O que ver e fazer em Vigo em 3 dias

Só tem três dias para visitar Vigo? Não se preocupe, é possível ver grande parte da cidade em muito pouco tempo.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Vigo em 3 dias

Passeio por Vigo | ©Alejandro Piñero Amerio

As melhores coisas para fazer e ver em Vigo podem ser organizadas num itinerário de três dias. Se planear tudo com antecedência, poderá desfrutar de toda a cidade. Além disso, tem a vantagem de Vigo ser uma cidade pequena, pelo que não terá de se preocupar com distâncias excessivas.

O melhor é dividir a cidade por zonas. Desta forma, no primeiro dia conhecerás um pouco da sua história e das suas origens. No segundo dia, podes explorar os seus bairros e talvez as zonas que poucos turistas costumam visitar. Finalmente, no terceiro dia, pode explorar o porto e visitar as belas praias.

Dia 1: conhecer as origens e a cultura da cidade

Guarita da fortaleza de El Castro| ©Contando Estrelas
Guarita da fortaleza de El Castro| ©Contando Estrelas

Chegou finalmente à Cidade das Oliveiras! A primeira coisa que recomendo para começar a sua viagem em Vigo é visitar os seus locais históricos. Não há tempo a perder, por isso, se vier de avião, escolha o melhor transfer do aeroporto para o centro da cidade.

Recomendo que se dirija ao seu hotel e deixe lá a sua bagagem. Os hotéis costumam ter bons restaurantes onde se pode tomar o pequeno-almoço antes de começar a explorar a cidade. Sugiro que peça algo típico de Vigo, como as empanadillas del Carballo. Depois do almoço, estará pronto para explorar a cidade.

Visitar o Castro de Vigo

A melhor altura para visitar o Castro de Vigo é de manhã. A partir do centro de Vigo, pode caminhar cerca de 15 minutos para chegar ao Castro de Vigo, que esconde segredos da Idade do Bronze.

Há quem diga que entrar nesta aldeia é como entrar noutro mundo. Este povoado está situado numa encosta do Monte de O Castro e possui os restos de um povoado que foi abandonado há séculos. Até à data, foram reconstruídas pelo menos três casas que, ao vê-las, nos dizem como foi o início da ocupação romana.

Visitar o Monte de O Castro

O Monte de O Castro é o parque que oferece as melhores vistas de Vigo. Está situado no coração da cidade, onde viveram os primeiros povoadores. Depois de visitar a povoação castreja, deve subir para apreciar a vista. Atenção que pode ser um pouco complexo, pelo que é melhor usar roupa e calçado confortáveis.

Neste parque pode desfrutar de zonas desportivas e parques infantis, pelo que é uma boa opção para desfrutar de Vigo com crianças. Além disso, a visita é gratuita e o acesso ao Monte faz-se a partir da rua Camelias. Também é acessível de carro.

Almoço e passeio pelo centro de Vigo

No final da sua visita ao Monte de O Castro, será por volta do meio-dia, altura ideal para almoçar. Aconselho-o a voltar a para o centro de Vigo, onde encontrará vários restaurantes onde poderá saborear uma boa refeição.

Depois de recarregar as baterias com um bom almoço, é altura de dar um passeio pelo centro de Vigo. O melhor é contratar um guia local para o levar a conhecer a zona. Estas visitas duram normalmente cerca de duas horas e custam aproximadamente 60 euros.

As visitas a pé começam normalmente na Plaza Fuente del Sol, mesmo ao lado da famosa escultura "Sireno". Os locais a visitar incluem a Fortaleza de San Sebastian, a icónica árvore El Olivo, bem como várias praças e ruas emblemáticas. Não se esqueça de comprar algumas lembranças nas lojas de artesanato.

Detalhes interessantes

  • Preço: aproximadamente 60 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.

Visitar os museus de Vigo

Visita ao Museu Galego do Mar| ©Contando Estrelas
Visita ao Museu Galego do Mar| ©Contando Estrelas

Quando o passeio a pé terminar, por volta das 17 horas, ainda tem tempo para continuar a explorar a cidade. Sugiro-lhe que visite alguns dos melhores museus de Vigo. Muitos deles têm entrada gratuita.

Se gosta de arte contemporânea, recomendo-lhe que visite o Museu do Marco. Aqui encontrará obras de vanguarda e exposições temporárias de artes plásticas, música, moda, entre outras. A partir das 18h00, este museu oferece visitas guiadas, pelo que pode planear o seu dia para chegar a tempo.

Se gosta de peças de teatro, concertos e espectáculos semelhantes, pode visitar o Teatro Afundación Vigo. No entanto, o horário dependerá dos espectáculos do dia. Outros locais a visitar são a Fundação Barrié e a Casa das Artes.

Desfrutar da noite na Alameda

Do centro de Vigo à Alameda, mais concretamente à Praça de Compostela, chega-se facilmente em sete minutos a pé. Quando lá chegar, verá belos jardins e terraços. Durante o dia, é ideal para passar tempo com a família e as crianças.

Durante a noite, é um ótimo lugar para sair e tomar um cocktail com os amigos. Para jantar, recomendo um restaurante como o Mesón de Compostela, onde pode desfrutar de excelentes vistas e de uma comida deliciosa.

Depois do jantar, pode regressar ao seu hotel de táxi ou utilizar os autocarros Vitrasa. Tenha em atenção que muitas das suas linhas deixam de funcionar depois das 20 horas.

Dia 2: explorar os bairros de Vigo

Praia de Vao| ©mmmmngai@rogers.com
Praia de Vao| ©mmmmngai@rogers.com

Para o segundo dia, recomendo que se afaste do centro de Vigo para ver muito mais desta cidade. Tal como no primeiro dia, o melhor é tomar o pequeno-almoço no seu hotel ou num restaurante próximo. Desta forma, poderá aproveitar ao máximo o seu tempo.

Neste dia, conhecerá a zona costeira da cidade, um interessante museu, algumas praias e muito mais.

Visitar Alcabre e o Museu do Mar

Alcabre é uma pequena freguesia de Vigo. Para lá chegar a partir do centro de Vigo, dirija-se à paragem de autocarro Colón e apanhe o autocarro XG624. A viagem dura cerca de meia hora e só inclui duas paragens, uma delas em Bouzas, onde deve descer.

Uma vez lá, recomendo caminhar durante cerca de 20 minutos até ao Museu do Mar. No caminho, verá a Igreja de Santa Baia de Alcabre. Ao entrar no museu, pode fazer uma visita guiada para descobrir todos os segredos da atividade piscatória da zona.

À saída, recomendo que caminhe até ao farol do Museu do Mar. A partir deste belo local, pode ver o mar e toda a costa, por isso não se esqueça de tirar algumas fotografias!

Passar algum tempo na praia

Depois desta visita será meio-dia, por isso a melhor coisa a fazer é encontrar um bom restaurante para almoçar. Muito perto do museu encontra-se o Bar O Muiño do Alcabre onde se pode almoçar. Se quiser desfrutar das praias de Samil ou Vao, deve caminhar pelo menos 20 minutos até elas. Nos arredores também encontrará bons restaurantes como La Hacienda de Machado.

A praia de Samil é ideal para passar um dia em família e é perfeita se viaja com crianças. As suas ondas são suaves e tem também piscinas, restaurantes, zonas verdes, entre outros espaços que vai adorar. A praia de O Vao, por outro lado, é mais uma praia para os jovens. É um local ideal para aprender a fazer windsurf ou mesmo velejar.

Dica de viajante
Quando for à praia, nunca se esqueça do protetor solar. Lembra-te que a tua pele é muito sensível aos raios ultravioleta. Além disso, recomendo que te mantenhas sempre hidratado para que possas desfrutar ao máximo das tuas férias.

Visite a Villa Romana de Toralla ou um parque florestal

Vila Romana de Toralla| ©Septem Trionis
Vila Romana de Toralla| ©Septem Trionis

Depois de desfrutar da praia até às quatro ou cinco da tarde, pode visitar a Villa Romana de Toralla, situada junto à praia de O Vao. Trata-se de uma jazida arqueológica muito interessante em Vigo. Data dos séculos IV e V d.C. É também a única villa romana da Galiza que pode ser visitada e está totalmente escavada.

Há duas formas de a explorar. Uma delas é externa, acompanhada por painéis informativos que o ajudarão a compreender tudo o que vê. A outra opção é entrar na villa através de uma visita guiada. No entanto, para usufruir desta opção, é necessário telefonar com antecedência e fazer uma reserva.

Em vez desta visita, pode também fazer caminhadas ou um piquenique num parque florestal. Os parques do Coruxo e de Saiáns ficam perto da zona. No entanto, para lá chegar em meia hora, terá de se deslocar de táxi.

Despedir-se do dia no bairro costeiro de Bouzas

Quando já estiver a escurecer, recomendo que apanhe um táxi para o bairro costeiro de Bouzas. Note que não há linhas de autocarro nesta zona, por isso é melhor apanhar um táxi ou vir para esta zona com um carro alugado.

Em Bouzas, pode passear pelas belas ruas calcetadas enquanto observa a noite a cair no mar. Recomendo caminhar ao longo do Paseo Marítimo até chegar ao Restaurante Son Vento. Aí poderá desfrutar de um jantar de luxo acompanhado de vinho branco Albarino, o melhor vinho da zona. Para regressar ao hotel, recomendo que apanhe um táxi.

Dia 3: Entrar na ria de Vigo

Ilha de Monteagudo| ©Sergei Gussev
Ilha de Monteagudo| ©Sergei Gussev

Para conhecer a ria de Vigo, recomendo explorar as Ilhas Cíes. Este terceiro dia da sua estadia em Vigo deve ser, sem dúvida, para relaxar e desfrutar destas maravilhas naturais. Tem a opção de as desfrutar como um dia de praia tranquilo ou como um dia de exploração.

Duas das ilhas podem ser visitadas à vontade, enquanto a terceira requer um barco privado. Explicarei um pouco sobre como visitá-las e que actividades pode fazer em cada uma delas. Para fechar o último dia em Vigo, sugiro um jantar no barco de regresso ao centro da cidade. A viagem pode ser de meia hora ou mais, depende da experiência que solicitar.

Visitar o Parque Nacional das Illas Atlánticas

O Parque Nacional das Ilhas Atlânticas estende-se desde a ria de Arousa até à ria de Vigo. As diferentes ilhas desta zona formam um belo Parque Nacional Marítimo-Terrestre que deve ser visitado antes de sair de Vigo. Para o explorar, é necessário apanhar um barco para as Ilhas Cíes a partir da Estación Marítima de la Ría, a cinco minutos do centro de Vigo.

Entre as empresas que oferecem aluguer de barcos e veleiros encontra-se a AC Náutica. Os preços de aluguer podem ser encontrados a partir de 30 euros e também encontrará várias opções de passeios. Não se preocupe, pois receberá todas as informações na estação antes de embarcar.

Este é um plano ideal se viajar durante o verão ou na semana da Páscoa. Essas são as melhores datas, pois o clima é ideal para entrar no mar. No inverno, morrerá de frio se viajar de barco nesta zona, mas se isso não o incomodar, de certeza que encontrará bons preços para estas viagens.

Explorar a Ilha de Monteagudo

Dependendo do passeio que escolher, pode visitar uma ou mais praias das Ilhas Cíes. Estas ilhas são um dos arquipélagos que fazem parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre. Embora sejam três ilhas, apenas a ilha de Monteagudo e a ilha de Faro podem ser visitadas. A terceira ilha, San Martiño, só é acessível por barco privado.

As duas primeiras ilhas estão ligadas por uma ponte pedonal, pelo que é fácil visitar ambas. Pode facilmente passar o dia inteiro nestas ilhas sem qualquer problema, pois têm muito para mostrar. A ilha de Monteagudo tem as praias das Figueiras e da Costa do Bufardo. Convido-o a visitá-las e a deitar-se ao sol.

Depois de algumas horas será altura de almoçar, por isso podem visitar o Restaurante Rodas, o único da ilha norte. Aí poderá apreciar a bela paisagem se comer na esplanada, bem como saborear o delicioso marisco.

Explorar a Ilha de Faro

A ilha de Faro tem mais coisas para ver e fazer durante toda a tarde. Os turistas costumam ficar na zona de campismo desta ilha. Fica muito perto da praia de Rodas e da praia Dos Viños. Pode percorrer estas zonas a pé e passar algum tempo a admirar a paisagem.

Para explorar a zona, pode sempre seguir o Caminho do Lago. No entanto, também se pode fazer um pequeno desvio para ver o Observatório de Aves do Alto da Campá. Aí poderá admirar o mar e as aves que aí habitam. Para terminar a tarde, recomendo que relaxes numa das praias e dês um bom mergulho.

Se gostas de aventura, podes sempre alugar um barco para explorar a ilha de San Martiño ou Ilha do Sul. Aqui encontrarás a praia de San Martiño, que costuma estar deserta. Nesta ilha também se encontra o Farol dos Bicos, a 175 metros acima do nível do mar. Outra coisa que se pode ver é o Muiño de Limpiño, mas para lá chegar tem de se embrenhar na vegetação, pois não há caminhos. Também se podem ver os restos de uma fábrica de salga.

Jantar num restaurante das Ilhas Cíes

Uma forma descontraída de terminar o dia na ilha de Faro é jantar no restaurante tapería Illas Cíes. No entanto, se quiser algo mais especial, pode regressar num barco à vela com jantar incluído. Este tipo de passeio costeiro é um plano ideal, especialmente se viajar em casal.

Os cruzeiros costumam incluir um jantar ou uma degustação. Uma garrafa de vinho também está incluída. É a opção ideal se não quiser deixar de aproveitar o dia, mesmo quando estiver a regressar ao centro de Vigo. Lembre-se que o barco deixá-lo-á perto da Estação Marítima, no centro de Vigo.

O que levar na mala quando se vai a Vigo?

A bagagem| ©tookapic
A bagagem| ©tookapic

Quando for a Vigo, o melhor é levar um par de fatos de banho. Esta cidade tem uma grande variedade de praias que pode visitar, por isso é melhor estar preparado. Também recomendo levar roupa e calçado cómodo, já que terá de andar pela cidade.

Outra recomendação é levar protetor solar para usar em qualquer momento. Os planos em Vigo são passeios a pé, visitar a praia ou fazer um cruzeiro e em todos estes planos estará sempre exposto ao sol, especialmente se viajar no verão.

Como se pode deslocar utilizando os autocarros de Vigo?

Vigo| ©Sergei Gussev
Vigo| ©Sergei Gussev

Para se deslocar em Vigo, pode utilizar as linhas de autocarro da Vitrasa. Estas têm várias paragens que o podem ajudar a deslocar-se pela cidade. No entanto, se quiser explorar a ria de Vigo, não recomendo esta opção. O autocarro deixá-lo-á numa zona um pouco afastada das praias, pelo que terá de caminhar.

Se quiser explorar o centro de Vigo, o autocarro pode ser útil e pode consultar o itinerário a seguir no Google Maps. Recomendo que pague o bilhete à entrada ou que compre um cartão se tiver de utilizar o autocarro várias vezes. Pode comprar ambos quando entrar no autocarro.