10 coisas para ver e fazer em Charleston em julho

Quem é que nunca viu a celebração do 4 de julho nos filmes americanos? Esta é, sem dúvida, uma data especial para os habitantes deste país. Se viajar para Charleston, terá a oportunidade de desfrutar do patriotismo desta data em todo o seu esplendor.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Charleston em julho

Charleston | ©GPA Photo Archive

Charleston é uma cidade do estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. É também conhecida como ** a "Cidade Santa"**, graças à sua variedade de igrejas. O que ver em Charleston durante o mês de julho inclui festivais e museus de história.

Durante o verão, a cidade oferece uma variedade de actividades historicamente significativas para toda a família. A mais popular é a celebração do 4 de julho, que tem lugar em museus, parques, bares e muito mais. É, sem dúvida, uma ocasião ideal para aprender sobre a história deste país e os eventos que levaram à independência do país.

1. Deslumbre-se com o fogo de artifício no Museu Naval e Marítimo de Patriots Point

Espetáculo de fogo de artifício do Museu Naval e Marítimo de Patriots Point| ©Bryan Adams
Espetáculo de fogo de artifício do Museu Naval e Marítimo de Patriots Point| ©Bryan Adams

Todos os anos, o Museu Naval e Marítimo de Patriots Point organiza um espetáculo de fogo de artifício para celebrar o 4 de julho. O evento começa normalmente às 18:00 e prolonga-se até às 21:00 ou 22:00 horas. Se viajar de carro, terá de pagar cerca de 20 euros de estacionamento.

Nalguns anos, realiza-se um evento mais privado no porta-aviões USS Yorktown. Nessas ocasiões, é possível aceder a uma área com cadeiras e mesas, de onde se pode ter uma vista VIP do fogo de artifício.

Por outro lado, o acesso a terra firme é totalmente gratuito e, a partir daí, também pode assistir ao espetáculo à vontade, uma vez que o fogo de artifício é lançado da proa do USS Yorktown.

Para além do fogo de artifício, pode desfrutar de música e de snacks e bebidas dos food trucks locais situados perto de Patriots Point.

Não se esqueça de chegar cedo para conseguir um bom lugar para a sua manta de piquenique ou cadeiras dobráveis.

Reservar um passeio de barco em Charleston

2. Faça um passeio histórico por Charleston

Vila de Harleston| ©Warren LeMay
Vila de Harleston| ©Warren LeMay

Nunca há uma má altura para passear pelas ruas históricas de Charleston, especialmente durante o mês mais patriótico do ano. Desde a fundação da cidade, em 1670, Charleston tem sido um importante centro de comércio e negócios nos Estados Unidos.

Além disso, todos os estilos arquitectónicos das suas igrejas reflectem os vários períodos de desenvolvimento que a cidade atravessou.

Durante a sua visita, poderá não só apreciar a arquitetura de Charleston, mas também visitar e explorar alguns locais interessantes. Um deles é o Historic District, que alberga uma importante coleção de arquitetura dos séculos XVIII e XIX e foi declarado National Historic Landmark em 1960.

Também pode ver as torres e igrejas pelas quais Charleston é conhecida como The Holy City. Estas incluem a Igreja Episcopal de S. Miguel, a Igreja Episcopal de S. Filipe, a Igreja Huguenote Francesa, entre outras.

Se quiser uma experiência muito mais interessante, pode fazer um passeio de carruagem que o levará a alguns locais fenomenais.

Reserve um passeio histórico em Charleston

3. Não perca o festival de 4 de julho

4 de julho em Charleston| ©Adam MacConnell
4 de julho em Charleston| ©Adam MacConnell

O 4 de julho é o Dia da Independência da América e se estiver em Charleston, não deve perder o Festival de 4 de julho de Charleston. Ano após ano, este evento é realizado no Riverfront Park durante a noite. Prepare-se para sentir o patriotismo das pessoas desta pequena cidade da Carolina do Sul.

Durante este evento, há normalmente vários concertos, actividades para crianças e camiões de comida.

Se quiser saber mais pormenores sobre o festival, pode consultar o sítio Web oficial da cidade de Charleston... Os participantes podem trazer cadeiras de jardim e cobertores para se instalarem no parque e desfrutarem dos espectáculos.

Durante a noite, há um espetáculo de fogo de artifício que pode ser apreciado com outros espectadores. Não se preocupe com o estacionamento, que é totalmente gratuito. No entanto, recomendo que se junte ao carro, caminhe ou peça um táxi através de uma aplicação como a Uber, pois por vezes não há lugares de estacionamento suficientes.

Tenha em atenção que, quando chegar ao parque, o pessoal de segurança revistará os seus pertences. Esta é apenas uma medida de precaução para garantir o bom funcionamento do festival.

Além disso, é proibido trazer fogo de artifício ou grelhadores. Só é permitido trazer lanches, água e dinheiro para comprar comida ou artigos de artesanato dentro do festival.

4. Celebrar o Artcelium Fest

Reserva natural de Woodlands| ©Andrew Wyant
Reserva natural de Woodlands| ©Andrew Wyant

O Artcelium Fest é um evento que se realiza várias vezes por ano em Charleston. A edição de verão realiza-se normalmente em julho e é imperdível.

Se for a este evento, pode desfrutar de actuações de DJ, dança e outras expressões de arte na natureza. É sem dúvida uma excelente forma de passar um dia em Charleston.

O objetivo desta celebração é criar arte ao vivo, servindo de fonte de inspiração para os participantes. É por isso que verá, por exemplo, pintores a vender as suas obras, mas também a criar uma de raiz para que possa assistir ao processo criativo.

O festival decorre na natureza como forma de criar uma metáfora: as raízes das árvores, os cogumelos e outras plantas partilham os nutrientes da natureza. O mesmo deve acontecer com os artistas, que partilham ideias para crescerem juntos.

Se gosta de arte e de ar livre, este é o evento ideal para si. O evento tem lugar na Reserva Natural de Woodlands durante apenas um dia.

Com o Open Mic, pode conhecer artistas da região e da cidade.

Informações práticas

  • Localização: Woodlands Nature Reserve, 4279 Ashley River Rd, Charleston, SC 29414.

  • Quando ir: Realiza-se na primavera e no verão. O de verão tem lugar durante o mês de julho.

  • Preço: cerca de 10 e 15 euros.

  • Horário: Normalmente começa às 14h00 e termina às 20h00 de um sábado ou domingo.

5. Celebrar o Caribbean Jerk Festival de Charleston

Festival de Jerk das Caraíbas| ©robynfreaks
Festival de Jerk das Caraíbas| ©robynfreaks

O Festival de Jerk das Caraíbas de Charleston começou há menos de uma década. Todos os anos, num domingo a meio do mês, o Riverfront Park enche-se de música e comida das Caraíbas durante um dia. Venha e desfrute de música, comida e muito mais.

Este evento é ideal para toda a família se divertir. Se gosta da cultura caribenha, não pode deixar de assistir a este festival, que é perfeito para o verão. No parque, encontrará vendedores de comida e chefes especializados na cozinha jamaicana. Também pode desfrutar de bebidas refrescantes típicas das Caraíbas.

Recomendo que traga cadeiras dobráveis ou cobertores para se poder instalar algures no parque. Assim, ficará mais confortável e poderá apreciar a música dos DJ e das bandas ao vivo. Se quiser levar para casa uma recordação desta experiência, não se esqueça de passar pelas bancas de artesanato. Vai ficar surpreendido com o que vai encontrar.

Tenha em atenção que não pode trazer os seus próprios animais de estimação, alimentos ou bebidas para o evento. Além disso, se viajar de carro, encontrará estacionamento gratuito. Chegue cedo para conseguir um bom lugar de estacionamento.

Informações práticas

  • Localização: Riverfront Park, 1001 Everglades Dr, North Charleston.

  • Quando ir: O parque está aberto durante todo o ano, sendo o festival realizado num domingo a meio do mês.

  • Preço: cerca de 5 e 10 euros.

  • Horário: normalmente começa às 5pm e termina às 11pm.

6. Veja o fogo de artifício do telhado de um bar ou restaurante

Fogos de artifício do 4 de julho| ©Jared Shapiro
Fogos de artifício do 4 de julho| ©Jared Shapiro

Se preferir locais mais calmos e menos concorridos, recomendo que procure um bar ou restaurante com um terraço.

Durante as celebrações do 4 de julho, muitos estabelecimentos têm boas vistas para o céu. Desta forma, pode passar uma noite agradável a beber o seu cocktail preferido e a saborear o seu jantar preferido. Este é um ótimo lugar para passar a noite em Charleston.

Um dos lugares mais famosos para ir é o Pavilion Bar, com vista para o porto de Charleston. Este é um ótimo local para apreciar a comida local. Também têm opções para todos os gostos, incluindo pratos vegetarianos e sem glúten.

Outro local que certamente irá gostar é o Pour Taproom, onde pode ter uma vista panorâmica da baixa de Charleston. Se gosta de cerveja, visite a Revelry Brewery. A Revelry Brewery costuma receber concertos de música ao vivo aos fins-de-semana.

Vários bares e restaurantes planeiam eventos durante e após o 4 de julho, basta estar atento aos anúncios.

7. Visite o bar no telhado do Vendue Art Hotel

Telhado / Bar do Hotel de Arte Vendue| ©clarissa:)
Telhado / Bar do Hotel de Arte Vendue| ©clarissa:)

O Vendue Art Hotel é o primeiro e único hotel de Charleston dedicado à arte. Possui várias galerias e várias exposições de arte que estão em exibição pública durante todo o ano.

Para além de ser conhecido por estes pormenores, durante o dia 4 de julho atrai muito mais pessoas devido ao The Rooftop Bar, um dos melhores da cidade.

Os visitantes vêm a este bar não só para apreciar a vista do porto de Charleston e do Bairro Francês, mas também para desfrutar das festas temáticas do bar. Para além de admirar o fogo de artifício do Dia da Independência, este bar permite que os comensais socializem uns com os outros.

Um tema favorito é a Spotlight Party. Esta consiste em vestir-se com as cores dos semáforos. Vermelho significa que está numa relação, branco significa que o seu estatuto é complicado e azul significa que é solteiro. Estaria disposto a algo assim?

Se quiser ver lugares mais vistosos como este, recomendo que apanhe o autocarro turístico de Charleston. Desta forma, pode ver muito mais da cidade num só dia.

Informações úteis

  • Localização: The Vendue, o Hotel de Arte de Charleston. 19 Vendue Range, Charleston, SC 29401

  • When to go: Aberto todo o ano, mas com festas temáticas a 4 de julho.

  • Preço: O preço das festas é de cerca de 24 euros.

  • Horário: De domingo a quinta-feira, o horário é das 11:30h às 23h. Às sextas-feiras e sábados, o bar está aberto das 11h30 às 0h00.

Reserve o seu autocarro turístico de Charleston

8. Visitar o Museu Naval e Marítimo de Patriots Point

Museu Naval e Marítimo de Patriots Point| ©Ron Cogswell
Museu Naval e Marítimo de Patriots Point| ©Ron Cogswell

Para além de visitar este museu para ver o fogo de artifício no dia 4 de julho, recomendo também que faça uma visita guiada ao museu para uma experiência mais completa.

No final da sua visita ao Patriots Point Naval and Maritime Museum, pode ficar para a celebração do 4 de julho no porto.

Se é fã de aviação ou da história da Segunda Guerra Mundial, neste museu terá a oportunidade de explorar o interior do USS Yorktown (CV-10), um porta-aviões histórico dos Estados Unidos.

Este navio serviu a nação durante cerca de três décadas e recebeu a Presidential Unit Citation e 11 estrelas de batalha pelo seu serviço na Segunda Guerra Mundial.

Também apresenta três navios da Marinha, 28 aviões históricos e uma experiência imersiva de última geração que conta a história da Guerra do Vietname. Este museu é também o lar do Museu da Medalha de Honra.

Informações práticas

  • Localização: O museu está localizado ao longo do porto de Charleston em Mt. Pleasant, SC.
  • Quando ir: Aberto durante todo o ano, mas você tem uma experiência mais temática durante o 4 de julho.
  • Preço: cerca de 25 euros.
  • Horário: das 9:00 às 17:30 horas.

9. Divirta-se no Lights in the Forest Festival

Festival Luzes da Floresta| ©Fuzzy Gerdes
Festival Luzes da Floresta| ©Fuzzy Gerdes

Se você gosta de música eletrônica e quer festejar, o Lights in the Forest Festival é o que você está procurando.

Desde 2019 que este festival é realizado na cidade de Charleston em diferentes locais. O seu objetivo é criar um espaço para a música e o amor pela natureza, mas acima de tudo, dar visibilidade aos DJs locais.

A atração deste festival é que as luzes são instaladas na floresta para que o ambiente seja colorido e diferente de outros festivais.

Este festival realiza-se no verão, mais concretamente em julho. Embora o local possa mudar, já se realizou na Reserva Natural de Woodlands. Se se sente atraído pela natureza da cidade, deve fazer uma viagem às plantações de Charleston.

Durante o evento, pode desfrutar dos espectáculos de DJ, comprar snacks e vários tipos de comida nos camiões, bem como apreciar o espetáculo de luzes.

O festival tem lugar no sábado e no domingo, com campismo disponível na zona. Ao comprar o seu bilhete, deve decidir se quer o passe de sábado ou apenas de domingo.

Informações práticas

  • Localização: Woodlands Nature Reserve, 4279 Ashley River Rd, Charleston, SC 29414.

  • Quando ir: Nas suas redes sociais anunciam as datas do evento, que normalmente é durante o mês de julho. Nesse caso, tem lugar durante um fim de semana, embora se possa ir apenas por um dia.

  • Preço: cerca de 120 € a 220 €.

  • Horário: normalmente começa às 12:00 h de sábado e termina no domingo à noite.

10. Visite o Riverfront Park para desfrutar do verão

Parque Riverfront| ©Geoff Livingston
Parque Riverfront| ©Geoff Livingston

O Riverfront Park está localizado em North Charleston, nas margens do rio Cooper, e está aberto ao público durante todo o ano. No entanto, uma visita durante as celebrações do 4 de julho é uma experiência única devido ao valor histórico dos monumentos e casas antigas que o rodeiam.

Se não puder ir nessa data, não faz mal - é um ótimo lugar para evitar o calor do verão por um bocado.

Quando visitar este parque, encontrará o Greater Charleston Naval Base Memorial. Este foi construído para homenagear os militares e civis que serviram os Estados Unidos da América e a região da Grande Charleston quando a base estava ativa.

Perto deste parque verá as casas onde viviam os oficiais da Base Naval. Estas foram cuidadosamente restauradas para as preservar. Além de apreciar a história do local, pode admirar a paz inspirada pelos enormes carvalhos que adornam o parque e as suas paisagens tranquilas.

Além de ir durante o festival de 4 de julho, recomendo que vá alguns dias antes ou depois, porque no verão há sempre actividades.

Este é um daqueles sítios fantásticos para levar as crianças e sentir o sabor de Charleston.

Por vezes, o parque é palco de eventos empresariais, concertos e até casamentos, pelo que poderá encontrar-se em Charleston para uma atividade semelhante.

Como é o clima de julho em Charleston

Dia de sol em Charleston| ©adnan kouatli
Dia de sol em Charleston| ©adnan kouatli

Se viajar para Charleston em julho, estará a viver o verão de Charleston. Prepare-se para dias quentes e ensolarados, pois as temperaturas geralmente ficam entre 31°C e 34°C. No dia mais frio, a temperatura pode descer até aos 24°C e raramente até aos 21°C.

Por outro lado, o céu permanece nublado durante a maior parte do mês. Só durante a primeira semana é que se pode desfrutar de um céu muito mais claro. Isto é ideal para apreciar as vistas nocturnas durante as celebrações do 4 de julho.

Além disso, a chuva é rara, por isso não se preocupe com ela. Recomendo também que tenha um guarda-chuva na sua mochila para o caso de um aguaceiro repentino. Neste mês, também poderá andar livremente até às 19 ou 20 horas, uma vez que escurece por volta das 20h30.

Dica de viajante

Quando viajar para Charleston durante o verão, não se esqueça do protetor solar. Longos períodos de exposição aos raios ultravioleta do sol podem levar a uma insolação e até mesmo a manchas na pele. Também recomendo que se mantenha hidratado durante todo o dia.

O que levar na mala para uma visita a Charleston em julho

Fazer a mala| ©Marissa Grootes
Fazer a mala| ©Marissa Grootes

Se planeia passar mais de quatro dias em Charleston, recomendo que leve várias mudas de roupa. É uma ótima época para usar shorts e camisas de manga curta.

Mesmo que não chova com frequência, é melhor ter um guarda-chuva à mão. Os chuviscos podem apanhar os visitantes desprevenidos e aumentar o calor. Além disso, o protetor solar não deve faltar nos seus artigos pessoais.

Nos dias em que passear pelos museus ou parques de Charleston, não se esqueça de levar água na sua mochila. O calor e o sol podem fazer com que se desidrate facilmente. Isto deixá-lo-á cansado e incapaz de desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer, especialmente se tiver uma longa distância a percorrer.