Os 9 melhores concertos de jazz em Nova Iorque

Se há uma coisa que adoramos em Nova Iorque, é a sua maravilhosa cultura de jazz. Na Big Apple, esta tradição está tão enraizada que não é difícil encontrar bons concertos.
Os 9 melhores concertos de jazz em Nova Iorque

Outras atividades populares em Nova Iorque

Mais sobre: Os 9 melhores concertos de jazz em Nova Iorque

Desde os anos 30, a cidade de Nova Iorque tem sido um ponto de encontro da cultura do jazz e, desde então, não tem parado de oferecer bons músicos e, acima de tudo, bons espectáculos. Se está à procura de coisas interessantes para fazer em Nova Iorque à noite, esta tem de ser uma delas.

Uma vantagem de Nova Iorque para os amantes do jazz é que não é preciso esperar por um grande concerto para desfrutar de música jazz ao vivo. Todas as noites, nos arredores da cidade, artistas de primeira linha actuam em bares que se tornaram populares por apresentarem boa música. Eu digo-lhe onde ver os melhores espectáculos.

1. Sinta-se em casa no Smoke Jazz Club & Supper Club

Clube de Jazz Smoke| ©Landy Phelong
Clube de Jazz Smoke| ©Landy Phelong

Este é um lugar bastante peculiar porque não se vai sentir como se estivesse num clube, mas sim num lounge porque o lugar tem cortinas grossas e um sofá em vez de mesas. Com esta atmosfera, este é um dos melhores lugares para apreciar jazz na cidade, além de ser uma das 20 melhores coisas para fazer e ver em Manhattan.

Este lugar está localizado no Upper West Side, em Manhattan, que é uma das áreas mais ricas de Nova York. Nas proximidades encontra-se a Universidade de Columbia, uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos.

Para assistir aos espectáculos que são apresentados neste local, terá de fazer uma reserva com antecedência, porque não só oferece espectáculos todas as noites, como também há espectáculos especiais para os quais tem de pagar um pouco mais para entrar.

Detalhes interessantes

  • Preço: Dependendo do espetáculo que é apresentado no local, é possível encontrar bilhetes a partir de 35 euros por pessoa.
  • Localização: Situado na Avenida Broadway, 2752.
  • Horário de funcionamento: De quarta-feira a domingo, das 16h00 à meia-noite.

2. Viajar no tempo indo ao Village Vanguard

Village Vanguard| ©katsumasa
Village Vanguard| ©katsumasa

Aqui pode experimentar a autêntica experiência nova-iorquina dos anos 30. De facto, o bar foi aberto nessa altura e era então um speakeasy. Ainda hoje recebe artistas de jazz e blues de topo, por isso, se marcar uma visita aqui, poderá ter a sorte de assistir a um espetáculo com os grandes nomes do género.

O ambiente do local é um dos pontos altos, porque não só tem a oportunidade de ouvir boa música, como também pode desfrutar de uma atmosfera especial para jantar com amigos ou com o seu parceiro. Como ainda mantém a sua atmosfera subterrânea especial, é um daqueles lugares secretos e planos originais que não pode perder em Nova Iorque.

Uma dica que certamente será útil é que deve chegar pelo menos 30 minutos antes do início do concerto, caso contrário poderá não conseguir uma mesa para desfrutar do espetáculo. Além disso, outra coisa que podes fazer é fazer uma reserva com bastante antecedência.

Pormenores interessantes

  • Preço: Quando há espectáculos especiais, o bilhete pode custar a partir de 30 euros, com a possibilidade de fazer uma reserva com antecedência. Mas, regra geral, a entrada custa cerca de 25 euros por pessoa.
  • Localização: Localizado na 178 7th Avenue St. em Nova Iorque.
  • Horário: Pode entrar para obter os seus lugares para o espetáculo a partir das 19:00. Mas os espectáculos começam às 20:00.

3. Ouvir grandes artistas no Blue Note

Blue Note| ©Nicolas Hoizey
Blue Note| ©Nicolas Hoizey

Se há um lugar mundialmente famoso para ouvir um bom espetáculo de jazz, esse lugar é o Blue Note em Nova Iorque. Aqui pode desfrutar das noites de jazz mais especiais, ao mesmo tempo que tem a oportunidade de provar alguma da gastronomia nova-iorquina.

Trata-se de um espaço internacional de jazz, cujo principal local de atuação é em Nova Iorque, mas que tem outros locais de atuação nas capitais mais importantes do mundo, como Tóquio, Milão e Seul. Pode desfrutar destes espectáculos todas as noites a partir das 20 horas. É garantido que verá um espetáculo de jazz porque este local tem até a sua própria editora discográfica.

Tem de esperar pelo menos uma hora antes de ver o espetáculo, mas a espera vale mesmo a pena. Para entrar no local, é necessário fazer uma reserva com antecedência para não perder o seu lugar no espetáculo.

Detalhes interessantes

  • Preço: É necessário reservar com antecedência e, dependendo do espetáculo, pode pagar um bilhete a partir de 30 euros por pessoa.
  • Localização: Localizado na 131st da 3rd em Nova Iorque.
  • Horário: Para os espectáculos que começam às 20:00, a entrada é às 18:00. Para os espectáculos que começam às 22:30, a entrada é às 22:00.

4. Conheça o Birdland, o Clube dos Actores

Birdland| ©Michele Chiles
Birdland| ©Michele Chiles

Uma das coisas mais maravilhosas deste sítio é que pode trazer crianças, porque eles aceitam pessoas de todas as idades. Então, se você quer um bom lugar para entreter os adolescentes, Birdland é um bom lugar. No que diz respeito a espectáculos de jazz, este é um dos melhores locais em Nova Iorque para desfrutar de bons concertos.

Desde 2018, abriram um nível inferior onde pode desfrutar de peças de teatro, enquanto o nível térreo continua a ser o local para os melhores espectáculos de jazz. Se tiver sorte, pode até apanhar um ou dois artistas a desfrutar dos espectáculos de jazz que são apresentados todas as noites.

Pode animar a sua noite enquanto desfruta de um bom concerto de jazz com comida sulista com um toque Cajun. Se for ao teatro no andar de baixo, pode desfrutar de um menu completamente diferente.

Detalhes de interesse

  • Preço: Não tem de pagar para entrar no Birdland, mas tem de pagar um mínimo de 20 euros por pessoa.
  • Localização: Localizado na 315 West 44th Street, em Nova Iorque.
  • Horário: As actuações de jazz são às 19:00 e às 21:30. Recomenda-se que faça uma reserva antes de ir ao bar.

5. Viva a experiência do speakeasy no Bill's Place

Bill's Place| ©Matthew X. Kiernan
Bill's Place| ©Matthew X. Kiernan

O Bill's Place é um dos bares mais famosos da América. Sobreviveu à era do speakeasy e é agora um ícone da cultura do jazz na cidade. Mesmo no coração do Harlem, pode desfrutar dos mais autênticos espectáculos de jazz da cidade, e este é um dos locais a visitar para conhecer a história do jazz no Harlem.

Hoje em dia, os espectáculos são verdadeiramente espantosos, e um dos mais procurados é o de Bill Saxton, que pode ser apreciado juntamente com o Harlem Star nas noites de sexta-feira e sábado.

Uma das melhores histórias que este bar tem para contar é que uma das melhores vozes femininas do jazz, Billie Holliday, que no seu tempo foi uma insistente lutadora pelos direitos sociais dos afro-americanos, foi descoberta e cantou durante muito tempo dentro das suas paredes.

Outra coisa que vai adorar ao ouvir jazz neste local é o facto de poder trazer a sua própria garrafa para celebrar e beber enquanto desfruta do jazz. A melhor parte é que a atmosfera aqui é completamente autêntica da era da Proibição e dos bares clandestinos na América dos anos 1930.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os bilhetes para este sítio custam normalmente a partir de 30 euros por pessoa.
  • Localização: Localizado entre a 7th Avenue e a Lenox Avenue, na 148 133rd Street.
  • Horário: Os espectáculos são às 19:00 e 21:00 todas as sextas e sábados à noite.

Reserve os seus bilhetes para os concertos da série de jazz no Harlem

6. Descubra onde Louis Armstrong tocou, no Minton's

Minton's| ©harlemfur
Minton's| ©harlemfur

O Minton's é também um ótimo local para ouvir jazz e assistir a grandes espectáculos de jazz. Na verdade, uma das melhores coisas sobre este lugar é que um dos maiores artistas de jazz, Louis Armstrong, tocou aqui e foi um dos lugares que o viu tornar-se uma estrela.

A história deste lugar faz com que não só se queira passar um bom tempo a ouvir bons concertos, mas também que se queira tirar muitas fotografias dentro do icónico estabelecimento musical. Um verdadeiro espetáculo para os amantes do blues e do jazz.

Uma das melhores coisas deste lugar é que não só se pode desfrutar do jazz, mas , ao contrário de outros locais deste estilo, tem-se a opção de comer algo enquanto se assiste à música. As opções gastronómicas são variadas e há algo para todos os gostos.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita, mas é necessário comer no interior se quiser ficar para os espectáculos.
  • Localização: 206 West Manhattan na 118th Street.
  • Horário: Quinta-feira a sábado entre as 18:00 e as 23:30.

7. Fique perto do palco no Iridium

Iridium| ©Billy Branch
Iridium| ©Billy Branch

O Iridium tem algo especial para oferecer aos seus visitantes durante os espectáculos de jazz. Oferece mesas muito perto do palco, para que possa ver de perto os cantores e artistas de jazz. As reservas são obrigatórias porque o local não está aberto quando não há espectáculos.

No Iridium não se assiste apenas a espectáculos de jazz, mas também a outros géneros de música, como o blues. É um dos lugares mais emblemáticos que não pode deixar de incluir entre as actividades a fazer na cidade, independentemente da melhor altura que escolher para visitar Nova Iorque, porque também pode consumir cocktails especiais e boa comida enquanto desfruta do espetáculo.

Algo especial sobre este lugar é que se pode assistir a espectáculos públicos e privados. No primeiro caso, a entrada é totalmente gratuita, mas no segundo caso, recomendo que faça reservas bem antes da hora do espetáculo, para que possa garantir o seu lugar no mesmo.

Embora se possa sentir a autêntica atmosfera speakeasy da Nova Iorque dos anos 30, o bar só abriu as suas portas em 1994. A oferta musical varia de mês para mês e, com bastante antecedência, publicam no seu sítio Web todos os artistas que estarão em palco durante o mês.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os bilhetes para os espectáculos dependem do artista que actua, mas geralmente os preços dos bilhetes começam a partir de 30 euros.
  • Localização: Situa-se em 1650 Broadway, em Nova Iorque, na esquina 51 da Broadway.
  • Horário: A hora de entrada depende do espetáculo a que se vai assistir, por isso, fique atento ao horário no site oficial do Iridium Bar.

8. Curta o bom blues no Terra Blues

Terra Blues| ©Elie Matz
Terra Blues| ©Elie Matz

Este lugar é diferente de outros do género devido ao grande número de bandas que lá tocam. Além disso, tem a possibilidade de desfrutar de diferentes opções de bebidas e comidas enquanto desfruta do espetáculo.

Não só poderá desfrutar do jazz, mas também de outros ritmos musicais como o blues. Uma das vantagens deste local é o facto de, nas suas muitas décadas de história, ter assistido ao nascimento e desenvolvimento de muitas lendas da música jazz.

Para assistir a um bom espetáculo deste género musical, recomendo que visite o site oficial deste local e veja os eventos que se realizam na altura em que visitar a cidade. Há espectáculos todos os dias à noite.

Há bandas de jazz inteiras a atuar aqui, bem como certos artistas, como guitarristas e saxofonistas com bastante fama e reconhecimento. Este é um dos melhores sítios para ver jazz em Nova Iorque, porque imita os velhos tempos do jazz nova-iorquino.

Detalhes de interesse

  • Preço: O preço dos bilhetes depende do tipo de espetáculo apresentado no local.
  • Localização: Localizado na 149 Bleecker Street, em Nova Iorque.
  • Horário: Os espectáculos começam às 18:30 para algumas actuações, enquanto outras actuações começam às 21:30 e 22:00.

9. Não perca os espectáculos de jazz no Lincoln Center

Centro Lincoln| ©Mei Cheng
Centro Lincoln| ©Mei Cheng

O Lincoln Center é um ótimo lugar para ver alguns dos melhores shows de jazz em Nova York. Este local acolhe diferentes espectáculos ao longo do ano, mas no que diz respeito à cultura do jazz, este é definitivamente um dos melhores locais para ver os melhores artistas do género.

A melhor coisa sobre este lugar para ver concertos é que há uma temporada de concertos todos os anos, por isso os espectáculos são sempre totalmente dedicados. O local é suficientemente grande para receber um grande número de pessoas que vêm ver jazz e outros ritmos musicais.

Os eventos de jazz no Lincoln Center geralmente acontecem na temporada de verão, quando o clima em Nova York permite aproveitar muito mais a cidade. Por isso, esta é uma excelente atividade para incluir entre as coisas para ver e fazer em Nova Iorque no verão.

Detalhes de interesse

  • Preço: Dependendo dos espectáculos no Lincoln Center, terá de pagar mais ou menos dinheiro. O preço de cada espetáculo pode ser consultado no sítio Web oficial. No entanto, por vezes, os espectáculos são abertos ao público, pelo que deve verificar os espectáculos online antes de os assistir.
  • Localização: Localizado na Lincoln Square, em Nova York.
  • Horário: Os espectáculos começam normalmente às 18:00 todas as noites.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 58 Avaliações
  • T
    T.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma experiência inesquecível de imersão no mundo vibrante do jazz em Nova Iorque; uma visita privada verdadeiramente personalizada e enriquecedora.
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei mergulhar na rica história do jazz de Nova Iorque, embora o preço me tenha parecido um pouco elevado.
  • P
    P.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei a digressão privada de música ao vivo em Nova Iorque. O ambiente e a experiência foram fantásticos.
  • P
    P.
    4
    (0 Avaliações)
    A vibração do jazz ao vivo é simplesmente inigualável, envolve-nos completamente. Pessoalmente, o que mais me agradou foi a sensação de estar a viajar no tempo, mergulhando na era dourada do jazz.
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    Experiência inesquecível, música jazz ao vivo e visita cultural. Ideal para os amantes da música e da história. Altamente recomendado.