O que ver e fazer em Vigo em 1 dia

Com apenas um dia para visitar Vigo, é impossível ver todos os sítios especiais da cidade. Aqui estão algumas das melhores opções imperdíveis.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em Vigo em 1 dia

Ria de Aldán | ©Alejandro Piñero Amerio

Visitar Vigo num dia só o fará querer voltar em breve para ver mais da cidade, por isso, neste roteiro de coisas para ver e fazer em Vigo em 24 horas, mostro-lhe algumas das melhores opções dentro e fora da cidade, sem contar com as Ilhas Cíes.

Fazer compras na cidade, percorrer o melhor da gastronomia galega e visitar os principais museus e locais históricos e culturais são algumas das actividades que não pode deixar de fazer quando decide passar um dia em Vigo.

Banhos na praia do Tombo do Gato

Praia do Tombo do Gato| ©Bicicleando
Praia do Tombo do Gato| ©Bicicleando

Para iniciar este percurso pelos melhores lugares de Vigo, começará por se deslocar do centro da cidade, onde está alojado, até uma zona de praia. Vamos supor que vai fazer a excursão no dia seguinte à sua chegada à cidade e ao transfer do aeroporto para Vigo.

Usará o dia inteiro para ver o melhor da cidade e dos seus arredores. A praia do Tombo do Gato é excelente para conhecer a costa da cidade sem ter de conduzir durante muito tempo.

Está localizada a apenas 13 minutos de carro de aluguer do centro da cidade. Para aproveitar o dia inteiro sem desperdiçá-lo, recomendo sair do hotel de manhã cedo para chegar à praia o mais tardar às 8:00. A ideia é que possa tomar o pequeno-almoço num dos bares de praia que estão instalados na margem da praia.

Pormenores interessantes

  • Meios de transporte: Pode alugar um carro ou apanhar um dos autocarros urbanos que partem do centro de Vigo.
  • Como chegar: Se for de carro particular, deve seguir pela Avenida Beiramar e pela Avenida Atlántida.

Visitar o Museu Galego do Mar

Visitar o Museu Galego do Mar| ©Contando Estrelas
Visitar o Museu Galego do Mar| ©Contando Estrelas

Depois de um agradável passeio pela praia e talvez um mergulho nas águas quentes do Tombo do Gato, é altura de continuar a sua viagem de um dia em Vigo. Por esta altura, devem ser aproximadamente 10:00. A próxima paragem é o Museu Galego do Mar.

Este lugar fica a poucos metros da praia de Tombo do Gato, e é um dos meus lugares favoritos para visitar em Vigo , porque é onde se encontra toda a história marítima desta cidade, que é essencialmente uma cidade de pescadores.

Dentro deste museu podemos ver objectos valiosos da história marítima da cidade de Vigo, assim como inúmeros vídeos e ouvir muitos áudios que contam a história e o desenvolvimento da indústria marítima na zona. Tudo isto faz com que seja um local interessante para visitar com crianças.

O horário de funcionamento deste museu é das 10:00 às 14:00, pelo que é um horário perfeito para quem chega ao local às 10:00 ou alguns minutos depois. Para percorrer todo o museu, não precisará de mais do que uma hora e meia ou duas horas, pelo que deverá sair deste local o mais tardar às 12:00.

Detalhes de interesse

  • Preço: As crianças com menos de 8 anos e os estudantes do ensino secundário têm entrada gratuita, enquanto a entrada para o resto do público pode custar entre 1 e 3 euros. A variação depende da idade ou do estatuto do visitante, se estudante, reformado ou menor de 18 anos.
  • Horário de abertura: No inverno, está aberto de terça a sexta-feira entre as 10:00 e as 14:00 e entre as 16:00 e as 19:00, enquanto aos sábados, domingos e feriados está aberto entre as 11:00 e as 14:00 e entre as 17:00 e as 20:00. No verão, está aberto das 11:00 às 14:00 e depois das 16:30 às 20:00, todos os dias.
  • Meios de transporte: Pode chegar a pé a partir da praia do Tombo do Gato, mas também pode chegar de carro particular.
  • Como chegar: Se for de carro, basta seguir pela Avenida Atlântida desde a praia até à porta do Museu.

Perder-se nas ruas da aldeia de Bouzas

Em Bouzas| ©Angel
Em Bouzas| ©Angel

Ao sair do Museu do Mar da Galiza, seguiremos o caminho para uma aldeia piscatória que reflecte perfeitamente as características marítimas de Vigo. Está situada muito perto do museu, pelo que para lá chegar terá de conduzir pela Avenida da Atlântida e depois virar na rotunda em direção a Camiño da Veiguiña, para regressar à Atlântida e continuar até à aldeia de Bouzas.

Uma das coisas que mais gostará desta aldeia quando chegar é a grande quantidade de casas de dois andares, assim como as suas ruas empedradas e o seu comércio muito tradicional. Poderá desfrutar do mercado alimentar e, sobretudo, do belo passeio marítimo de quase 3 quilómetros que se encontra na aldeia.

É um local para passear rua a rua e perder-se. Tem muitas coisas tradicionais para mostrar, bem como uma gastronomia costeira e tradicional que não pode perder. É neste local que recomendo que procurem um bom sítio para comer. Um bom sítio para desfrutar da boa comida de Vigo é A Gavela e Los Fogones de Ana.

Também pode visitar esta aldeia com uma visita guiada, que é uma das melhores excursões que pode encontrar a partir de Vigo. Entre a visita e o almoço neste lugar, não deve demorar mais de 2 horas, por isso digamos que deixará esta aldeia aproximadamente às 14:00, a caminho do seu próximo destino.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não se paga nada para ir a esta aldeia, a não ser que se decida fazer uma visita guiada. O que é preciso pagar é a comida nos restaurantes onde se come.
  • Horário: Pode visitar a aldeia a qualquer altura, mas é muito melhor durante o dia. No entanto, se fizer uma visita guiada, a hora será sugerida pela equipa da visita.
  • Meios de transporte: Se for por conta própria, recomendo que opte por ir de carro alugado. Se for numa visita guiada, pode viajar de autocarro ou de carro com todas as comodidades.
  • Como chegar: Para lá chegar é preciso seguir pela Avenida da Atlântida e depois continuar em direção à aldeia de Bouzas.

Entrando no porto de Vigo

Porto Ferry de Vigo| ©Contando Estrelas
Porto Ferry de Vigo| ©Contando Estrelas

Saindo dos arredores de Vigo e dirigindo em direção ao centro histórico, que será uma das suas últimas paragens, irá virar em direção ao Porto de Vigo. Este é um ponto de passagem obrigatório se visitar Vigo por um dia, porque este lugar representa em grande parte a principal atividade económica desta região, a pesca.

É um dos principais portos da Galiza e de toda a Espanha, por isso, porque não visitá-lo? Pode ir sozinho, ou pode optar por uma visita guiada. A vantagem das visitas guiadas é que lhe d irão muito mais do que aquilo que pode ver, aprenderá muito mais sobre a história da pesca da região e também conhecerá a atividade pesqueira atual.

Outra coisa que vai gostar deste lugar é que terá a oportunidade de ver com os seus próprios olhos, todas as estruturas que convergem neste lugar. É, sem dúvida, uma visita que gostará de fazer com a sua família, amigos ou parceiro, e é até um bom lugar para incluir entre as coisas para ver e fazer em Vigo com crianças.

O horário destas visitas é das 11:00 às 13:00 e costuma durar pelo menos duas horas, após as quais oferecem um prato de marisco. Se chegar aqui depois das 14:00, poderá participar na mariscada, que servirá de almoço. Se quiser comer algo mais, pode fazê-lo num restaurante de Bouzas.

Detalhes interessantes

  • Preço: Se fores por conta própria, podes visitar o porto gratuitamente, mas se fores com a intenção de desfrutar de uma visita guiada, podes pagar uma taxa de aproximadamente 8 euros por pessoa, embora o preço possa variar dependendo da tua idade. Se for numa visita guiada privada, os preços podem variar de acordo com o pacote.
  • Horário de funcionamento: O porto pode ser visitado entre as 11:00 e as 13:00 horas, se desejar uma visita guiada. Se quiser visitar por conta própria, pode fazê-lo à hora que preferir. A mariscada é das 14:00 às 17:00.
  • Meios de transporte: Pode chegar de carro particular ou fazer uma visita guiada, na qual irá de autocarro com todas as comodidades.
  • Como chegar: Para chegar ao Porto a partir da aldeia de Bouzas, terá de entrar pelas ruas privadas que conduzem ao porto.

Contemplar a Praça Porta de Sol

O Sireno| ©Toatway
O Sireno| ©Toatway

A cerca de 5 minutos do Porto de Vigo encontra-se a emblemática Praça Porta de Sol. Está situada na fronteira entre a Vigo antiga e a expansão da cidade, embora ninguém conheça este lado da cidade como tal.

Em todo o caso, este lugar é muito especial porque nele se encontra uma das esculturas mais populares de toda a cidade de Vigo, a Sirene, que representa a simbiose entre um ser humano e um peixe, aludindo à principal economia da região.

A praça Porta de Sol tem o seu nome devido ao facto de ter sido outrora a porta de entrada para a antiga cidade murada, razão pela qual hoje se pode ver a diferença entre a cidade antiga e a moderna.

Este é um bom sítio para visitar por volta das 16:00 ou 16:30, depois de chegar do seu passeio ao longo do porto. Recomendo que comece aqui para uma visita completa aos locais circundantes.

Detalhes de interesse

  • Meios de transporte: Chegar a esta praça é fácil, pode chegar aqui de transportes públicos, carro alugado ou numa visita guiada.
  • Como chegar: Para chegar a partir do porto, terá de sair na Avenida da Beiramar e continuar até ao centro de Vigo.

Percorrer o centro histórico de Vigo

Vigo| ©Sergei Gussev
Vigo| ©Sergei Gussev

A poucos passos da Porta de Sol, em direção ao centro histórico de Vigo, poderá ver os diferentes matizes do centro histórico de Vigo. A melhor maneira de conhecer o centro histórico de Vigo é fazer uma visita guiada com um guia especializado, que lhe dirá tudo o que precisa de saber sobre este lugar.

Há muito para ver no centro histórico e, de facto, é um bom lugar para tomar um café e um lanche, porque há muitos lugares interessantes e cafés que pode visitar para saborear a gastronomia típica da região, alguns desses lugares são Nakez Coffee, Lauténtica e Vitruvia Café.

Por outro lado, entre os lugares que não pode perder se quiser visitar o centro histórico de Vigo estão: a Catedral de Vigo, a Praça da Constituição, a Igreja de Santa Maria e a Rúa de la Pescadería.

Uma das melhores visitas guiadas a Vigo, com especial atenção ao centro histórico e até à entrada da Porta, pode durar pelo menos 2 horas, pelo que é provável que termine esta atividade por volta das 18:00 horas, a tempo de seguir para a próxima paragem do itinerário.

Detalhes de interesse

  • Meios de transporte: Pode chegar lá de carro particular, a pé ou de autocarro, se fizer uma visita guiada.
  • Como chegar: Desde a Porta de Sol até ao centro histórico, é possível chegar a pé, pois fica a poucos passos.

Visitar o Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea| ©Elisardojm2
Museu de Arte Contemporânea| ©Elisardojm2

Muito perto do centro histórico de Vigo, encontra-se um dos melhores museus de Vigo, que é também um bastião da arte e da cultura da cidade. Uma das melhores coisas que encontrará neste museu é o grande número de programas educativos e de formação oferecidos às crianças.

Para o resto dos turistas, as exposições temporárias de acordo com a produção artística mais recente estão sempre a mudar, para oferecer ao público uma experiência única em cada visita.

E por falar em visitas, o horário de funcionamento deste museu é até às 21:00, por isso, se sair da Cidade Velha às 18:00, terá tempo suficiente para chegar e visitar o museu. Um serviço que irá gostar, especialmente se chegar às 18:00, é que nessa altura o museu oferece visitas guiadas gratuitas a todos os visitantes do museu.

Terá também a oportunidade de ver as exposições permanentes, onde poderá conhecer a arte nacional e internacional de um ponto de vista histórico e histórico. Para além disso, a entrada no MARCO é gratuita, o que é excelente se estiver com um orçamento curto e com pouco dinheiro.

Detalhes interessantes

  • Preço: Entrada gratuita e visitas guiadas gratuitas às 18:00.
  • Horário de abertura: Fechado às segundas-feiras. Terça-feira a sábado das 11:00 às 14:30 e das 17:00 às 21:00. Domingos das 11:00 às 14:00.
  • Meios de transporte: Carro particular, a pé, de táxi ou visita guiada.
  • Como chegar: Pode chegar ao museu de carro particular e estacionar nas imediações do museu. Também pode chegar de táxi ou de transportes públicos. Como vem do centro histórico de Vigo, também pode chegar a pé.

Subida ao Monte O Castro

Vista do Monte de A Guía| ©Carlos Macías
Vista do Monte de A Guía| ©Carlos Macías

O castelo no cimo do Monte O Castro está aberto ao público 24 horas por dia. Um dos locais históricos tem, de facto, um horário de funcionamento específico, mas no caso do castelo, pode visitá-lo sempre que quiser.

Este sítio é ideal para ver toda a cidade de uma perspetiva melhor. Eu diria que é um dos melhores miradouros da cidade, por isso vale a pena subir logo depois de sair do Museu de Arte Contemporânea.

À noite poderá ver toda a cidade iluminada, por isso subir a esta hora é uma boa atividade para incluir entre as melhores coisas para fazer em Vigo à noite e especialmente para ver o interior do lugar. O castelo está totalmente iluminado, pelo que não terá problemas em ver todo o local.

A visita ao Monte O Castro não demorará mais de uma hora, por isso, quando sair, o seu relógio não deverá ser posterior às 21:30, uma altura perfeita para comer qualquer coisa e festejar na cidade de Vigo.

Detalhes interessantes

  • Meios de transporte: Pode chegar-se de carro, a pé ou de transportes públicos.
  • Como chegar: Para lá chegar, terá de subir a montanha, que tem cerca de 150 metros de altura.

Ir ouvir música ao vivo na Churruca

Música ao vivo| ©Gio Bartlett
Música ao vivo| ©Gio Bartlett

Este é o lugar por excelência das festas e da música ao vivo em Vigo. É o lugar onde os vigueses saem para festejar, pelo que recomendo que visite os locais que aqui se encontram. Esta experiência começa às 22:00.

Alguns dos locais onde pode provar as melhores tapas da gastronomia de Vigo são: Black Box Vigo, Pub Transylvania, 20th Century Rock e La Iguana Club. Muitos destes locais são também ideais para ficar e desfrutar de música ao vivo e discotecas.

Os horários de abertura para entrar nestas discotecas variam de acordo com cada uma delas, assim como os preços variam de acordo com a oferta de cada um dos estabelecimentos que se encontram na localidade. O melhor deste lugar é que tem uma oferta gastronómica variada que inclui não só comida tradicional de Vigo, mas também comida internacional.

Detalhes interessantes

  • Preço: O preço de entrada em cada estabelecimento varia de acordo com as políticas de cada um. Os preços da comida podem variar de acordo com o menu de cada estabelecimento.
  • Horário de funcionamento: Este local de festas e música está aberto principalmente à noite. Em alguns dias, também está aberto durante o dia.
  • Meios de transporte: Pode chegar lá a pé, de transportes públicos ou de carro particular.
  • Como chegar lá: Se for de carro, pode estacionar perto de qualquer um dos estabelecimentos.

Resumo do itinerário

  • Praia do Tombo de Gato
  • Horário: 8:00 às 10:00
  • Preço: Gratuito.
  • Museu Galego do Mar
  • Horário: 10:00 às 12:00
  • Preço: Entre 1 e 3 euros. As crianças são gratuitas.
  • Aldeia de Bouzas
  • Horário: 12:00 às 14:00
  • Preço: Gratuito.
  • Porto de Vigo
  • Horário: 14:00 a 16:00
  • Preço: Gratuito.
  • Praça Porta de Sol
  • Horário: 16:00 às 18:00 (incluindo a visita guiada ao centro histórico)
  • Preço: Gratuito.
  • Centro Histórico
  • Horário: 16:00 às 18:00 (incluindo a visita à Praça Porta de Sol)
  • Preço: Gratuito.
  • Museu de Arte Contemporânea
  • Horário: 18:00 às 20:00
  • Preço: Gratuito.
  • Serra de O Castro
  • Horário: 20:00 a 21:00
  • Preço: Grátis.
  • A Churruca
  • Horário: a partir das 21:30.
  • Preço: Depende da política de cada estabelecimento.