Mais sobre: Tour por Alto e Baixo Manhattan em Nova Iorque
Manhattan é uma ilha de arranha-céus, monumentos, praças, lojas, pessoas e, acima de tudo, vida, muita vida. E tão única como qualquer outro bairro de Nova Iorque, Manhattan tem os seus próprios contrastes entre a Alta e a Baixa Manhattan. Para descobrir todos eles e viver Manhattan em grande estilo, tenho uma recomendação para si: o Upper and Lower Manhattan Tour.
Excursão à Alta e Baixa Manhattan
Com esta excursão verá todos os destaques do centro de Nova Iorque a partir de um autocarro, com os seus bairros icónicos como Chinatown, Little Italy, Greenwich Village ou Wall Street, bem como as ruas que tornam Manhattan famosa como a Quinta Avenida.
Na minha opinião, o preço pode parecer um pouco elevado para uma excursão de autocarro, mas quando se coloca tudo numa balança, pode considerar-se esta excursão como uma forma de ver toda a Manhattan acompanhada por um guia especializado e depois explorar em profundidade as zonas que lhe chamaram a atenção por sua conta, mas conhecendo todos os pormenores e o contexto histórico dos bairros a que regressa.
Esta excursão tem pontos de recolha em vários hotéis de Nova Iorque: o Intercontinental Barclay, o Wellington Hotel, o Riu Hotel e o Hotel Pennsylvania. Todo o passeio é feito de autocarro com paragens em St. John the Divine e Battery Park. John Divine e Battery Park. O seu guia narrará toda a excursão de 3,5 horas em inglês.
Uma das vantagens desta excursão é que pode fazê-la todos os dias da semana, exceto aos domingos. Ao contrário de outras excursões em Nova Iorque, não tem de se preocupar muito em fazê-la num dia específico para evitar multidões, uma vez que não se cruzará com outros turistas fora do seu grupo.
Porque gosto deste passeio: As razões pelas quais recomendo esta experiência são duas: a conveniência de poder ver toda a Manhattan a partir de um autocarro, que pode ser uma introdução perfeita à cidade no início da sua viagem, e a qualidade da narração dos guias que o acompanharão ao longo do itinerário, cujo contexto mudará a forma como desfruta da Big Apple.
Recomendado se... só vai estar em Nova Iorque durante alguns dias, se viaja com crianças e elas se cansam rapidamente de andar, ou se gosta de visitar uma cidade a partir do conforto do seu assento. Em suma, este é um passeio que recomendo como introdução a Manhattan para se familiarizar com as zonas mais visitadas de Nova Iorque.
Dicas úteis para desfrutar da visita guiada a Upper e Lower Manhattan
- Uma vez que a excursão de Upper and Lower Manhattan termina no Battery Park, pode ser uma boa ideia planear o seu dia de modo a apanhar o ferry para a Estátua da Liberdade depois da excursão. Desta forma, terá um dia muito tranquilo de passeios turísticos com a conveniência de poupar a maior parte do transporte.
- Não se preocupe muito em tirar fotografias durante esta atividade, uma vez que, de qualquer modo, não conseguirá obter um ângulo muito bom a partir do autocarro. O objetivo da excursão é visitar Manhattan com conforto e com um guia, de modo a que, quando explorar a Big Apple por si próprio, conheça muito melhor o seu caminho e tenha algum contexto sobre cada local que visitar.
- No entanto, não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica para esta excursão, pois pode parar em St. John the Divine e explorar o interior e tirar fotografias do interior, que é verdadeiramente impressionante.
Paragem em Columbus Circle
Uma bela praça no cruzamento da Broadway, Central Park West, Central Park South e Oitava Avenida, dedicada a Cristóvão Colombo (cuja estátua se encontra num pedestal com vista para o resto da praça). O contraste entre a fonte da praça, a orla do Central Park e os arranha-céus imponentes fazem desta uma paisagem tipicamente nova-iorquina.
Paragem no Lincoln Center
Outro marco clássico da Big Apple, um grupo de edifícios dedicados às artes do espetáculo, incluindo óperas, teatros e salas de concerto. De certeza que já viu o Lincoln Center iluminado à noite em filmes, postais ou fotografias, por isso vai querer passear por ele quando o sol se puser na cidade que nunca dorme.
A paragem no Edifício Dakota
Um edifício que albergou artistas ilustres como Lauren Bacall e Judy Garland, e John Lennon, que foi assassinado à sua porta em 1980. Se é fã dos Beatles, provavelmente vai querer visitar este edifício histórico onde milhares de pessoas se reuniram para prestar homenagem a um dos músicos mais proeminentes do século passado.
A paragem no Central Park e a homenagem a John Lennon, Strawberry Fields
Nenhuma excursão ao centro da cidade de Nova Iorque está completa sem uma paragem no Central Park, e a excursão à Alta e Baixa Manhattan não é exceção. Irá circundar o famoso Central Park e verá o Lago Jacqueline Kennedy Onassis e os edifícios emblemáticos da zona.
E enquanto visita locais-chave da história dos Beatles, pode parar na zona do Central Park rebaptizada de Strawberry Fields após a morte de John Lennon e onde encontrará o famoso mosaico Imagine em honra do músico.
Paragem em St. John the Divine
Provavelmente a igreja mais conhecida de Manhattan, e a maior catedral anglicana do mundo. Com o seu estilo gótico que faz lembrar as igrejas do norte de França, é uma joia arquitetónica escondida na vastidão da selva de vidro que é Nova Iorque.
Paragem na Universidade de Columbia
Passará pelo campus da Universidade de Columbia, que faz parte da prestigiada Ivy League americana e é uma das melhores instituições de ensino do mundo. O estilo arquitetónico elegante do seu campus está de acordo com a sua reputação como organização, oferecendo vistas agradavelmente simétricas.
A paragem do Harlem
Os principais bairros e edifícios emblemáticos do Harlem, como o Apollo Theater e o Cotton Club, são vistos enquanto se percorre as ruas cheias de história, aprendendo sobre a meca da cultura afro-americana e um dos locais mais interessantes de Manhattan.
Paragem no Museu Metropolitano de Arte
Na excursão a Upper e Lower Manhattan, verá o exterior do Met ou Metropolitan Museum of Art, cujas escadarias icónicas servem de ponto de encontro para os nova-iorquinos diariamente. Um lugar para conversar, comer e tomar um café observando o tráfego e as pessoas que atravessam a Quinta Avenida.
A paragem da Quinta Avenida
A Avenida dos Milionários é o epítome do poder económico da cidade de Nova Iorque, com apartamentos de luxo em cada esquina e repleta de mansões antigas. É também o lar das lojas mais exclusivas da cidade, bem como de vários dos principais museus da cidade.
A paragem no Rockefeller Center
Também conhecido como Rockefeller Plaza, é composto por vários edifícios, o mais famoso dos quais é o edifício Comcast, que alberga o observatório Top of the Rock. Quer suba ou não ao Top of the Rock, o Rockefeller Plaza será uma visita obrigatória se estiver em Nova Iorque na altura do Natal, devido à sua famosa árvore e ao ringue de patinagem. A cidade não seria a mesma no Natal sem este cantinho...
A paragem na Catedral de São Patrício
Uma das igrejas mais impressionantes de Nova Iorque, tanto por dentro como por fora. Especialmente a sua grande rosácea e os seus vitrais são algo a contemplar, e tem uma história interessante que remonta ao tempo da Guerra Civil Americana.
Paragem do Flatiron Building
Não são necessárias palavras para descrever aquela que é, na minha opinião, uma das melhores obras de arquitetura do século passado, que na altura da sua construção, em 1902, era considerada um arranha-céus, pois era um dos maiores edifícios de Nova Iorque. O seu estilo elegante é sinónimo da cidade de Nova Iorque e um marco no desenvolvimento da Big Apple.
Paragem em SoHo e Greenwich Village
O SoHo passou de um bairro operário e de artistas nos anos 60 e 70 para uma zona de yuppies e de ricos. O tempo e a gentrificação, conhecida como o "efeito SoHo", transformaram o bairro numa zona de galerias de arte e restaurantes que, sejamos honestos, faz as delícias dos turistas.
Situado no lado oeste de Manhattan, Greenwich Village é o bairro hipster de Nova Iorque por excelência e é o cenário de inúmeras séries e filmes passados em Nova Iorque. Por exemplo, é possível ver o apartamento de "Friends" no Village.
A paragem de Washington Square
Se viu "Girls", conhece o arco triunfal desta agradável praça, que é um dos principais pontos de encontro dos habitantes do sul de Manhattan. Encontrará aqui alguns monumentos e estátuas, como a dedicada ao arquiteto da unificação italiana, Giuseppe Garibaldi.
Paragem em Little Italy e Chinatown
Já que estamos a falar de Itália, encontrará um pedaço dela no bairro conhecido como Little Italy, onde se encontram os melhores restaurantes italianos da cidade e uma série de eventos culturais que celebram todos os anos a comunidade ítalo-americana de Nova Iorque.
De Itália, viajará para a China, ou pelo menos um pequeno pedaço dela num dos bairros mais famosos de Nova Iorque, Chinatown. Principalmente um bairro de lojas chinesas, onde verá cartazes atrás de cartazes na língua do gigante asiático e encontrará uma infinidade de produtos de todos os tipos. Aqui está um artigo que explica as melhores coisas para ver e fazer em Chinatown.
De facto, a maior parte dos restaurantes de Nova Iorque estão em Chinatown, onde também encontrará estabelecimentos que oferecem verdadeiras iguarias orientais.
A paragem em Wall Street e Battery Park
O distrito financeiro de Nova Iorque é um local de culto para uns e de ódio para outros, mas a verdade é que a zona é uma boa representação de uma cidade cuja riqueza é em grande parte gerada por um único edifício: a Bolsa de Valores de Nova Iorque, que reconhecerá imediatamente pela grande bandeira americana pendurada nas colunas da fachada do edifício.
Em frente à Bolsa de Valores de Wall Street, verá a famosa escultura "Charging Bull", símbolo da prosperidade económica dos Estados Unidos.
Por fim, a excursão à Alta e Baixa Manhattan leva-o ao Battery Park, situado no extremo sul da ilha. A partir daqui, poderá ver a Estátua da Liberdade ao longe, uma vez que o cais do parque é o ponto de partida do ferry para a Estátua da Liberdade na Ilha da Liberdade.
Outras experiências interessantes em Nova Iorque
Tour dos contrastes
Se gostou da ideia de visitar Nova Iorque de autocarro, o Contrasts Tour é semelhante ao Upper and Lower Manhattan Tour, mas estende o itinerário a toda a cidade: verá Manhattan, Harlem, Bronx, Queens e Brooklyn, com a diferença de que sairá nos seus bairros de destaque para explorar a área.
O seu guia acompanhá-lo-á em todas as etapas do percurso e, à semelhança da excursão a Upper e Lower Manhattan, esta é uma experiência perfeita para fazer à chegada a Nova Iorque, dando-lhe a conhecer cada um dos bairros da cidade para que possa escolher o que mais lhe agrada e explorá-lo em profundidade por sua conta.
Nova Iorque vista de cima
Se lhe apetecer agir e descobrir Nova Iorque a partir de cima, recomendo que suba a um dos seus edifícios lendários, como o Empire State Building, para apreciar a linha do horizonte a partir de cima. Vou ligar-te aqui ao meu guia prático para que saibas os detalhes sobre Bilhetes e visitas ao Empire State Building. Se estiveres a pensar em oferecer a ti próprio a melhor experiência que podes ter em Manhattan, recomendo-te o Vôos de helicóptero em Nova Iorque.