O que ver e o que fazer no Top of the Rock em Nova Iorque
O Top of the Rock, no Rockefeller Center, é um local de visita obrigatória se for a Nova Iorque. É um dos miradouros mais populares da cidade, com vistas privilegiadas sobre o Empire State Building e o Central Park, entre outros. Vou contar-lhe tudo o que pode ver na visita guiada, por isso prepare a sua máquina fotográfica!
O miradouro do Top of the Rock é, para muitos, o favorito de Manhattan. Pela sua localização no centro da cidade, pelas suas maravilhosas vistas e pela sua história.
Está localizado no edifício Comcast, no número 30 do Rockefeller Center, e tem três observatórios, situados no 67º, 69º e 70º andares, que oferecem experiências diferentes. A visita é muito divertida, uma vez que antes de chegar ao topo encontrará outras exposições, lojas e cafés.
Vou contar-lhe tudo o que esta grande obra da família Rockefeller tem para oferecer, que tem vindo a impressionar os visitantes desde 1939.
Primeiras impressões ao chegar ao Top of the Rock: o grande átrio e a subida
Depois de percorrer o Rockefeller Center com as suas lojas (e se visitar o Rockefeller Center na altura do Natal, o seu famoso ringue de patinagem no gelo "The Rink"), chegará ao 30 Rockefeller Plaza ou Comcast Building.
Aí, na 50th Street, entre a 5ª e a 6ª Avenida, encontrará a entrada para o Top of the Rock. Impossível não a reconhecer, uma grande passadeira vermelha e um sinal "Observation Deck" indicar-lhe-ão onde começar esta merecida experiência.
Provavelmente também reconhecerá a entrada pelas longas filas de visitantes que aguardam para entrar. Recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência para evitar qualquer incómodo e para acelerar a visita, poupando-lhe uma espera incalculável.
O átrio do Grande Átrio
Assim que entrar, começará a desfrutar da experiência do Top of the Rock no Grand Atrium Lobby. Entrará num átrio de três andares, de estilo Art Deco, com uma enorme escadaria dourada. E no centro, verá um fabuloso lustre de cristal Swarovski chamado "Joie Chandelier", desenhado por Michael Hammers para a reabertura do miradouro em 2005.
A partir daí, descerá para o nível inferior, onde se encontram as bilheteiras , os elevadores e o início oficial da visita.
Cacifos e elevador
No piso inferior do foyer, encontram-se as bilheteiras e os elevadores. Se já tiveres bilhetes cronometrados, porque os compraste antecipadamente online, basta digitalizares o código QR ou apresentares os bilhetes impressos e podes começar a tua visita.
Se tiveres bilhetes não cronometrados ou se tiveres de os comprar, terás de passar pela bilheteira para obteres a tua entrada.
Assim que tiveres o teu bilhete na mão, podes passar pela escadaria principal ou pelos elevadores para o primeiro andar.
A Exposição Mezzanine, primeira paragem no Top of the Rock
A visita ao observatório começa no primeiro andar, o Mezzanine Exhibit. Aí poderá desfrutar de uma moderna exposição multimédia sobre o edifício e o complexo do Rockefeller Center, a sua história, curiosidades, bem como informações sobre a prestigiada família fundadora.
Na mesma exposição, encontrará também o "Beam Walk". Trata-se de um espaço dedicado à mítica fotografia dos trabalhadores a almoçar, sentados numa viga pendurada nas alturas, lembra-se? Essa fotografia foi tirada durante a construção do Rockefeller Center, em 1932, e terá a oportunidade de a recriar. Poderá tirar uma fotografia de si próprio simulando estar suspenso num andaime suspenso no vazio. Atenção, esta fotografia não está incluída no preço do bilhete.
Finalmente, antes de subir ao topo do Rochedo, pode fazer uma última paragem no "Teatro" para ver um pequeno documentário sobre a NBC, a famosa cadeia de televisão que tem os seus escritórios no mesmo edifício.
Os Sky Shuttles, os 4 vaivéns para o topo do Rochedo
Finalmente, está prestes a chegar ao topo, ao topo do Top of the Rock. Os elevadores são uma outra experiência em si, porquê? Porque em apenas 42 segundos, eles transportam-no... mais de 200 metros! Enquanto lê isto, prepare-se para ficar com o estômago a formigar.
Os elevadores simulam cápsulas do tempo. Através do seu teto transparente e dos ecrãs, verá a aceleração de baixo para cima, enquanto são projectadas imagens da história do Rockefeller Center e da sua evolução ao longo do tempo, divididas por décadas.
E em menos de um minuto, sem lhe dar tempo para imaginar nada, chegará ao 67º andar, as portas abrir-se-ão e voilà, verá o Empire State Building.
Como são as três plataformas de observação do Top of the Rock
Uma das peculiaridades do Top of the Rock é que ele tem três decks de observação, cada um oferecendo experiências diferentes. Originalmente, foi concebido para simular a forma de um transatlântico. Foi mesmo decorado para evocar as características dos conveses de um navio. Com o tempo, na sua restauração e rejuvenescimento, formas e desenhos contemporâneos foram combinados com o estilo Art Déco dos anos 30.
Primeira plataforma de observação, 67º andar
Quando as portas dos elevadores meteóricos se abrirem, chegará ao 67º andar, a "Grande Sala Panorâmica". Este piso, onde se encontra também a loja de recordações, é quase totalmente fechado. No entanto, as suas janelas de vidro permitem-lhe explorar a linha do horizonte de norte a sul.
Se for no inverno, é um local ideal para passar muito tempo a tirar fotografias e a apreciar as vistas panorâmicas.
No mesmo piso, pode também divertir-se na sala "Breezeway", repleta de luzes LED em movimento, e apreciar outra obra de Michael Hammers com cristais Swarovski, a "Radiance Wall".
Uma vez terminado o aquecimento para as alturas, encontrará as escadas rolantes que o levarão ao nível seguinte, pois há muitas vertigens pela frente!
Segundo miradouro, 69º andar
Este miradouro é ao ar livre, por isso prepare a sua máquina fotográfica porque as vistas são cada vez melhores. Embora, por razões de segurança, esteja rodeado de vidro a quase 3 metros de altura, poderá apreciar a cidade em 360 graus. Dois enormes terraços esperam-no lá, oferecendo vistas de Manhattan de norte a sul da cidade. Do Central Park e do Harlem, ao Midtown e ao Financial District.
A partir deste 69º andar, as vistas panorâmicas são de cortar a respiração, de tal forma que, em dias claros, a visibilidade a partir do Top of the Rock pode atingir 130 quilómetros em redor.
Terceiro e último miradouro, 70º andar
Este último miradouro é acessível tanto por elevador como por escadas e é, sem dúvida, a estrela do Top of the Rock. Trata-se de um terraço totalmente ao ar livre, sem vidros nem elementos que dificultem a visibilidade (ou as fotografias).
E, embora seja mais pequeno do que os outros andares, permite-nos um movimento perfeito de 360 graus, com acesso a vistas inigualáveis de Nova Iorque. Dali, todos os arranha-céus parecem pequenos e o tempo demora uma eternidade a observar a beleza da linha do horizonte.
Felizmente, não há limite máximo de tempo, por isso, quando chegar ao topo do miradouro, pode ficar o tempo que quiser e o tempo que for necessário, para levar a melhor recordação desta experiência.
Dica de viagem da Ceci
Do 70º andar, consegue ver os terraços do 69º andar. Por isso, se fores com outra pessoa, podes pedir ao teu parceiro para tirar uma fotografia do último andar com a linha do horizonte ao fundo!
A vista de Manhattan a partir do Top of the Rock
As vistas panorâmicas da Big Apple a partir deste miradouro são únicas. Pode passar horas a descobrir lugares a partir do topo e levar para casa postais de Nova Iorque para toda a família.
Vou dar-lhe uma antevisão do que poderá ver do céu sobre o Rockefeller Center, mas estas são apenas algumas das atracções das vistas do Top of the Rock. A lista é tão interminável quanto a própria linha do horizonte.
Vistas para o norte
- Central ParkCentralPark, quase na sua totalidade, desaparecendo na linha do horizonte.
- Bairros de Upper East Side, Upper West Side e Harlem
- O rio Hudson à distância e a ponte George Washington
- Times Square e os seus edifícios bem iluminados
- Ao longo do rio, verá também o novo bairro Hudson Yards e o Observatório Edge.
Vistas para sul:
- O Empire State Building, em primeiro plano
- Ao longe, a Baixa, o One World Trade Center e outro miradouro, o One World Observatory.
- A Estátua da Liberdade e a Ilha da Liberdade
E se ainda não se conseguiu decidir entre o Top of the Rock e o Empire State Building
Esta é uma das questões perenes que os viajantes enfrentam quando planeiam uma viagem a Nova Iorque. Se já leu tudo sobre a incrível experiência que o espera no topo do Rochedo, convido-o a consultar este artigo com uma comparação entre subir ao Empire State ou ao topo do Rochedo.
Ninguém pode decidir por si, mas este artigo pode esclarecer algumas das suas dúvidas. Se não, podes sempre completar a tua experiência nova-iorquina indo a ambos!