O que ver e fazer em Vigo

Desde visitar as Ilhas Cíes de barco, até passear pelo centro histórico da cidade, Vigo é um lugar onde não faltará o que fazer.

Andressa García

Andressa García

leitura de 12 minutos

O que ver e fazer em Vigo

Vigo | ©Vjgalaxy

Vigo é uma cidade muito versátil, que oferece tanto planos de praia como urbanos, pelo que é o lugar perfeito se quiser desfrutar do ambiente de praia, mas também da vida citadina. Vigo é uma cidade para desfrutar de todos os pontos de vista e em todas as épocas do ano.

E por falar em estações, se há uma coisa que Vigo tem é que, apesar de ser um lugar costeiro, pode visitar a cidade no verão ou no inverno e encontrar grandes actividades para fazer. Algumas das coisas que pode fazer são visitar o Pazo Quiñones de León, passear pelo centro histórico ou viajar para cidades próximas como Tui ou Pontevedra.

1. Passear pelo centro histórico de Vigo

Mercado da Pedra| ©MoniPeni
Mercado da Pedra| ©MoniPeni

O centro histórico de Vigo é um desses lugares que tem de incluir no seu itinerário de Vigo durante um dia. O centro histórico tem importantes locais de interesse turístico e cultural que pode visitar numa visita guiada por esta zona, embora, claro, também o possa fazer por sua conta se não quiser optar por uma visita guiada e paga.

Entre as coisas que pode ver numa das melhores visitas guiadas a Vigo e ao seu centro histórico estão: a Catedral de Vigo, a Plaza da Constitución, a Plaza de Compostela e a Porta de Sol. Mas, para além disso, cada um destes lugares tem elementos representativos que caracterizam a cidade. Por exemplo, na Praça de Compostela encontra-se o Dinoseto, um enorme dinossauro vegetal e os seus descendentes.

No caso da Praça Porta de Sol, esta conta com o Sireno, uma escultura com uma parte humana e outra de peixe, que representa a relação entre o homem e o mar, tão presente na cidade de Vigo devido à sua proximidade com o mar e à economia pesqueira da zona. Outro local a não perder após o transfer do aeroporto para Vigo é o Mercado de Pedra.

Detalhes interessantes

  • Preço: Se for por conta própria, não tem de pagar, mas se fizer uma visita guiada, terá de pagar a partir de 90 euros por uma visita privada ao centro histórico de Vigo.
  • Horários: Não há horários para percorrer o centro histórico de Vigo, exceto se fizer uma visita guiada, em que os horários são definidos pelo guia. Se quiser visitar cada um dos lugares do centro histórico, recomendo que verifique os respectivos horários de visita.
  • Como chegar: Pode chegar ao centro histórico de Vigo de carro, a pé ou de transportes públicos. Se estiver alojado nas proximidades, pode passear a pé por este local.

2. Viajar para Tui

Catedral de Tui| ©Jose Luis Cernadas Iglesias
Catedral de Tui| ©Jose Luis Cernadas Iglesias

Tui é uma das localidades muito próximas de Vigo, e de carro não demorará mais de 30 minutos a lá chegar. Nesta localidade, há muitas actividades que se podem realizar, como passear pelas suas ruas e perder-se na sua arquitetura medieval.

Entre outras coisas que gostarás de ver em Tui está a sua catedral, um edifício muito antigo que chamará a tua atenção devido à grande fortaleza que representa a sua construção. Também recomendo que visite outros edifícios semelhantes e igualmente importantes em Tuy, como o Convento das Clarissas ou a Capela de San Telmo.

Para chegar à Capela de San Telmo terá de passar primeiro pela rua entre os fornos, que é uma das mais bonitas e turísticas desta cidade porque é precisamente onde se conservam a maior parte das fachadas medievais das casas. Esta rua exala história do princípio ao fim. Obviamente, verá fornos medievais ao longo do caminho.

Pormenores interessantes

  • Preço: O preço a pagar para ir a Tui depende da forma como viaja. Se for por conta própria, não terá de pagar nada, exceto o combustível do carro, as portagens, se as houver, e as guloseimas que quiser pelo caminho. Se for com uma visita guiada, pode esperar pagar entre 100 e 130 euros por pessoa, aproximadamente.
  • Horário: Não há horário para visitar Tui, mas se for numa visita guiada, o horário será definido pelo guia turístico.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de carro particular ou de aluguer, bem como de transportes públicos ou de veículo privado e com todas as comodidades se viajar numa visita guiada.

3. Conduzir até Pontevedra

Em Pontevedra| ©Enric Rubio Ros
Em Pontevedra| ©Enric Rubio Ros

Pontevedra é outra localidade fora de Vigo que vale a pena visitar se estiver de passagem pela cidade. Tal como Tui, fica a cerca de 30 minutos de carro e é uma localidade situada a norte da cidade de Vigo.

Num pequeno passeio por esta localidade, podem ver-se monumentos litúrgicos, como igrejas e templos, bem como muitos museus. Recomendo que se dê tempo para visitar Pontevedra na sua totalidade, e pode até fazer uma visita nocturna, que é uma das melhores coisas para ver e fazer em Vigo à noite.

Outros lugares interessantes para visitar em Pontevedra são: o Mosteiro de Santa María de Armenteira e o Pazo de Lourizán.

Pontevedra é, sem dúvida, um lugar interessante para desfrutar de novas experiências e, sobretudo, para conhecer mais de perto a cultura de Vigo. Se planeia viajar paraVigo durante 2 dias, recomendo que utilize um desses dias para visitar o centro histórico da cidade e outro para viajar até Pontevedra, onde poderá fazer visitas guiadas pela cidade, provar a gastronomia típica e tirar inúmeras fotografias.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada na cidade é gratuita. No caso de querer uma visita guiada, pode custar cerca de 60 euros por pessoa.
  • Horário: Não existe um horário para visitar Pontevedra, mas no caso de se fazer uma visita guiada, o horário será determinado pelo guia turístico com quem se vai.
  • Como chegar: Pode chegar-se de carro particular, visita guiada ou táxi.

4. Conhecer a Ilha Arousa

Ilha da Arousa| ©Enric Rubio Ros
Ilha da Arousa| ©Enric Rubio Ros

No coração da ria de Arousa encontra-se também a ilha de Arousa, um lugar que se destaca por ser considerado o ponto mais alto do município de Pontevedra. Se há algo a ver nestas ilhas é, sem dúvida, a ponte que liga as ilhas ao continente, que é a ponte mais longa alguma vez construída em Espanha.

Outros locais de interesse turístico a visitar na Ilha de Arousa são: o farol de Punta Cabalo, o Ilhéu Aeroso e, sobretudo, o Parque Natural de Carreirón, onde existe uma zona de proteção de aves com uma grande população de garças cinzentas.

Para além disso, outra das coisas que irá adorar neste lugar é a variada vida selvagem que irá ver, com animais de muitas espécies que chamam a esta ilha a sua casa. Já para não falar da costa destas ilhas, que, sem dúvida, são uma dezena se quiser passar um bom dia na praia.

Detalhes de interesse

  • Preço: Os preços podem variar, quer se queira ir por conta própria ou numa visita guiada. Se for por conta própria, só pode gastar em combustível. Se reservar uma visita guiada de dia inteiro, pode pagar até 400 euros por pessoa.
  • Horário: Se for por conta própria, não há horário para visitar a ilha. Se for com uma visita guiada, então o horário pode ser determinado pelo guia turístico.
  • Como chegar: Para chegar à ilha, é necessário atravessar a ponte da ilha, que é uma das mais longas de Espanha.

5. Entrar no Pazo Quiñones de León e percorrer o Parque de Castrelos

Parque de Castrelos| ©Angel
Parque de Castrelos| ©Angel

O Pazo Quiñones de León é um desses lugares especiais que Vigo tem que ver. Trata-se de uma casa antiga com muitos jardins, que pertenceu a pessoas poderosas dos séculos passados. No seu interior podem ver-se muitos objectos valiosos dos séculos XVII, XVIII e XIX, enquanto no exterior se podem ver jardins perfeitamente cuidados e mantidos.

O Pazo Quiñones de León é uma das estruturas mais emblemáticas da cidade de Vigo, graças à extensa história que guarda no seu interior. Nos arredores do Paço Quiñones de León encontra-se o Parque de Castrelos, um dos pulmões naturais da cidade, e também um bom lugar para passear ou sentar-se e descansar.

Uma das melhores coisas do Parque de Castrelos é a grande quantidade de zonas verdes no seu interior. Se for com crianças, elas podem desfrutar dos parques infantis que estão localizados nas diferentes áreas do parque. Outra atração que vai adorar é o rio Lagares, que atravessa todo o parque e junto a ele há um caminho que o leva à própria praia de Samil.

Não deve dedicar menos de duas horas para visitar o Parque de Castrelos na sua totalidade, mas se estiver a visitar Vigo durante 3 dias ou mais, recomendo que dedique um dia inteiro para o explorar. A Ponte de Castrelos, que também se encontra dentro do parque, é um sítio incrível para tirar fotografias fantásticas.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada em ambos os sítios turísticos é gratuita. Se fizer uma visita guiada, estes locais podem estar incluídos na visita e poderá ter de pagar a partir de 90 euros por uma visita completa à cidade.
  • Horário de abertura: O parque está aberto todos os dias e 24 horas por dia. O Pazo Quiñones de León está aberto de terça a sexta-feira das 10:00 às 14:00, sábado das 17:00 às 20:00 e domingo das 11:00 às 14:00. Os jardins do Pazo Quiñones de León estão abertos no inverno das 9:00 às 20:00 e no verão das 9:00 às 21:00.
  • Como chegar: Pode chegar de transportes públicos através da linha 8, que o deixa mesmo em frente a este local. Também pode chegar de carro particular e deixar o seu carro no parque de estacionamento situado em frente ao Pazo.

6. Subir ao miradouro do Castelo do Castro

Miradouro do Castelo do Castro| ©Pajarillo Volado
Miradouro do Castelo do Castro| ©Pajarillo Volado

O Castelo do Castro situa-se na parte mais alta da colina com o mesmo nome. É um dos melhores miradouros que encontrará, de onde se pode ver toda a cidade de Vigo e também toda a extensão do oceano. Esta é uma vista que pode ser apreciada a qualquer hora do dia, pois está aberto 24 horas por dia.

Em qualquer caso, recomendo visitar este castelo de manhã, quando a vista é muito mais nítida e, em dias claros, é possível ver claramente tanto a cidade como as Ilhas Cíes. É possível subir a este miradouro por conta própria e até fazer uma visita completa ao interior do castelo e aos seus jardins.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no castelo é gratuita.
  • Horário de funcionamento: Está aberto 24 horas por dia.
  • Como chegar lá: Para chegar lá, é preciso ir até ao Monte O Castro num carro particular e estacionar no topo, mesmo em frente ao castelo, ou pode subir a pé.

7. Apreciar as obras do Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea| ©Elisardojm2
Museu de Arte Contemporânea| ©Elisardojm2

Uma das visitas obrigatórias na cidade de Vigo é, sem dúvida, o Museu de Arte Contemporânea, também chamado MARCO. Este é, sem dúvida, um dos melhores museus de Vigo, especialmente porque é um lugar onde a arte nacional e internacional convergem.

Embora este museu esteja a funcionar como tal desde 2002, a estrutura tem muito mais do que história, tendo tido múltiplos usos desde a sua construção. Antes de ser utilizado como sede do Museu de Arte Contemporânea, foi utilizado como prisão e também como fortificação onde funcionou o Palácio da Justiça.

No interior do museu pode ver exposições temporárias e permanentes. Quanto às exposições permanentes, estas apresentam basicamente objectos que fazem parte da obra de artistas nacionais e internacionais do mundo da arte contemporânea. No caso das obras temporárias, recomendo que visite o site oficial do museu para saber quais as que estão em exibição no momento da sua visita.

Para visitar este museu pode fazê-lo por conta própria ou contratar uma visita guiada que o levará a conhecer em pormenor cada uma das áreas de exposição. Pessoalmente, recomendo que opte por este tipo de visita guiada, para que não perca nenhuma informação que considere interessante sobre o museu e as diferentes obras de arte expostas.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita, mas se quiser fazer uma visita guiada ao interior do museu, é provável que tenha de pagar um determinado preço, consoante o número de pessoas presentes.
  • Horário de abertura: Pode entrar no museu de terça-feira a sábado, das 11:00 às 14:30 e das 17:00 às 21:00. Aos domingos, pode visitar o museu das 11:00 às 14:30. O museu está fechado às segundas-feiras.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de carro particular ou de transportes públicos. Se for de carro, deve saber que existe um parque de estacionamento à porta do museu onde pode deixar o seu carro.

8. Ver os animais no VigoZoo

Animais no Zoo| ©Enrique A.
Animais no Zoo| ©Enrique A.

Este é o jardim zoológico da cidade de Vigo e é, sem dúvida, um dos lugares que tem de visitar se for a Vigo com crianças, porque pode conhecer e ver uma grande variedade de espécies animais no seu habitat natural, desde mamíferos a insectos, passando por aves, répteis e peixes de diferentes espécies.

Dentro do jardim zoológico também terá a oportunidade de ver uma diversidade de plantas divididas em três secções: árvores, arbustos e ervas. Mas para além de fazer uma boa visita guiada para ver todos os animais do zoo, as crianças também têm acesso a uma área educativa onde podem aprender muito mais sobre cada espécie e sobre o museu.

Esta é uma das melhores coisas para fazer em Vigo no Natal, porque o jardim zoológico junta-se à alegria natalícia e acende as luzes da época, como parte das celebrações organizadas pela cidade para o mês de dezembro.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os bilhetes podem custar entre 2 e 6,25 euros, consoante a idade do visitante e o dia da semana em que se pretende ir ao Zoo. As crianças com menos de 2 anos têm entrada gratuita. Também estão disponíveis tarifas especiais.
  • Horário de funcionamento: De novembro a janeiro, está aberto das 11:00 às 19:00. Em outubro, fevereiro e março, está aberto das 11:00 às 19:30. E, finalmente, de abril a setembro, está aberto das 11:00 às 21:00.
  • Como chegar lá: Pode chegar lá de autocarro Vitrasa, ou pode chegar lá de carro particular. Também é possível fazer uma visita guiada e ir de autocarro privado com todas as comodidades.

9. Passear pelas praias da costa de Vigo

Pôr do sol na praia de Samil| ©Ivan PC
Pôr do sol na praia de Samil| ©Ivan PC

A costa de Vigo tem muito para mostrar, pelo que é um ponto de passagem obrigatório quando se visita esta cidade. Para além das Ilhas Cíes e da sua famosa Praia de Rodas, a costa de Vigo tem muito para oferecer. Algumas das praias de que mais gostará são a Playa Samil, a Playa del Vao, A Foz e Nerga, todas ideais para nadar.

Cada uma destas praias também tem um bom ambiente de praia, onde pode encontrar muitos bares de praia para desfrutar de boa comida e, acima de tudo, de bebidas para passar o tempo nas praias. Se há uma coisa que posso recomendar quando visitar esta região, é a diversidade de cocktails que pode desfrutar.

As praias da costa têm uma vantagem, que é o facto de estarem muito próximas da zona urbana, e só terá de conduzir cerca de 10 a 15 minutos para chegar à praia mais distante do centro da cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não há taxa de entrada em nenhuma das praias, mas terá de pagar o que comer nos bares de praia.
  • Horário: Se for por conta própria, pode ir à praia a qualquer hora. Se for numa visita guiada, o horário é de acordo com as instruções do guia turístico.
  • Como chegar lá: Pode chegar às praias de transportes públicos, de carro particular ou de autocarro particular, se fizer uma visita guiada.

10. Navegar até às Ilhas Cíes

Ilhas Cíes| ©Jorge Tomé Hernando
Ilhas Cíes| ©Jorge Tomé Hernando

As Ilhas Cíes são um verdadeiro paraíso que não pode perder se estiver a visitar a cidade de Vigo durante 4 dias ou mais. Estas ilhas estão situadas mesmo em frente à cidade e podem ser alcançadas embarcando no porto de Vigo e navegando pela ria com o mesmo nome até às ilhas.

Uma das principais atracções destas ilhas paradisíacas é a praia de Rodas, uma praia de águas cristalinas com uma paisagem natural incrível e, sobretudo, uma excelente vista de todos os ângulos. Para fazer uma viagem às Ilhas Cíes, pode fazê-lo por conta própria se tiver uma licença de navegação para barcos desportivos.

Também tem a opção de fazer uma visita guiada, que lhe asseguro ser uma das melhores excursões de Vigo que pode fazer na sua viagem. Este tipo de excursão dura normalmente cerca de um dia.

Nestas actividades, o seu guia turístico irá mostrar-lhe o melhor da ilha, assim como terá a oportunidade de provar bons pratos da gastronomia de Vigo. A praia de Rodes, que se encontra nestas ilhas, foi declarada pelo The Guardian como uma das 10 melhores praias do mundo, pelo que é bastante visitada e costuma estar bastante cheia, especialmente no verão.

Detalhes interessantes

  • Preço: O aluguer de um barco para as Ilhas Cíes pode custar cerca de 20 euros por pessoa, mas uma viagem de dia inteiro pode custar pouco mais de 100 euros por pessoa.
  • Horário: Terá de coordenar o horário com o guia turístico.
  • Como chegar: Para chegar às Ilhas Cíes, é necessário ir de barco, a partir de Vigo, Portonovo ou Sanxenxo.