O que ver e fazer em Santiago de Compostela em 1 dia
Se o seu objetivo é visitar o maior número possível de destinos em Santiago de Compostela num só dia, então vai precisar de uma lista dos essenciais. Desta forma, não perderá um único minuto.
Durante a sua visita de um dia a Santiago de Compostela, pode pensar que é pouco tempo para visitar os principais monumentos, praças, museus e mercados da cidade. No entanto, se organizarmos um roteiro com as melhores coisas para fazer em Santiago de Compostela, ficaremos surpreendidos com tudo o que podemos descobrir.
No nosso roteiro visitaremos o centro histórico da cidade, a rota verde de praças e bosques, e passearemos pelo Mercado de Abastos e pelo Mercado La Galiciana. Poderá também visitar o Centro Galego de Arte Contemporânea, o Mosteiro de San Martín Pinario, o Parque da Alameda e as principais ruas de Santiago de Compostela.
Comece o dia visitando a Catedral de Santiago de Compostela
Visite a Catedral de Santiago de Compostela para iniciar o itinerário do dia na capital homónima da cidade da Galiza. Trata-se de um templo de culto cristão inaugurado em 1211, cuja estrutura apresenta vários estilos arquitectónicos: românico, gótico e barroco.
Poderá fazer uma visita guiada à Catedral de Santiago sem filas de espera ou percorrer a Catedral por conta própria. Em qualquer um dos casos, irá explorar as diferentes áreas deste complexo catedralício:
- Pórtico da Glória: verá uma impressionante obra arquitetónica de arte gótica de transição nos arcos e colunas, destacando-se o granito policromado. Também se deve prestar atenção à iconografia inspirada no apocalipse.
- Biblioteca: encontrará uma série de livros, pergaminhos, arquivos musicais, entre outros documentos de grande valor histórico e religioso.
- Museu: aqui percorrerá três pisos para descobrir as origens históricas da catedral e a arte dos séculos XIII a XIV e XVI a XVIII. Terá também acesso ao claustro renascentista, ao panteão real, à capela das relíquias, à sala capitular e à coleção de arte têxtil de Rubens, Goya, José del Castillo e Teniers.
- Palácio de Gelmírez: aqui visitaremos a Sala Cerimonial e a Sala Manrique, nas quais se destaca o estilo arquitetónico medieval.
Também se pode subir à zona do telhado para desfrutar de uma incrível vista panorâmica da cidade.
Informações úteis
- Preço: a partir de 15€ por pessoa.
- Horário de funcionamento: Todos os dias (7:00 às 20:30).
- Local: Centro de Santiago de Compostela. Praça do Obradoiro.
Percorra Santiago de Compostela num comboio turístico e descubra os principais locais de interesse
Mesmo em frente à Catedral de Santiago de Compostela, na Praça do Obradoiro, pode embarcar num comboio turístico, que o levará aos principais pontos de interesse da cidade.
Desta forma, poderá conhecer a história de cada um dos monumentos através do audi oguia e descobrir lugares escondidos que poderá visitar posteriormente. Poderá também contemplar o panorama a partir das carruagens, o que lhe dará uma visão diferente.
Percurso histórico
Este percurso histórico tem a duração de 45 minutos, começa na Praza do Obradoiro e percorre toda a orla do centro histórico.
O percurso passa por São Francisco, Alameda e Rua de Senra, que é a zona onde se encontrava a antiga muralha da cidade. O comboio turístico passa também pelo Parque de la Música e pelo Bonabal, pelo bairro de San Pedro e pelo auditório da Galiza, para regressar finalmente ao ponto de partida.
Rota verde
Tal como o percurso histórico, o percurso verde tem início na Praza do Obradoiro. O percurso tem uma duração aproximada de 45 minutos, durante os quais se pode conhecer e contemplar os principais espaços verdes da cidade de Santiago de Compostela.
Por exemplo, passará pelo Parque da Música e o Auditório da Galiza, o Parque de Carlomagno, San Domingos de Bonaval e o bairro de As Fontiñas. Além disso, o comboio percorrerá a bela floresta das Galicias, situada nas encostas do Monte Gaiás.
Depois, passará pela Cidade da Cultura, verá o Parque de Belvís e a Colegiata de Sar. Finalmente, o comboio dirige-se para a Alameda e continua até à Praça da Catedral de Santiago de Compostela.
Informações úteis
- Preço: a partir de 6 euros por pessoa.
- Horário: Rota Histórica (11:00 às 19:00) e Rota Verde (11:15 às 19:15). Os horários mudam mensalmente.
- Local: Praça do Obradoiro.
Visitar o Centro Galego de Arte Contemporânea
A cerca de nove minutos do destino anterior, encontra-se o Centro Galego de Arte Contemporânea, onde se encontram uma série de exposições permanentes e temporárias.
Terá também a oportunidade de participar noutras actividades destinadas a todas as idades: workshops, ciclos de cinema, seminários, concertos, dança, entre outros.
O Centro Galego de Arte Contempor ânea é um espaço criado no início dos anos 90, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a divulgação da plataforma cultural da Galiza a nível internacional.
O acesso é totalmente gratuito, pelo que basta dirigir-se à entrada do edifício e pedir o seu bilhete. Pode visitar as galerias, a biblioteca e participar na ampla gama de actividades que o centro de arte oferece diariamente.
Informações úteis
- Preço: entrada livre.
- Horário: de terça a domingo (11:00 às 20:00).
- Local: Centro de Santiago de Compostela. Praça do Obradoiro.
Descobrir o Museo do Pobo Galego para contemplar as exposições de arte galega
A partir do Centro Galego de Arte Contemporânea, basta percorrer 60 metros para chegar ao Museu do Pobo Galego, em cujas salas se pode apreciar uma importante mostra de arte, que presta homenagem à cultura galega. Também se pode visitar o claustro e o panteão.
Este museu antropológico foi instalado no antigo convento de Santo Domingo de Bonaval e foi inaugurado oficialmente em 1976. Desde então, tem exposto obras que conseguiram transmitir a verdadeira essência da cultura galega.
Neste sentido, verá pinturas e esculturas centradas nos ofícios da agricultura, da pesca e da pecuária. Além disso, verá trajes tradicionais, instrumentos musicais e muito mais.
Além disso, a escada tripla helicoidal, que liga a área do claustro a toda a igreja, é um verdadeiro chamariz.
Também conhecerá a história de algumas personalidades galegas que foram sepultadas no panteão deste edifício, como Castelao (cartoonista, dramaturgo e ensaísta), Alfredo Brañas (jornalista e economista), Rosalía de Castro (romancista e poetisa) e Francisco Asorey (escultor).
Informações úteis
- Preço: a partir de 4 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de terça a sábado (11:00 às 18:00). Domingos e feriados (11:00 às 14:00).
- Local: Museu do Pobo Galego, rua San Domingos de Bonaval.
Visitar os mercados alimentares da cidade
Nesta altura do percurso é provável que esteja com um pouco de fome, por isso pode aproveitar a proximidade do seu último destino em relação ao Mercado de Abastos e ao Mercado La Galiciana, para comer e comprar alguns ingredientes frescos.
Também pode fazer um passeio gastronómico por Santiago de Compostela para uma experiência culinária mais completa.
O Mercado de Abastos é um lugar emblemático da cidade, visitado por centenas de pessoas. Ali, os sentidos são postos à prova. Encontrará uma variedade de produtos artesanais, transformados e outros completamente frescos (fruta, legumes, leguminosas, marisco). De facto, pode comprar os ingredientes da sua preferência e dirigir-se ao restaurante do mercado, onde lhe prepararão a comida que deseja.
Entretanto, no Mercado de La Galiciana encontrará várias opções gastronómicas. Terá a oportunidade de experimentar a cozinha tradicional galega e outras preparações internacionais. Também tem bares, cafés, gelatarias e bancas de sobremesas artesanais.
Informações úteis
- Preço: entrada livre.
- Horário de funcionamento: Mercado de Abastos (de segunda a sábado das 8:00 às 15:00). Mercado de La Galiciana (de segunda a domingo das 13:00 às 00:00).
- Local: Mercado de Abastos, calle Ameas S/N. Mercado La Galiciana, Rúa de Gómez Ulla.
Passear pela Plaza Cervantes e ver alguns monumentos.
Do Mercado de Abastos terá de caminhar cerca de 200 metros até à Plaza Cervantes, onde poderá ver alguns monumentos de grande valor cultural. Trata-se de um espaço emblemático para os habitantes locais, onde os pregoeiros do século XII comunicavam a legislação do arcebispo e a Santa Inquisição realizava actos de fé, a partir do século XIII.
Ao chegar à Praça Cervantes, verá uma estátua do poeta, dramaturgo e romancista Miguel de Cervantes no centro. No lado sul, há uma torre, pertencente à desaparecida igreja de Santa Maria la Mayor, de onde se tem a oportunidade de observar a cidade de forma totalmente gratuita.
Existe também um coreto, erigido no final do século XIX, para a apresentação de pequenos concertos.
Se nos dirigirmos para o lado oeste da praça, encontramos a antiga Câmara Municipal da cidade e o Corral de Comedias, um espaço que, no início do século XVII, era utilizado para a apresentação de peças de teatro. A praça também faz ligação com a Calle Mayor, onde os comerciantes judeus se reuniam durante a Idade Média e que hoje alberga vários restaurantes, cafés e bares.
Dirija-se ao Mosteiro de San Martín Pinario e deixe-se surpreender pelo seu estilo arquitetónico
Depois de terminar o passeio pela Plaza Cervantes, deve dirigir-se ao Mosteiro de San Martín Pinario, cuja construção data do século X. Ficará surpreendido desde o primeiro momento, graças à sobriedade do seu estilo arquitetónico, que combina linhas renascentistas, barrocas e neoclássicas.
Para chegar à fachada deste mosteiro beneditino, terá de subir um lance de escadas. De imediato, deparar-se-á com a fachada monumental (não perca os pormenores arquitectónicos da porta). Também há dois pares de colunas toscanas com um nicho de São Bento, o brasão de Espanha e a escultura equestre de São Martinho.
De seguida, entre na zona do Claustro das Procissões, um espaço constituído por dois pisos, unidos por um sistema de colunas. No centro, encontra-se uma fonte esculpida em pedra. Terá também a oportunidade de ver o Claustro dos Ofícios que, embora de menor dimensão, é uma grande atração visual.
Durante esta visita poderá também entrar na Igreja de San Martín. Este edifício do século XVII captará a vossa atenção devido à sua fachada com retábulos de três andares.
Informações úteis
- Preço: a partir de 4 ¤.
- Horário de abertura: Todos os dias das 10:00 às 20:00.
- Local: Mosteiro de San Martín Pinario, Praza da Inmaculada.
Passear pelo Parque de Belvís e afastar-se da agitação da cidade
O Parque Bel vís é um espaço natural com uma grande área relvada, labirintos e uma área de jogos para os mais pequenos.
Encontrará também caminhos para um passeio tranquilo, bancos para descansar, hortas urbanas, riachos e lagos. Sem dúvida, um lugar onde se pode fugir da azáfama e relaxar.
Da mesma forma, de alguns recantos deste parque, teremos excelentes vistas do Convento de Belvís, um célebre edifício do século XIV, que foi utilizado pela primeira vez pela ordem das freiras dominicanas na Galiza. Também se pode ver ao longe o Seminário Menor, atualmente utilizado como albergue para peregrinos.
Por último, podemos ir à parte mais alta do parque e desfrutar deste excelente miradouro. Terá a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica única de toda a cidade enquanto o sol se põe.
Despedir-se de Santiago de Compostela com tapas e vinho
Se ainda tiveres tempo, não percas a oportunidade de provar umas tapas acompanhadas por um copo de vinho ou uma cerveja fresca. Tudo isto, enquanto ouve um bom chill out, relaxando e descansando deste longo dia de aventuras.
Além disso, se for a uma esplanada, poderá desfrutar de uma perspetiva diferente da cidade. Contemplar as ruas sob uma luz ténue é uma das melhores coisas para fazer em Santiago de Compostela à noite.
Em qualquer caso, alguns dos lugares onde se pode desfrutar da cultura das tapas, do vinho e da cerveja em Santiago de Compostela são:
- La Tita tapas bar na Rúa Nova, onde se pode provar a famosa tortilla de patatas (omeletes de batata).
- Caña Hueca, na Praza da Universidade, onde poderá provar empanadas, queijos e asas de frango.
- Ventosela na Rúa da Raíña, onde as principais tapas são feitas de salsichas.
- Moa na Rúa de San Pedro, onde pode escolher a sua tapa preferida entre uma vasta seleção (choco frito em tempura de arroz, salsichas, orelha de porco, tripas, empanadas, etc.).
Cartão turístico para poupar dinheiro no itinerário de 1 dia em Santiago de Compostela
Com o Compostela Pass Plus pode poupar até 30% no preço dos bilhetes individuais para as principais atracções turísticas da cidade.
Da mesma forma, durante a sua estadia terá descontos significativos em algumas lojas, cafés, restaurantes e bares locais.
Outra vantagem deste cartão turístico é que incorpora um passeio em que um guia local, que fala inglês ou espanhol, o acompanhará a percorrer a cidade velha de Santiago de Compostela, as principais praças, museus, templos religiosos e mercados, entre outros. Tudo isto, enquanto lhe conta a história de cada um destes monumentos.
No entanto, se pretende fazer uma das melhores excursões e passeios de um dia a partir de Santiago de Compostela para as Rias Baixas ou Finisterra e Costa da Morte, então o cartão turístico não será de grande ajuda.
Meios de transporte que podem facilitar os transferes no itinerário de 1 dia em Santiago de Compostela
Santiago de Compostela dispõe de vários meios de transporte para se deslocar de um destino para outro durante o seu percurso. Entre eles, o autocarro urbano e o comboio turístico.
No entanto, o melhor plano será sempre caminhar pelas ruas em busca de monumentos e atracções.
Quanto aos autocarros, existem várias rotas geridas pela empresa Tussa, que percorrem toda a cidade. Só tem de pagar 1 euro pelo bilhete para aceder ao serviço.
O comboio turístico tem duas rotas: a rota monumental e a rota dos parques. Qualquer um deles custa 6 euros e leva-o a percorrer os principais monumentos e zonas verdes da cidade.