter, West e Santullano. Há zonas infantis, passeios, zonas de piquenique, zonas verdes com árvores e plantas, campos desportivos, ciclovias, campos de voleibol, parques de skate, piscinas municipais e muito mais.

E se quiser adicionar história e entretenimento às suas coisas para fazer em Oviedo com crianças, pode ir ao Campo San Francisco, onde além de ser um lugar perfeito para passar tempo com a família ou amigos durante os meses de verão, pode também aproximar-se de algumas das esculturas como a famosa Mafalda de Oviedo.

9. Descobrir o Parque Nacional de Ponga

Parque Nacional de Ponga| ©Larra Jungle Princess
Parque Nacional de Ponga| ©Larra Jungle Princess

Se está à procura de uma forma de entrar na natureza das Astúrias, este é o tipo de excursão que tem o seu nome. Durante este passeio, irá encontrar a biodiversidade do ParqueNacional de Ponga, a zona menos povoada do Principado, quase virgem!

Este tipo de excursão permite-lhe ver lobos, tetrazes, veados e até o urso pardo europeu, especialmente se organizar a sua viagem no final do verão. E não é só isso, também se pode percorrer Viboli, a Ponte Romana de Grazos, o miradouro de Les Bedules, Casielles e muito mais dos arredores dos Picos de Europa.

Os vales, as aldeias mineiras e a paisagem variada convidam a tirar fotografias de todos os recantos. Para os amantes da montanha que queiram conhecer os arredores de Oviedo num só dia, este passeio é uma boa opção.

10. Participar no passeio de observação de ursos pardos

Urso pardo no trilho| ©Gregory Rogers
Urso pardo no trilho| ©Gregory Rogers

A partir da capital do Principado, pode partir-se para uma aventura emocionante: a observação dos ursos pardos cantábricos. Está preparado para conhecer estas estrelas do mundo animal asturiano? Este tipo de excursão a partir de Oviedo leva-o a Teverga, Cangas del Narcea, Ibias, Degaña e, claro, ao Parque Nacional de Somiedo, o habitat natural dos ursos pardos.

Ao passar pelos diferentes locais, também poderá ver lobos, javalis e camurças. Se visitar no final do verão, para além dos ursos, poderá também assistir ao mugido dos veados, que ocorre entre setembro e outubro. As excursões turísticas fazem várias paragens em locais ideais para apreciar os avistamentos - sabe que os animais são imprevisíveis! Felizmente, o verão é a melhor altura para ter os dois encontros.

Outras actividades que se podem realizar são apreciar as vistas dos Lagos de Somiedo, participar na Pola de Somiedo - o Mercadode Somiedo -, fazer caminhadas e até andar a cavalo.

Temperaturas em Oviedo no verão

Passear pela cidade ao pôr do sol| © Matthew Hamilton
Passear pela cidade ao pôr do sol| © Matthew Hamilton

O clima da cidade é agradável durante todo o ano, com temperaturas amenas e tempo seco quase todos os dias. Durante o verão, o clima é muito agradável em Oviedo. A temperatura média é de 22 °C e raramente desce abaixo dos 15 °C entre julho e setembro.

Os dias mais quentes são normalmente durante a primeira semana de agosto, quando foram registadas temperaturas de 23 °C. Por isso, só lhe resta uma tarefa: fazer as malas para desfrutar da melhor época do ano em Oviedo!

A afluência de turistas em Oviedo no verão

Desfrutar da piscina| ©Jed Viillejo
Desfrutar da piscina| ©Jed Viillejo

Oviedo, em Espanha, é um ótimo lugar para visitar durante todo o ano. Mas para aqueles que querem aproveitar ao máximo a capital durante a sua melhor época do ano, programem a sua visita durante a época de verão.

O clima, o programa de actividades, as festas, as excursões, os concertos e os festivais são uma constante de julho a setembro. Há também piscinas abertas, parques, comboios com percursos especiais e não esqueçamos as suas animadas esplanadas.

Preços em Oviedo no verão

Pequeno-almoço completo| ©Brooke Lark
Pequeno-almoço completo| ©Brooke Lark

Oviedo é uma cidade com um nível de preços médio semelhante ao de outras cidades das Astúrias, especialmente no que diz respeito à alimentação e às compras. Os seus preços são para todos os orçamentos, adaptam-se ao poder de compra do local ou do turista, e o mesmo se aplica aos serviços e produtos.

Na capital das Astúrias pode desfrutar de um bom pequeno-almoço por menos de 15 euros, e as bebidas são normalmente incluídas, não há literalmente "custos escondidos".

Também pode encontrar bares de menu em Oviedo onde pode almoçar por cerca de 10 euros. Ir aos melhores bares de cidra em Oviedo ou provar alguns dos melhores queijos do mundo são algumas das grandes atracções e os preços são acessíveis.

Agora chegamos ao topo da oferta, os hotéis. O verão é a estação mais cara graças à época alta que traz o Caminho de Santiago, a passagem pelos Picos da Europa, bem como a oferta de lazer. Durante este período, um hotel económico pode custar entre 50 € e 60 €.