O que vais ver num cruzeiro pelo Hudson em Nova Iorque

Se está hesitante em embarcar num dos cruzeiros que navegam à volta de Manhattan, aqui está uma lista dos destaques que verá a partir do navio e que fazem desta experiência uma experiência obrigatória.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 8 minutos

O que vais ver num cruzeiro pelo Hudson em Nova Iorque

Passeio no cais | ©Roland Turner

Está quase a pôr os pés em Nova Iorque e está a organizar a sua viagem. Entre todas as experiências e actividades que a cidade tem para oferecer, um cruzeiro é uma das mais populares.

Quer saber o que vai ver do barco num cruzeiro em Manhattan? Tome nota porque isto é apenas um aperitivo do que o espera.

1. Estátua da Liberdade e Ilha da Liberdade

Ilha da Liberdade| ©Kevin Dooley
Ilha da Liberdade| ©Kevin Dooley

A famosa Estátua da Liberdade está localizada na Ilha da Liberdade, bem na foz do rio Hudson. Num dia claro, é possível ver a sua silhueta a partir de Manhattan, mas não há nada como contorná-la de barco e ver de perto o seu enorme pedestal, a sua altura e as suas feições.

Todos os navios de cruzeiro que atravessam Manhattan levam-no até ela, para que não fique com vontade de a ver de perto. É verdade que os navios de cruzeiro não param e, por isso, desta vez não terá a oportunidade de sair em Liberty Island e passear, mas não precisará de o fazer. As vistas do barco são fantásticas.

Se quiser visitar a ilha, recomendamos que apanhe um dos ferries que partem constantemente de Battery Park, perto do Financial District. Estes ferries levam-no até à ilha e pode descer para visitar o pedestal ou mesmo a coroa da estátua.

De que navio de cruzeiro a verá? Todos os itinerários passam por aqui.

Compare os cruzeiros em Nova Iorque

2. Ponte de Brooklyn

Ponte de Brooklyn| ©dicau58
Ponte de Brooklyn| ©dicau58

Quando foi inaugurada em 1883, era a ponte suspensa mais longa do mundo (tem quase 2 km de comprimento!) e, com esse número recorde, ficará na história como um dos feitos de engenharia mais aclamados do mundo. A mundialmente famosa ponte, que já apareceu em milhões de fotografias e postais da cidade, liga os bairros de Brooklyn e Manhattan.

Tem dois pisos, um para os peões e outro para os carros e camiões que entram e saem de Manhattan. Se atravessar a ponte a pé é praticamente obrigatório durante a sua visita à cidade, navegar sob as suas dimensões dar-lhe-á uma perspetiva única.

Um conselho? Seja qual for a altura do cruzeiro, não pode deixar de ver a ponte de dia ou de noite, por isso, marque-a no seu mapa, porque é um dos pontos-chave da cidade a que terá de voltar algumas vezes.

De que navio de cruzeiro a verá? Todos os itinerários passam por aqui

3. One World Trade Center

Um World Trade Center| ©Joe Mabel
Um World Trade Center| ©Joe Mabel

No coração da tragédia que marcou Nova Iorque no fatídico 11 de setembro, foi construído o novíssimo One World Trade Center, que praticamente guarda todo o distrito financeiro com o seu já lendário skyline e janelas de vidro que parecem um espelho do céu da cidade.

Devido à sua altura, não o poderá evitar com os olhos, pois é a nova estrela do sul de Manhattan. Se a sua arquitetura, estilo e tamanho lhe chamarem a atenção, poderá também considerar a hipótese de subir ao topo do edifício para visitar o One World Observatory, a partir do qual terá uma vista aérea perfeita da cidade.

É o arranha-céus mais alto que se pode subir nesta zona de Nova Iorque e a vista é muito diferente da que se tem do Empire State Building ou do Top of the Rock: daqui o rio e as suas pontes e a linha do horizonte de Brooklyn estarão em primeiro plano e a sensação de vertigem e adrenalina é garantida.

De que navio de cruzeiro o verá? Todos os itinerários passam por aqui

4. O horizonte do distrito financeiro

Skyline do Distrito Financeiro à noite| ©James Howard
Skyline do Distrito Financeiro à noite| ©James Howard

Este é outro dos inúmeros cartões postais que nos vêm à cabeça quando pensamos em Nova Iorque. O Distrito Financeiro é o coração dos negócios em Manhattan, de segunda a sexta-feira. Milhares de trabalhadores engravatados percorrem as suas ruas em direção aos seus escritórios, bancos... É também a sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque e da famosa Wall Street.

A linha do horizonte desta zona do sul de Manhattan é composta por dezenas de arranha-céus (na sua maioria escritórios) e rodeada por um parque ou zona de passeio. Para ter uma boa perspetiva da dimensão desta área, o melhor é atravessar para o outro lado do rio ou dirigir-se a Governors Island, onde se obtêm as melhores fotografias.

Felizmente, os navios de cruzeiro ao longo do Hudson passam por esta parte do rio para deleite dos seus passageiros, pelo que terá muito tempo para apreciar as vistas.

A sua iluminação é verdadeiramente deslumbrante, por isso, se decidiu fazer um cruzeiro com jantar à noite, esta será provavelmente a imagem com que identificará sempre o seu passeio de barco em Manhattan.

A partir de que navio de cruzeiro o verá: Todos os itinerários passam por aqui

5. O Empire State Building

Empire State Building visto do Hudson| ©Patrick Marella
Empire State Building visto do Hudson| ©Patrick Marella

Outro dos marcos icónicos de Nova Iorque não poderia ser esquecido pelos cruzeiros ao longo do Hudson. O Empire State Building está localizado no coração de Manhattan, em Midtown, e terá a oportunidade de o ver a partir do barco se escolher um cruzeiro que dure duas horas ou mais.

A maioria dos cruzeiros também parte de docas localizadas em Chelsea ou Hudson Yards, por isso tem uma boa hipótese de o ver quando *embarca e desembarca nos cruzeiros mais curtos também.

Não demorará muito tempo a avistá-lo no meio da multidão de arranha-céus, pois a sua silhueta e antena tornam-no inconfundível. Se ficar a desejar mais, lembre-se que pode subir ao seu miradouro para ter uma vista incrível desta parte de Manhattan.

De que navio de cruzeiro é que o vai ver? Excursões de duas horas ou mais

Compare os cruzeiros em Nova York

6. Midtown Skyline

Horizonte de Midtown| ©Ken Lund
Horizonte de Midtown| ©Ken Lund

Pode não ser tão impressionante como o do Financial District, mas as ruas de Midtown Manhattan albergam os edifícios mais famosos da cidade: para além do Empire State Building, aqui encontrará o Rockefeller Center com o seu Top of the Rock, o Chrysler Building, o Flatiron Building... em suma, alguns dos edifícios que fazem de Nova Iorque, hoje em dia, o destino preferido de milhões de viajantes. Em suma, alguns dos edifícios que fazem de Nova Iorque o destino preferido de milhões de viajantes em todo o mundo.

Se embarcar num navio de cruzeiro durante o dia, é muito provável que possa ver todos ou praticamente todos eles à medida que o cruzeiro avança. Também é de notar que alguns navios têm uma narração guiada que o ajudará a identificar os principais edifícios à medida que o cruzeiro avança.

À noite, as luzes desta parte da cidade vão deixá-lo hipnotizado e perceberá porque lhe chamam a cidade que nunca dorme.

A partir de que navio de cruzeiro o verá: Em profundidade, em excursões de duas horas ou mais

7. Ponte de Manhattan

A ponte de Manhattan| ©Bryan Pocius
A ponte de Manhattan| ©Bryan Pocius

Esta bela ponte também tem a função essencial de ligar o sul de Manhattan a Brooklyn em Long Island. Embora nunca tenha alcançado a proeminência da sua irmã mais velha, a Ponte de Brooklyn, e seja mais recente do que a Ponte de Williamsburg, as vistas desta ponte a partir da água são inestimáveis.

De facto, muitos turistas atravessam esta ponte para chegar à zona de DUMBO, em Brooklyn, para tirar a famosa fotografia na icónica rua com edifícios nova-iorquinos de tijolo exposto e a ponte ao fundo.

Bem, não terá a oportunidade de tirar esta fotografia a partir do barco, mas as vistas que terá da ponte com Manhattan ao fundo serão muito melhores. Claro que, se quiser visitar DUMBO, marque no mapa e volte noutro dia, porque esta zona de Brooklyn, cheia de cafés e restaurantes da moda, também merece uma visita.

A partir de que navio de cruzeiro é que o vai ver? Passeios de duas horas ou mais

8. Ilha dos Governadores

Vista da Governors Island a partir do navio de cruzeiro| ©Avi Werde
Vista da Governors Island a partir do navio de cruzeiro| ©Avi Werde

A pouco mais de um quilómetro a sul de Manhattan fica Governors Island, uma pequena ilha que até há pouco tempo era uma base militar. Embora possa não estar incluída na lista dos principais locais a visitar em Nova Iorque, a verdade é que esta ilha, com uma população de pouco mais de 3.000 habitantes, tem muitos espaços verdes que o ajudarão a desligar-se da agitação do centro de Manhattan.

Se não tiver tempo ou não lhe apetecer visitá-la, não se preocupe: a partir do barco, terá uma vista panorâmica perfeita da ilha e o que é ainda melhor: as vistas de Manhattan a partir desta parte da cidade.

Prepare-se para ver os arranha-céus parecerem flutuar sobre a água e maravilhe-se com o tamanho da ilha de Manhattan. A partir daqui, provavelmente obterá as melhores fotografias do cruzeiro, por isso, pegue na sua máquina fotográfica e capte as vistas panorâmicas que a sua rota de cruzeiro lhe proporcionará.

De que navio de cruzeiro a verá? De perto, nas excursões de duas horas ou mais.

9. As docas do porto de Nova Iorque

Cais de Nova Iorque| ©carlfbagge
Cais de Nova Iorque| ©carlfbagge

Um dos cais mais frequentes de onde partem, por exemplo, todos os cruzeiros da Circle Line é o Cais 83, no meio do Hudson River Park.

A zona de embarque é facilmente reconhecível e, a partir daqui, pode passear e ver todos os barcos que saem e entram no porto de Nova Iorque.

Esta é sempre uma área animada, com até 12 cais diferentes só no Hudson River Park. Também há zonas verdes com vistas fantásticas onde pode relaxar antes ou depois do seu cruzeiro.

Se precisar, também encontrará restaurantes e bancas de comida onde pode reabastecer ou comprar um lanche para desfrutar durante o seu cruzeiro.

De que cruzeiro o verá: Todos os itinerários passam por aqui

10. Descubra a zona do cais

Dentro do navio, Huson Yards| ©Clay Banks
Dentro do navio, Huson Yards| ©Clay Banks

Os navios de cruzeiro geralmente partem da West Shore de Manhattan, perto de Midtown. As docas estão a uma altura perfeita em Manhattan para organizar várias experiências ou actividades à volta das docas para aproveitar ao máximo o seu tempo.

Por exemplo, uma das coisas que pode fazer é passear por Hudson Yards, o novo bairro da moda de Manhattan, onde, para além do parque flutuante High Linel, encontrará também a estrutura The Vessel e o novo observatório da cidade, The Edge.

Do Cais 83 à Times Square são apenas 20 minutos a pé, por isso pode passear aqui se estiver a descobrir esta praça movimentada.

Comparar cruzeiros em Nova York