O que ver e fazer em Vigo em 2 dias
Se viajar para Vigo em 2 dias, recomendo que dê uma vista de olhos a este planeamento com as melhores actividades e planos para fazer na cidade.
Vigo é conhecida em toda a Espanha pela sua grande beleza. Se a vai visitar em dois dias, é aconselhável seguir um itinerário previamente preparado. Desta forma, terá a certeza de que visitará os locais mais importantes da cidade.
Neste itinerário de coisas para ver e fazer em Vigo em 2 dias, encontrará uma grande variedade de planos, desde pores-do-sol na praia a visitas a ermidas, bem como alguns dos melhores restaurantes deste município de Pontevedra.
Dia 1: Casco Viejo, El Ensanche, Monte O Castro e jantar com vistas
No seu primeiro dia em Vigo, convido-o a percorrer o centro histórico de Vigo, onde encontrará alguns dos principais monumentos da cidade, como a Colegiata de Santa María.
Também poderá ver o pôr do sol num dos lugares mais bonitos desta cidade de Pontevedra. Como se isso não bastasse, é também um dia fantástico do ponto de vista gastronómico, graças às sugestões de restaurantes que lhe vou fazer.
Visitar o centro histórico de Vigo
O centro histórico de Vigo tem quatro praças: Plaza Princesa, Plaza Almeida, Plaza Constitución e Plaza de Pedra. Destas quatro, a praça principal é a Praça da Constituição, que é maior do que as outras. Aqui encontra-se o que foi a antiga câmara municipal de Vigo, bem como o primeiro candeeiro da cidade. Recomendo que visite as suas lojas e se sente numa esplanada para tomar um café.
Depois do primeiro café da manhã, dirija-se à Colegiata de Santa María, situada na Plaza de Pedra. Este edifício tem as suas origens na Idade Média. O templo foi construído em honra do Cristo da Vitória, a quem se atribui a salvação da população de Vigo da invasão napoleónica. Pode visitar o seu interior gratuitamente de segunda a domingo das 09:30 às 13:00 e das 18:00 às 20:30 nos fins-de-semana, aproximadamente.
Depois de visitar a Basílica de Santa Maria, dirija-se à Porta do Sol, que fica a apenas 3 minutos a pé. O seu nome deve-se ao facto de ter sido, no passado, a entrada da cidade amuralhada. Aqui verá duas esculturas de Dinoseto e El Sireno, duas figuras representativas da cidade.
Verá que existe uma grande avenida que começa na praça da Porta do Sol, a famosa Rua do Príncipe, a principal rua comercial de Vigo. Passeie pela rua enquanto percorre as lojas até chegar ao Museu de Arte Contemporânea. Este edifício foi outrora o tribunal e a prisão de Vigo. Está aberto todos os dias do ano, exceto às segundas-feiras, e é gratuito.
Passear pelas ruas de El Ensanche
Ao percorrer a Rua do Príncipe desde a Porta do Sol, afasta-se do Casco Vello e entra no El Ensanche, o bairro mais sofisticado da cidade. O bairro do Ensanche foi construído após a demolição das muralhas da cidade de Vigo e a sua primeira rua foi a Rúa de Carral.
Os edifícios são de estilo Belle Époque e foram construídos no século XIX. É aqui que vivem as pessoas mais ricas da cidade, o que é fácil de ver se observarmos os edifícios.
Caminhe até à Rua Policarpo Sanz, onde se encontra o Teatro García Barbón. Também recomendo que caminhe até ao Parque da Alameda, onde há um jardim zoológico de pedra e alguns bancos para parar e descansar depois da sua caminhada.
Em redor do parque encontram-se impressionantes edifícios de pedra. Também vale a pena visitar os jardins de Montero Ríos, bem como as paróquias de Santa María de Vigo e Santiago de Vigo.
Almoçar num dos melhores restaurantes de Vigo
Se caminhar pela Rúa do Areal, chegará a um dos melhores restaurantes de Vigo: Casa Marco. Este restaurante está localizado na Rúa de García Barbón e fica a apenas 15 minutos a pé do bairro El Ensanche. Aqui poderá saborear a cozinha tradicional galega, com pratos confeccionados com produtos locais e de qualidade.
Entre as especialidades da ementa destaca-se o lombo de Martiño de Ons grelhado sobre lulas da ria com cebolas, uma verdadeira iguaria. O arroz de bacalhau com grão-de-bico e gambas também é requintado, assim como o filete de pescada e o lombo de atum Burela grelhado com molho de caviar de ouriço-do-mar.
Os preços rondam os 20 euros, pelo que a relação qualidade/preço do restaurante é excecional. Finalmente, se for no verão, prove os gelados caseiros, como o gelado de trufa com avelãs caramelizadas. Se for no inverno, não deixe de provar a taça de queijo creme com coulis de manga e ganache de chocolate.
Passeio até à montanha d'O Castro
Depois da refeição, dirija-se à fortaleza de O Castro. A partir do restaurante, pode ir a pé ou de carro. Se for a pé, demorará cerca de 30 minutos. Se tiver o seu próprio veículo privado, apanhe a Rúa Travesía de Vigo e continue pela Avenida Alcalde Gregorio Espino, o que não deverá demorar mais de 15 minutos.
O Castro é uma bela colina situada no centro de Vigo. Foi aqui que se instalaram os primeiros povoadores da cidade, pelo que é a zona mais antiga de Vigo.
Para além dos belos jardins, O Castro possui dois tesouros de grande importância na cidade: a fortaleza e o castelo.
A fortaleza do Castro está localizada ao lado do Castelo de San Sebastián e juntos formaram o sistema de defesa de Vigo como proteção contra invasores. Esta fortaleza está situada a 80 metros acima do nível do mar, no cimo do monte O Castro. Ambas as construções datam do século XVII, motivadas pela Guerra da Restauração Portuguesa. Ambas oferecem vistas incríveis da ria de Vigo e da cidade.
Ver o pôr do sol desde o Monumento aos Galeões de Rande
O Monumento aos Galeões de Rande, também conhecido como As Âncoras, está localizado na própria colina de O Castro, a 10 minutos a pé do Castelo de San Sebastián. É obra do arquiteto Desiderio Pernas e está formado por três âncoras em honra dos navios que se afundaram durante a Batalha de Rande.
Diz a lenda que, juntamente com os navios, se afundaram os tesouros que neles se encontravam. Por isso, de tempos a tempos, realizam-se expedições na ria em busca desses tesouros.
Para além do monumento em si, trouxe-vos aqui por uma razão específica: o Monumento aos Galeões de Rande é um dos melhores lugares de Vigo para ver o pôr do sol. Depois de um dia a passear pela cidade, sente-se e veja o pôr do sol sobre a ria.
Jantar com vista para a ria de Vigo
Depois de um agradável pôr do sol no Monumento aos Galeões da Rande, recomendo que se dirija a um dos restaurantes com as melhores vistas de Vigo: a Sala Museu. Está situado na Avenida Atlántida e oferece belas vistas da ria. Se vier da paragem anterior, o melhor é ir a pé até encontrar uma paragem de táxi, já que a caminhada demorará mais de uma hora.
Tanto durante a semana como ao fim de semana, é muito frequente haver concertos no restaurante à hora do jantar. Por esta razão, recomendo que consulte o site para ver os eventos do dia.
Entre os pratos mais destacados da ementa estão a requintada salada russa à moda da sala, bem como o carpaccio de polvo, as bochechas de vaca braseadas e o lombo de pescada com risoto de algas. Para a sobremesa, opte pelo crème brûlée, o cheesecake assado ou o carpaccio de ananás, entre outros.
Termine o dia com um passeio até ao farol do Museo del Mar
Termine o seu dia de turismo em Vigo em grande estilo com um passeio até ao farol do Museo del Mar. O local fica apenas a 6 minutos a pé do restaurante e oferece uma vista maravilhosa da ria de Vigo e das Ilhas Cíes, especialmente à noite.
Este farol pertence ao Museu do Mar e ambos os edifícios datam de 2002. Foram construídos no local de uma antiga fábrica de conservas chamada Alcabre-Molino de Viento e foram obra de dois arquitectos: Aldo Rossi e César Portela. Atualmente, o farol é utilizado principalmente como ponto de vigia.
Dia 2: Bouzas, praia de Samil e Capela de Guía
Para o segundo dia da sua viagem a Vigo, recomendo que se desloque aos arredores da cidade. Conhecerá a verdadeira cultura marinheira de Vigo, passará o dia na praia e degustará as suas famosas tapas acompanhadas de um bom vinho.
Descubra Bouzas, um dos bairros mais bonitos de Vigo
Comece o segundo dia da sua viagem a Vigo em 2 dias com uma visita ao bairro marítimo de Bouzas. Se quiser conhecer a essência de Vigo e absorver a sua cultura, este é o lugar ideal para si. Este bairro foi independente até há relativamente pouco tempo, em 1904. Embora seja apenas mais um bairro da cidade de Vigo, funciona como um núcleo urbano autónomo, com tudo o que é necessário.
O bairro fica a pouco mais de 10 minutos de carro do centro de Vigo e a mais de 45 minutos a pé. Por isso, se lhe apetecer passear, pode fazê-lo a pé. Se for ao domingo, recomendo que vá à Alameda, onde há um mercado semanal de manhã.
Também vale a pena visitar o mercado de alimentos do bairro, onde o espírito marítimo da área está muito presente. Aqui encontrará muitas bancas que vendem produtos locais, como peixarias, talhos e quitandas. Este mercado está localizado na Calle Covadonga, a poucos minutos a pé do Liceu Marítimo de Bouzas.
Bouzas é também o lar da igreja de San Miguel. Esta foi construída em 1542, devido ao aumento da população do bairro. Inicialmente, era apenas uma pequena capela, mas em 1697 foi ampliada. A igreja de San Miguel é de grande beleza arquitetónica e tem um cruceiro, um tipo de cruz de pedra muito típico da Galiza.
Abrir o estômago no melhor bar de tapas de Bouzas
Em seguida, dirija-se ao passeio marítimo de Bouzas, que tem pouco mais de um quilómetro de comprimento. Aqui poderá desfrutar das agradáveis vistas da ria, para abrir o estômago antes da próxima paragem.
Antes de sair de Bouzas, é preciso fazer uma das coisas mais típicas de Vigo e de Espanha em geral: comer umas tapas. A pouco mais de 15 minutos a pé do passeio marítimo, encontrará um dos melhores locais de Bouzas para comer tapas: o Patouro.
Esta taberna está situada na Praza M Diego Santos e é famosa pelas suas tapas. Bebe um albariño e desfruta da sua cozinha, mas não te esqueças que depois tens de almoçar, por isso não comas até estares cheio.
Almoçar com vista para a ria
Para o almoço, sugiro uma óptima refeição à base de marisco num dos melhores restaurantes de Canido: o Timón 2.0 A partir da taberna do Patouro, são cerca de 10 minutos de carro pela avenida Europa. Este restaurante tem uma agradável esplanada com uma bela vista para a praia de Canido, na freguesia de San Miguel Oya.
Se gosta de cerveja, este é o seu lugar, pois o restaurante tem uma grande variedade de cervejas. A maior parte do menu é composta por produtos do mar, como croquetes de marisco, carpaccio de bacalhau, arroz de lagosta ou tamboril em molho verde. No entanto, se for mais um amante de carne, também tem algumas opções, como o bife do lombo de vaca ou as costeletas de borrego.
As especialidades do Timón 2.0 incluem lagostins, mexilhões em conserva, ovas de pescada picantes e lagosta grelhada. Os preços neste restaurante variam entre os 20 e os 30 euros. Recomendo que reserve com antecedência, pois tende a ser muito movimentado e pode ficar sem espaço.
Passar a tarde na praia de Samil
A praia de Samil é uma das praias mais famosas de Vigo. Fica praticamente a 15 minutos de carro do centro de Vigo e a menos de 5 minutos a pé do restaurante anterior. É uma praia ideal para famílias, o que a torna uma das melhores coisas para fazer em Vigo com crianças.
Com pouco mais de um quilómetro de comprimento e 15 quilómetros de largura, a praia de Samil é uma das praias de Vigo com bandeira azul. Para além das suas águas calmas e da sua areia fina e dourada, esta praia destaca-se pelo seu equipamento. Sem dúvida, as três piscinas, os campos desportivos, os espaços verdes e a pista de pat inagem fazem deste local um verdadeiro paraíso para as crianças.
Se quiser, depois de dar um mergulho, pode ir a um dos cafés à beira-mar para tomar um café ou um gelado. Depois, espere para ver o pôr do sol, pois é um dos melhores sítios de Vigo para ver o pôr do sol.
Descobrir a Capela da Guía
A Capela da Guia é um dos símbolos de Vigo, pelo que não pode deixar a cidade sem a visitar. Se for a partir da praia de Samil, demorará cerca de 20 minutos de carro.
Terá de ir em direção à Rúa de Pedro Alvarado e conduzir até à Avenida Dona Fermina. Não existem outras opções para ir de um lugar a outro, já que é muito longo a pé e não há boas ligações de autocarro.
Esta capela está situada na colina de A Guía, a cerca de 100 metros acima do nível do mar, e destaca-se pelas belas vistas que oferece da ria de Vigo. Foi construída por Manuel Gómez Román, que terminou a construção da capela em 1951.
Como vê, embora dois dias possam parecer pouco tempo para conhecer Vigo, a verdade é que são suficientes para descobrir os principais locais desta cidade pontevedrina. A única coisa que tem de fazer é distribuir bem o seu tempo e organizá-lo com antecedência.