15 coisas para fazer em Sevilha em dezembro

Viva uma experiência única! Aprecie o encanto de Sevilha em dezembro, com toda a cidade vestida a rigor para celebrar o Natal e dar as boas-vindas ao novo ano.

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 12 minutos

15 coisas para fazer em Sevilha em dezembro

Sevilha em dezembro | ©Luis Eduardo P Tavares

Juntamente com Granada e Córdoba, Sevilha é uma das cidades mais importantes da Andaluzia. Aqui, a arquitetura, a arte, a história e a tradição andam de mãos dadas, fazendo com que se sinta tão em casa que vai querer voltar.

Dona de um cunho particular, Sevilha tem muitas coisas para fazer e ver: a sua cultura, a sua requintada gastronomia e o prazer das suas ruas, para citar apenas três atracções, para além da sua riqueza monumental. Visitar a cidade em dezembro tem um bónus adicional: poderá ver todas as decorações de Natal e sentir a atmosfera festiva a pairar no ar.

1. Descubra os incríveis mercados de Natal de Sevilha

Mercado de Natal de Sevilha| ©SMN
Mercado de Natal de Sevilha| ©SMN

Um dos pontos altos de dezembro são, sem dúvida, os mercados de Natal. Com a cidade vestida de festa, é possível encontrar presentes de todos os tipos, desde roupas e decoração para casa até belos brinquedos de madeira feitos à mão.

Entre os mercados mais conhecidos e movimentados de Sevilha estão o Mercado de Artesanato e Natal na Alameda de Hércules, o Mercado de Natal em Nervión, o de La Setas ou o da Plaza Nueva.

Num ambiente ao ar livre, pode comprar diretamente ao artesão, garantindo-lhe um presente único e original.

Estes mercados tendem a ser muito populares entre os habitantes locais, bem como entre os turistas que escolhem passar as férias nesta bela cidade.

Reservar uma visita guiada a Sevilha

2. Entregue a sua carta aos reis do Alcazar

Real Alcázar de Sevilha| ©Dmitry Djouce
Real Alcázar de Sevilha| ©Dmitry Djouce

O Alcázar de Sevilha é um dos mais belos palácios de Espanha e foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Se ainda não visitou o Real Alcázar, este é o momento ideal para o fazer, especialmente se tiver crianças, uma vez que, para além de percorrer o imponente edifício e apreciar o seu belo estilo mudéjar-renascentista, os mais pequenos podem entregar as suas cartas aos Reis do Alcázar, nomeadamente Isabel a Católica, Carlos I e Al-Mutamid, que as entregarão pessoalmente aos Reis Magos do Oriente.

Estas visitas dramatizadas são uma excelente forma de entrar em contacto com a história de Espanha em geral e, mais especificamente, da região andaluza.

Informações práticas

  • Onde: Puerta del Apeadero (junto ao Patio de Banderas).
  • Preço: as crianças podem entregar as suas cartas gratuitamente.
  • Quando: 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de dezembro e 2, 3 e 4 de janeiro, entre as 11:00 e as 15:00.

Reservar um passeio de autocarro turístico

3. Fazer uma visita guiada à cidade em autocarro turístico

Autocarro de Sevilha| ©jac hendrix
Autocarro de Sevilha| ©jac hendrix

O clima em Sevilha provavelmente permitirá reservar um passeio de autocarro turístico nesta época do ano, com a possibilidade de o fazer no convés superior, ao ar livre. O autocarro turístico da cidade de Sevilha leva-o num passeio com paragens gratuitas nos pontos turísticos mais importantes, como a Plaza de España e a Torre del Oro... e terá até 24 horas para o utilizar e entrar e sair quando quiser.

Mas não é só isso, com estes bilhetes pode aproveitar muitas outras promoções, incluindo bilhetes para várias atracções da cidade e visitas guiadas a pé.

Reservar um passeio de autocarro tur ístico

4. Descobre a arte barroca sevilhana e muito mais no Museu de Belas Artes

Museu de Belas Artes| ©Elliott Brown
Museu de Belas Artes| ©Elliott Brown

O Museu de Belas Artes é outra das opções que sugerimos durante a sua visita a Sevilha, pois é considerado uma das galerias de arte mais importantes do país. Ao reservar uma visita guiada ao museu, poderá contemplar as obras mais destacadas de artistas como Murillo, Velázquez, Zurbarán, El Greco e Valdés Leal.

Um guia profissional acompanhá-lo-á ao longo do percurso pelas mais de 14 salas dedicadas ao naturalismo, maneirismo, arte renascentista, arte do século VIII e muitas obras da pintura barroca sevilhana.

Reservar uma visita guiada ao Museu de Belas Artes

5. Comer tapas e assistir a um espetáculo de flamenco

Momento das tapas| ©Gigi Griffis
Momento das tapas| ©Gigi Griffis

Para conhecer realmente a cultura do país e, em particular, a arte do flamenco que impregna esta cidade, recomendamos que reserve um passeio típico de tapas e um espetáculo de flamenco.

Provarão uma variedade de tapas e vinhos locais, acompanhados por um guia local especializado que os levará aos bares mais famosos da cidade. Depois, passeará pelas ruas de Sevilha durante cerca de 4 horas, que é a duração estimada do passeio, e assistirá a um espetáculo de flamenco na Casa del Flamenco.

Reserve um passeio de tapas e um espetáculo de flamenco.

6. Fazer um passeio a cavalo

Carruagens| ©Winniepix
Carruagens| ©Winniepix

Uma das atracções mais típicas que se pode fazer na cidade de Sevilha é alugar um passeio de carruagem puxada por cavalos para visitar o centro e a cidade velha de Sevilha numa destas carruagens. O passeio dura cerca de 45 minutos com um motorista profissional que também actuará como um guia para visitar locais históricos como a Plaza de España e a Catedral de Sevilha.

Sem dúvida, não há maneira mais típica e especial de conhecer uma cidade tão bonita como a capital da Andaluzia.

Alugar um passeio de carruagem puxada por cavalos em Sevilha

7. Fazer uma excursão por Sevilha

Conhecer Ronda| ©Fredrik Rubensson
Conhecer Ronda| ©Fredrik Rubensson

Se a sua ideia é ficar vários dias na cidade, pode também aproveitar para visitar algumas das cidades e aldeias vizinhas que valem a pena. Eis algumas das nossas recomendações:

Excursão ao Parque Nacional de Doñana

Esta é, sem dúvida, uma das maiores atracções da zona. O Parque Nacional de Doñana é um dos mais belos e espectaculares da zona e alberga uma grande biodiversidade com espécies únicas, reprodução de aves europeias e africanas, animais em vias de extinção como o lince ibérico... pelo que vale a pena reservar uma excursão. A que propomos é efectuada em 4x4 e, no caminho, também se fará uma paragem na aldeia de El Rocío, onde se realiza a Peregrinação de El Rocío, que venera a Virgem de El Rocío.

Excursão às aldeias brancas e Ronda

Outra das coisas mais típicas da Andaluzia são as suas aldeias caiadas de branco. Com esta excursão às aldeias bran cas, visitará Zahara de la Sierra, Grazalema e a cidade de Ronda. Estas três aldeias são consideradas algumas das mais belas e turísticas da zona pela sua cultura e tradição e, claro, pelas suas paisagens pitorescas.

Excursão pedestre ao Caminito del Rey

Por último, se for mais adepto da emoção, sugerimos-lhe que reserve um dia para fazer caminhadas e visitar o Caminito del Rey. O que é isto? É um percurso que se encontra na província de Málaga e que foi considerado um dos trilhos mais difíceis e aventureiros do mundo.

É uma excursão para fazer este percurso complicado, mas divertido, em que terá de atravessar uma ponte suspensa de 100 metros de altura. Está preparado para isso?

Reserve a sua excursão de trekking ao Caminito del Rey

8. Percorrer a rota dos presépios de Natal

Presépios em Sevilha| ©RetalesCulturales
Presépios em Sevilha| ©RetalesCulturales

A tradição de fazer a rota dos presépios é muito antiga, e pode ser um bom plano para fazer se estiver à procura de coisas para fazer em Sevilha com crianças (e, já agora, aprender um pouco de tradição).

Por toda a cidade é possível ver todo o tipo de presépios, como o da Câmara Municipal, o do Hospital de la Caridad, o do El Corte Inglés, ou até um recriado com figuras Playmobil na Iglesia de la Misericordia. Algumas delas são verdadeiras obras de arte e, ano após ano, atraem um grande número de pessoas que as querem ver.

Longe de recriar apenas o momento do nascimento de Jesus Cristo, a grande maioria também narra outras cenas bíblicas. Estamos a falar de verdadeiras encenações, com uma pessoa encarregada da montagem e outra encarregada dos trajes das diferentes figuras em miniatura. Uma experiência única que o aproximará ainda mais do espírito do Natal.

9. Venha desfrutar de uma das atracções preferidas de todos: a patinagem no gelo!

Pista de Patinagem de inverno| ©XTrai
Pista de Patinagem de inverno| ©XTrai

Com o aproximar do mês de dezembro e com o tempo mais frio, quatro pistas de gelo são montadas em diferentes pontos da cidade. Todos, adultos e crianças, gostam de patinar incansavelmente durante horas a fio.

Situadas em locais muito centrais, como o Muelle de las Delicias, a Alameda de Hércules, Setas ou o Prado de San Sebastián, as pistas de patinagem no gelo estão entre as preferidas dos sevilhanos.

10. Diversão para adultos e crianças no Sevilla On ice!

Desfrutar do parque no inverno| ©DAVIDGIBSON
Desfrutar do parque no inverno| ©DAVIDGIBSON

Para além das pistas de gelo tradicionais, para os amantes dos jogos e do frio, ano após ano, é criado um parque de diversões de inverno chamado Sevilla On Ice, repleto de atracções geladas, como um escorrega de gelo, uma roda gigante e uma mais pequena para crianças, castelos insufláveis, carrinhos de choque, etc.

Há também uma área de restauração onde se pode saborear, por exemplo, alguns churros acompanhados por uma chávena de chocolate delicioso e fumegante, ideal para aquecer.

Informações práticas

  • Onde: Muelle de las Delicias e Prado de San Sebastián.
  • Preço: gratuito
  • Quando: de finais de novembro a 6 de janeiro, entre as 11h e a meia-noite.

11. Desfrute de uma Sevilha iluminada

Natal em Sevilha| ©Jose Antonio Lagier Martin
Natal em Sevilha| ©Jose Antonio Lagier Martin

Desde os primeiros dias de dezembro, a cidade acende as suas luzes de Natal, vestindo-se a rigor para a ocasião. As ruas, os parques, os edifícios, tudo parece brilhar em antecipação ao Natal.

Embora a imagem possa parecer semelhante à de outras cidades do mundo, Sevilha tem um encanto mágico. Caminhar sob esse céu estrelado de fantasia, ver as enormes bolas de Natal no meio da rua, como se tivessem caído de uma árvore de Natal gigante, a grande árvore luminosa da Plaza San Francisco, não o deixará indiferente.

Estrelas, anjos, grinaldas e uma miríade de outras figuras chegam todos os anos para mostrar que Sevilha celebra o Natal como nenhuma outra cidade do mundo.

12. Visitar a Feira do Presépio

Feira do Presépio| ©AMSC Onda Joven Sevilla
Feira do Presépio| ©AMSC Onda Joven Sevilla

Nesta feira tradicional é possível comprar todo o tipo de figuras, roupas, animais e decorações em miniatura para poder montar o seu próprio presépio em casa.

O costume de recriar o ambiente do nascimento de Jesus é típico da religião católica e remonta a vários séculos.

Muitas das peças que se podem comprar aqui são feitas à mão, esculpidas, gravadas, com um nível de pormenor surpreendente.

Por ser tão famosa, é muito comum ver pessoas de todo o mundo a comprar figuras, quer para fazer um presépio, quer como recordação do Natal em Sevilha.

Informações práticas

  • Onde: mesmo ao lado do Archivo de Indias, na Avenida de la Constitución.
  • Preço: gratuito
  • Quando: de meados de novembro a 23 de dezembro, das 10:00 da manhã às 21:00 da noite.

13. Desfrute de algumas bebidas num terraço no telhado

Telhado de Sevilha| ©Michael McDermott
Telhado de Sevilha| ©Michael McDermott

À noite, com a cidade iluminada, não há melhor plano do que desfrutar de algumas bebidas (ou tapas) num bar situado num dos telhados da cidade.

Os famosos rooftops, que permitem apreciar o espetáculo de Sevilha à noite, tornaram-se um ponto de passagem obrigatório para os amantes da vida nocturna. Existem alguns (e são cada vez mais!), geralmente localizados no coração do centro da cidade, que oferecem uma visão diferente da arquitetura, das luzes e das decorações de Natal de Sevilha.

Quando o sol começa a pôr-se atrás dos edifícios, o espetáculo da cidade iluminada torna-se decididamente único.

Alguns dos melhores rooftops encontram-se no hotel Doña María, no 5º andar, com vista para a ponte de Triana, e na Casa Romana, situada no telhado do hotel boutique com o mesmo nome.

14. Aproveite os descontos e ofertas de fim de ano!

Descontos| ©cottonbro
Descontos| ©cottonbro

Embora os maiores descontos comecem nos primeiros dias de janeiro, algumas lojas baixaram os preços em dezembro, precisamente por causa da época festiva.

Por isso, se ainda não comprou os seus presentes, esta pode ser uma boa oportunidade para o fazer. Nas ruas pedonais de Sierpes e Tetuán encontrará também um bom número de lojas de topo, como a H&M, Zara, Mango, Massimo Dutti, Bershka, entre outras. O ambiente geral é um pouco agitado, mas muito agradável.

Não há melhor sensação do que fazer as compras de Natal, seja nos mercados de artesanato ou nas lojas tradicionais, pois todos parecem ter algo de especial, ou assim todos queremos acreditar, porque, vá lá, merecemos sempre um monte de presentes, não é?

15. Delicie-se com as iguarias preparadas pelas freiras de clausura

Freiras de clausura| ©Lucila Vidal
Freiras de clausura| ©Lucila Vidal

Outra das doces tradições sevilhanas que se realiza todos os anos em dezembro é a tradicional mostra de doces, compotas, pastelaria e doçaria tradicional confeccionada pelas freiras de clausura.

Atualmente, existem 34 conventos de clausura em Sevilha, com uma população de mais de 400 freiras. Durante os primeiros dias de dezembro, um grupo delas expõe algumas das suas iguarias artesanais no Palácio Gótico do Real Alcázar.

Durante o resto do ano, em cada um dos conventos, também é possível comprar alguns destes doces e compotas que, garantem, são confeccionados com receitas muito antigas, passadas de geração em geração e feitas com muito amor e total dedicação.

Estes doces são um clássico das festas e representam, sem dúvida, uma parte importante do património gastronómico-cultural da região da Andaluzia.

Como é que está o tempo em Sevilha em dezembro?

A Catedral de Sevilha e a Giralda| ©salva u.f.
A Catedral de Sevilha e a Giralda| ©salva u.f.

Já deve ter percebido que visitar Sevilha em dezembro é uma excelente ideia, mas será que faz muito frio?

Bem, nos meses de dezembro e janeiro, as temperaturas variam entre os 9 e os 17 ou 18 graus Celsius, por isso... sim, está frio, mas em geral é bastante agradável, ideal para desfrutar de algumas destas actividades ao ar livre.

Além disso, embora muitas pessoas decidam visitar Sevilha nesta altura do ano, as multidões não são de todo insuportáveis.

Poderá, inclusivamente, desfrutar de muitas das atracções tradicionais da cidade sem ter de esperar muito tempo nas filas. Visite a magnífica Catedral de Sevilha, por exemplo, com o seu estilo mudéjar-renascentista, ou o Real Alcazar e La Giralda.

Noutras épocas do ano, seria necessário reservar o seu bilhete online com bastante antecedência, mas em dezembro as coisas correm muito mais naturalmente.

Reserve a sua visita guiada à Catedral de Sevilha

Quanto custa comer e divertir-se em Sevilha?

Dinheiro em euros| ©Pixabay
Dinheiro em euros| ©Pixabay

Sevilha não é uma cidade demasiado cara, muitas das suas atracções são gratuitas ou muito baratas, como as pistas de patinagem, que variam entre 5 e 7 euros.

Também é possível visitar lugares emblemáticos e fotogénicos como a Plaza España, a Torre del Oro, a Catedral ou a Plaza de Toros, sem gastar um único euro.

Quanto à comida, pode comer-se muito bem a partir de 10 euros por pessoa, ou beber um café por menos de 1,50 euros.

É claro que se procura algo um pouco mais exclusivo, ou com vista para a Ponte de Triana ou para o Alcázar, isso vai custar-lhe mais, mas não mais do que em qualquer outro lugar. Sevilha é uma cidade bastante razoável, apesar da sua reputação de cidade cara.

Sair de Sevilha para conhecer Sevilha

Teatro Romano de Santiponce| ©alejandro rodriguez
Teatro Romano de Santiponce| ©alejandro rodriguez

Deixem-me agora dar-vos um último conselho, se quiserem conhecer um pouco mais do que a cidade de Sevilha, tenham em conta que, nas proximidades, e ainda dentro da província, existem algumas aldeias incríveis que valem bem a pena visitar.

A cerca de 85 quilómetros da cidade de Sevilha encontra-se a pitoresca vila de Osuna. Considerada uma das aldeias mais bonitas da região, com o seu belo património arquitetónico e cultural e o encanto das suas ruas estreitas, não se arrependerá de uma viagem para a visitar.

Muito mais perto, a apenas 30 minutos de Sevilha, encontra-se Santiponce, um local de visita obrigatória. Com as suas ruínas romanas, o Anfiteatro e o sítio arqueológico de Itálica, esta cidade é uma verdadeira joia. Se decidires visitá-la, aqui tens informação sobre como lá chegar a partir de Sevilha.