10 coisas para fazer em Sevilha em janeiro
janeiro é um dos melhores meses para visitar Sevilha, pois o inverno não é demasiado frio e convida-o a desfrutar das suas muitas atracções.
Sevilha é um destino particularmente atrativo, pois seduz sempre turistas e locais com planos e actividades para desfrutar com amigos e família.
Visitar Sevilha em janeiro permite-lhe aproveitar muitas das atracções que a cidade prepara para as festividades do Natal e da Epifania e, claro, assistir a alguns dos eventos deste mês. Tudo isto, obviamente, sem deixar de lado tudo o que normalmente se pode ver e fazer em Sevilha.
1. Admire a Catedral de Sevilha sem as multidões
A Catedral de Sevilha é o maior templo gótico cristão e um dos mais belos edifícios religiosos da Europa. Embora esteja aberta durante todo o ano, em janeiro será possível obter bilhetes para a Catedral de Sevilha sem as multidões habituais de outras alturas.
Foi construída no local de uma mesquita almóada e a sua arquitetura mourisca acrescentou mais tarde elementos mudéjares, góticos, renascentistas e até barrocos, que podem ser vistos em muitos dos seus altares. O interior da Catedral é igualmente belo, com uma decoração requintada e luxuosa.
Recomendo reservar uma visita guiada à Catedral de Sevilha para conhecer mais sobre a sua história e as ilustres figuras históricas que estão enterradas aqui. Sabias que os túmulos de Cristóvão Colombo, Afonso X o Sábio e Pedro I o Cruel, entre outros, estão aqui?
Tudo o que há para ver na Catedral de Sevilha
- A Porta do Príncipe
- A Porta do Perdão
- O Pátio das Laranjeiras.
Para terminar este percurso, não pode deixar de subir à torre sineira da catedral, a famosa Giralda, um dos símbolos mais conhecidos de Sevilha.
Originalmente, era o minarete principal da Grande Mesquita Almóada, mas depois da reconquista tornou-se a torre sineira da Catedral. Caso não saiba, não só pode apreciar a Giralda a partir de baixo, como também pode subir a ela.
Informações práticas
- Onde: Av. de la Constitución, s/n
- Preço: a visita guiada com a subida à catedral custa cerca de 34 euros.
- Horários: em janeiro, está aberto das 10h45 às 17h, aproximadamente.
2. Combater o frio com vinho e tapas
Se já viajou para Sevilha no inverno, deve ter reparado que não é tão rigoroso como noutras partes de Espanha. No entanto, as temperaturas podem, por vezes, aproximar-se dos 3ºC, pelo que é sempre bom parar num bar para saborear umas deliciosas tapas acompanhadas por um copo de um bom vinho local.
As tapas são pratos servidos em pequenas quantidades e que incluem todo o tipo de ingredientes. O melhor é que pode experimentar diferentes especialidades sem se empanturrar com uma única porção.
Para conhecer os melhores sítios de Sevilha, a minha recomendação é que vá com um sevilhano. Se não puder, não hesite em reservar um tour de tapas e flamenco em Sevilha.
3. Ir a um espetáculo de flamenco
Mesmo em Sevilha, em algumas noites de janeiro, pode querer manter os seus planos dentro de casa.
Uma das actividades mais recomendadas é reservar um espetáculo de flamenco num tablao da cidade. Sevilha éum dos berços do flamenco, por isso não terá qualquer dificuldade em encontrar um espetáculo para ver. Os dançarinos, tanto homens como mulheres, são absolutamente sedutores.
Os bailarinos, tanto homens como mulheres, são absolutamente sedutores, com as mulheres em vestidos longos, com folhos e justos e os homens em calças escuras e uma camisa com um nó no peito. Acompanhados por guitarras, castanholas e palmas, batem os pés no tablao e, a cada movimento, o público não consegue tirar os olhos deles.
4. Descobrir a moda flamenca
janeiro marca o início da temporada de moda flamenca em Sevilha. Realizam-se diferentes eventos e desfiles de moda onde é possível apreciar belos trajes ciganos e moda flamenca.
O ponto central da Moda Flamenca é a passerelle We Love Flamenco, famosa por ser a primeira passerelle a apresentar as tendências da estação.
No entanto, se não conseguir um bilhete mas quiser saber mais sobre os trajes desta famosa dança, recomendo que reserve bilhetes para o Museu da Dança Flamenca em Sevilha, que alberga vestidos e outras peças artísticas.
Informações práticas
- Onde: Hotel Alfonso XIII em Sevilha
- Preço: depende do desfile. É aconselhável comprar os bilhetes com bastante antecedência.
- Quando: meados de janeiro, durante cerca de uma semana.
5. Descobrir locais de interesse sem filas de espera
Sevilha tem o maior centro histórico da Europa. A melhor maneira de conhecer os seus principais monumentos é fazer uma visita guiada à cidade, que o levará aos pontos mais importantes.
No entanto, também vale a pena sair dos circuitos habituais e visitar locais menos conhecidos. Em janeiro, não terá de fazer filas em lado nenhum, uma vez que não é época alta. Outra boa opção para janeiro é visitar alguns dosmuseus de Sevilha.
Não só estará menos cheio, como poderá aquecer-se durante algum tempo.
6. Aproveite as últimas actividades de Natal em Sevilha
Ao contrário de outros países, em Espanha as festividades de Natal prolongam-se até à primeira semana de janeiro. Sevilha não é exceção, e se visitar a cidade nesta altura do ano, poderá desfrutar das últimas actividades da época:
- Se passou a véspera de Ano Novo na cidade, dirija-se à Plaza Nueva para ouvir os sinos enquanto come as tradicionais doze uvas.
- Depois, procure um bom lugar para assistir ao fogo de artifício e passeie pelos bares para celebrar a chegada do novo ano.
- Outra coisa que recomendo é visitar um dos mercados de Natal da cidade
- Percorrer o caminho dos presépios, um plano perfeito se estiver em Sevilha com crianças.
7. Desfrutar do Concerto de Ano Novo
Todos os anos, a Real Orquestra Sinfónica de Sevilha oferece um Concerto de Ano Novo.
Nesta versão andaluza do tradicional Concerto de Ano Novo de Viena, diferentes maestros e solistas são convocados para encantar o público com um programa atrativo para os amantes da música. Como este é um evento cada vez mais popular, recomendo quecompre os seus bilhetes com antecedência no site oficial da ROSS, a Real Orquestra Sinfónica de Sevilha.
Informações práticas
- Onde: no Teatro de la Maestranza.
- Preço: entre 30 € e 50 €.
- Quando: início de janeiro, geralmente a partir das 20:00 horas.
8. Participar na "La Cabalgata de Los Reyes"
ACavalgada dos Reis Magos é uma das actividades mais marcantes que se podem realizar em Sevilha com as crianças durante o mês de janeiro, mais concretamente no dia 5. Nesta tradicional festa infantil, belos carros alegóricos percorrem as principais ruas da cidade num desfile colorido e extravagante com a presença deMelchior, Gaspar e Baltazar, que atiram rebuçados para os espectadores apanharem.
Trata-se de um acontecimento tradicional da cidade, que foi organizado pela primeira vez pelo Ateneu em 1918.
Informações práticas
- Onde: Em todo o centro da cidade. Começa na Universidade e passa pelas Rondas, centro da cidade, Macarena, Triana e Los Remedios.
- Preço: gratuito.
- Quando: 5 de janeiro, das 17h às 22h.
9. Não perca o Roscón de Reyes
O dia 6 de janeiro não só marca a chegada dos Reis Magos a Sevilha, como também é o dia em que os sevilhanos podem provar o Roscón de Reyes, um dos doces mais deliciosos de Espanha.
O Roscón de Reyes é um doce em forma de anel recheado com creme e decorado com frutas glaceadas como se fosse uma coroa real.
Se quiser fazer como os sevilhanos, compre um em qualquer padaria ou café e saboreie-o ao pequeno-almoço com uma chávena fumegante de café com leite.
10. Aproveite os saldos!
Depois da troca de prendas de 6 de janeiro, as lojas sevilhanas começam os saldos, uma oportunidade única para aproveitar os preços mais acessíveis e comprar prendas para toda a família e amigos.
É uma altura particularmente interessante para os turistas, que podem desfrutar de uma experiência de compras mais tranquila e confortável, uma vez que evitam as multidões dos dias anteriores ao Natal.
Quer opte pelas grandes lojas ou pelos centros comerciais Torre Sevilla ou Nervión, verá como competem entre si para ver qual delas oferece os preços mais atractivos e as ofertas que seduzem os potenciais clientes.
Tal como as de San Jacinto, Triana, Los Remedios ou o centro comercial Los Arcos.
Como é que está o tempo em Sevilha em janeiro?
Uma das vantagens de viajar para Sevilha em janeiro é que, ao contrário de outras cidades, o clima não é muito rigoroso.
As máximas costumam atingir os 16ºC, enquanto as mínimas raramente descem abaixo dos 6ºC. Por outro lado,também não é um mês particularmente chuvoso, com uma média de seis dias de precipitação.
De qualquer modo, é sempre aconselhável verificar a previsão do tempo alguns dias antes de viajar.