Mais sobre: Tours pela Ellis Island em Nova Iorque
A apenas 10 minutos de ferry da Estátua da Liberdade encontra-se Ellis Island, a famosa porta de entrada para os Estados Unidos que milhões de imigrantes atravessaram em busca de uma vida melhor na América e que tantas vezes viste nos filmes.
Visitar lugares como o Museu da Imigração, The Great Hall, The Wall of Honor ou o Ellis Island Hospital dar-te-á uma melhor compreensão de um capítulo muito interessante da história dos Estados Unidos e dos nomes e histórias das pessoas que ajudaram a construir o país. Neste post, revisamos alguns dos lugares mais destacados para ver em Ellis Island. Tome nota!
Passeio de ferry até à Estátua da Liberdade e Ilha Ellis
Desfrute de um passeio de ferry com paragens em Liberty Island e Ellis Island.
Faça uma excursão a bordo de um navio de cruzeiro com um guia turístico. Visite a Estátua da Liberdade e passeie por Ellis Island com entrada incluída no Museu de Liberty Island e no Museu da Imigração.
Com este passeio de barco, você poderá desfrutar de duas visitas obrigatórias se estiver na Big Apple: Liberty Island e Ellis Island. Para além de relaxar na água, terá a oportunidade de percorrer as ilhas, visitar os museus de cada uma delas e aprender com um guia sobre as histórias por detrás de cada uma delas.
Pode escolher entre duas opções: uma excursão mais completa de cerca de 4 horas com uma visita guiada à Liberty Island e à Ellis Island, ou uma excursão básica de cerca de 30 minutos à volta do Battery Park com guias áudio para visitar as ilhas.
Visita à Estátua da Liberdade, Ilha Ellis e Memorial do 11 de Setembro
Veja três dos pontos turísticos mais emblemáticos de Nova Iorque e viaje de ferry.
Visite a Estátua da Liberdade, a Ilha Ellis e o Memorial do 11 de setembro com um guia especializado. Aprenderá sobre os monumentos e museus que mantêm viva a história de centenas de milhares de cidadãos americanos.
Esta excursão guiada de 5 horas dar-lhe-á a experiência completa. Viajará de ferry até à Estátua da Liberdade, um dos ícones do país e a primeira paragem de todos os imigrantes europeus que chegavam através do Atlântico. De seguida, visitará Ellis Island e conhecerá a história de todos aqueles que um dia lutaram para alcançar o sonho americano e, finalmente, visitará o Memorial do 11 de setembro e mergulhará na história de um dos momentos mais trágicos da história do país com um impacto exponencial no mundo.
Conheça a história da imigração nos Estados Unidos
Entrar no Museu da Imigração é a parte mais importante de uma visita a Ellis Island. O edifício está localizado no lado norte da ilha e está dividido em vários andares que cobrem o fenómeno da imigração para os Estados Unidos através de diferentes períodos históricos até aos dias de hoje.
Para servir tantas pessoas, este enorme centro de imigração foi construído e dividido em vários andares que serviam diferentes funções dentro do processo de imigração. Atualmente, o seu aspeto é muito diferente do que era há mais de um século, mas ao percorrer os corredores é fácil imaginar a azáfama, o caos e a confusão que muitos estrangeiros sentiam dentro destas paredes quando desembarcavam em Ellis Island depois de uma longa viagem pelo oceano.
O que ver no Museu da Imigração de Ellis Island
Na sua visita ao museu verá:
- Primeiro andar: o rés do chão onde se situa a Sala das Bagagens, o espaço onde os recém-chegados faziam o check-in dos seus pertences aquando do desembarque. Aqui pode ver muitas malas antigas com as quais as pessoas costumavam viajar para Ellis Island. É uma visão curiosa, especialmente quando comparada com a bagagem atual, mais leve e mais facilmente transportável.
- Primeiro andar: aqui encontra-se a parte mais marcante da visita, a Sala do Registo (também conhecida como "O Grande Salão") e a Sala de Audiências, as duas salas onde se realizava o exame médico e a entrevista legal que determinava a entrada ou expulsão destes imigrantes dos Estados Unidos, o momento mais crucial da sua viagem!
- Terceiro andar: Por fim, verá o Dormitório, o local onde pernoitavam os imigrantes detidos temporariamente por diversos motivos. O dormitório tinha capacidade para cerca de 300 pessoas que dormiam em beliches que podiam ser levantados para converter este espaço numa sala de espera durante o resto do dia.
Quanto tempo preciso para visitar o Museu da Imigração?
Como você pode ver, o Museu da Imigração de Ellis Island é bastante grande e pode levar várias horas para explorar em detalhes se você estiver realmente interessado no assunto. No entanto, lembre-se que o último ferry para o Battery Park e o Liberty State Park parte às 17:15, por isso esteja atento ao relógio.
Informações práticas
- Endereço: Museu Nacional da Imigração de Ellis Island, Monumento Nacional da Estátua da Liberdade, Nova Iorque, NY 10004.
- Como chegar lá: De ferry a partir do Battery Park ou do Liberty State Park
- Horário: Aberto diariamente de segunda a domingo, das 9:30h às 16:45h. Fechado no Dia de Ação de Graças e no Dia de Natal.
- Preço: A partir de 20 euros
Surpreenda-se com o tamanho do Grande Salão
Dentro do Museu da Imigração, um dos espaços mais famosos que provavelmente já viu nos filmes em muitas ocasiões é esta enorme sala localizada no primeiro andar do Museu da Imigração chamada The Great Hall. Era aqui que se reuniam os recém-chegados a Ellis Island para que as autoridades procedessem à sua inspeção médica e registo legal, a fim de verificar se cumpriam todos os requisitos para entrar no país.
Atualmente, é apenas uma grande sala vazia onde reina o silêncio, mas no seu tempo recebia 5.000 pessoas por dia que esperavam impacientemente pela sua vez de serem examinadas. Apenas 1% dos imigrantes não tinha acesso.
Um desses estrangeiros que vieram para os Estados Unidos em busca dos seus sonhos, o arquiteto espanhol Rafael Gustavino, foi encarregado de reconstruir a entrada e as abóbadas da Grande Sala.
Maravilhe-se com as exposições do Museu da Imigração
As exposições do Museu da Imigração dar-lhe-ão o contexto necessário para compreender a importância do fenómeno da imigração nos Estados Unidos e o seu impacto no presente do país.
Durante a sua visita, recomendo que não as ignore e que passe algum tempo com elas, pois todas as exposições são apresentadas de forma educativa e divertida com painéis explicativos, infografias, vídeos e fotografias. Quer vá com crianças ou se não for um grande fã de museus, posso garantir-lhe que vai passar um momento muito divertido.
Secções do Museu da Imigração
- Na primeira secção, encontrará a exposição Journeys: the Peopling of America 1550-1890, que trata da imigração desde os tempos coloniais até aos costumes de Ellis Island.
- A segunda secção, The Ellis Island Experience 1890- 1954, aborda o período das grandes vagas de imigração para o país através das exposições "Peak Immigration Years" e "Through America's Gate". Verá como era o processo de admissão, os requisitos a cumprir e o seu papel na construção do que é hoje a América.
- A última secção, Journeys: New Eras of Immigration 1945-Present, aborda o fenómeno da imigração nos últimos tempos e é muito interessante compará-lo com o método antigo, vendo as enormes diferenças no processo.
- Há também uma sala dedicada à exposição Restoring a Landmark, que conta a história do próprio edifício.
Que colecções posso ver no Museu da Imigração?
Uma coisa que realmente se destacará durante a sua visita a Ellis Island são as colecções alojadas no Museu da Imigração sobre os eventos que ocorreram aqui há pouco mais de um século.
Percorrendo os seus corredores, verá uma infinidade de objectos pessoais reais que estas pessoas trouxeram dos seus países de origem (tais como fotografias, cartas, passaportes, cartões de inspeção, bilhetes de barco, malas, etc.) que nos ajudam a reconstruir as suas histórias e a compreender as raízes multiculturais dos Estados Unidos a partir do local onde tudo começou.
Destaques:
- Treasures From Home: pelo conteúdo emocional que esta exposição apresenta, uma vez que é composta por muitos dos objectos que estas famílias trouxeram dos seus países de origem e aos quais atribuíram um valor pessoal suficientemente grande para não deixarem para trás: bíblias e livros de orações, documentos e fotografias de família, loiça, trajes tradicionais e muito mais. Todos estes objectos foram doados ao Serviço Nacional de Parques pelas famílias que vieram para o país.
- Vozes Silenciosas: que explica o período após o encerramento de Ellis Island como Centro de Imigração em 1954. Um período de abandono que foi imortalizado pelas câmaras de muitos fotógrafos antes do início dos trabalhos de restauro na década de 1980. Ver no interior da exposição alguns dos móveis e acessórios originais no mesmo estado em que se encontravam antes de o edifício ser restaurado, como se o tempo tivesse parado, é um espetáculo digno de ser visto.
Ver o Muro de Honra
Do lado de fora do Museu da Imigração e com vista para o horizonte de Lower Manhattan, encontra-se o Muro de Honra, um memorial onde estão gravados os nomes de milhares de imigrantes que vieram para Ellis Island em busca de um futuro melhor e que ajudaram a construir os Estados Unidos.
O curioso é que o Muro de Honra não é um memorial acabado, pois os descendentes desses imigrantes ainda podem prestar homenagem aos seus antepassados, acrescentando os seus nomes às paredes em troca de um donativo para a The Statue of Liberty-Ellis Island Foundation.
Reserve algum tempo para tirar algumas fotografias da bela paisagem daqui e para procurar o nome de um dos seus antepassados, se souber que emigraram para a América. Talvez o seu nome esteja misturado com o de muitas pessoas famosas que o fizeram no seu tempo, como o escritor Isaac Asimov, o ator Bela Lugosi ou o pintor Max Ernst.
Procure os seus antepassados nos arquivos de Ellis Island
Se sabe que um dos seus familiares emigrou para os Estados Unidos no passado, para além de visitar a Grande Muralha, pode aproveitar a sua visita a Ellis Island para consultar os documentos e talvez encontrar o seu nome na base de dados do The American Family Immigration History Center.
Encontra-se no primeiro andar do Museu da Imigração e possui 65 milhões de registos de chegada de imigrantes armazenados nos arquivos de Ellis Island.
Caso esteja à procura de uma pista para saber mais sobre a sua árvore genealógica, este pode ser o local para começar a sua pesquisa! No entanto, também pode aceder à base de dados online através do site da Fundação Estátua da Liberdade - Ellis Island.
Descubra o hospital abandonado de Ellis Island
No lado sul da ilha e em frente ao Museu da Imigração, encontra-se o Hospital de Ellis Island, o local para onde eram enviados os imigrantes que apresentavam sintomas de doença, depois de terem sido submetidos a um rápido controlo médico no The Great Hall. De facto, estima-se que pelo menos 10% de todos os imigrantes que chegavam a Ellis Island acabavam neste hospital.
O edifício está agora abandonado e em ruínas, mas pode ser visitado numa visita guiada. Durante a visita, um guia leva-o através dos diferentes departamentos e salas que estão abertos ao público. Pode ver a lavandaria, a ala das doenças infecciosas e contagiosas, as cozinhas, a morgue e a sala de autópsias, entre outras coisas.
Apreciar as vistas de Ellis Island
Aproveite a sua visita a Ellis Island para desfrutar de uma perspetiva diferente das vistas de Nova Iorque a partir deste enclave no rio Hudson. Poderá aumentar a sua coleção de novas fotografias da sua viagem e especialmente desta visita emocionante.
Preste atenção ao que o rodeia e prepare a sua máquina fotográfica, porque durante a visita a Ellis Island poderá ver:
- A Estátua da Liberdade com a "Lady Liberty" imponente a sul com a sua tocha a iluminar o mundo.
- A linha do horizonte de Lower Manhattan cheia de arranha-céus, incluindo o One World Observatory.
- Liberty State Park em Nova Jersey e Battery Park em Manhattan.
- Monumento e Parque Nacional da Ilha do Governador.
- O rio Hudson em todo o seu esplendor.