O que ver e fazer em Santiago de Compostela em 3 dias

Se tem 3 dias para explorar Santiago de Compostela e os seus arredores, parabéns! Eis como distribuir cada um dos seus dias para os aproveitar ao máximo.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Santiago de Compostela em 3 dias

Santiago de Compostela | ©Jocelyn Erskine-Kellie

Fundada na época medieval, aproximadamente em 820, as origens de Santiago de Compostela estão intimamente ligadas à tradição religiosa do cristianismo, apesar das diferentes culturas e povos que possam ter ocupado estas terras.

Os restos mortais do apóstolo Santiago Maior foram ali encontrados, marcando esta icónica cidade como o ponto final do Caminho de Santiago; uma das mais importantes peregrinações do cristianismo. Num itinerário de 3 dias por Santiago de Compostela, poderá apreciar a história, a arquitetura, a arte e a natureza.

Dia 1: História e religião, o que não pode deixar de ver no centro histórico de Santiago

Santiago de Compostela| ©Joaquim Rocha
Santiago de Compostela| ©Joaquim Rocha

Recomendo que passe o primeiro dia a explorar a cidade peregrina de Santiago, explorando os antigos e magníficos monumentos da Cidade Velha.

Repleta de ruas de pedra, cafés pitorescos e arquitetura monumental, perder-se nas ruas de Santiago é um verdadeiro deleite para os sentidos.

Explore a bonita Plaza de las Platerías

Comece o percurso bem cedo, explorando um dos marcos históricos mais importantes da cidade: a Plaza de las Platerías. Este lugar deve o seu nome à sua estreita ligação com a Catedral de Santiago, já que esta era a porta de saída utilizada pelos peregrinos. Foram os ourives da Idade Média que deram o nome de "ourives" ao local.

A partir desta praça pode ver-se a fachada sul da Catedral no seu máximo esplendor. Se quiser tirar fotografias da Catedral, este local oferece uma excelente localização.

Reservar uma visita guiada à Catedral

Fazer uma visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela

Visitar a Catedral de Santiago de Compostela, a obra arquitetónica mais impressionante da cidade, é absolutamente essencial. Por esta razão, recomendo que a visite no primeiro dia e numa das primeiras visitas guiadas. Vai ficar maravilhado! E se quiser ter a certeza de que conhece todos os pormenores, não hesite em reservar uma visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela. Não se vai arrepender!

A Catedral de Santiago de Compostela é um dos templos religiosos mais importantes do catolicismo, razão pela qual não foram poupados recursos durante a sua construção. Uma visita guiada na companhia de um historiador especializado que explicará todos os seus segredos é a melhor maneira de a ver.

As obras começaram em 1075, sob o reinado de Afonso VI. Ao longo do tempo, sofreu modificações e alterações que deram origem a um monumento que mistura diferentes estilos arquitectónicos: românico, gótico, barroco, plateresco e neoclássico.

  • Horário de funcionamento: O templo religioso está aberto ao público das 7h às 20h30m.
  • Taxa de entrada: A visita guiada está disponível por 20 euros e inclui a entrada em todas as áreas.
  • Duração da visita: São necessárias pelo menos 2 horas para visitar a igreja e o Museu da Catedral.

Reservar uma visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela

Conhecer o Mosteiro de San Paio de Antealtares

Construído no século XI por ordem de Alfonso II, este lugar foi concebido como uma casa para os monges beneditinos que tinham a importante missão de cuidar dos restos mortais do apóstolo Santiago. O Mosteiro fica a uma curta distância a pé da Catedral, pelo que é perfeito para visitar quando sair dela.

Para além do contexto histórico, vale a pena visitar San Paio de Antealtares para admirar os impressionantes pormenores barrocos da sua arquitetura e as suas múltiplas reconstruções ao longo dos séculos.

Atualmente, o local alberga também o Museu de Arte Sacra, onde estão expostas obras de arte de temática religiosa.

  • Horário de abertura: Aberto ao público de segunda a sábado, das 10h30 às 13h30 e das 16h às 19h.
  • Taxa deentrada: O bilhete de entrada no museu custa cerca de 2 euros.
  • Duração da visita: Reserve 1 hora do seu itinerário para esta visita.

Visita ao Largo do Obradoiro

Praça do Obradoiro| ©José Antonio Gil Martínez
Praça do Obradoiro| ©José Antonio Gil Martínez

Todas as visitas ao centro histórico de Santiago passam obrigatoriamente pela Praça do Obradoiro. Considerada uma das praças mais bonitas do mundo, não deixará de ficar impressionado com a sua dimensão.

Rodeada por alguns dos edifícios mais emblemáticos de Santiago, é a praça principal da cidade. Por isso, durante todo o ano, realizam-se aqui numerosas celebrações, muitas de carácter religioso e outras de carácter mais lúdico e festivo.

O meu conselho é que, durante a sua estadia de 3 dias na cidade, tente chegar à Plaza del Obradoiro ao entardecer para desfrutar do encanto de Santiago de Compostela à noite.

Conhecer o Hospital Real de Santiago de Compostela

Junto à Praça do Obradoiro poderá visitar outro dos pontos turísticos mais emblemáticos de Santiago de Compostela: o Hostal dos Reyes Católicos, um edifício concebido em estilo plateresco. Este estilo é uma expressão arquitetónica exclusiva de algumas cidades de Espanha que mistura influências do gótico tardio e do renascimento.

A sua construção foi ordenada em 1501 pelos Reis Católicos como hospital para os peregrinos doentes do Caminho de Santiago. O edifício tem uma fachada intrincada e cheia de detalhes impressionantes, incluindo numerosas figuras esculpidas desenhadas por arquitectos franceses.

Hoje em dia, o luxuoso Hotel Parador funciona aqui e são organizadas visitas guiadas à cidade com reserva prévia. Altamente recomendado!

  • Horário: O horário das visitas pode variar consoante o prestador de serviços.
  • Taxa de entrada: Cerca de 12 euros por participante.
  • Duração da visita: A visita às instalações demora normalmente 1 hora e 15 minutos.

Visita ao Mosteiro de San Martín Pinario

Mosteiro de San Martín Pinario| ©José Antonio Gil Martínez
Mosteiro de San Martín Pinario| ©José Antonio Gil Martínez

A próxima paragem recomendada encontra-se praticamente em frente ao Hotel Parador, a poucos minutos a pé. Trata-se do Mosteiro de San Martín Pinario, uma das obras mais importantes do barroco galego, depois da impressionante Catedral.

Além do mosteiro, no conjunto arquitetónico encontra-se uma igreja e um pequeno museu. Os interiores barrocos de San Martín Pinario são impressionantes.

O local está disponível para visitas guiadas, com dois passeios de manhã e dois passeios à tarde. Estas começam a partir das 11 horas. Se quiser fazer uma visita guiada, recomendo que contacte o sítio Web alguns dias antes da sua viagem.

  • Horário de abertura: O horário normal de abertura é das 10:00 às 20:00, exceto às terças-feiras, quando encerra às 15:00 horas.
  • Taxa de entrada: A partir de 5 euros por participante.
  • Duração da visita: Recomendo que reserve 1 hora e 30 minutos para visitar o complexo.

Passeio pelo Parque da Alameda

Depois de passar o dia entre a arte, a arquitetura e os monumentos emblemáticos, recomendo que se dirija para sudoeste da cidade velha para visitar o Parque da Alameda. A partir do Mosteiro de San Martín, o passeio dura apenas 10 minutos e permite descobrir novos espaços no coração de Santiago.

Ao chegar à Alameda, encontrará um pulmão verde impressionante, tanto pela sua dimensão como pela variedade de vegetação e espaços. Desfrute de um pouco de ar fresco, recarregue as suas baterias e visite a escultura de As Maria, a atração mais fotografada de Santiago depois da Catedral.

  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas.
  • Preço: Gratuito para todo o público.
  • Duração da visita: A duração da visita ao parque é de cerca de 30 a 40 minutos.

Esperar o pôr do sol no Miradoiro da Catedral

No final da visita ao Parque da Alameda, vai deparar-se com o Miradoiro da Catedral, também conhecido como Mirador da Alameda. É um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol em Santiago de Compostela, devido à sua localização privilegiada, que oferece vistas incríveis e únicas da imponente Catedral de Santiago e dos telhados dos edifícios circundantes.

Recomendo que traga a sua máquina fotográfica preparada para captar o pôr do sol sobre a cidade velha de Santiago.

Reservar uma visita guiada à Catedral de Santiago de Compostela

Dia 2: Conhecer os mercados locais e os miradouros fora de Santiago

Mercado de Abastos de Santiago| ©charlotteinaustralia
Mercado de Abastos de Santiago| ©charlotteinaustralia

No segundo dia, sairá dos limites do centro histórico para conhecer a natureza envolvente da Galiza. Também irá explorar o mercado onde os habitantes locais fazem compras todos os dias.

Chegar ao Mercado de Abastos de Santiago à hora de abertura

Situado nos limites do centro histórico, é um dos locais mais animados e coloridos de Santiago. O encantador Mercado de Abastos de Santiago de Compostela. Está em funcionamento desde 1873 e o seu edifício icónico é um marco arquitetónico da cidade.

Os produtos aqui vendidos vêm diretamente dos produtores, tornando o espaço um local de compras favorito dos locais.

Acorde cedo na manhã do seu segundo dia e delicie-se com pão fresco, queijo artesanal e fruta fresca antes de continuar o seu passeio.

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público das 8h às 15h.
  • Preço: Gratuito.
  • Duração da visita: O tempo que desejar.

Fazer o percurso pedestre até ao Miradouro do Monte do Pedroso

O miradouro do Monte Pedroso situa-se num dos pontos mais altos da cidade. A sua localização privilegiada oferece ao viajante uma vista de cartão postal de toda a cidade de Santiago. Embora seja possível subir de carro, os cerca de 30 minutos de caminhada até ao topo valem bem o esforço.

As vistas do miradouro são maravilhosas a qualquer hora do dia, mas aconselho-o a aproveitar a frescura da manhã do seu segundo dia para fazer o percurso sem suar.

Chegar lá é muito fácil. A partir da sua localização no Mercado de Abastos, dirija-se ao ponto de partida do percurso situado na Ponte Asén, no Parque Galeras. O percurso inicial dura cerca de 10 minutos e atravessa o centro histórico em direção noroeste.

  • Duração: O percurso pedestre até ao cimo do Monte Pedroso tem uma duração de 30 a 40 minutos, embora seja recomendável reservar pelo menos 2 horas para esta experiência.

Visitar o Museu Granell em Pazo de Bendaña

Antes de terminar o seu segundo dia de exploração, recomendo que reserve um momento para visitar um dos edifícios mais queridos da cidade: o Pazo de Bendaña, um palácio urbano no estilo barroco de Compostela, construído em 1700. A Fundação-Museu Granell está atualmente instalada neste edifício emblemático

Eugenio Fernández Granell foi um artista de Santiago de Compostela, classificado como uma das figuras mais significativas do surrealismo. Possui uma das mais diversas colecções de arte, explorando ao longo da sua vida diferentes formas de arte, incluindo a pintura, o desenho, a escultura, a poesia e até vários ensaios.

No Pazo de Bendaña pode apreciar cerca de 200 obras do autor. Se gosta do surrealismo ou da vanguarda em geral, deve passar aqui algum tempo durante a tarde.

  • Horário de abertura: O museu está aberto de terça a sexta-feira, das 11 às 14 horas e das 16 às 20 horas; aos sábados, das 11 às 14 horas. Encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados nacionais.
  • Preço: A partir de 2 euros por pessoa.
  • Duração da visita: 1 hora para percorrer as instalações.

Fazer um tour de tapas em Santiago

Tapas em Santiago de Compostela| ©Haydn Blackey
Tapas em Santiago de Compostela| ©Haydn Blackey

Para além da sua fabulosa arquitetura, Santiago de Compostela é um destino que vale a pena visitar pela sua variada e deliciosa gastronomia. Recomendo que dedique a tarde-noite do seu segundo dia a uma das aventuras mais agradáveis da cidade, um tour de tapas em Santiago.

Numerosas empresas locais organizam tours gastronómicos em Santiago, levando um pequeno grupo de viajantes por alguns dos melhores bares de tapas da cidade. O passeio é conduzido por um guia local especializado, que, para além das sugestões gastronómicas, conta muitas vezes histórias interessantes sobre os locais visitados.

A cultura das tapas é, por si só, uma tradição que pode ser desfrutada em quase todas as cidades de Espanha, e uma experiência que não deve ser perdida por nenhum dos seus amigos viajantes que visitam o país.

  • Horário: Os passeios gastronómicos em Santiago realizam-se em horários diferentes.
  • Preço: A partir de 30 euros por viajante. De notar que as visitas mais caras incluem normalmente uma maior variedade de degustações.
  • Duração da visita: Dependendo da empresa que contratar, deve reservar cerca de 3 horas para esta aventura.

Reservar um tour de tapas em Santiago

Dia 3: Fazer o tour das Rias Baixas desde Santiago de Compostela

Rias Baixas Galiza| ©Alquiler de Coches
Rias Baixas Galiza| ©Alquiler de Coches

Como já viu, há muitas coisas para ver e fazer em Santiago. Depois de ter visto o melhor e o mais importante, recomendo aos viajantes que dediquem o seu último dia a explorar um dos maiores tesouros das terras galegas: as Rias Baixas, classificadas por turistas e locais como uma das melhores excursões a partir de Santiago -

A excursão às Rias Baixas é oferecida por vários operadores turísticos locais, que levam o grupo de viajantes num passeio cheio de locais emblemáticos. Embora alguns lugares possam variar em função da empresa contratada, a maioria inclui no seu itinerário os seguintes pontos: percorrer o parque natural da Ría Barosa, uma das paisagens mais espectaculares de Pontevedra; visitar várias adegas, já que esta zona é famosa pelo seu bom vinho, e também visitar algumas praias do norte da Galiza, como a Playa de las Catedrales.

Se a sua estadia na cidade se prolongar por mais tempo, outra visita famosa na cidade que deve considerar é a Finisterra e a Costa da Morte a partir de Santiago.

  • Horário: As excursões às Rias Baixas saem de Santiago de manhã cedo para aproveitar ao máximo o dia.
  • Preço: A partir de 40 euros por participante.
  • Duração da excursão: Dependendo da empresa contratada e do itinerário, a excursão pode durar entre 8 e 10 horas.

Reservar uma excursão a Rías Baixas desde Santiago