O que ver e fazer em Boston em 3 dias
Visite as prestigiadas universidades de Harvard e MIT, percorra o Freedom Trail, desfrute de um jogo de basebol... Digo-lhe tudo o que tem para desfrutar de Boston em três dias.
Três dias em Boston é muito tempo para desfrutar das atracções mais importantes, mas para o ajudar a aproveitar ao máximo, elaborei este itinerário para o ajudar a passar por tudo o que há para ver e fazer em Boston da forma mais eficiente.
Com esta excursão de três dias, verá os pontos mais emblemáticos da história da Revolução Americana ao percorrer o Trilho da Liberdade; desfrutará de refeições requintadas no bairro italiano de North End; assistirá a um jogo de basebol no famoso Estádio Fenway; visitará as famosas universidades de Harvard e MIT; e até fará um cruzeiro de observação de baleias ao longo da Costa Leste.
Dia 1: Faça um cruzeiro pelo Charles River, visite Harvard e o MIT e jante no North End
Comece sua visita à cidade de Boston com um passeio pelo distrito de Cambridge. Faça um cruzeiro pelo rio Charles enquanto se aquece para uma visita a duas das universidades mais prestigiadas do mundo: a Universidade de Harvard e o MIT.
Depois de um passeio pelos seus campus, livrarias e pontos de referência, dirija-se ao bairro italiano de North End para terminar o dia com um delicioso jantar.
Cruzeiro no Rio Charles
Para começar o primeiro dia da sua viagem, nada melhor do que desfrutar de uma vista única da cidade de Boston enquanto navega pelo rio Charles. Do barco, poderá ver Cambridge e as suas universidades de um lado e Boston do outro e ver Beacon Hill, Prudential Center e outros pontos de interesse de uma perspetiva diferente.
O barco parte normalmente do Lechmere Canal Park no Cambridge Side Mall e termina no mesmo ponto de origem. Se chegar de metro, a paragem mais próxima é Lechmere na Linha Verde.
E se já se fartou de navegar, pode reservar um cruzeiro em Boston para o levar de volta às águas da Costa Leste ou mesmo se gosta de aventura, pode optar por reservar um passeio na lancha Codzilla ao longo da orla marítima de Boston
Visitar o MIT
Apenas 20 minutos a pé do Lechmere Canal Park levam-no a Kendall Square, um ótimo local para começar a sua visita ao MIT.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é a universidade tecnológica mais importante dos Estados Unidos.
Na sua visita, não pode perder o Lobby 7, também chamado "corredor infinito", com 251 metros de comprimento, o Green Building, o edifício mais alto do campus (alberga os departamentos de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias), a Grande Cúpula e o Stata Center, composto pelas torres Gates e Dreyfoos.
- Preço: visitas organizadas a partir de 18 euros.
- Duração: pouco mais de uma hora, consoante a visita ou a entrada livre.
Conhecer a Universidade de Harvard
Depois de passar a manhã no Massachusetts Institute of Technology, recomendo que reserve uma visita guiada ao campus de Harvard em Boston, que o levará aos principais pontos de interesse, à estátua de John Harvard, à praça principal, ao pátio, ao memorial, etc. Sabia que a Universidade de Harvard émais antiga do que a invenção do cálculo? É verdade, quando esta prestigiada universidade abriu as suas portas em 1636, o cálculo nem sequer existia. Grandes mentes passaram por esta instituição, até 8 dos presidentes dos Estados Unidos estudaram nas suas salas de aula.
Durante a sua visita, não se esqueça de visitar "The Curious George Store" ou a Biblioteca Pública de Cambridge. Também pode visitar o Museu de Harvard, onde encontrará uma grande coleção de arte, incluindo peças de Botticelli, Van Gogh, Picasso... entre outros.
- Preço: Visita ao campus de Harvard em Boston, a partir de 24 €
- Duração: pouco mais de uma hora, dependendo do passeio ou da entrada gratuita.
North End: jantar no bairro italiano
Para terminar o dia, dirija-se ao Bairro Italiano em North End, onde pode desfrutar de uma variedade de restaurantes, cafés e mercados.
Se quiser chegar lá de transportes públicos, recomendo que saia em Oak Grove, linha laranja, a partir daí só terá de andar cerca de 5/10 minutos aproximadamente. O bairro deNorth End caracteriza-se pela sua mistura de culturas: italianos, irlandeses, judeus... diferentes nacionalidades que imigraram para Boston e se instalaram neste bairro, enchendo-o de novas tradições. Com a sua chegada, trouxeram consigo uma vasta gama de gastronomia. No North End, também conhecido como o Bairro Italiano, podes encontrar as melhores pizzarias da cidade, ou se preferires, podes passear pelos seus mercados e desfrutar dos seus cafés e padarias.
Se ainda tiveres fome, não hesites e reserva um tour gastronómico por Boston para outro dia. E se for guloso, a melhor opção é reservar uma visita guiada aos donuts subterrâneos de Boston. Outro passeio imperdível é reservar uma excursão a uma taberna histórica de Boston ou até mesmo reservar um pub crawl em Boston.
Dia 2: Percorrer a Freedom Trail, entrar no USS Constitution e andar no Amphibious Bus
Neste segundo dia da sua viagem, recomendo que mergulhe na história da Revolução Americana, visitando os locais mais emblemáticos da Guerra Revolucionária.
A melhor maneira de começar o dia é passear por Boston Common e pelo Jardim Público de Boston antes de iniciar o Freedom Trail, um percurso de 4 km que atravessa 16 locais históricos que lhe darão uma compreensão mais profunda do passado de Boston.
Faça uma pequena pausa no Freedom Trail para visitar o exclusivo bairro de Beacon Hill e a rua mais fotografada da cidade, a Acorn Street. Tenha em mente que o Freedom Trail, embora não seja muito longo, normalmente leva a maior parte de um dia para ser completado com paragens.
Boston Common
Comece o dia com um passeio pelo parque público mais antigo da América. O Boston Common foi inaugurado em 1634 e, apesar de o terreno ter sido originalmente utilizado como depósito de lixo, ao longo dos anos tornou-se um terreno de pastagem e um local para punir criminosos (o parque teve uma forca até 1817).
As tropas britânicas encontraram no parque o local perfeito para se acantonarem antes de partirem para as batalhas de Lexington e Concord em 1775. Desfrute do Jardim Público de Boston, passeie nos barcos cisne e veja a estátua Make Way for Ducklings. Boston Common é o local perfeito para começar a Trilha da Liberdade.
Colina Beacon
Antes de começar o Freedom Trail, dirija-se a Beacon Hill, um bairro pelo qual se vai apaixonar com as suas casas de tijolo vermelho e visite uma das ruas mais fotografadas de Boston, Acorn Street.
Este bairro é uma das áreas mais exclusivas e elegantes da cidade e é o lar do famoso bar Cheers.
Trilha da Liberdade
Este trilho é a chave para a história de Boston. Quatro quilómetros através da cidade, descobrirá 16 paragens históricas na capital de Massachusetts. Depois de ter visitado Beacon Hill, pode regressar a Boston Common, onde se encontra o início deste trilho. Não se preocupe em perder-se, pois este percurso está marcado com tijolos vermelhos e tem placas informativas sobre monumentos e marcos históricos.
Você pode fazer este passeio por conta própria ou se preferir pode contratar um guia turístico para explicar detalhadamente todas as paradas ao longo do caminho, neste guia eu recomendo os principais passeios de história em Boston. Tenha em mente que a Trilha da Liberdade é um caminho linear, por isso você não vai acabar no mesmo local. O fim do trilho é no USS Constitution, o mais antigo navio de guerra ainda em serviço. Para ver todas as paragens do trilho, visite owebsite do Trilho da Liberdade.
Dia 3: Observação de baleias, beisebol e museus para o seu último dia da excursão
Termine a sua visita a Boston entrando em contacto com a natureza e a vida marinha. Viver perto da Costa Leste tem que ter seus benefícios, e a observação de baleias é certamente um deles.
Reserve sua excursão ao mar para ver e apreciar esses majestosos mamíferos. À tarde, desfrute do desporto favorito de Boston com uma visita ao estádio de basebol Fenway Park.
Observação de baleias ou New England Aquarium
Prepare-se para um momento único para ver estes animais majestosos enquanto navega num catamarã a partir de Long Wharf. Devido à migração das baleias, a melhor altura para as ver ao longo da Costa Leste é entre abril e novembro.
A Baía de Massachusetts abriga o Stellwagen Bank National Marine Sanctuary, um local onde diferentes baleias (jubarte, piloto), baleias-comuns e golfinhos vêm se alimentar com seus filhotes.
Não perca esta experiência única e reserve com antecedência, pois esta é uma atividade muito procurada.
Fenway Park
Para todos os fãs de desporto, o Fenway Park é uma visita obrigatória. Se tiveres a sorte de estar na época, não podes perder a oportunidade, compra o teu bilhete para os Red Sox e desfruta do melhor ambiente no estádio.
Se não houver jogo disponível, não se preocupe, pode sempre reservar uma visita guiada ao Fenway Park, a casa dos Boston Red Sox, e descobrir os melhores momentos da Major League Baseball.
Museu de Belas Artes
A apenas 10 minutos a pé do Fenway Park está o Museu de Belas Artes de Boston, o quinto maior museu dos Estados Unidos. Se você se aventurar lá dentro, poderá desfrutar de uma coleção de mais de 450.000 obras de arte egípcia, asiática, europeia e americana. Van Gogh, Picasso, Da Vinci... dezenas de grandes artistas estão representados nesta magnífica galeria.
Se ficar com vontade de ver outros museus, veja neste guia a minha recomendação dos melhores museus de Boston.
Escolha o passe turístico que funciona melhor para si:
Para aproveitar ao máximo a sua visita, a cidade de Boston oferece diferentes passes turísticos que incluem algumas das actividades ou bilhetes a um preço reduzido.
Se quiser obter informações mais pormenorizadas sobre as diferentes opções, pode ler este artigo sobre os passes turísticos de Boston.
Boston Citypass:
Este cartão oferece um desconto de cerca de 47% na entrada em 4 atracções em particular durante 9 dias consecutivos: o Aquário da Nova Inglaterra, o Museu da Ciência, e mais dois para escolher entre um cruzeiro no porto de Boston, o Franklin Park Zoo ou o Museu de História Natural da Universidade de Harvard.
Neste guia sobre o Boston City Pass, explico todos os pormenores do cartão e, se quiser, pode consultar o sítio Web para obter os preços e as condições actuais.
Go City Boston
Se comprares o teu Boston Go City All-Inclusive Pass, poderás percorrer a cidade de Boston sem te preocupares com as taxas de entrada graças ao teu passe. Selecione a opção que melhor se adapta às suas necessidades em função das actividades que vai realizar e dos dias que tem disponíveis.
Pode descarregar a aplicação no seu telemóvel e mostrar os bilhetes para cada atividade. No link a seguir, você pode ver todos os detalhes sobre o Go Boston Card.
- All Inclusive Pass: Visite até 40 atrações e atividades com este passe com tudo incluído para 1, 2, 3, 5 ou 7 dias. Com este cartão pode poupar mais de 50% na entrada em museus, actividades, excursões...
- Explorer Pass: Escolha 2, 3, 4 ou 5 das suas actividades favoritas ou lugares que não quer perder em Boston e desenhe o seu próprio itinerário poupando dinheiro em cada bilhete. Pode escolher entre mais de 22 atracções: museus, actividades, visitas guiadas, etc. Uma vez selecionadas, tem até 60 dias para as visitar a partir da primeira vez que utilizar o seu cartão.
Getting around the city
Se só tens três dias para visitar Boston e queres aproveitá-los ao máximo, aconselho-te a encontrar a forma mais eficiente de te deslocares pela cidade.
Reserve o seu hotel ou alojamento num local com boas ligações e descubra como chegar aos principais pontos de interesse. Neste artigo, mostro-lhe as melhores opções para se deslocar na cidade:
Andar a pé
Boston é considerada uma das melhores cidades para se deslocar a pé. As suas ruas, parques e as diferentes rotas turísticas da capital estão adaptadas para os peões. Além disso, a curta distância entre os locais de interesse permite-lhe organizar a sua viagem e o seu itinerário sem ter de utilizar qualquer outro meio de transporte.
Deslocar-se de metro com um bilhete Charlie
Se alguma das atracções turísticas que deseja visitar estiver mais afastada do centro ou se o seu alojamento se situar na periferia, recomendo que utilize o metro, conhecido como "T".
O metro é atualmente composto por 5 linhas fáceis de utilizar, mas para maior segurança pode descarregar a aplicação do metro de Boston no seu telemóvel para organizar os seus percursos.
Os bilhetes para os transportes públicos são conhecidos como "bilhetes Charlie"; dependendo do número de dias que vai passar na cidade, pode comprar um bilhete de um dia ou um cartão que pode recarregar de forma mais económica, o "cartão Charlie". Pode consultar os preços actuais dos transportes públicos em Boston neste sítio Web.
Autocarro
Tão popular como o metro, o autocarro leva-o a diferentes partes da cidade. É mais barato do que o metro e tem o mesmo sistema de bilhetes, os bilhetes Charlie ou o Cartão Charlie.
Carrinhos de Boston
Embora hoje em dia se tenham tornado mais uma atração turística do que um verdadeiro meio de transporte, continuam a servir o seu propósito. Os trolleys são como um pequeno autocarro/bonde em que se pode entrar e sair as vezes que forem necessárias, desde que o passe seja válido.
Estes mini-autocarros percorrem as principais rotas da cidade e algumas das suas atracções turísticas, como o Aquário, o USS Constitution e alguns museus.
Táxi - Uber
Ao contrário de Nova York e seus muitos táxis amarelos, os táxis de Boston não são muito populares e às vezes pode ser difícil encontrar um. No entanto, o Uber tem um grande negócio na cidade e pode ser seu aliado se você precisar de uma carona rápida.
Alugar um carro
De todas as opções para se deslocar na cidade, esta pode ser uma das suas menos favoritas, principalmente devido à falta de estacionamento. Para além disso, os parques de estacionamento tendem a ser pagos e caros.
Se estiver a fazer uma viagem de carro e tiver chegado a Boston com o seu próprio carro, recomendo que o deixe perto do seu alojamento e ande a pé ou de transportes públicos pela cidade para poupar tempo e dinheiro.
Bicicleta
Outra forma ideal de conhecer a cidade e de se deslocar entre os seus diferentes pontos de interesse é de bicicleta. Desta forma, pode deslocar-se de forma cómoda e rápida.
Também tem a opção de reservar um passeio de bicicleta por Boston.
Melhor altura para visitar Boston
A capital de Massachusetts é especial em todas as estações do ano: o tom alaranjado da cidade com as folhas a cair no outono, os parques verdes e floridos na primavera, o sol agradável do verão ou o inverno cinematográfico com todas as ruas cobertas de neve.
Há tanto para ver e fazer em Boston. Claro que cada estação tem os seus aspectos positivos e negativos. Boston tem condições climatéricas muito extremas ao longo do ano, por isso, se decidires viajar no inverno, recomendo que leves muitas camadas quentes, pois os dias e as noites podem ser extremamente frios.
Os meses de verão tendem a atrair muitos turistas devido às férias escolares e os dias são muito quentes, mas é garantido um belo dia de sol durante a observação de baleias num catamarã. Assim, tendo em conta os climas extremos da cidade, a primavera ou o outono são as melhores estações para visitar a cidade.
- Dia 1
- Cruzeiro no rio Charles
- MIT
- Harvard
- Zona Norte
- Dia 2
- Boston Common
- Beacon Hill
- Trilha da liberdade
- Dia 3
- Observação de baleias
- Parque Fenway
- Isabella Stewart Gardner e Museu de Belas Artes