Nova Iorque em 2 dias: itinerário e conselhos essenciais
Quer fazer uma viagem à Big Apple, mas só tem dois dias? Bem, se se organizar bem, pode aproveitar ao máximo e ver o melhor que Nova Iorque tem para oferecer.
Escolher Nova York como destino já é uma ótima dica. E não importa se vai ficar apenas alguns dias, garanto que terá uma experiência inesquecível. Vai ter tempo de sobra para tirar fotos nos pontos mais emblemáticos de Manhattan, e até tirar uma selfie ao lado da Estátua da Liberdade! Aqui está o guia de viagem que vai tornar tudo mais fácil para si.
Dia 1: O melhor de Manhattan
Se o seu tempo em Nova Iorque é curto, a chave é escolher áreas da cidade onde as atracções estão próximas umas das outras. Desta forma, pode aproveitar e ver várias coisas ao mesmo tempo. Poderá não conseguir entrar em tudo, mas poderá ver tudo de fora e tirar algumas fotografias fantásticas pelo caminho.
Passeio pela Times Square
Se começar o seu dia a partir de Times Square, tem uma grande vantagem: muitos dos outros destinos populares de Manhattan estão a uma curta distância a pé. A caminhada não demorará mais de 15 minutos em direção à Broadway. É também uma das paragens se reservar o autocarro turístico de Nova Iorque, uma excelente opção a considerar se estiver a passar uma curta estadia em Nova Iorque, uma vez que poderá deslocar-se confortavelmente entre os principais locais.
Times Square está normalmente cheia de turistas, por isso, se for de manhã cedo, sentir-se-á menos cheio e poderá tirar as suas fotografias em paz. Além disso, muitos autocarros turísticos partem deste ponto de encontro comexcursões a diferentes zonas da cidade. Aproveite-os e mate mais de dois coelhos com uma cajadada só.
Faça um passeio pelo Central Park South
O famoso Central Park, no coração de Manhattan, tem cerca de 341 hectares. Talvez não tenha tempo para o ver todo, mas verá os principais pontos turísticos. De Times Square, pode apanhar a linha de metro C para Strawberry fields, o icónico John Lehnon Memorial. Ou, se preferir, pode fazer o mesmo percurso a pé durante 30 minutos. Desta forma, verá algumas coisas pelo caminho, como a famosa Tavern of the Green ou o Greyshot Arch.
Em seguida, volte para o outro lado, primeiro indo um pouco mais para leste. Aí, tira fotografias junto ao lago. Depois, atravesse a Bow Bridge e siga o trilho The Mall, que certamente já viu em mais do que um filme ou série de televisão.
Se estiver disposto a isso, pode também alugar uma bicicleta no Central Park especialmente para este percurso e poderá visitar mais sítios em menos tempo (além de ser uma aventura e tanto!). Se preferir visitar outro parque da cidade por já estar familiarizado com este, pode consultar os melhores parques de Nova Iorque aqui.
Visitar o MET, o museu mais completo da cidade de Nova Iorque.
Não se pode visitar a Big Apple e não passar pelo menos um par de horas no Met ou Metropolitan Museum of Art. Mais de dois milhões de peças de arte de todo o mundo vão deixá-lo de boca aberta. Este é, sem dúvida, um dos melhores museus de Nova Iorque.
O MET abre as suas portas às 10 horas. Reserve a sua visita guiada ao MET o mais cedo possível ou compre os seus bilhetes com antecedência para não perder a oportunidade. Outra opção para evitar a fila é reservar o melhor New York City Sightseeing Card. Desta forma, poderá entrar diretamente para ver as obras mais emblemáticas da sua coleção permanente.
Fazer uma paragem no Rockefeller Center
Quer seja na altura do Natal, porque quer ter acesso à árvore gigante que brilha e ao ringue de patinagem ou apenas para subir ao Top of the Rock, não pode perder o maior complexo comercial de Nova Iorque.
Saia do Central Park para a Quinta Avenida e faça uma caminhada de 13 minutos até a fachada da Catedral de São Patrício. Patrick. Tire algumas fotos para recordar. Depois, entre por alguns minutos e aprecie o interior. A entrada na Catedral é gratuita e pode entrar até às 18h00.
Quando sair da Catedral, continue em frente, aí tem o Rockefeller Center. Para além de subir ao topo, recomendo que pare para almoçar aqui. Encontre aqui os melhores lugares para comer perto do Rockefeller Center ou reserve um tour gastronómico.
Reservar uma excursão de contraste
Outra opção, se a viagem for de apenas alguns dias, é reservar o tour de contrastes, pois é uma forma cómoda e fácil de conhecer os bairros populares de Harlem, Bronx, Queens e Manhattan e descobrir a sua diversidade cultural.
Tudo isto com um guia local que lhe mostrará cada um dos locais em pormenor neste tour de cinco horas.
Regresso à Broadway para um espetáculo
Termine o dia regressando a Times Square e deslumbre-se com as luzes de néon. E já que está a fazer isso, porque não ver um musical? A banda sonora, a caraterização, a encenação... o melhor do melhor.
Há muitosmusicais para escolher. A maioria dos espectáculos começa por volta das 19:30h. Certifique-se de que compra o seu bilhete com antecedência para conseguir um bom lugar.
Dia 2: Além de Manhattan
Prepara-te porque Manhattan não é tudo o que Nova Iorque tem para oferecer. No segundo dia, recomendo que saia um pouco da ilha e visite dois lugares imperdíveis que todos os turistas em Nova Iorque não podem perder: a Estátua da Liberdade e o famoso bairro de Brooklyn.
Ir à Estátua da Liberdade
Com os seusbilhetes para a Estátua da Liberdade já comprados, evite as filas. Primeiro, reserve um cruzeiro de ferry para a Estátua da Liberdade e veja a linha do horizonte tomar forma à medida que se afasta de Manhattan. Tire uma foto do pano de fundo de Manhattan e uma selfie com a Estátua da Liberdade.
Quando chegar à Ilha da Liberdade, pode entrar no monumento e aprender sobre a sua história no museu. Também tem acesso ao miradouro, de onde pode apreciar a vista de Manhattan ao longe.
No regresso, recomendo que pare no ferry em Ellis Island e dedique alguns minutos a visitar o Museu da Imigração. Ficará a saber tudo sobre as grandes vagas de imigração que fizeram de Nova Iorque a cidade multicultural que é hoje.
Visite o Memorial e Museu do 11 de setembro
Ao regressar ao South Side de Manhattan, é uma boa ideia fazer uma visita guiada ao World Trade Center e ao Museu do 11 de setembro, que fica ao lado. Aí poderá testemunhar o impacto desta tragédia e como os acontecimentos do 11 de setembro tiveram consequências não só para o povo americano, mas também para o resto do mundo.
Como já recomendei anteriormente, compre os seus bilhetes para o Memorial do 11 de setembro com antecedência e evite as filas.
Ir para Brooklyn
A sudeste da ilha de Manhattan encontra-se a ponte que a liga ao famoso bairro de Brooklyn, onde vivem artistas conhecidos e grande parte da população de Nova Iorque. Atravessá-la a pé demora cerca de 45 minutos e de metro, a partir do Memorial 911, pode apanhar a linha A. Recomendo a primeira para uma experiência mais autêntica.
Uma vez em Brooklyn, nota-se uma forte identidade arquitetónica, ao contrário de Manhattan. Para isso, recomendo sobretudo o bairro DUMBO. Fica a cerca de 15 minutos a pé, atravessando a ponte. Dê um passeio para explorar Brooklyn e surpreenda-se com os armazéns industriais que foram convertidos em apartamentos que todos nós sonhamos em possuir um dia. Não deixe também de visitar o Museu da Broadway.
Uma vez lá, pode também visitar Williamsburg e o Bairro Judeu de Nova Iorque.
Descubra o Museu Guggenheim
Para terminar a tarde, reserve os seus bilhetes sem fila para o Museu Guggenheim e ponha em dia a arte moderna e contemporânea com uma coleção impressionante que o deslumbrará com obras de Pollock, Kandinsky, Picasso e Renoir.
Preste também muita atenção ao edifício Frank Lloyd Wright, uma obra-prima arquitetónica que o vai impressionar.
Despedir-se de Manhattan no topo do Empire State Building
Como já viu, há muito para ver e fazer em Nova Iorque. É altura de dizer adeus a Manhattan e celebrar o facto de, apesar da sua curta visita, ter conseguido ver mais do que pensava.
Aproveite ao máximo e faça-o em grande estilo, subindo ao Empire State Building. Se tiveres um, recomendamos que utilizes o teu cartão de turista para evitar as filas. E se não tiver um, não hesite em reservar o seu bilhete para o Empire State Building. E tire fotografias, muitas e muitas fotografias. A paisagem nocturna de Manhattan merece ser recordada e imortalizada.
Tem tempo para subir antes da 1h15 da manhã, pois o acesso permanece aberto até às 2h.