10 coisas para ver e fazer em Santiago de Compostela à noite
A noite é uma criança em Santiago de Compostela! Atreva-se a passear por esta cidade animada durante toda a noite enquanto ouve histórias de fantasmas ou desfruta de uma boa cerveja.
Entre as melhores coisas para ver e fazer em Santiago de Compostela estão as actividades nocturnas. Durante as tuas férias vais certamente querer aproveitar ao máximo cada momento, incluindo a noite, por isso recomendo várias actividades. Podes comer e beber as comidas e bebidas mais típicas da capital da Galiza ou passear pelas ruas enquanto ouves histórias de fantasmas, gostas da ideia?
Se quiseres um plano mais festivo, há muitas discotecas para visitar. Cada uma tem o seu atrativo especial. Por outro lado, se viajar com os seus animais de estimação, em Santiago encontrará diferentes lugares para os acompanhar. Já decidiu visitar a capital da Galiza?
1. Fazer um passeio gastronómico noturno por Santiago de Compostela
Se quiser fazer um passeio gastronómico em Santiago de Compostela, recomendo que o faça à noite, pois verá um lado mais animado da cidade. Estes passeios geralmente começam às 20:00 e terminam por volta das 23:00 e o preço médio é de cerca de 65 €.
Neste tipo de passeio, o guia leva-o a si e ao seu grupo num passeio pelas ruas de Santiago. Poderá ver as luzes da cidade e as estrelas no céu. A primeira paragem antes do jantar será num bar onde tomarão uma Queimada, uma bebida ardente. Diz-se que tem propriedades mágicas que afastam os maus espíritos.
Quando forem quase 22 horas, é altura de comer num restaurante típico galego, onde desfrutarão de um jantar tradicional: polvo galego ou amêijoas "almejas a la marinera". Também poderá saborear uma deliciosa sobremesa, como filloas ou tartes de maçã. No final do jantar, regressará ao ponto de partida juntamente com o seu guia e o seu grupo.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 65 euros.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: passeio a pé.
2. Visita nocturna dramatizada das histórias de espíritos e bruxas em Santiago de Compostela
Se gosta de histórias de mistério e lendas, então este tipo de visita nocturna é para si. O seu guia será uma bruxa, uma Meiga Volandeira com o seu clássico manto negro e vassoura, que o esperará na Praça do Obradoiro e lhe contará histórias de lendas e mistérios. Está preparado?
Estes passeios têm um preço médio de 20 € ou menos e geralmente duram cerca de duas horas, durante as quais passará por alguns dos pontos mais emblemáticos da capital galega, tais como:
- O Hostal de los Reyes Católicos, que antigamente era um hospital de peregrinos.
- A Catedral de Santiago, um lugar que esconde muitos segredos e onde a bruxa vos contará a lenda da Santa Compaña. Eu digo-vos apenas que se trata de uma história da Idade Média em que um homem era seguido por uma fila de mortos... Que assustador!
- Várias ruas pouco conhecidas, até chegar ao antigo cemitério.
- O conventode São Francisco.
- O pazo de San Xerome.
- Parque Bonaval.
Embora cada lugar tenha uma história de magia negra por trás, o seu guia bruxo protegê-lo-á de todos os espíritos malignos. No final do passeio, se não tiveres muito medo, poderás continuar a desfrutar da noite em Santiago...
Detalhes de interesse
- Preço: aproximadamente 20 euros.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: passeio a pé.
3. Visita à Catedral de Santiago
A Catedral de Santiago de Compostela é um local emblemático da capital da Galiza.
Antes de entrar, recomendo que faça um pequeno passeio pelo exterior. Nas proximidades, pode visitar a Plaza del Obradoiro, a Plaza de Platerías, a Plaza de la Quintana e a Plaza de la Inmaculada. Cada uma delas tem a sua própria beleza e encanto, pelo que vale a pena visitá-las.
Pode então entrar na Catedral pelas Portas de Platerías, na zona sul. Antes de chegar à nave principal, encontra-se o Altar-Mor, de estilo barroco, onde também se encontra o famoso Botafumeiro, um incensário suspenso de grandes dimensões, símbolo e ícone da cidade.
Atrás do Altar-Mor encontra-se o camarim com a figura do Apóstolo Santiago. Para aceder e abraçar o santo, uma tradição nesta catedral, é necessário passar por um corredor estreito. Também se pode descer à cripta para ver as relíquias deste apóstolo. Por último, recomendo-vos que visitem o Museu da Catedral. Nas suas salas encontrará objectos considerados como património histórico da humanidade.
Detalhes de interesse
- Localização: Plaza de Platerías, s/n, 15704 Santiago de Compostela, A Coruña.
- Quando ir: de terça a domingo.
- Preço: cerca de 25 euros.
- Horário de funcionamento: das 22 às 23 horas.
4. Comer tapas na cidade de Santiago de Compostela
A noite na capital da Galiza pode ser muito animada, só precisa de um plano perfeito. Um deles pode ser ir comer tapas nos pubs e bares da cidade. Se preferir beber cerveja, recomendo que visite primeiro La Cervecería Internacional, onde pode experimentar algumas cervejas e fazer um lanche.
Depois de comer e beber um pouco, pode ir a El Ensanche, uma área da cidade onde há muitas lojas, bares e restaurantes com comida de todo o mundo, e depois ir a algumas praças para ver espectáculos improvisados ou artistas de rua na praça Praterías ou na praça A Quintana.
Se quiser continuar a descobrir os locais mais emblemáticos da cidade, recomendo que planeie um dia inteiro em Santiago de Compostela para não perder tempo. Esta cidade está cheia de história e de locais pitorescos que não pode deixar de visitar.
5. Passeio noturno pelo Caminho de Santiago
A última etapa do Caminho de Santiago também pode ser feita à noite. No entanto, será um desafio físico e mental, uma vez que terá de caminhar pelo menos 7 quilómetros para chegar ao seu destino. Se fizer o percurso à noite, também terá de enfrentar o frio, por isso é melhor estar bem preparado.
Neste tipo de passeio pode ser acompanhado por um grupo de pessoas para fazer o percurso em conjunto. O guia local nem sempre estará com o grupo, pois a ideia é que você e a sua equipa possam percorrer o trilho sozinhos, mas não se preocupe! Em vários pontos do percurso o seu guia estará à sua espera para lhe contar histórias sobre o trilho.
Quando chegarem ao Monte do Gozo, farão uma paragem para que o guia vos conte histórias sobre este local. De seguida, continuará a caminhar até chegar à Praça do Obradoiro, onde poderá visitar a Catedral. O passeio pelo Caminho de Santiago começa normalmente às 18 horas e termina aproximadamente às 22 horas.
Detalhes interessantes
- Quando ir: qualquer dia da semana.
- Preço: cerca de 20 euros.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: a pé.
Dica de viajante
Para fazer o Caminho de Santiago, é preciso estar bem preparado, com roupa e calçado desportivo confortáveis. Também é necessário levar alguns snacks para a caminhada. As barras energéticas podem ser uma boa opção para te dar energia suficiente. Além disso, a sua garrafa de água é imprescindível e, uma vez que se trata de um passeio noturno, não se esqueça de levar uma camisola.
6. Desfrute de uma boa massagem
Quer tenha ou não percorrido um troço do Caminho de Santiago, vai certamente adorar este fantástico plano para relaxar o corpo e a mente. Trata-se de uma massagem de uma hora que também pode ser reservada à noite.
Pode escolher entre uma sessão de corpo inteiro ou uma massagem em zonas específicas, como as costas, as pernas ou os pés, consoante os seus gostos e necessidades.
Tudo isto, acompanhado de cremes e óleos naturais com arnica e harpagofito que o ajudarão a revitalizar o seu corpo e a aliviar as dores, um verdadeiro deleite para os sentidos!
7. Visitar o bar mais antigo de Santiago: o Modus Vivendi
O Modus Vivendi é o bar mais antigo da Galiza e não pode deixar de o visitar quando for a Santiago de Compostela. Este lugar está ativo desde os anos setenta e durante todo esse tempo foi um bar frequentado principalmente por estudantes universitários, embora também seja visitado pelo público em geral.
No Modus Vivendi encontrará dois ambientes diferentes. O primeiro é composto pelo bar e pelos bancos, ideal para uma saída nocturna com um amigo ou com o seu parceiro. O segundo, um andar abaixo, onde se encontravam as cavalariças, tem uma grande mesa onde os visitantes se reúnem para comer e conversar.
Apesar de ser um local pequeno, é possível passar aqui uma noite espetacular. Pode simplesmente apreciar a sua bebida e comida ou desfrutar de um espetáculo de música e teatro que é apresentado pelo menos uma vez por semana. A música que se ouve neste bar é rock, funky, latin-jazz, entre outros estilos.
Detalhes interessantes
- Localização: Praza de Feixóo, 1, 15704 Santiago de Compostela, A Coruña
- Quando ir: qualquer dia da semana.
- Preço: A entrada é gratuita, o preço do que se consome pode variar.
- Horário: O bar está aberto das 18h às 4h.
8. Visitar as discotecas de Santiago de Compostela
Se preferes um plano mais festivo, dançar, ouvir música e beber, recomendo-te que vás às discotecas da capital da Galiza. A cidade quase nunca dorme e tem tantas discotecas que não vais conseguir decidir-te facilmente. Para te poupar o trabalho, vou-te recomendar algumas das mais populares:
- Discoteca La Ruta: É um ponto de referência para os jovens da cidade. É uma discoteca muito acolhedora onde se pode dançar à vontade ou sentar-se a beber um copo e conversar com os amigos. O estilo de música habitualmente tocado aqui é latino ou reggaeton, por isso prepare-se para dançar toda a noite.
- La Quintana Pub: Tem um grande terraço que lhe permite ter excelentes vistas. Aqui terá um ambiente jovem, para além de ser um local que é habitualmente frequentado por celebridades e famosos, talvez dê de caras com algumas celebridades!
- Discoteca Maycar: um dos lendários clubes noturnos galegos.
Ao longo do caminho, certamente verá outros lugares. Se estiveres com disposição, lembra-te que a noite é uma criança! Visita os que te parecerem mais interessantes e desfruta da vida nocturna de Santiago de Compostela.
9. Ir a um concerto ou a uma peça de teatro
Santiago de Compostela também tem planos mais relaxados para aqueles que gostam de tranquilidade e arte. A partir das 18 horas, vários teatros e salas de concerto oferecem espectáculos para que possa desfrutar da noite. O melhor é comprar os bilhetes com antecedência na Zona C, o ponto de venda de bilhetes para os centros culturais de Santiago.
Um dos sítios que recomendo é o Auditório da Galiza, em Santiago de Compostela. Costuma acolher concertos da Orquestra Filarmónica da Galiza, peças de teatro, monólogos cómicos, recitais, bailes e muito mais.
O Teatro Principal é também outro local que gostarás de visitar. Aqui pode ouvir concertos de artistas locais ou nacionais, ver peças de teatro ou espectáculos de dança. Se gosta de ópera, este é o local ideal para si. Os bilhetes para estes locais custam normalmente entre 10 e 20 euros. É definitivamente um plano tranquilo que vai adorar se gosta de eventos culturais e arte.
10. Visite O Bandullo do Lambón para uma cerveja
O Bandullo do Lambón é, sem dúvida, um paraíso para os amantes da cerveja em Santiago de Compostela. Se gosta de cerveja, não pode deixar de visitar este local e provar a cerveja artesanal que aqui se vende. No bar há mais de seis torneiras para que possa provar uma grande variedade de bebidas galegas.
Também no frigorífico há uma variedade de cervejas originais de vários países do mundo, pelo que não só conhecerá o sabor da Galiza, mas também o sabor das cervejas do mundo. Para acompanhar a sua bebida, pode pedir algumas tapas do menu. Normalmente, são receitas típicas da Galiza, por isso é certo que encontrará um petisco à base de marisco.
Para além de boa comida e bebida, pode desfrutar de um bom ambiente musical aqui. Normalmente, há uma variedade de rock dos anos 60, 80 e 90, bem como jazz relaxante, para que a noite decorra da melhor forma possível. Se não souberes que cerveja escolher, recomendo-te que peças ao empregado do bar para te recomendar algo especial.
Detalhes interessantes
- Localização: Rúa da Raíña, 9, 15702 Santiago de Compostela, A Coruña.
- Quando ir: Qualquer dia da semana.
- Preço: A entrada é gratuita, o preço do que se come pode variar.
- Horário de funcionamento: O bar está aberto das 12 às 21 horas.