As 10 melhores excursões a partir de Boston

Uma viagem a Boston é a desculpa perfeita para explorar a costa leste americana. Há dezenas de destinos em Massachusetts, Rhode Island e Maine.
As 10 melhores excursões a partir de Boston

Outras atividades populares em Boston

Mais sobre: As 10 melhores excursões a partir de Boston

Graças à sua localização na costa de Massachusetts, Boston é o ponto de partida ideal para uma série de excursões. A mais popular é a que vai para a Big Apple, mas não é a única. Rhode Island e Maine ficam a apenas alguns quilómetros de distância e podem ser facilmente alcançados de carro, transportes públicos ou através de uma excursão organizada.

Há milhares de coisas para ver e fazer em Boston e arredores. Este artigo descreve as melhores cidades e vilas que vale a pena visitar.

1. Nova Iorque, Nova Iorque!

Nova Iorque| ©Jeffrey Czum
Nova Iorque| ©Jeffrey Czum

A Big Apple não precisa de apresentações. A sua fama ultrapassa largamente as fronteiras americanas e mesmo aqueles que nunca lá estiveram conhecem os seus monumentos. Se reservou um voo para a metrópole de Massachusetts, pode aproveitar a oportunidade para visitar Manhattan, Brooklyn e Ellis Island.

Embora estejam na mesma costa, estão separadas por mais de 300 quilómetros mas, se acordar muito cedo, pode fazer uma viagem de um dia e regressar a Boston ao fim da tarde.

No entanto, na minha opinião, é preferível ficar pelo menos uma noite. Se for esse o seu caso, recomendo que leia o post que explica o que ver em Nova Iorque em dois dias.

Informações práticas

  • Como chegar lá: a opção mais conveniente é o comboio de alta velocidade Acela, que demora cerca de 4 horas a chegar à Estação Penn de Manhattan. Em alternativa, pode apanhar um autocarro Greyhound, que pode demorar entre 4,5 e 6 horas.
  • Preço: Um bilhete de comboio custa cerca de 60 dólares. O autocarro é ligeiramente mais caro, custando em média cerca de 70 dólares (ida e volta para ambas as opções).

2. Fuja para Newport, a pérola da Nova Inglaterra

Em Newport| ©Darwin Vegher
Em Newport| ©Darwin Vegher

Esta cidade de Rhode Island é conhecida pelas suas esplêndidas mansões. Entre as décadas de 1920 e 1930, os americanos ricos fugiram das cidades para este trecho da costa. Várias excursões partem diariamente de Boston para um passeio por estas casas históricas.

Entre as mais belas estão The Breakers (uma esplêndida villa de estilo renascentista italiano), Rosecliff (inspirada no Palácio de Versalhes) e Marble House, uma joia da arquitetura Beaux Arts.

Informações práticas

  • Como lá chegar: Recomendo que reserve uma excursão a partir de Boston. Normalmente, demora cerca de 10 horas e é orientada por um guia especializado.
  • Transporte: geralmente de autocarro
  • Preço: cerca de 100 euros

Reserve a sua excursão a Newport a partir de Boston

3. Admire as praias imaculadas de Cape Cod

Em Cape Cod| ©pedrik
Em Cape Cod| ©pedrik

A Península de Cape Cod projecta-se para o Atlântico e possui infinitas praias de areia adornadas com faróis e aldeias à beira-mar. Os primeiros colonos ingleses desembarcaram aqui em 1620 e construíram Provincetown. Curiosamente, o que outrora foi a cidade dos Pais Peregrinos é agora um destino popular para a comunidade LGBT.

Se viajar para Boston no verão e quiser fugir ao calor da metrópole, recomendo que reserve um hotel ou alojamento turístico com bastante antecedência. Cape Cod é um destino de férias popular, especialmente para os amantes da natureza e dos passeios de bicicleta.

A península é atravessada por 114 milhas de trilhos, o mais conhecido dos quais é o Cape Cod Rail Trail, que segue a rota de uma antiga linha férrea desactivada. Encontrará dezenas de agências no local que alugam bicicletas de montanha e de estrada.

Informações práticas

  • Como chegar lá: a opção mais barata é o autocarro Peter Pan, que demora pouco mais de uma hora a chegar à península. Em alternativa, pode apanhar o ferry da Boston Harbor Cruises para Provincetown em 90 minutos ou o comboio Cape Flyer, que demora cerca de duas horas. Também pode optar por uma excursão organizada. Estas demoram normalmente cerca de 11 horas e custam cerca de 140 euros.
  • Preço: o mais barato é o comboio, que pode custar cerca de 35$/40$. O autocarro custa normalmente cerca de 60 dólares e o ferry pode custar até 100 dólares.

4. Explorar a ilha de Martha's Vineyard

Visitando Martha's Vineyard| ©Allan Johanson
Visitando Martha's Vineyard| ©Allan Johanson

A poucos quilómetros a sul de Boston, apenas a algumas milhas da costa de Rhode Island, encontra-se a ilha mais exclusiva da América. É onde se situa a residência de verão de Obama e é conhecida pela sua natureza exuberante. Talvez o seu cartão postal mais famoso sejam as grandes praias de areia e as falésias de Aquinnah.

Pode ser visitada durante todo o ano, embora as melhores épocas sejam a primavera e o verão. A melhor maneira de a visitar é escolher uma excursão organizada a partir de Boston.

Terá muito tempo para explorar a ilha e as suas seis cidades: Aquinnah, Tisbury, Oak Bluffs, Edgartown, West Tisbury e Chilmark. Se viaja com crianças, recomendo que as leve à Island Alpaca, uma quinta onde podem interagir com estes animais tão queridos.

Informações úteis

  • Como chegar lá: Se quiser tirar o máximo partido da sua viagem, recomendo que reserve uma excursão a partir de Boston. Normalmente, estas incluem um autocarro e um ferry. No entanto, se quiser chegar lá por conta própria, recomendo ler o post sobre transfers para Martha's Vineyard saindo de Boston.
  • Preço: o custo dos passeios é geralmente em torno de 100 €.

Reserve sua viagem para a Ilha Martha's Vineyard saindo de Boston

5. Escalar a cordilheira das Montanhas Brancas

Montanhas Brancas| ©Matthias Huber
Montanhas Brancas| ©Matthias Huber

No norte de New Hampshire, na fronteira com Maine e Vermont, ergue-se uma cadeia de montanhas de extraordinária beleza. É um destino durante todo o ano para cascatas, desfiladeiros esculpidos em glaciares, natureza selvagem imaculada, tirolesas e estâncias de esqui.

Na minha opinião, se visitar Boston no outono, recomendo que vá até às White Mountains. A escala cromática das florestas é simplesmente maravilhosa e existem dezenas de miradouros. Para o orientar, recomendo a utilização do Foliage Tracker, um sítio Web que indica os melhores miradouros em função do mês do ano.

Informações práticas

  • Como lá chegar: A forma mais cómoda é através de uma excursão organizada. Se gastar pouco mais de 120 euros, viajará para New Hampshire numa carrinha com ar condicionado. Verá paisagens de cortar a respiração e comerá numa encantadora aldeia de montanha. Um guia especializado está sempre à disposição. Também pode alugar um carro. A partir de Boston, basta seguir a Interstate 93. A viagem demora cerca de 2,5 horas. Se não lhe apetecer alugar um carro, pode apanhar um autocarro da Concord Coach Lines para Conway, Berlin ou Plymouth.
  • Preço: Uma viagem de autocarro de ida e volta varia entre $45 e $70.

Reserve uma viagem para as White Mountains saindo de Boston

6. Viaje de volta ao século 19 em Old Sturbridge Village

Aldeia de Old Sturbridge| ©RjHerman
Aldeia de Old Sturbridge| ©RjHerman

Viajando para Boston com crianças? Então recomendo que as leve a um museu original e interativo. Old Sturbridge Village é uma aldeia espalhada por 200 hectares e acolhe oficinas de artesanato, animais de quinta para interagir e outras actividades.

A caraterística única é que todos os funcionários usam os trajes usados na década de 1830. Pode entrar numa escola, na adega do ferreiro, descobrir como se faz o tecido, produzir velas e muito mais. Sendo um museu ao ar livre, não está aberto todo o ano. Normalmente, está aberto de abril a outubro.

Informações práticas

  • Como chegar lá: o museu interativo está situado em Sturbridge, uma cidade de 10.000 habitantes no condado de Worcester. Para o visitar, terá de alugar um carro e conduzir ao longo da Interstate 90. A viagem demora pouco mais de uma hora.
  • Preço: Um bilhete normal custa 28 dólares. As crianças com menos de 3 anos são gratuitas, as crianças até aos 17 anos pagam 14 dólares e as pessoas com mais de 55 anos pagam 26 dólares.

Reserve seu passeio histórico em Boston

7. Navegue pelo oceano para um passeio de observação de baleias

Observação de baleias em Boston| ©Alonso Javier Torres
Observação de baleias em Boston| ©Alonso Javier Torres

Entre abril e outubro, as baleias dirigem-se para o Pólo Norte para fugir ao calor. Na sua viagem, atravessam a faixa de oceano ao largo de Boston, tornando a cidade o ponto de partida ideal para apreciar o espetáculo dos grupos de baleias.

Além disso, a poucas milhas da costa fica o Santuário Marinho de Stellwagen Bank, uma área protegida que abriga baleias, bacalhau, atum e grandes cardumes de arenque.

Se visitar Boston no verão, recomendo que reserve uma excursão de observação de baleias. Uma opção popular é o barco de observação de baleias do Aquário de Boston. Os barcos foram concebidos para esta tarefa e partem de Central Wharf, a zona financeira da cidade.

As partidas são normalmente diárias e dividem-se em dois turnos: um de manhã e outro ao início da tarde. Os cruzeiros têm uma duração de 3 a 4 horas e envolvem normalmente grupos de cerca de 20 pessoas.

Informações práticas

  • Como chegar lá: o cais está situado perto do aquário. Para lá chegar, basta apanhar o metro (linha azul, paragem Aquário).
  • Preço: entre 60 e 70 euros

8. Chegar a Portland, a maior cidade do Maine

Conhecer Portland| ©dorinser
Conhecer Portland| ©dorinser

É fã dos romances de Stephen King? Então esta cidade vai lembrar-lhe alguma coisa. O famoso escritor nasceu aqui e a maioria das suas histórias passa-se no estado do Maine. Portland é a cidade mais importante do ponto de vista económico e cultural e merece definitivamente uma visita.

Qualquer visita a Portland deve começar na zona do Porto Velho, que se caracteriza pelos típicos edifícios de tijolo vermelho. Aqui encontrará restaurantes de lagosta (uma especialidade do Maine), bares e boutiques da moda, como a Rough & Tumble (famosa pelas malas de mão feitas à mão) e a Aristelle (obrigatória para roupa interior).

A partir daqui, os ferries da Casco Bay Lines ligam o continente à vizinha Peaks Island. Em pouco mais de 20 minutos, chegará a uma ilha de sonho, pontilhada de casas de campo encantadoras e bunkers da Segunda Guerra Mundial. Para desfrutar dos seus encantos, recomendo o aluguer de uma bicicleta ou de um carrinho de golfe.

Informações práticas

  • Como chegar: existem visitas guiadas que permitem visitar Portland num só dia. Partirá de Boston de manhã e regressará antes do jantar. Pode também optar por um itinerário que inclua Portland e outras cidades próximas(Acadia National Park, York, etc.). Se tiver um carro alugado, pode chegar a Portland em pouco menos de duas horas através da Interstate 95. Em alternativa, pode apanhar o comboio (a Amtrak Downeaster assegura as ligações entre as duas cidades) ou o autocarro (Concord Coach Lines).
  • Custo: O comboio custa cerca de 48 dólares, enquanto o autocarro custa cerca de 40 dólares.

9. Visite Salem, a cidade das bruxas

Visitando a Cidade das Bruxas| ©Brian Hammond
Visitando a Cidade das Bruxas| ©Brian Hammond

Esta cidade do condado de Essex é mundialmente famosa pelos julgamentos de bruxas que ocorreram no século XVII. O Museu Witch Dungeon (uma dramatização do famoso julgamento) e a Witch House (a casa do juiz que conduziu as investigações) são a prova disso.

Se visitar Boston em outubro, Salem deve ser uma visita obrigatória. No Halloween, a cidade enche-se de abóboras, fantasmas, desfiles de bruxas e outras personagens assustadoras. Para saborear a gastronomia local, recomendo reservar uma mesa no Turner's Seafood (43 Church Street).

Informações úteis

  • Como lá chegar: a opção mais cénica é o ferry. Os barcos da Boston Harbor Cruises ligam os dois locais e a viagem demora menos de uma hora. Infelizmente, o ferry só funciona na primavera e no verão. Nos outros meses, terá de apanhar um autocarro Boston Express. Neste caso, a viagem demora pouco mais de 30 minutos.
  • Preço: Se escolher o comboio, terá de pagar cerca de 45 dólares. O autocarro é mais barato, custando pouco mais de 20 dólares.

Reserve o seu autocarro turístico em Boston

10. Passe um dia fazendo compras em Wrentham Village

Em Wrentham Village| ©Viator
Em Wrentham Village| ©Viator

Viajando para Boston em novembro? Então, pode aproveitar as ofertas da Black Friday e começar a fazer as suas compras de Natal no Wrentham Village Premium Outlets.

Os Estados Unidos são um destino de compras ideal: existem muitos outlets onde as grandes marcas têm preços consideravelmente mais baixos. Encontrará quase exclusivamente roupa e acessórios da estação "errada", mas garanto-lhe que vale a pena.

Informações práticas

  • Como chegar lá: se não tiver um carro alugado, pode chegar lá através de uma combinação de comboio e táxi. Pode apanhar o comboio na estação de Back Bay, em Boston, e sair em Mansfield (linha Providence/Stoughton). Uma vez lá, pode simplesmente apanhar um táxi para o outlet. A viagem demora cerca de 45 minutos.
  • Preço: Para fazer este percurso, terá de gastar cerca de 40 dólares.

Duração das excursões a partir de Boston

Ruas de Boston| ©Tiago Henriques
Ruas de Boston| ©Tiago Henriques

Depende da opção que escolher. Há excursões de meio dia e excursões que podem ser prolongadas por uma ou duas noites. Por exemplo, se gosta de paisagens verdes e da vista para o mar, recomendo que reserve um quarto de hotel. Para mais informações, recomendo a leitura do post sobre como chegar a New Hampshire e do artigo sobre como chegar a Cape Cod a partir de Boston.

Reserve seu passeio histórico em Boston

Avaliações de outros viajantes

4.5
· 765 Avaliações
  • J
    J.
    4
    (0 Avaliações)
    Eu recomendaria definitivamente a visita à ilha - o nosso guia era divertido e extremamente conhecedor!
  • H
    H.
    5
    (0 Avaliações)
    Gostámos das falésias e dos faróis. Gostava que tivéssemos passado mais tempo com eles e menos tempo nas cidades.
  • L
    L.
    4
    (0 Avaliações)
    Este operador turístico é extremamente profissional, cortês e organizado com especial atenção aos detalhes. Eu recomendá-lo-ia vivamente
  • J
    J.
    4
    (0 Avaliações)
    A melhor rota. Pessoas simpáticas e belas paisagens.
  • R
    R.
    5
    (0 Avaliações)
    O guia turístico fez um trabalho maravilhoso! Ele foi entusiasta, informativo e envolvente