O que ver e fazer em Charleston em 2 dias
Se a sua próxima aventura de viagem envolve uma estadia de 2 dias em Charleston, parabéns! Apesar das muitas coisas interessantes para fazer nesta cidade, um itinerário de dois dias bem organizado é ideal para ver um pouco do essencial. Veja como fazer isso.
Como deve saber, Charleston é uma cidade localizada na Carolina do Sul, famosa pela sua cultura rica, passado histórico e comida deliciosa. Sendo um dos destinos mais visitados da América do Norte, há muito para ver e fazer em Charleston; por isso, se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, terá de dar prioridade ao que é mais importante.
Hoje apresento-lhe as minhas ideias para um itinerário de 2 dias em Charleston; o presente plano de viagem inclui dois dias completos, de manhã à noite, deixando de fora o dia de chegada e o dia de partida.
Se estiver à procura de opções de itinerário mais longas, recomendo que veja o itinerário O que ver em Charleston em 3 dias ou O que ver em Charleston em 4 dias.
Dia 1: Visita a Charleston a pé, a cavalo e de barco.
O primeiro dia é dedicado a ver os destaques do coração de Charleston, admirar a arquitetura local e aprender um pouco sobre o seu passado histórico. Não se esqueça de provar a deliciosa comida sulista!
Comece com uma visita guiada a Charleston
Charleston é uma cidade rica em história e cultura, por isso uma das melhores coisas a fazer na manhã do seu primeiro dia é uma visita guiada à cidade, para que possa aprender um pouco sobre a história da cidade e os seus marcos mais emblemáticos com um guia especializado.
Encontrará muitas empresas locais em Charleston que oferecem este tipo de experiência. Geralmente, o passeio dura cerca de 2 horas e custa a partir de 30 euros por viajante. São realizados a pé, com os destaques de um passeio tranquilo pelo coração da cidade.
Não lhe apetece caminhar? Outras alternativas para quem não quer fazer um passeio a pé são o autocarro turístico de Charleston ou um dos famosos passeios de carruagem, em que um guia leva os viajantes pelas ruas mais bonitas e pelos pontos altos da baixa de Charleston.
Ir ao The Battery
Considerada uma das melhores coisas para fazer em Charleston, não pode deixar a cidade sem dar um passeio relaxante ao longo da pitoresca orla marítima localizada no extremo sul da cidade.
Recomendo que termine a sua visita à baixa da cidade na zona residencial de South of Broad e, especificamente, no The Battery, para desfrutar de uma das melhores vistas que Charleston tem para oferecer. Traga a sua máquina fotográfica!
Ao passear pela zona, não deixe de passar algum tempo no White Point Garden, um dos mais importantes e belos parques públicos de Charleston, onde encontrará carvalhos gigantes e palmeiras maravilhosamente preservadas. Vários memoriais da Guerra Civil Americana também estão localizados aqui.
- Horário: Aberto ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Entrada: Gratuita para o público.
- Duração da visita: 1 a 2 horas podem ser suficientes para ver os destaques do local.
Visite a Casa-Museu Nathaniel Russell.
Deixando o White Point Garden para trás, o famoso Nathaniel Russell House Museum fica a menos de 10 minutos de caminhada pela Meeting Street, no coração de Charleston.
É uma visita que recomendo vivamente a qualquer pessoa interessada no passado histórico de Charleston, na dinâmica social e no estilo de vida das pessoas há apenas alguns séculos.
Nathaniel Russell foi um famoso e rico comerciante sulista que, à semelhança de outros grandes senhores da época, acumulou a sua fortuna principalmente através do trabalho escravo e da mão de obra. Os escravos da família Russell eram pelo menos 20 homens e mulheres que construíram e mantiveram a casa e os belos jardins.
Se a sua viagem a Charleston for curta e não tiver oportunidade de visitar as plantações, uma visita à Casa Nathaniel Russell ajudá-lo-á a compreender as condições de vida destas pessoas escravizadas.
Deixando de lado o terrível contexto histórico, a casa em si é uma obra admirável da arquitetura sulista; na visita, preste especial atenção à escada em espiral, ao belo mobiliário esculpido à mão e aos jardins de sonho.
- Horário de abertura: O museu está aberto ao público das 10h00 às 18h00, todos os dias do ano.
- Taxa de entrada: A visita ao museu custa cerca de 15 euros para um bilhete de adulto e 7 euros para crianças dos 6 aos 16 anos. As crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita.
- Duração da visita: A visita da casa e das diferentes salas demora pouco mais de 1 hora.
Pausa para o almoço
Como poderá constatar durante a sua visita à zona de South of Broad, não encontrará nenhum estabelecimento comercial, muito menos restaurantes, mas ao sair da Nathaniel Russell House estará no limite da zona residencial e nas proximidades existem várias alternativas de restaurantes onde poderá fazer um lanche.
Segue-se uma lista de algumas opções, mas recomendo que cada viajante faça a sua própria pesquisa com base nas suas preferências pessoais.
-
The Establishment Se lhe apetecer marisco, este elegante restaurante de marisco oferece pratos clássicos do Sul.
-
Brown Dog Deli Se quiser comer com os habitantes locais, o Brown Dog Deli oferece sanduíches de charcutaria num espaço inspirado nos anos oitenta.
-
Millers All Day Bistro, padaria e bar num espaço amigável e familiar. Têm uma excelente coleção de cerveja artesanal e sobremesas.
Dê um passeio e explore a bela Rainbow Row
Do outro lado da orla marítima e a apenas 5 minutos a pé do museu fica Rainbow Row. Aqui encontrará uma fila de belas mansões construídas ao estilo sulista, um tipo de arquitetura que surgiu de uma mistura de vários estilos e que se tornou extremamente popular durante o século XVII.
A fila de casas tem vista direta para a zona ribeirinha de The Battery e leva-o de volta aos anos em que Charleston era o coração e a alma da atividade marítima e comercial em toda a área.
Atualmente, as casas da Rainbow Row estão pintadas numa variedade de cores pastel e tropicais, por isso, certifique-se de que tem muitas pilhas e tire muitas fotografias durante a sua visita.
Faça um passeio de barco por Charleston ao pôr do sol.
Termine o seu primeiro dia em Charleston com um passeio de barco ao pôr do sol; é uma das actividades mais relaxantes que pode fazer em Charleston e uma das mais populares entre os viajantes de primeira viagem. Consequentemente, encontrará várias empresas locais que oferecem esta experiência.
Embora umpasseio de barco em Charleston possa ser feito a qualquer hora do dia, eu pessoalmente recomendo o pôr do sol para apreciar o pôr do sol sobre o porto histórico de Charleston.
Para além de ver numerosos pontos turísticos à beira-mar, este passeio também lhe dará a oportunidade de aprender sobre a história marítima da cidade, tornando-o ainda mais enriquecedor e interessante. Se estiver em Charleston em julho ou agosto, o passeio de barco ao fim da tarde é a melhor forma de fugir ao calor.
- Horário: Os passeios ao pôr do sol realizam-se por volta das 18h00 ou 19h00, consoante a época.
- Preço: A partir de aproximadamente 45 euros por viajante. Os menores pagam uma tarifa reduzida.
- Duração: O passeio dura cerca de 2 horas, devendo estar no porto 20 minutos antes do mínimo para embarcar.
Dia 2: Visite os mercados e os marcos nacionais.
Aproveite o seu segundo dia em Charleston para visitar os mercados locais e conhecer a dinâmica dos seus cidadãos. Recomendo também uma visita aos locais de guerra situados logo a seguir ao coração da cidade e aprender um pouco sobre a ligação de Charleston à guerra contra a escravatura.
Acorde cedo e visite o Mercado Municipal de Charleston
Acorde cedo na manhã do seu segundo dia de exploração para visitar o Mercado Municipal de Charleston. Localizado no coração da cidade, é um mercado voltado para o turista, onde você terá uma visão em primeira mão da vida no Velho Sul; está em operação desde o século 19 e é um dos mercados urbanos mais antigos dos Estados Unidos.
Algumas das coisas que encontrará nas bancas do Mercado Municipal de Charleston incluem brinquedos, vestuário, arte, artigos de couro, artesanato local e muito mais. Consequentemente, uma visita ao mercado é uma excelente oportunidade para comprar lembranças de viagem e presentes.
Recomendo que preste especial atenção aos artesãos de Gullah, cestos feitos à mão por afro-americanos, uma tradição que teve origem na África Ocidental e que se manteve viva nesta zona através da transmissão de conhecimentos de geração em geração.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 09:30h às 18h. Sextas-feiras e sábados à noite, das 18:30h às 22:30h.
- Taxa de entrada: Gratuita para o público em geral.
- Duração da visita: Recomendo que se reserve pelo menos 1 hora para visitar esta atração.
Fazer uma pausa para o almoço
Deixando o Charleston City Market para trás, siga em direção à orla marítima para encontrar restaurantes e algumas das melhores opções de refeições de Charleston. Use a lista a seguir como referência, mas recomendo fazer sua própria pesquisa.
-
Fleet Landing Restaurant & Bar Restaurante de marisco com vistas fabulosas sobre o rio Cooper.
-
The Griffon Restaurante de cozinha americana com foco em hambúrgueres e cerveja artesanal, o ambiente do lugar lembra um elegante pub inglês.
-
Poogan's Smokehouse Restaurante de estilo industrial que serve churrasco tradicional do Sul e cocktails de assinatura.
Caminhe até ao Joe Riley Waterfront Park
O Waterfront Park fica a apenas 8 minutos de caminhada em direção à orla de Charleston. Aqui encontrará outro dos parques e jardins mais importantes da cidade e um dos mais queridos e visitados por turistas e habitantes locais.
Fundado em 1990, o sítio mais proeminente e fotografado é a famosa fonte de água em forma de ananás. Recomendo que tire a fotografia obrigatória deste importante local como prova da sua visita a Charleston e, depois, passe algum tempo a passear pelos belos passeios, de onde se obtêm vistas espectaculares da orla marítima de Charleston.
O passeio será relaxante, especialmente depois da azáfama do mercado de Charleston.
- Horário: Geralmente das 07h às 21:30h. A hora de fecho pode variar, especialmente durante a época de inverno em Charleston.
- Taxa de entrada: Gratuita para o público em geral.
- Duração da visita: Recomendo reservar entre 1 ou 2 horas para apreciar a vista e a natureza do local.
Ver o Monumento Nacional de Fort Sumter.
No seu segundo dia em Charleston, reserve algum tempo para visitar o Fort Sumter National Monument, que fica numa pequena ilha artificial no porto de Charleston, ao largo de South of Broad.
A principal forma de lá chegar é apanhar o Charlestone Ferry ou a linha de táxi aquático que, embora não seja a principal atração, é uma curta viagem através das águas que irá apreciar.
No enclave, encontrará grutas com cavernas de pedra que, atualmente, albergam vários canhões da era da Guerra Civil. É uma visita altamente recomendada, especialmente se vier a Charlestone com crianças, uma vez que as histórias de guerra e a oportunidade de ver armamento antigo de perto são muito divertidas para elas.
A atração é gratuita e aberta ao público, no entanto, o serviço de ferry de Charlestone tem obviamente um número limitado por viagem. Recomendo a compra de bilhetes com antecedência, de modo a garantir espaço no dia e hora que pretende visitar.
- Horário de abertura: Aberto ao público diariamente das 9h às 18h.
- Taxa de entrada: A entrada em Fort Sumter é gratuita, mas o custo do ferry para chegar à ilha é de cerca de 30 euros por pessoa.
- Duração da visita: Deve reservar 3 horas ou mais para esta aventura.
Noite: Faça a excursão dos fantasmas de Charleston
Aproveite ao máximo o seu tempo na cidade e conclua o seu último dia em Charleston fazendo uma das melhores coisas para fazer em Charleston à noite: um passeio fantasma e misterioso para aprender sobre o passado sombrio da cidade do sul.
Charleston é considerada uma das cidades mais assombradas dos Estados Unidos, razão pela qual esta atividade é muito procurada pelos turistas que procuram conhecer em primeira mão as histórias que deram origem ao mito.
Na cidade, encontrará inúmeras empresas que oferecem o tour fantasma de Charleston em diferentes formatos, com diferentes temas e visitando diferentes locais. Desde excursões familiares em que as crianças podem participar até excursões exclusivamente para adultos devido ao conteúdo das histórias.
- Horário: Encontrará visitas guiadas a fantasmas a diferentes horas, mas recomendo que as faça ao anoitecer.
- Preço: Cerca de 35 euros por viajante.
- Duração: Deve reservar pelo menos 2 horas para a visita guiada.
Desfruta de um jantar para te despedires da cidade
Uma vez terminado o passeio fantasma de Charleston, aproveite a proximidade com a parte histórica da cidade para desfrutar de um bom jantar e relaxar.
A Cidade Velha está repleta de muitos pequenos restaurantes e bares com muita personalidade, por isso recomendo que dedique algum tempo antes da sua viagem para encontrar o melhor para si.
Aqui estão algumas sugestões para o ajudar a começar.
-
Gaulart & Maliclet Fast and French Inc. Restaurante de estilo bistrô francês que oferece cerveja de qualidade e uma coleção de vinhos franceses durante o dia e a noite.
-
Queen Um elegante bar no terraço, cuja seleção de cafés artesanais, sobremesas do sul e chás está entre as melhores da zona.
-
The Establishment Se está à procura de um sabor do Sul, The Establishment tem uma oferta variada e deliciosa. As refeições são servidas com uma variedade de cervejas clássicas, vinho e bebidas de bourbon.