O que ver e fazer em Boston em 1 dia

Planear uma série de actividades sobre o que ver e fazer em Boston em 1 dia não é uma tarefa assim tão fácil. Com a intenção de o ajudar, criei uma lista que lhe permite seguir um percurso divertido e educativo por esta bela cidade americana.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Boston em 1 dia

Boston | ©Todd kent

O nordeste dos Estados Unidos é uma terra de história e de beleza arquitetónica. Por isso, é lógico que esteja interessado nas alternativas que tem à sua disposição sobre o que ver e fazer em Boston num dia. Isto tendo em conta que o centro e os arredores desta importante cidade universitária lhe oferecem muitos planos para ver e fazer em Boston durante uma estadia igual ou muito mais longa do que um único dia.

Os pontos seguintes são algumas actividades que planeei para si, seguindo um percurso que lhe será prático e conveniente para percorrer a cidade nos seus pontos mais emblemáticos. Isto para que, depois desta rápida visita, possa dizer sem margem para dúvidas que conhece uma boa parte do coração histórico de Boston.

Comece o dia no Black Heritage Trail

Placa da Black Heritage Trail| ©Kim Christensen 1959
Placa da Black Heritage Trail| ©Kim Christensen 1959

No bairro de Beacon Hill existe um trilho de ruas e becos conhecido como Black Heritage Trail. Trata-se de uma zona específica de Boston que recebeu as primeiras chegadas da escravatura que ocorreu no norte do país desde 1638 até cerca de meados do século XVIII.

Conhecer esta parte do bairro é uma boa forma de compreender um pouco melhor as atrocidades que ocorreram nessa altura contra a comunidade afro-americana.

Também se pode contextualizar melhor a importância cultural das primeiras comunidades negras livres no período anterior à Guerra Civil Americana.

Alguns dos melhores autocarros turísticos de Boston podem deixá-lo muito perto deste conjunto de ruas em Beacon Hill. Mas é melhor ir a pé se já estiver na zona. Além disso, poderá ver o museu de história afro-americana da cidade do lado de fora.

Reserve a sua excursão de autocarro turístico em Boston

A alguns quarteirões de distância está também a Acorn Street, no coração de Beacon Hill

Rua Acorn| ©hannah_garcia
Rua Acorn| ©hannah_garcia

Se avançarmos um pouco mais para o coração do bairro, vai perceber que poucos bairros nos Estados Unidos conseguiram preservar a sua identidade cultural com tanto cuidado e pormenor como Beacon Hill.

A verdade é que percorrer este famoso local para além do Black Heritage Trail é um must-do nos seus planos para ver e fazer em Boston em 1 dia.

A Massachusetts State House é um dos edifícios mais importantes da zona e recomenda-se a sua visita. No entanto, a Acorn Street é o verdadeiro epicentro turístico deste bairro, pelo menos para quem procura uma beleza mais discreta e invulgar.

É uma rua estreita, em pedrada, que nos dá uma perspetiva realista e muito interessante de como era a cidade durante o início do período pós-colonial. Isto é, quando a formação da influência americana começou e muitos aspectos da sua identidade cultural foram estabelecidos.

No geral, todo o bairro é uma área excelentemente preservada e tem um estilo tão único que pode ser equiparado à imagem única associada a Greenwich Village em Nova Iorque ou à identidade Art Deco de South Beach em Miami.

Dirija-se ao Jardim Público de Boston e ao Boston Common

Boston Common| ©King of Hearts
Boston Common| ©King of Hearts

Do ponto anterior, a sul de Beacon Hill, basta caminhar alguns minutos para chegar a dois dos mais importantes parques da cidade.

Separados pela famosa Charles Street, tanto o Boston Public Garden como o Boston Common são os dois parques que não deve deixar de lado quando pensar no que ver e fazer em Boston em 1 dia.

O primeiro é um parque que foi criado no século XIX e que se destaca pela beleza do seu enquadramento paisagístico e pela diversidade de atracções para o público. Entre elas, um lago repleto de cisnes onde se pode passear de barco.

O Boston Common oferece uma extensão mais significativa, porque nos seus 20 hectares encontrará um grande número de elementos históricos rodeados por uma vegetação caraterística que não pode faltar nos seus planos para fazer ou ver em Boston se visitar no verão.

Ambos são referências quando se trata de espaços públicos nos Estados Unidos. Particularmente este último é ainda mais conhecido por ser um dos primeiros parques urbanos do país, dado que foi construído em 1634.

Rume a norte pela Baixa da cidade para vislumbrar a nova modernidade.

Exterior do Mercado Público de Boston.| ©ajay_suresh
Exterior do Mercado Público de Boston.| ©ajay_suresh

O centro de Boston é outra paragem essencial na sua lista de coisas para ver e fazer em Boston em 1 dia.

Se estiver a terminar o seu passeio pelos parques mencionados acima, então é uma boa ideia dirigir-se para norte através das ruas comerciais da cidade, alinhadas com arranha-céus, que estão alinhadas com outros edifícios históricos.

A Old State House é uma boa paragem ao longo deste trecho do seu percurso e, se continuar para norte ao longo da Congress Street, irá encontrar a Câmara Municipal de Boston, uma das jóias arquitectónicas brutalistas mais emblemáticas de toda a América do Norte.

A alguns quarteirões de distância, também em direção a norte, encontra-se o Boston Public Market. É uma oportunidade perfeita para fazer um lanche antes de prosseguir para o almoço, em todos os sentidos da palavra.

Quando atravessar a Rose Kennedy Greenway, encontrar-se-á no extremo norte do principal centro da cidade de Boston. Isto significa que terá à sua disposição muitos outros locais icónicos da história e identidade da cidade.

O Quincy Market é a paragem ideal para o almoço

Comer um rolo de lagosta| ©Chun Her
Comer um rolo de lagosta| ©Chun Her

Por outro lado, se estiver em frente à Câmara Municipal de Boston e começar a sentir muita fome, tornando-se uma questão de vida ou de morte ter acesso imediato a uma refeição completa, o melhor é atravessar a North St. Caminhará para leste e a um par de quarteirões terá à sua disposição a grande variedade de comida do Quincy Market.

É um bazar de comida localizado dentro de um edifício histórico. Também está localizado em Faneuil Hall, que é um movimentado centro comercial composto por uma série de estruturas com mais de 100 anos de idade.

Portanto, uma maratona de compras de última hora para continuar a sua rotina turística é prudente e necessária num lugar como este. É também conhecido por ter um dos melhores mercados de Natal de Boston.

Comer um rolo de lagosta para saborear a essência da cidade

Se optar por esta ideia de comer no Quincy Market, não hesite em experimentar um Losbter Roll, a conhecida sanduíche de lagosta que tem uma interpretação diferente na maioria das cidades da Costa Leste.

Esta seria uma decisão mais acertada se estiver a pensar no que ver e fazer em Boston durante uma visita em outubro, uma vez que este mês está mesmo a meio da época de pesca deste delicioso marisco.

A identidade italiana do North End é a melhor maneira de terminar a sua tarde

Pizza de North End| ©David McKelvey
Pizza de North End| ©David McKelvey

A esta altura do dia, provavelmente já não tem tempo para explorar coisas que estão muito longe do sítio onde se encontra.

É por isso que passear no North End enquanto o sol se põe sobre a cidade é uma óptima opção se ainda tiver energia para aproveitar ao máximo a sua rápida visita a Boston, Massachusetts.

Aí encontrará uma versão bostoniana de Little Italy, onde poderá passear, tirar fotografias e apreciar a identidade arquitetónica desta zona, que é tão distinta que é considerada um dos bairros mais autênticos do país.

Se decidiu seguir o trilho da liberdade sozinho ou com uma visita guiada pela história de Boston, em algum momento passará pelas ruas deste canto de Boston.

Além disso, não se esqueça que a influência histórica deste bairro é tão importante como a de Beacon Hill. É um local que desempenhou um papel decisivo durante os tempos em que os mafiosos irlandeses-italianos dominavam o quotidiano da cidade.

Experimente um canolli no Mike Pastrys

Na Hanover St fica a Mike Pastry's, uma das mais importantes pastelarias italianas de Boston.

Se quiser uma boa sobremesa, sugerimos que peça um cannoli, mas se não lhe apetecer, mais vale aproveitar a rua em que está, pois este é um local muito procurado nas melhores tours gastronómicas de Boston. Pelo menos quando se trata da autêntica comida ítalo-americana.

Reserve uma excursão gastronômica em Boston

Jante uma pizza na Regina Pizzeria

Regina Pizzeria| ©Monica L
Regina Pizzeria| ©Monica L

Numa esquina pitoresca da N Margin St. fica outro tesouro gastronómico de Boston. Trata-se da Regina Pizzeria, um estabelecimento que tem vindo a conquistar os corações e paladares dos habitantes locais há já algumas décadas.

Esta filial em particular é significativa pelo facto de estar localizada no bairro italiano da cidade. O calor de uma boa pizza também faz deste um plano extremamente divertido para aqueles que procuram ideias do que ver e fazer durante um inverno em Boston.

Planos alternativos para a tarde da sua visita de 1 dia em Boston

Vista do Observatório Skywalk à noite| ©Sebastián Pincheira
Vista do Observatório Skywalk à noite| ©Sebastián Pincheira

Muitos dos planos que tenho sugerido para a sua viagem à cidade baseiam-se no pressuposto de que vai preferir dirigir-se para norte depois de ver o Jardim Público e Boston Common. No entanto, também é válido fazer um percurso mais curto em torno de um perímetro mais próximo destas zonas verdes de Boston.

A Trinity Church e a Biblioteca Pública de Boston são boas opções se não estiveres cansado de caminhar

Se estiveres interessado na área a sul do Jardim Público de Boston, a tua melhor aposta são os bairros de Back Bay, Back Bay Village e Back Bay East. Entre as suas ruas encontrará muitas opções de restauração para almoçar e lanchar, ao mesmo tempo que descobre as jóias turísticas da cidade, como a Trinity Church e a Boston Public Library.

A igreja destaca-se pela sua beleza arquitetónica e por ser um tesouro episcopal numa cidade onde o catolicismo sempre foi o ramo predominante do cristianismo.

A biblioteca é um bom escape à exigente rotina turística que se impôs como desafio. É também um ótimo local para captar memórias fotográficas.

Chegar a Harvard e ao MIT é conveniente se ainda tiveres tempo livre

Se achar que estes bairros não são suficientes e precisar de uma viagem de carro para recarregar as baterias para a próxima paragem, pode apanhar um táxi para atravessar o rio na Ponte de Harvard até ao impressionante campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Um passeio de 30 minutos pela zona é mais do que suficiente para ter uma noção da magnitude da influência que esta instituição académica tem no panorama científico mundial.

Do outro lado da cidade, é possível fazer uma excursão em carro particular a outro campus ainda mais emblemático, o da Universidade de Harvard.

É preciso lembrar que Boston é uma cidade voltada para a excelência acadêmica e que esta universidade específica faz parte da mística que se formou em torno da identidade educacional da cidade.

Nesta área, chamada Cambridge, encontram-se diferentes edifícios para museus, teatros e salas de aula. A Harvard Business School, a Harvard Kennedy School e todos os edifícios de Harvard Yard devem ser o seu ponto de referência quando visitar o campus.

Se ainda tiver tempo, não custa nada ver se alguma das visitas guiadas pela história de Boston lhe pode oferecer um passeio curto e conciso para melhor compreender a magnitude arquitetónica deste belo canto da cidade.

Compre a melhor visita guiada de Boston

Diga adeus à cidade no Observatório Skywalk

Se já escureceu e ainda quer outra atividade para recordar a sua visita de 1 dia à maratona de Boston, pode dirigir-se ao Prudential Center para subir ao deck de observação no topo do arranha-céus que completa este icónico complexo empresarial e comercial.

O deck de observação está localizado no 50º andar da Prudential Tower, o que significa que estará a uma altura de aproximadamente 200 metros.

Uma infografia explica alguns factos importantes sobre as figuras históricas da cidade e é a oportunidade perfeita para vislumbrar do céu as ruas da cidade que visitou durante todo o dia.

A entrada custa 20 dólares americanos, mas também pode encontrá-la no Boston City Pass se quiser ter à sua disposição um acesso privilegiado a outras atracções da cidade por um preço conveniente em euros e sob um único bilhete.

Nesta altura, é quase certo que está demasiado exausto para continuar a conhecer os segredos da cidade. Por isso, a minha recomendação é que se retire para descansar, ou vá buscar as suas malas para que um transfer do aeroporto de Boston o possa ir buscar ao átrio do hotel a tempo.

Reserve o seu transfer do aeroporto de Boston

Existem alternativas de transportes públicos para uma viagem de um dia a Boston?

Metro de Boston| ©Nicolas Vigier
Metro de Boston| ©Nicolas Vigier

As tarifas do metro de Boston são uma boa alternativa, do ponto de vista financeiro, para se deslocar na cidade. Pode comprar um cartão Charlie Card, recarregá-lo para o número de viagens que pretende fazer durante o dia e assim garantir uma mobilidade económica e sustentável.

Os preços de uma viagem no metro rondam normalmente os 2,90 dólares por viagem. Pode também apreciar o facto de as crianças com menos de 11 anos serem gratuitas. Assim, as viagens de metro são uma excelente forma de ir de um ponto a outro quando se está a planear o que ver e fazer em Boston com crianças.

No entanto, é melhor aproveitar um dia de sol e passear pela cidade. É uma das poucas metrópoles dos Estados Unidos que ainda conserva uma boa parte da sua estrutura urbanística original, o que a torna um espaço bastante acessível ao cidadão comum e ao turista.

É conveniente utilizar um autocarro de turismo se só tiver um dia disponível?

Patos de Boston| ©Massachusetts Office
Patos de Boston| ©Massachusetts Office

Outro cenário bem diferente é se estiver à procura de uma experiência controlada e planeada, tal como a que é oferecida pelos melhores autocarros de turismo de Boston.

Na verdade, não é uma má ideia se for esse o tipo de turismo em que está a apostar para desfrutar do seu dia na cidade.

No entanto, deve ter em conta que se trata de uma estrutura de paragens e percursos que não pode ajustar aos caprichos da sua família. Pelo menos se pretender cumprir o que a empresa contratada estabeleceu relativamente ao tempo a dedicar a cada atividade.