10 coisas para ver e fazer em Charleston em dezembro
Preparar uma lista de 10 coisas para ver e fazer em Charleston em dezembro é uma excelente ideia se quiser aproveitar ao máximo cada minuto da sua visita. Preparei uma lista para si com a intenção de tornar tudo mais fácil e sem dores de cabeça.
Os planos para ver e fazer em Charleston abundam durante todas as estações e meses do ano. No entanto, dezembro é um mês muito concorrido em todas as partes do mundo devido às festividades natalícias. No caso desta cidade é exatamente isso, pois existe uma diversidade gigantesca de actividades para entretenimento de adultos, crianças e famílias.
Continue a ler esta compilação para ficar com uma ideia mais ou menos clara sobre as coisas que poderá fazer no seu dia a dia durante a sua visita a Charleston, na Carolina do Sul.
1. Fazer um cruzeiro com jantar chique na Baía de Charleston
dezembro é um mês que se define em grande parte pela comida que caracteriza todas as celebrações e, ao mesmo tempo, esta é uma cidade conhecida em todo o país pela sua cultura marítima e fluvial.
É por isso que reservar um dos passeios de barco em Charleston é uma óptima maneira de preencher alguns dos seus dias de Natal nesta parte da Carolina do Sul. De facto, se puder escolher uma opção que ofereça cruzeiros noturnos com comida incluída, ainda melhor.
Os preços para este tipo de jantares buffet com música ao vivo e entretenimento podem variar muito, dependendo da empresa de transportes que escolher. O que posso garantir é que os fins-de-semana são muito procurados e o melhor é reservar o seu lugar com antecedência.
Os adultos pagam normalmente um pouco mais do que as crianças e não se pode esperar que os jantares especiais de Natal e de Ano Novo tenham os mesmos preços que uma saída normal de sexta-feira à noite. Os padrões de vestuário, o serviço oferecido e a duração da visita são muito diferentes. Numa sexta-feira normal, tudo é muito mais informal e a viagem dura normalmente três horas no máximo.
2. Ir à Villa das Crianças na Magnolia Plantation
Toda a região conhecida como Deep South dos Estados Unidos, que se estende da Louisiana à Carolina do Sul, está repleta de plantações que serviram como importantes centros da economia escravagista durante alguns séculos. Tudo isso mudou, felizmente, com a Guerra Civil, mas ao longo das décadas estes locais transformaram-se numa verdadeira atração turística.
Assim, uma das melhores excursões a plantações a partir de Charleston é aquela que o leva à Magnolia Plantation. Esta propriedade é conhecida por ter um dos mais belos jardins privados do sul dos Estados Unidos e, logo em dezembro, tem um evento chamado "Children's Villa" que é imperdível.
Basicamente, é a encenação de cerca de 10 edifícios temporários do tamanho de uma criança que são inspirados em cenas de Natal, como a oficina do Pai Natal ou uma fábrica de pão de gengibre.
Na maioria das vezes, esta atividade decorre desde o final de novembro até à véspera de Ano Novo e a melhor parte de tudo isto é que a entrada na Children's Villa é gratuita. Isto desde que tenha pago a visita guiada aos jardins da plantação, bem como à residência principal.
3. Faça compras no Old Village Holiday Fest
Do outro lado do rio, novamente em direção a Mount Pleasant, no extremo sul da cidade, realiza-se nos fins-de-semana de dezembro um mercado de Natal conhecido localmente como Old Village Holiday Fest.
Trata-se de um evento comunitário ao ar livre que se realiza ao longo da Pier St, com uma gama muito interessante de produtos locais. Sempre acompanhado de camiões de comida, música ao vivo, entretenimento para crianças e uma atmosfera festiva muito notória.
É um bom plano se quiser ter uma ideia de como os habitantes da área metropolitana de Charleston celebram o Natal, para além dos típicos desfiles que têm lugar em locais emblemáticos da cidade.
4. Visite o Dock Theather para uma divertida peça de teatro para crianças
Aproveitar o burburinho cultural que um teatro local pode oferecer quando se visita um lugar é sempre uma boa ideia. Graças ao Dock Street Theather, no bairro francês de Charleston, é possível assistir a todos os tipos de reinterpretações de filmes de Natal em um ambiente teatral.
Geralmente, essas apresentações são agendadas para os fins de semana, de quinta a domingo. Os preços não são extremamente baratos, pois dependem quase sempre do esforço de encenação envolvido, bem como do tamanho do elenco.
Visitar um local como este pode parecer uma má ideia se houver limitações linguísticas devido ao facto de não compreender inglês. No entanto, a realidade é que se trata de espectáculos muito visuais e acessíveis até a uma criança pequena.
São, portanto, uma oportunidade única de participar numa tradição teatral natalícia. São habitualmente representados em cidades de média dimensão de todo o país. Além disso, dezembro é o mês ideal da época de inverno porque a agenda cultural dos teatros escolhe-o como a altura do ano preferida para desenvolver este tipo de projectos teatrais.
5. Aprecie a gastronomia local com os Jantares Dickens
A cena gastronómica de Charleston é uma das mais interessantes do Sul dos Estados Unidos, na medida em que procura equilibrar a identidade culinária sulista com uma elegância subtil que dá um toque de 180 graus a qualquer prato local.
Os Dickens Dinners são precisamente isso, uma série de jantares de quatro pratos realizados todos os fins-de-semana de dezembro num restaurante chamado Circa 1886. Está localizado na Mansão Wentworth, um dos mais belos edifícios históricos da cidade.
É um evento relativamente elegante e é melhor vestir-se adequadamente se quiser reservar um lugar para si e para os seus acompanhantes. Tenha em atenção que este é também um jantar muito mais caro do que qualquer alternativa menos exclusiva.
A proximidade deste restaurante dos locais mais emblemáticos da península de Charleston, South Charleston, onde se situa o bairro histórico, torna-o um bom local para fechar ou abrir as melhores visitas guiadas ao coração turístico de Charleston.
6. O Charleston Holiday Boat Parade é outra atividade divertida
Como o entretenimento gratuito e familiar é abundante durante todo o mês de dezembro em Charleston, você não ficará surpreso ao saber que há um desfile marítimo de barcos de férias iluminados pelo Natal através do Cooper River e do porto de Charleston até a foz do vizinho Ashley River.
É um evento anual organizado pelo departamento de assuntos culturais da Câmara Municipal de Charleston e apresenta todos os tipos de barcos locais decorados da proa à popa com o maior número possível de luzes de Natal.
Acontece quase sempre a meio do mês, entre os dias 15 e 24, mas tudo depende do que a Câmara Municipal decidir relativamente às datas dos fins-de-semana de férias.
A visibilidade da zona ribeirinha de Charleston começa normalmente por volta das 19h30 e três locais perfeitos para estar com a família a essa hora são o Battery, o White Point Garden e o famoso Joey Riley Waterfront Park.
Como grande parte da sua noite ainda estará livre após este pequeno entretenimento, seria ótimo se optasse por contratar um dos melhores passeios de carruagem de Charleston pelas ruas de paralelepípedos do Bairro Francês.
Isto deve-se ao facto de que quanto mais próximo da véspera de Natal, maiores são as hipóteses de os condutores das carruagens puxadas por cavalos estarem vestidos como personagens de Natal, desde muitos duendes a um Pai Natal rechonchudo e familiar.
7. Participe no Desfile das Luzes de Natal de Mount Pleasant
No próprio condado de Charleston, do outro lado do rio Cooper, há um desfile anual repleto de carros alegóricos iluminados com temas natal ícios. Tem lugar na comunidade de Mount Pleasant e é conhecido como Mount Pleasant Christmas Light Parade.
Este desfile, ou parada como é chamado nos Estados Unidos, tem lugar ao longo da Coleman Boulevard. Trata-se de uma estrada arterial que atravessa a parte desta cidade tranquila e simpática mais próxima da península de Charleston, no sentido este-oeste.
Realiza-se normalmente no início de dezembro, no primeiro ou segundo domingo do mês. É um ambiente muito familiar, de participação gratuita e completamente cheio de espírito natalício. Isto faz com que seja uma das melhores coisas para ver ou fazer em Charleston com crianças, se estiver de visita durante as férias.
O evento começa quase sempre por volta das 17h30 e, por esta razão, recomendo que atravesse a ponte Arthur Ravenel Jr. até ao Pleasant Seaport Pier com bastante antecedência.
Nesta zona da cidade existem outras atracções interessantes, como o Patriots Point Naval Museum, que podem animar o início da sua tarde de Natal.
8. Comece sua busca pelas melhores ostras da cidade!
O marisco é um dos pilares da cultura gastronómica das cidades costeiras dos Estados Unidos. No caso de Charleston, as ostras são um dos mais importantes desde os tempos pré-guerra.
A maior parte dos restaurantes, desde que não sejam uma cafetaria, costumam oferecer ostras frescas para degustação à sua clientela. Sobretudo em dezembro, pois o fim da estação outonal e o início do inverno são marcados pela proliferação destes deliciosos moluscos marinhos.
Oyster House Seafood Restaurant é uma referência incontornável no que diz respeito a alternativas para comer ostras frescas e grandes no coração histórico de Charleston, pois o seu ambiente tem um encanto muito interessante.
Algumas plantações próximas, como Boone Hall, também organizam festivais anuais que se centram na música ao vivo, nas bebidas espirituosas artesanais e numa atmosfera festiva e festiva, enquanto todos desfrutam de algumas dúzias de ostras.
O facto de as ostras serem abundantes durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro em todos os estabelecimentos da cidade significa que o preço das ostras é muito mais barato do que noutras alturas do ano. Por isso, aventurar-se a prová-las quando lhe apetecer é uma das coisas a ver ou fazer em Charleston durante o inverno, se quiser poupar um pouco no seu orçamento.
9. James Island County Park oferece outro festival de luzes de Natal
Se alugou um carro para a sua estadia de Natal em Charleston, não pode perder outro dos grandes espectáculos de Natal de Charleston. Trata-se de um festival de luzes e decorações de Natal que se realiza anualmente no James Island County Park, situado na zona a sul da península que contém o centro histórico de Charleston.
Father Christmas, as renas e o trenó, a oficina dos duendes e muitos Snowmans são algumas das personagens que ganham vida própria graças à manipulação da luz destas impressionantes esculturas que são exibidas num percurso de quase 7 quilómetros de comprimento.
Outras actividades em torno do percurso de carro incluem uma visita a algumas casas de pão de gengibre e esculturas de areia, bem como um passeio noturno acolhedor pelas áreas públicas deste parque municipal.
Os mais pequenos da casa podem tirar fotografias com o Pai Natal, se assim o desejarem, mas o que posso recomendar é que esta é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Charleston no Natal, se decidir visitar num dia de semana. Nos fins-de-semana tende a estar cheio de locais e turistas à procura de eventos de entretenimento para crianças.
10. Veja o ano acabar na contagem regressiva de Yorktown
Sabendo que a vida marítima é tão importante para a cultura de Charleston, é compreensível que a festa de Ano Novo mais famosa da cidade aconteça num navio de cruzeiro no meio do Cooper River e do porto de Charleston.
Mas o que é realmente interessante é que não se trata de um navio qualquer - é o USS Yorktown, um porta-aviões reformado que serviu na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietname.
Parece um clube noturno ao ar livre, pois há muita música e champanhe para todos, desde o momento em que se passa pela entrada. O que é ideal para quem procura um ambiente de festa, mas confortável, para celebrar a chegada de um novo ano.
Não espere uma boa comida neste evento, pois é mais uma celebração ao estilo de um ambiente de festa ligeiramente elegante do que um buffet familiar.
Se procura entreter-se durante o dia 31 de dezembro, tem sempre a opção de andar no autocarro turístico que percorre os pontos de referência mais interessantes de Charleston como uma espécie de despedida da época festiva.
Qual é a temperatura média em Charleston em dezembro?
Charleston mantém uma temperatura média durante o mês de dezembro que não fica atrás de cidades mais a sul, como Miami ou Savannah. A temperatura máxima média ronda os 22 graus Celsius e a mínima média não desce abaixo dos 8 graus Celsius.
No entanto, deve ter em conta que o tempo é caracterizado pela sua variabilidade ao longo do século XXI e , em mais do que uma ocasião, as temperaturas atingiram graus negativos, com a possibilidade de queda de neve no final de dezembro.
O que levar na mala para uma viagem a Charleston em dezembro?
Devido às temperaturas que mencionei acima, recomendo que leve casacos quentes e saiba que as calças compridas podem ser o seu melhor aliado para se manter confortável em todos os tipos de ambientes. As actividades aquáticas podem estar fora de questão, tendo em conta que a temperatura da água pode ser insuportável para quem é sensível ao frio.
Há demasiados turistas em Charleston durante o mês de dezembro?
Charleston é uma cidade importante nos Estados Unidos, não há dúvida sobre isso. De facto, é a segunda maior em termos de população no estado da Carolina do Sul.
No entanto, não deixa de ser uma boa alternativa para quem procura um destino turístico que não esteja sobrelotado. É um local pitoresco e arquitetonicamente único, mas está num segundo patamar quando comparado com o número de visitantes que se deslocam a Nova Iorque ou Las Vegas.
Assim, pode ter a certeza de que a sua visita de férias a Charleston não será marcada pelo incómodo de esperar em filas por todo o lado ou de lidar com um trânsito intenso para se deslocar pela cidade.
Quanto aos preços que poderá encontrar em Charleston durante o mês de dezembro, deve saber que serão um pouco mais elevados do que durante o resto do ano. Embora isto seja lógico pelo simples facto de a época festiva ser cara em todas as partes do mundo, do ponto de vista turístico. Tudo depende do nível de luxo do hotel que escolher e do número de acompanhantes que dependem do seu bolso na viagem.