Visto para as Cataratas do Niágara, tudo o que precisas de saber

Se é um viajante intrépido, vai certamente querer atravessar para o lado canadiano das Cataratas do Niágara durante a sua visita. Eis como o fazer e quais os documentos necessários.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 6 minutos

Visto para as Cataratas do Niágara, tudo o que precisas de saber

Cataratas do Niágara, vistas do ar. | © Pixabay

As Cataratas do Niágara merecem ser vistas tanto do lado americano como do canadiano. Mas deve estar a perguntar-se como ir de um lado para o outro, uma vez que são dois países diferentes. Com este post espero responder à sua pergunta.

Se é cidadão da UE, o governo canadiano facilita-lhe a vida e não lhe exige visto, apenas o seu passaporte e o preenchimento do eTA (Electronic Travel Authorization), um formulário online que lhe permitirá entrar no Canadá por via aérea a partir de Nova Iorque ou de qualquer país europeu. Não confundir com o ESTA, o visto exigido para viajar para Nova Iorque.

A distância entre Nova Iorque e as Cataratas do Niágara não é muito grande, por isso não há desculpa para ficar longe deste espetáculo natural. Para que não enlouqueça na organização da sua visita, há muitas excursões que o levam a ambos os lados para que não perca nada, mas cabe-lhe a si organizar o seu próprio acesso. Eis os documentos necessários para preparar a sua visita às Cataratas do Niágara a partir de Nova Iorque.

Como passar do lado americano para o lado canadiano com um passaporte europeu

Alguns passaportes europeus| ©Prabhu Balakrishnan
Alguns passaportes europeus| ©Prabhu Balakrishnan

Os passeios no lado americano das Cataratas do Niágara são impressionantes, mas ver as Cataratas do lado canadiano é uma experiência a não perder, é como um grande parque temático! Para desfrutar desta experiência sem incidentes, não se esqueça de levar o seu passaporte europeu (válido por mais de 6 meses) para mostrar nos postos de controlo fronteiriços quando entrar no Canadá.

Precisa de mais alguma coisa? Se entrar no Canadá por via terrestre (incluindo por barco), um passaporte da UE é suficiente. Mas se a travessia for feita de avião, é importante que tenha preenchido e pago a autorização eletrónica de viagem (eTA) antes de iniciar a viagem, uma vez que esta lhe será pedida no balcão da companhia aérea. Este documento eletrónico é muito barato (a partir de 7 dólares canadianos), pode ser encomendado em linha e é processado muito rapidamente.

A forma mais rápida e eficaz de chegar ao lado canadiano das cataratas

O meu conselho é que evite passar pelo controlo fronteiriço na hora de ponta; é melhor ir cedo para evitar longas filas que o podem frustrar desnecessariamente antes mesmo de começar a sua visita.

Como muitos de nós querem ver as cataratas a partir dos miradouros e das atracções do lado canadiano, pode reservar uma excursão organizada que o vai buscar ao seu hotel e o leva de barco do lado americano para o lado canadiano. Provavelmente, terá de decidir antes da viagem se prefere uma viagem de um dia ou de dois dias às Cataratas do Niágara. O meu conselho é que, se quiser ver os dois lados das cataratas, reserve um dia para cada lado.

Se quiser esquecer os horários, os transportes e a passagem rápida pelos controlos internacionais, não procure mais - só tem de se preocupar em ter o seu passaporte e o visto, se necessário, em ordem. Os organizadores da excursão tratarão de tudo isto para ser apresentado no controlo aduaneiro.

Reserve a sua excursão às Cataratas do Niágara

Precisa de um visto para visitar as Cataratas do Niágara? Verificar

Como solicitar um visto| ©John Schnobrich
Como solicitar um visto| ©John Schnobrich

E se não tiver um passaporte de um país membro da UE? Em geral, todos os cidadãos de países não europeus ou de países sem acordo fronteiriço com o Canadá necessitam de um visto de turista se quiserem atravessar para o lado canadiano das Cataratas do Niágara.

É sempre obrigatório ter um visto de turista nestes casos? Há uma exceção em que um eTA seria suficiente: se o seu país for o Brasil, a Bulgária ou a Roménia e entrar no Canadá por via aérea. Em todos os outros casos, é necessário solicitar um visto de turista.

Que tipo de visto se deve pedir?

Verá que existem diferentes tipos de vistos não permanentes para entrar no Canadá, mas como a nossa viagem é para desfrutar e admirar as Cataratas do Niágara, um visto de turista será suficiente.

A melhor dica de viagem que lhe posso dar é verificar as informações disponíveis no site de imigração do Governo canadiano. Ainda assim, gostaria de esclarecer que o visto e a eTA para entrar no Canadá não são a mesma coisa: se vai ficar mais de seis meses no Canadá (espero que goste das Cataratas, mas não tanto tempo) ou se não cumpre os requisitos da eTA, terá de pedir um visto.

Como obter um visto para visitar as Cataratas do Niágara?

Visto de turista| ©FernãoRN
Visto de turista| ©FernãoRN

Se não tiver um passaporte europeu, não residir nos EUA e o seu país não tiver um acordo com o Canadá, deve solicitar um visto de turista canadiano para viajar para as Cataratas do Niágara.

É quase tão fácil como solicitar uma eTA, embora o processo seja ligeiramente mais longo, ser-lhe-ão pedidos mais documentos e o custo é mais elevado (a partir de 100 dólares canadianos, dependendo da sua nacionalidade). Lembre-se de o iniciar com bastante antecedência em relação à sua viagem

No entanto, a boa notícia é que pode fazê-lo a partir de casa, online; também pode preencher um pedido em papel, embora eu não o recomende, porque terá de se dirigir ao Centro de Pedidos de Visto (VAC) mais próximo e concluir o processo aí.

De que documentos necessito para pedir um visto de turista no Canadá?

Se, como eu, está à procura de comodidade e decidiu solicitar o seu visto de turista online, lembre-se de digitalizar todos os documentos necessários para anexar.

Que documentos são esses? Um passaporte válido, uma prova de que tem laços com Espanha que o obrigam a regressar e uma prova financeira de que pode cobrir os custos de entrada, permanência e saída do Canadá.

Além disso, dependendo do seu país de origem e da duração da estadia, podem ser-lhe pedidos outros documentos adicionais, como um certificado de registo criminal, uma carta de convite ou um seguro e um atestado médico.

Tem tudo? Perfeito, agora só tem de preencher o formulário de pedido, fornecer a documentação necessária e aguardar a aprovação do seu visto, que será válido por 5 anos (ou até à expiração do seu passaporte).

Não perca tempo! O processo é um pouco mais demorado, por isso não deixe para a última hora.

O que acontece se eu não tiver os documentos necessários quando chegar às Cataratas?

Lado canadiano das Cataratas do Niágara| ©Reg Natarajan
Lado canadiano das Cataratas do Niágara| ©Reg Natarajan

Se não tiver os documentos necessários para atravessar entre as margens, perderá o lado canadiano das Cataratas, por isso lembre-se de levar os seus documentos consigo e não conte com a sorte.

Mesmo que a sua estadia no país seja curta, apenas algumas horas para desfrutar das atracções desse lado das Cataratas, terá de passar pelo controlo fronte iriço do Governo canadiano e, para isso, terá de ter os documentos necessários.

Se for europeu e atravessar por terra, apenas lhe será pedido o passaporte, mas se viajar de avião e precisar de um eTA ou se a sua nacionalidade exigir um visto de turista, terá de solicitar e apresentar estes documentos, tal como se fosse ficar no Canadá durante 6 meses.

É possível entrar no Canadá pelo lado canadiano das cataratas se tiver começado a minha viagem em Nova Iorque?

Ponte do Arco-Íris que divide o Canadá e os EUA| ©Radek Kucharski
Ponte do Arco-Íris que divide o Canadá e os EUA| ©Radek Kucharski

Quer prolongar a sua estadia no Canadá? É uma óptima ideia! Se iniciou a sua viagem a partir de Nova Iorque e, durante a sua visita às Cataratas do Niágara, passou o controlo fronteiriço com os documentos necessários, já se encontra no Canadá e pode deslocar-se pelo país sem qualquer problema.

O Canadá é um país fantástico com muito para oferecer, vai adorar! A única coisa que precisa de ter em conta é o tempo máximo que pode permanecer no país.

Como é que sabe? Se entrou no Canadá com o seu passaporte europeu, pode permanecer no país por um período máximo de 3 meses. Se o seu país de origem não pertencer à UE e não tiver um acordo com o Canadá, o seu visto de turista permite-lhe ficar até 6 meses (o mesmo tempo se tiver entrado com um eTA).

A parte mais impressionante das Cataratas do Niágara espera-o no lado canadiano, acredite, por isso aproveite a sua viagem a Nova Iorque, verifique se tem todos os documentos necessários para atravessar para o Canadá e faça uma visita guiada que o deixará de boca aberta.