O que fazer em Maui à noite
Descubra a melhor vida nocturna da ilha. Os encantos de Maui não se limitam à natureza intocada e ao bom tempo...
Umas férias no Havai são um sonho tornado realidade. As temperaturas são boas em qualquer altura do ano e não há falta de opções de lazer. Em Maui, em particular, qualquer amante da natureza ficará impressionado.
Embora não faltem atracções na ilha para o manter ocupado durante vários dias, não se esqueça que algumas das melhores coisas para ver e fazer em Maui acontecem à noite, depois do pôr do sol. Descubra quais são!
1. Admire o Hula ao pôr do sol
Hula é a dança tradicional do Hawaii. Na verdade, mais do que uma dança, é um método de contar histórias usado para passar a história e as tradições para a próxima geração.
Também era utilizada durante cerimónias religiosas, em eventos importantes e como entretenimento para a nobreza.
Os movimentos sinuosos são acompanhados por uma canção (mele) ou um cântico (oli); notas de ukulele e guitarra harmonizam a dança. É um espetáculo muito evocativo, sobretudo se reservar um espetáculo ao anoitecer. As tochas e o mar cor de laranja dão-lhe um toque místico.
É uma atividade muito popular e pode ser gratuita ou paga. Neste último caso, o custo varia consoante a lotação, o local de alojamento e os extras incluídos. Geralmente, os espectáculos são realizados nas praias ou nas estâncias da ilha, e o preço varia entre os 130 e os 270 dólares.
Há também opções que combinam as danças tradicionais com um passeio de barco. Não precisa de esperar pela sua chegada à ilha, pode reservar esta atividade online. Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre os melhores espectáculos tradicionais em Maui.
2. Desfrute da frescura da noite com um cocktail.
Depois de um dia na praia, não há nada melhor do que uma boa bebida. Em Maui, encontrará bares de cocktails e restaurantes que servem bebidas depois do jantar.
Aqui estão cinco opções para terminar o dia. Alguns desses lugares também podem oferecer entretenimento se começar a chover enquanto estiver em Maui:
- South Shore Tiki Lounge, um bar e restaurante Tiki, um estilo que combina os elementos típicos de destinos tropicais: palmeiras, bambu, cocos e muito mais. São famosos pelos seus cocktails, especialmente se forem à base de rum. Situado na costa sul de Maui (1913-J South Kihei Road Kihei).
- Mama's Fish House, uma casa de praia à sombra de uma plantação de cocos. Para além das bebidas, vale a pena reservar uma mesa para apreciar a vista (799 Poho Place Paia).
- Vana Paia, onde o Hawaii se encontra com o Japão. Também vale a pena reservar uma mesa para experimentar o sushi. Os seus cocktails são feitos com ingredientes locais, tais como Ocean Vodka e Kula Rum (ambos produzidos em Maui), lilikoi (maracujá), goiabas, etc. (93 Hana Hwy. Paia, HI 96779).
- Sea House, um terraço com vista para o oceano. Faz parte do resort Napili Kai e é perfeito para uma noite romântica. Tem uma happy hour das 14:00 às 17:00 e cocktails sem parar das 7:00 às 22:00 (5900 Lower Honoapiilani Road, Lahaina).
- The Pint & Cork, o destino para qualquer amante de whisky. Dispõe de mais de 100 variedades para desfrutar puro ou com gelo. Também pode escolher entre um menu variado de cocktails (3750 Wailea Alanui Dr Wailea).
3. Navegue pelo oceano ao pôr do sol
Os cruzeiros ao pôr do sol partem diariamente de Lahaina. Os barcos saem do porto e seguem a linha da costa até chegarem à praia de Puamana. O percurso passa em frente a locais de sonho como Ka'anapali, Puu Kukui e Baby Beach.
Depois de um primeiro momento de contemplação da ilha a partir do mar e das suas águas cor de laranja, o jantar será servido pela tripulação.
A ementa é variada e inclui normalmente costeletas de porco, frango shoyu (marinado em molho de soja), batatas de coco e uma sobremesa típica. Uma vez terminada a refeição, o salão central transforma-se numa pista de dança.
Informações práticas
- Partida e regresso: os barcos partem por volta das 17:30 e regressam a Lahaina às 20:00.
- Preço: cerca de 50 euros
- Duração: 2 a 3 horas
- Bebidas incluídas: Sim, normalmente 2 bebidas alcoólicas. Se quiser mais, terá de pagar um extra.
- Há opções veganas: Sim, há legumes salteados, almôndegas vegetarianas e saladas. A sobremesa é normalmente um cheesecake com fruta da época.
- Recomendado para quem quer desfrutar de uma festa num barco.
4. Fazer um passeio romântico ao pôr do sol
Viajando com seu parceiro e hospedado em Wailea? Então tem à mão um dos melhores trilhos para caminhadas de Maui. Este caminho pavimentado tem cerca de 5 quilómetros de comprimento e passa entre o Hotel Andaz Maui e o Polo Beach Club. Ao longo do caminho, verá cinco praias, palmeiras e resorts de classe mundial.
5. Veja o lado oculto de Maui com uma excursão fantasma
Você pode ter feito um passeio de bicicleta por Maui ou visitado uma das fazendas de abacaxi da ilha. Sem dúvida, tudo pareceu brilhante e reluzente, mas há uma coisa a ter em mente: todo lugar tem seus segredos.
Maui não é exceção. De acordo com o folclore local, a ilha é atravessada pela energia espiritual mana e guardada por deuses familiares chamados aumakua. Na ilha, o maior número de mistérios e lendas teve lugar em Lahaina, um antigo porto baleeiro e local de descanso da realeza havaiana.
Os habitantes locais dizem que um fantasma chamado Wao assombra a escola, mas isto é apenas um aperitivo do que se vai ouvir. Entre as excursões disponíveis, a minha escolha é a American Ghost Walks. Custa cerca de US$ 50 e dura cerca de duas horas.
6. Explorar o fundo do mar à noite
Maui é um paraíso para o mergulho. Alguns dos melhores locais de mergulho incluem a Cratera Molokini, a Baía de Honolua e as Catedrais de Lanai, grandes cavernas submarinas criadas por erupções vulcânicas.
Embora uma visita à Cratera Molokini seja obrigatória quando se viaja para Maur, também encontrará alguns percursos fora do comum na ilha: mergulhos ao pôr do sol ou mergulhos ao luar.
Uma boa opção é o In 2 Scuba, na pitoresca cidade de Lahaina. Foi a capital do reino havaiano e uma cidade baleeira de grande importância.
A particularidade destes mergulhos é a "mudança de turno". Quando o sol está prestes a mergulhar no mar, as espécies diurnas retiram-se para os seus abrigos e deixam o campo às criaturas da noite. Nestas alturas, é possível ver lagostas, caranguejos e polvos, entre outros.
Para mais informações, recomendo a leitura do post que explica tudo o que você precisa saber sobre mergulho em Maui.
7. Observação de estrelas no Haleakala
A uma altitude de 3055 metros, o Haleakala é o maior vulcão adormecido do mundo. Significa "a casa do sol" e é único pelos seus diversos microclimas, que vão desde zonas desérticas a zonas verdes com quedas de água.
É um destino muito apreciado e os trilhos que o atravessam estão entre as melhores caminhadas de Maui.
Se quiser experimentar uma atividade única, recomendo que reserve uma excursão para observar as estrelas. Estas excursões são organizadas pela Maui Stargazing e incluem um astrónomo especializado, telescópio, casacos de inverno, gorros polares, luvas e calças de neve.
Importante: Não deve mergulhar nas 24 horas anteriores à atividade. Isto é para evitar a doença da descompressão. No entanto, se já mergulhou com snorkel, não precisa de se preocupar com nada.
Há também passeios que começam à noite e vão até a cratera do vulcão. A boca do Haleakala é diferente das que se vêem noutras ilhas do arquipélago: é imensamente maior e alberga algumas espécies em vias de extinção.
Com um pouco de sorte, verá famílias de nené (um ganso endémico do Havai com uma plumagem branca, preta e bege caraterística) e a roseta de flores ou ahinahina, um arbusto com folhas em forma de espada e cobertas de pêlos.
O passeio noturno tem uma bela recompensa: um pequeno-almoço tradicional. No Havai, os dias começam com tigelas de açaí (uma mistura de frutos tropicais com textura de sorvete), malasadas (donuts de canela e açúcar) e loco moco: arroz, carne moída, ovo estrelado e molho.
8. Passe uma noite no mundo das artes
Todas as sextas-feiras, Lahaina acolhe a Noite da Arte. As galerias da cidade ficam abertas depois das 19:00 para que os turistas e viajantes possam descobrir o seu trabalho. Aqui estão os meus favoritos:
- Kush Fine Art, a galeria de Vladimir Kush, o fundador de um novo ramo da arte: o realismo metafórico (820 Front Street).
- Ryan Staub Gallery of Glass, criações em vidro inspiradas nas belezas do Havai. Também tem a opção de fazer cursos para trabalhar com este material (790 Front Street).
- Andrew Shoemaker, um fotógrafo de belas artes conhecido pelas suas fotografias da natureza (612 Front Street).
- Lahaina Printsellers, telas pintadas por artistas locais. Representam as praias de Maui, mapas antigos do Havai, florestas tropicais e muito mais. Uma boa ideia se estiver à procura de um presente original (764 Front Street).
- Peter Lik Gallery, uma das galerias mais antigas de Maui. Peter Lik é um pioneiro no campo da fotografia de paisagem (712 Front Street)
9. Descubra as Friday Town Parties
O Gabinete de Desenvolvimento Económico do Condado de Maui organiza festas gratuitas ao longo do mês. Estes eventos foram concebidos para dar a conhecer as cidades da ilha e reavivar a economia local.
Incluem música ao vivo e stands com artesanato, lembranças, comida local e muito mais. Normalmente, têm lugar nos seguintes locais:
- Wailuku, Market Street (na primeira sexta-feira do mês).
- Lahaina, Front Street (segunda)
- Makawao, Baldwin Avenue (terceira)
- Kihei, Azeka Shopping Center Mauka (4ª)
É sem dúvida uma forma divertida e económica de descobrir o carácter dos habitantes locais. Encontre todas as informações no sítio Web oficial.
10. Ouvir música ao vivo
Em Maui, é possível ouvir rock ou outros géneros à noite, especialmente durante a happy hour. No entanto, existem algumas opções para curtir música à noite. Aqui estão as minhas 3 melhores:
- Java Jazz, a opção mais recomendada para quem gosta deste género de música. É também conhecido pelos seus excelentes cafés (3350 Lower Honoapiilani Road).
- Cool Cat Café, um restaurante de hambúrgueres com muito boas críticas. Para além da carne, muitos vêm aqui pela música ao vivo (658 Front Street #160
Lahaina)
- Mulligans on the Blue, simplesmente o melhor pub irlandês de Maui. Música ao vivo todos os dias da semana - o que mais se pode pedir (100 Kaukahi St. Wailea).
Faz frio em Maui à noite?
As temperaturas noturnas normalmente não caem abaixo de 13°. Se visitar Maui no inverno, irá sentir estas temperaturas baixas, mas não se preocupe, pois um par de calças compridas e um casaco leve serão suficientes para aliviar o "frio" da ilha.
Durante o verão, as temperaturas baixas sobem um pouco e registam-se em torno dos 16°. Tenha em conta que a temperatura pode variar muito consoante a sua localização. Acima dos 2000 metros - por exemplo, no Parque Nacional de Heleakala - pode estar 10 graus mais frio do que na costa.
É caro sair em Maui?
Sim, não nos vamos enganar. O Havai é um lugar caro e Maui é a mais cara das sete ilhas. Tenha em mente que a maioria dos produtos são transportados de avião ou por navios de carga.
Isto aumenta o preço final que terá de pagar nos bares/restaurantes. Para poupar algum dinheiro, pode comer nos camiões de comida e ir aos bares durante a happy hour.