10 coisas para ver e fazer em Charleston em outubro

No mês do Halloween e da chegada de Cristóvão Colombo à América, será muito fácil ter 10 coisas para ver e fazer em Charleston em outubro, se tiver em conta a lista de actividades que preparei para si.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Charleston em outubro

Charleston | ©Samuel

À medida que as folhas vão caindo no pavimento e o tempo começa a ficar mais frio a cada dia que passa, não faltam coisas para ver e fazer em Charleston. Não se preocupe em ter de as procurar, porque eu fiz o meu melhor para encontrar todas as actividades que acontecem durante o mês de outubro nesta cidade para que possa escolher.

Entretenimento familiar, entretenimento para adultos e uma combinação perfeita de ambos. Tudo isto é o que pode desfrutar se seguir as recomendações que fiz para que possa preparar o seu itinerário turístico com bastante antecedência.

1. Beber cerveja na Oktoberfest de Charleston

Oktoberfest de Charleston| ©CarolinaTravelCarl
Oktoberfest de Charleston| ©CarolinaTravelCarl

A Oktoberfest é uma festa que, apesar das suas origens históricas e culturais na Alemanha, atravessou todas as fronteiras do mundo ocidental para que cada cidade possa ter a sua própria versão anual. Assim, estar nesta comunidade portuária da Carolina do Sul em outubro dar-lhe-á uma amostra da reinvenção local deste festival de cerveja de renome mundial para os consumidores de álcool.

É claro que, por uma questão de praticidade e conveniência, a Oktoberfest de Charleston não se realiza durante os mesmos 17 dias que o festival original em Munique, na Baviera. No entanto, um único dia de celebrações é mais do que suficiente para entreter um grupo muito grande e diversificado de turistas e habitantes locais. Os participantes estão muito interessados em conhecer as ofertas cervejeiras das empresas locais, bem como em experimentar a essência tradicional alemã em pleno Sul dos Estados Unidos.

A localização do festival pode mudar anualmente, mas o mais comum é realizar-se nas imediações da Igreja Luterana de St. O que faz sentido, sabendo que o protestantismo cristão tem suas origens na sociedade alemã, assim como a Oktoberfest.

Corais litúrgicos tradicionais alemães, comida local como pretzels e chucrute, doces tradicionais alemães e uma série de cervejas artesanais que vão desde fermentações escuras e lupuladas até versões mais comuns e comerciais.

Tudo isso e muito mais é o que você encontrará na Oktoberfest da cidade e o que a torna uma das principais coisas para ver e fazer em Charleston neste outono.

2. Saboreie a cultura afro-americana com o Moja Art Festival

Festival de Arte Moja| ©TwinCities
Festival de Arte Moja| ©TwinCities

O MOJA Arts Festival é uma celebração anual da importância cultural das artes afro-americanas e caribenhas no panorama artístico americano. É organizado pelo Gabinete de Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Charleston e, ao mesmo tempo, é uma excelente alternativa de entretenimento para o seu grupo de acompanhantes. Isto deve-se ao facto de mais de metade dos eventos do festival serem normalmente gratuitos.

Exposições temporárias de arte; concertos de música clássica, dança, gospel, jazz e R&B; workshops e palestras literárias; dissertações de poesia e todo o tipo de projecções de filmes. Estas são apenas algumas das coisas que encontrará neste festival que procura reforçar o sentido de pertença da comunidade à sua herança e identidade africana e caribenha no contexto social americano.

Decorre normalmente entre o último fim de semana de setembro e o primeiro fim de semana de outubro. Quanto à sua localização, deve saber que as actividades se realizam em diferentes pontos da cidade em função das características de cada evento, uma vez que uma jornada de entretenimento desportivo não tem os mesmos requisitos especiais que uma peça de teatro comunitária.

Se estiver interessado em saber mais sobre a história afro-americana na região da Carolina do Sul, é também aconselhável que, antes de terminar a sua viagem, participe em algumas das melhores excursões às plantações de Charleston. Isto porque os primeiros passos deste grupo étnico neste território aconteceram durante a época da escravatura.

Compre as melhores excursões às plantações de Charleston

3. Desfrute de um passeio de outono pelas casas e jardins antigos da cidade

Passeios de outono por Casas e Jardins| ©Marissa Grootes
Passeios de outono por Casas e Jardins| ©Marissa Grootes

A Sociedade de Preservação Histórica de Charleston sabe que a melhor forma de angariar fundos para a sua organização é atrair o investimento de turistas e visitantes que estão maravilhados com a beleza arquitetónica da cidade. Por isso, logo após o final do verão e início do inverno, começa o ciclo de Fall Tours of Home and Gardens.

Basicamente, é uma temporada de passeios privados para grupos menores de convidados por casas, jardins, igrejas e propriedades comerciais que têm um valor histórico incalculável para a identidade da cidade.

É uma excelente oportunidade para ver de perto o aspeto preservado das famosas casas vitorianas que abundam na zona histórica da cidade. Além disso, é uma oportunidade de entrar numa autêntica mansão antebellum onde viveram magnatas escravocratas antes da Guerra Civil Americana.

Os jardins de Charleston apresentam um equilíbrio interessante entre a flora tropical que pode prosperar no clima húmido e a mesma vegetação continental que define o Sul americano.

Terminar este dia de aprendizagem histórica e cultural com um dos melhores passeios de carruagem de Charleston é uma boa ideia se quiser sentir que experimentou uma sequência de actividades dignas da beleza da era pós-colonial.

Obtenha os melhores passeios de carruagem de Charleston

4. Brincar com abóboras sazonais no Boone Hall Pumpkin Patch

Crianças e abóboras| ©hmirma
Crianças e abóboras| ©hmirma

Os Pumpkin Patches são uma tradição muito difundida nos Estados Unidos quando se trata da chegada do outono e de tudo o que tem a ver com a estação, culturalmente falando.

Basicamente, trata-se de assistir a um dos pomares onde se cultivam estas leguminosas gigantescas e, dependendo do lugar, costumam realizar-se outros tipos de entretenimento, como concertos de música ao vivo, mercados comunitários e todo o tipo de actividades infantis.

No caso de Charleston, existe um Pumpkin Patch que se destaca entre outras alternativas pela sua proximidade à cidade, a qualidade das suas actividades e a beleza das abóboras que costumam ser expostas ano após ano. Está organizado nos terrenos da Boone Hall Plantation e, se desejar, pode participar de quinta a domingo, durante todo o mês de outubro.

Este é um evento que normalmente não tem uma limitação de permanência em nenhuma das suas modalidades. Algumas pessoas vêm apenas para pegar numa abóbora e tirar duas ou três fotografias, enquanto outros grupos familiares passam o dia inteiro a consumir no local.

Levar os seus filhos a experimentar a decoração das abóboras com caras assustadoras de Halloween é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Charleston com crianças durante os meses de outono, especialmente se gostarem de correr e brincar ao ar livre.

5. Exercício por uma boa causa na Isle of Palms Connector Run

Na Isle of Palms| ©april burkwhat
Na Isle of Palms| ©april burkwhat

O exercício é uma excelente forma de se manter entretido durante uma viagem, claramente se este tipo de planos lhe parecer interessante. Se assim for, em outubro pode participar na Isle of Palms Connector Run, que consiste em duas corridas simultâneas, uma de 5k e outra de 10k.

A causa por detrás desta corrida anual no primeiro sábado do mês é angariar fundos privados para apoiar as vítimas de abuso infantil em toda a área da grande Charleston.

Assim, ao participar nesta atividade, não só consegue equilibrar um pouco do tempo sedentário das férias com um bom treino, como também está a contribuir para melhorar a sociedade do local que o recebe de braços abertos durante a sua estadia turística.

Uma vez que a corrida se realiza quase sempre de manhã, terá o resto do dia para se ocupar com outro tipo de actividades. Pode aproveitar a visita à Isle of Palms para fazer parte do seu itinerário turístico, o que é recomendável, uma vez que se trata de uma cidade pitoresca com uma bela praia que pode estar demasiado fria devido ao clima de outono.

Regressar à península de Charleston para participar num dos passeios de barco pelo rio Cooper e pela baía de Charleston é outra boa ideia.

E como o aquário da cidade fica mesmo ao lado da doca utilizada por estes barcos turísticos, pode fazer da visita à vida selvagem marinha o ponto alto da sua tarde. Enquanto isso, o passeio de barco daria uma bela lembrança ao pôr do sol.

6. Participe de um torneio de pesca em Mount Pleasant

Pesca| ©Dmitry California
Pesca| ©Dmitry California

Os muitos quilómetros de margens de rios e oceanos em todo o condado de Charleston fazem dos torneios de pesca da comunidade uma atividade emocionante para visitantes de todo o mundo.

O do cais de Mount Pleasant, do outro lado da ponte Arthur Ravenel Jr., é um dos mais importantes da cidade.

Para sua conveniência, há o facto de o último torneio da época de pesca anual ocorrer em meados de outubro.

Assim, não só poderá participar como um verdadeiro aficionado da pesca desportiva, como também terá a oportunidade de conhecer os grandes vencedores de um ciclo de competições de pesca que começa nas primeiras semanas de maio.

Isto significa que um torneio de pesca ao largo da costa de Mount Pleasant é outra atividade que pode ver ou fazer em Charleston em maio, bem como em agosto ou junho. Não se esqueça de que outubro é o melhor de todos , de acordo com muitos especialistas, porque tem o clima mais favorável para se manter confortável durante toda a manhã.

7. Divirta-se no festival da mimosa num estádio de Charleston

Cocktail de mimosa| ©Susan Lucas Hoffman
Cocktail de mimosa| ©Susan Lucas Hoffman

A mimosa tornou-se, ao longo dos anos, um dos cocktails favoritos quando se pensa em festas no sul dos Estados Unidos. Se gosta desta deliciosa combinação de vinho espumante e sumo de laranja, ficará encantado por saber que Charleston organiza um festival anual em que a mimosa é a estrela do espetáculo.

É uma mistura de música ao vivo, cerveja, comida de chefes locais e uma variedade gigantesca de versões inovadoras de mimosas em todos os tamanhos, cores e texturas imagináveis.

O festival acontece normalmente no segundo ou terceiro sábado de outubro e o mais interessante de tudo é que o Johnson Hagood Stadium, na Citadel, é escolhido como local para receber os milhares de visitantes que vêm em busca de diversão, música e festa sulista.

É um evento 100% focado no entretenimento para adultos e, por isso, não é permitida a entrada a menores de 21 anos. Lembre-se de que a idade mínima para o consumo de álcool nos Estados Unidos é a partir dos 21 anos e que uma infração a esta regra pode ter consequências graves para o resto da sua viagem.

8. Celebrar o Dia de Colombo no bairro histórico

O Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©BrineStans
O Museu do Antigo Mercado de Escravos| ©BrineStans

Na América, especificamente nos Estados Unidos, a chegada de Cristóvão Colombo é celebrada todos os anos a 12 de outubro. Trata-se, na verdade, de uma efeméride que tem muito mais a ver com o ensino primário do que com um sentimento digno de ser celebrado por toda a população.

No entanto, em cidades como Charleston, todo o tipo de actividades tende a ter lugar devido à ligação direta que estes epicentros urbanos têm com o povoamento europeu da América do Norte. Assim como com a fundação das colónias que viriam a ser os Estados Unidos.

Por esta razão, é muito provável que em alguns pontos do bairro histórico de Charleston se realizem workshops sobre a época colonial na América, assim como sobre as consequências que o colonialismo deixou em muitas regiões do continente.

O Museu de História Afro-Americana da cidade é um dos locais que acolhe frequentemente este tipo de palestras ou workshops educativos. O Old Mart Slave Museum é outro ponto-chave quando se trata de frequentar um local onde os conflitos e as injustiças da escravatura colonial e pós-colonial são discutidos durante o Dia de Colombo.

Contratar uma das melhores visitas guiadas a Charleston é uma boa ideia para este dia , se não quiser perder nenhum dos pontos turísticos que possam estar a oferecer actividades comemorativas ao longo da manhã e da tarde.

9. Assustar-se com as Boone Hall Fright Nights

Noites de terror de Boone Hall| ©ProfReader
Noites de terror de Boone Hall| ©ProfReader

Nos Estados Unidos, quando se pensa em outubro, surgem imediatamente imagens de uma noite aterradora, cheia de fantasias assustadoras e festas até de madrugada, se for adolescente ou jovem adulto. Estou a falar do Dia das Bruxas e, se tiver a sorte de estar em Charleston a 31 de outubro, é essencial que viva este feriado segundo os padrões que os americanos desenvolveram como padrões culturais.

Tal como acontece com muitas outras datas especiais, a Boone Hall Plantation organiza as Fright Nights. Basicamente, um campo é decorado para criar uma espécie de trilho assustador, onde pessoas fantasiadas assustam os corajosos que o atravessam.

Esta experiência divertida é acompanhada por música, bebidas, comida típica e todo o tipo de jogos infantis muito semelhantes aos de uma feira de aldeia rural.

As condições destes eventos mudam todos os anos, mas normalmente começam no final de setembro e prolongam-se até à noite de 31 de outubro. Não é um acontecimento diário, uma vez que é mais comum ser deixado para as sextas-feiras ou sábados.

De qualquer forma, continua a ser uma das melhores coisas para fazer em Charleston à noite quando se visita por altura do Halloween.

10. Faça um passeio típico de doces ou travessuras na noite de Halloween

Doçura ou travessura| ©Haley Phelps
Doçura ou travessura| ©Haley Phelps

O "doce ou travessura" é uma tradição que acompanha os americanos desde a infância até à idade adulta.

As pessoas percorrem o seu bairro vestidas com fatos assustadores ou muito engraçados, enquanto os proprietários decoram as suas casas para que os participantes nesta atividade saibam que receberão doces e guloseimas quando lhes baterem à porta.

Por isso, se estiver em Charleston na noite de 31 de outubro, é essencial que vá pedir doces ou travessuras numa zona residencial da cidade. Claro que só se for com os seus filhos, pois trata-se de uma tradição infantil em que não faz sentido um adulto participar se não estiver a acompanhar uma criança.

De facto, esta é uma das preferidas dos visitantes do Halloween que procuram coisas para fazer em Charleston durante uma viagem de três dias no final de outubro.

Como é que está o tempo em Charleston em outubro?

Conhecer Charleston| ©robynfreaks
Conhecer Charleston| ©robynfreaks

As temperaturas médias de Charleston em outubro variam entre os 25 graus Celsius nas horas mais quentes do dia e os 17 graus Celsius nas noites frescas.

Por isso, é seguro dizer que é uma altura propícia para visitar a cidade, mas não custa nada levar na bagagem casacos impermeáveis, devido ao facto de o outono ser chuvoso em toda a costa atlântica dos EUA.

Preços em Charleston em outubro

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

Charleston é uma cidade relativamente barata quando comparada com outras cidades de turismo de massas no Deep South americano. Dar-lhe preços exactos sobre quanto gastaria numa viagem é uma tarefa impossível devido ao facto de eu não saber quais são as suas necessidades específicas quando está num itinerário turístico.

No entanto, o que posso dizer é que esta época é muito mais barata do que a época do Natal ou do verão, uma vez que estes são os pontos mais importantes para a indústria turística a nível estatal.