Os melhores voos de parapente em Oahu
Voar de parapente deve ser uma das experiências mais incríveis que existem, especialmente quando se sobrevoa uma ilha paradisíaca como Oahu.
A ilha havaiana de Oahu reúne as condições ideais para praticar parapente e desfrutar da maravilhosa sensação de voar nos seus locais de sonho. As crateras vulcânicas de Koko Head, Koko Crater e Diamond Head, os penhascos de Makapuu e as cadeias montanhosas de Waianae fazem parte de uma lista incompleta das vistas aéreas mais deslumbrantes de que se pode desfrutar em parapente.
O parapente é, sem dúvida, uma das melhores coisas para se fazer em Oahu, tanto para quem busca emoção quanto para quem está começando. Aqui estão os 10 melhores lugares para decolar em parapente, de onde se pode sobrevoar penhascos, vales na selva, montanhas, recifes de coral, crateras, o imenso mar azul e também as cidades e estradas que fazem parte da paisagem que se pode ver do ar.
1. Sobrevoar o extremo leste de Oahu a partir de Makapuu
Makapuu fica no extremo leste da ilha, onde há um penhasco a quase 200 metros acima do nível do mar. Neste ponto, pode descolar a 12 metros acima do nível do mar em direção ao farol e voar para ver toda a extremidade leste da ilha.
Sobrevoar as belas falésias verdes, com o mar azul de cada lado, é parte do que se vê quando se descola de Makapuu. Se isso não for suficiente, em novembro e abril poderá ver baleias corcundas a nadar no oceano.
Perto dali fica a bela praia de Waimanalo, conhecida por ser uma das melhores praias de Oahu. Tem cerca de 5 km de costa com águas cristalinas e ondas enormes. Do ponto de descolagem de Makapuu também se pode ver a ilha Mānana, mais conhecida como a ilha do "coelho" devido à sua semelhança com a cabeça de um coelho, e a ilha Kāohikaipu, uma ilha vulcânica. Ambas são santuários de aves e não podem ser visitadas por terra, mas é possível vê-las um pouco do ar.
Como lá chegar
Para chegar a este local de lançamento, deve conduzir desde Wainamalo Beach ao longo da Kalaniana'ole Road até Makapuu Beach, entre o Sea Life Park e a montanha com o mesmo nome.
O local de lançamento fica perto do farol de Makapu'u Point, que é propriedade da Guarda Costeira dos EUA e está fechado ao público.
2. Voe na costa sul de Oahu a partir da cratera Diamond Head
Diamond Head é um ótimo lugar para voar de parapente e sobrevoar a costa sul da ilha. Fica perto da praia de Diamond Head, a leste da praia de Waikiki, e muito perto da cratera de Koko Head e da baía de Hanauma. É um dos pontos mais sobrevoados da ilha.
A cratera vulcânica Diamond Head foi formada há cerca de 200 000 anos por uma série de erupções vulcânicas em Honolulu, que também deram origem à ilha Mānana, à cratera Koko Head, à baía de Hanauma e à cratera Punchbowl.
Pensa-se que o nome "Diamante" deriva do facto de os seus descobridores terem encontrado ali cristais de calcite e os terem confundido com diamantes. No entanto, o nome havaiano é Leahi, que significa "sobrancelha de atum".
Atualmente, o vulcão está adormecido e os cientistas afirmam que não voltará a entrar em erupção. Diamond Head foi considerado um marco natural nacional dos EUA em 1968.
Como chegar lá
O local de lançamento de Diamond Head está localizado perto da costa, a apenas 7 metros acima do nível do mar, no Diamond Head Beach Park, não muito longe do Farol de Diamond Head.
3. Ver a cratera de Koko Head do ar
Koko Head é uma cratera vulcânica de 196 metros de altura localizada a leste da Baía de Maunalua, no lado sudeste da ilha de Oahu. No seu cume, perto das instalações da Vortac, há uma área pavimentada onde se pode descolar num parapente e apreciar a incrível paisagem que o rodeia.
Para voar de parapente a partir de Koko Head, só são necessários ventos de sul a sudoeste. É habitual aterrar no Parque Regional de Koko Head. O Koko Head está localizado no Koko Head Regional Park, perto da baía de Hanauma, que pode ser vista de cima.
Esta baía é também uma cratera vulcânica extinta e é um dos locais mais visitados da ilha. A Baía de Hanauma é também um dos melhores pontos de snorkeling em Oahu, devido às suas belas formações de coral.
Como lá chegar
Para chegar ao local de lançamento em Koko Head, conduza ao longo da Kalaniana'ole Road até à Baía de Hanauma, passando depois pela Hanauma Bay Nature Preserve em direção a SW.
Informações úteis
A Hanauma Bay Nature Preserve está aberta ao público de quarta-feira a domingo, das 6h30 às 13h30, e pode permanecer no parque até às 16 horas.
Pode reservar o seu bilhete online neste sítio Web ou comprá-lo na reserva. Está disponível estacionamento de baixo custo ($3 para não residentes e aproximadamente $1 para residentes).
- Telefone: (808) 768-6861
- Entrada geral: cerca de $25
4. Voar em Hanauma Bay a partir da Cratera Koko
A Cratera de Koko fica muito perto de Koko Head, do outro lado da Baía de Hanauma. Como o mais alto dos cones vulcânicos nesta área, é o mais reconhecível dos três, com 368 metros de altura.
No interior da cratera de Koko existe um jardim botânico e estábulos para cavalos.
Se as condições de vento forem favoráveis, a partir deste ponto de descolagem poderá sobrevoar a Cratera de Koko e ter uma das mais fabulosas vistas desta interessante formação vulcânica que se encontra muito perto da costa e do oceano azul. Terá também uma vista privilegiada da baía de Hanauma e da cratera de Koko Head.
Como lá chegar
O ponto de descolagem da Cratera de Koko situa-se na encosta nordeste deste cone vulcânico, a 82 metros acima do nível do mar.
5. Voe para Kaena Point a partir do Aeroporto de Dillingham
O ponto de descolagem em Kaena Point situa-se perto do aeroporto militar de Dillingham, a uma altitude de 190 metros. Montanhas, vales e praias de areia branca, longe das zonas povoadas da ilha, prometem um dos voos de parapente mais maravilhosos de Oahu.
Este local de lançamento situa-se no Kaena Point State Park, no extremo oeste da ilha de Oahu. É um local para caminhadas e tem um importante significado espiritual para os seus habitantes. É também um santuário de aves.
Acredita-se que Kaena Point é um local de passagem para o outro mundo, onde os nativos da ilha encontraram os seus antepassados, e é considerado um local sagrado em Oahu.
Como chegar a Kaena Point
Para chegar a Kaena Point, pode conduzir de Mokuleia ao longo da Farrington Highway até ao aeroporto de Dillingham e seguir um trilho até à área de descolagem a partir do lado oeste do aeroporto. Lembre-se de levar protetor solar e muita água, pois é um local pouco visitado e não encontrará um local para se abastecer.
6. Parapente do Kaena Point SO
No Kaena Point Park há outro ponto de descolagem na extremidade SW do parque, a cerca de 49 metros acima do nível do mar. O acesso a este local é um pouco mais difícil se for por terra, mas as paisagens ao longo do caminho não o vão desiludir de todo.
O ponto de descolagem de Kaena Point SW fica perto da ponta mais ocidental da ilha, dentro de uma área protegida onde as montanhas e a costa de ondas turbulentas serão os protagonistas de um voo de parapente como nenhum outro.
Por ser remoto, pode desfrutar de um voo num local de natureza exuberante, longe do barulho e dos edifícios da civilização.
Como chegar a Kaena Point SO
Para chegar a Kaena Point SO, pode conduzir desde Mokuleia ao longo da Farrington Highway até Kaena Point Trail) e depois continuar ao longo do Waianae Summit Trail a pé até chegar ao fim da ilha.
Também pode chegar a partir da Leeward Coast e seguir o trilho no fim da estrada. Ambos os trilhos terrestres são bastante longos e demorarão algumas horas a percorrer, mas a área de lançamento fica perto da costa, pelo que não será difícil lá chegar.
7. Voar para o Kaena Park a partir de Nanakuli
No Kaena Park há outro local onde se pode voar de parapente, o Nanakuli, que fica a 394 metros acima do nível do mar. A partir do ar, terá uma vista incrível do Oceano Pacífico e das colinas cobertas de vegetação, como só se pode ver dos confins da ilha.
O ponto de descolagem de Nanakuli situa-se perto da baía de Yokohama, também conhecida como praia de Keawaula. É uma praia de água turquesa onde se avistam frequentemente golfinhos e é popular entre os surfistas.
Como chegar a Nanakuli
Para chegar a Nanakuli, pode conduzir ao longo da Farrington Highway de Makaha até à Baía de Yokohama, atravessando o Kaluakauila Creek. Se apanhar a Satellite Tracking Station Rd (que o leva à Kaena Point Satellite Tracking Station), chegará ao ponto de descolagem antes do fim da estrada.
8. Descolar em Kahana Bay
Na Baía de Kahana existem vários locais de lançamento de parapente situados em dois cumes, com cerca de 75 a 100 metros de altura. A baía está rodeada por vales verdejantes e montanhas, com as montanhas Kila (364 m) e Pu'upiei (529 m) a pairar sobre a baía.
Adjacente à Baía de Kahana, com cerca de 16 quilómetros de comprimento, encontra-se o Parque Estatal Ahupua'a O Kahana. É um lugar muito tranquilo, perfeito para sobrevoar a costa azul, onde as vistas da baía, da praia, dos vales verdes, das florestas e das montanhas são verdadeiramente maravilhosas.
Como lá chegar
O ponto de partida para o parapente de Kahana Bay fica a sul da cidade de Kaaawa, na costa leste de Oahu, a cerca de uma hora de Honolulu. A partir de Kaaawa, pode conduzir ao longo da State Hwy 83 e atravessar toda a baía até à sua extremidade sul.
Para mais informações, visite
Este local de lançamento é gerido pela USHPA (United States Hang Gliding & Paragliding Association), pelo que, para voar de parapente, é necessário ser membro do clube local(Hawaii Paragliding Association ), o que é gratuito.
9. Explore Kahuku do alto
Kahuku é uma cidade de Oahu localizada na parte nordeste da ilha, entre Laie e Turtle Bay. A Reserva Natural do Parque Motocross fica aqui, e há um trilho que pode seguir para chegar a este ponto de descolagem, que fica a cerca de 43 metros acima do nível do mar.
A partir do Parque Motocross, pode voar sobre as colinas verdes da reserva natural e desfrutar de vistas maravilhosas das praias de Hanaka'illio e Kaihalulu, e do vasto mar azul.
Kahuku significa "a projeção" em havaiano, porque é um local que fica na ponta mais a norte da ilha. É um local conhecido pelos camiões de camarão estacionados na Kamehameha Street, a sua principal rua, para onde se pode ir depois de um deslumbrante voo de parapente a partir do Motocross Park.
Como lá chegar
O ponto de descolagem de Kahuku fica perto de Waialee Beach, que pode ser alcançado através da Kamehameha Road a partir de Waiael'e ou da State Hwy 83 a partir do centro de Kahuku. O local é conhecido como Motocross Park, pois tem um trilho que funciona como pista de motociclismo e é frequentemente muito movimentado aos fins-de-semana.
Leia mais sobre Motocross Park
sobre o Motocross Park
- Localização: Haleiwa, HI 96712, EUA
- Horário: O trilho está aberto das 8h00 às 18h00 aos fins-de-semana e feriados.
10. Parapente em Makua
Makua é um local de lançamento no Kaena Point Park, a 99 metros acima do nível do mar. Fica entre a praia de Makua e a caverna Kaneana e é um ponto mais acessível do que outros no parque, pois fica perto da costa e da estrada. As montanhas de Waianae, o vale de Makua e o mar azul fazem deste um lugar incrível para saltar de parapente.
Esta área da ilha de Oahu não é muito concorrida, exceto para surfar, saltar de parapente e fazer caminhadas, e a paisagem acima é uma das mais bonitas da ilha.
Como chegar lá
Se for pela Farrington Highway, terá de passar pelas grutas de Kaneana para chegar a este ponto de partida, que fica antes da praia de areia branca de Makua. Não há instalações de qualquer tipo, portanto, traga bastante água e comida.
Qual é a melhor época para voar de parapente em Oahu?
Para voar de parapente em Oahu, é preciso ter certeza de que as condições de vento são adequadas, para que você possa aproveitar seu vôo ao máximo e sem nenhum perigo. Idealmente, o vento deve ser de até 15 km/h e não mais de 30 km/h se você for um iniciante.
Um parapente pode suportar entre 35 e 55 km/h, consoante o modelo, mas estas velocidades podem ser perigosas. É melhor consultar sítios especializados, como este, para saber as condições do vento em tempo real.