10 coisas para fazer em Washington DC no inverno
Apesar da dureza do inverno em Washington, a capital dos EUA tem muito para oferecer aos viajantes que optam por visitá-la durante os meses mais frios do ano.
O inverno realça a beleza de Washington e oferece uma perspetiva diferente da cidade. E nos meses de inverno, há muitas coisas fantásticas para fazer durante os meses de inverno. Numa cidade onde a neve é muitas vezes a principal caraterística da estação, os planos para se abrigar do frio são sempre os mais recomendados. O Natal também domina grande parte do calendário e há outras datas festivas muito especiais. Neste post partilho convosco 10 planos perfeitos para conhecer Washington DC no inverno.
1. Começar o inverno com o Potomac Parade of Light Boats
No dia 4 de dezembro, para celebrar a chegada do inverno, realiza-se um desfile muito especial em Washington DC, com um toque muito natalício, uma vez que uma multidão de barcos decorados com luzes percorre as águas do rio Potomac, que atravessa a capital.
Trata-se de uma atividade totalmente gratuita que aproveita a ocasião para instalar dezenas de bancas desde a zona ribeirinha de Alexandria, na Virgínia, até ao cais onde termina o desfile. Nestas barracas, é possível saborear todo o tipo de comida quente típica desta época do ano, bem como outras barracas onde se realizam actividades de inverno ou se vendem produtos típicos.
Mas se não estiver na capital dos Estados Unidos nessa data, aqui fica outro plano que também lhe pode agradar: fazer um cruzeiro em Washington no rio Potomac, navegando por Alexandria e vendo locais como o Monumento a Washington, o Aeroporto Nacional Reagan e a Cidade Velha de Alexandria, enquanto ouve as histórias do capitão. Ah, e este plano também inclui um almoço buffet - super apetitoso!
2. Participe nas celebrações do Dia de Martin Luther King
Depois do Natal, o Dia de Martin Luther King é o feriado de inverno mais importante da América. É celebrado na terceira segunda-feira de janeiro, por volta de 15 de janeiro, dia do aniversário de Luther King, para homenagear uma das figuras mais importantes da luta pelos direitos civis da comunidade afro-americana nos EUA.
Há habitualmente marchas ou o concerto anual "Let Freedom Ring", que se realiza todos os anos no John F. Kennedy Center for the perfoming arts e nas artes. Kennedy Center for the perfoming arts e em Washington a data é especialmente assinalada, uma vez que a capital alberga o memorial de Martin Luther King Jr., que se transforma num local de culto durante esta celebração.
Sabia que foi em Washington que Martin Luther King proferiu o seu famoso discurso "I have a dream"? Pode saber tudo isto e muito mais se reservar a excursão de história afro-americana em Washington, onde terá entrada prioritária no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e visitará outros pontos ligados à cultura afro-americana, como, claro, o Memorial Martin Luther King.
3. Ver a Árvore de Natal Nacional
O Natal é sempre uma das principais atracções do inverno em Washington. Washington é uma daquelas cidades especiais que se transformam para a época natalícia, e a capital dos Estados Unidos tem um dos símbolos por excelência da época festiva não só para a cidade, mas também para toda a nação: a Árvore de Natal Nacional.
Trata-se de uma enorme árvore conífera instalada em frente à Casa Branca e decorada com ornamentos feitos à mão por todos os estados do país, em torno da qual se realizam inúmeras actividades que fazem dela a estrela do país. Ao longo de todo o mês e até ao fim do Natal, há um pequeno espetáculo de iluminação diário, das 4h30 da tarde às 10h00 da noite, totalmente gratuito.
Uma forma de o descobrir sem passar frio é reservar uma excursão nocturna de autocarro de 3 horas por Washington que, entre outros locais emblemáticos, passa pela Casa Branca. Aproveite e percorra DC com conforto e calor enquanto contempla as luzes de Natal!
4. Desfrutar das luzes do jardim zoológico em dezembro
O Smithsonian National Z oo é um dos zoológicos mais importantes dos Estados Unidos e do mundo. Os famosos pandas do jardim zoológico, por exemplo, atraem mais de 2 milhões de visitantes por ano.
Dado que o inverno não é uma época convidativa para visitar o jardim zoológico, o próprio jardim organiza eventos e actividades especiais para atrair as pessoas, uma das quais é o ZooLights, quando o jardim zoológico é especialmente iluminado e alguns dos recintos dos animais noturnos permanecem abertos.
A propósito, se estiver interessado em história natural, deve reservar bilhetes para o Museu Nacional Smithsonian. Poderá ver mais de 146 milhões de espécimes de flora, fauna, minerais, etc. e, claro, poderá fazê-lo ao frio.
Informações úteis
- Preço: Gratuito
- Horário de abertura: A partir das 21:00
- Localização: Smithsonian National Zoo, Connecticut Avenue
5. Visita ao Mercado de Natal da Baixa de Washington
Outra atração de inverno e de Natal na capital dos EUA são os seus mercados de Natal. O mais popular é, sem dúvida, o Downtown Christmas Market, com mais de 100 bancas que vendem artesanato, comida e todo o tipo de produtos de Natal, bem como muitas actividades para crianças. Este plano é, portanto, especialmente recomendado se viajar para Washington com crianças.
Posso dizer-lhe como o organizaria? Alugaria um lugar no Washington Big Bus e faria um passeio a bordo deste autocarro turístico, que passa pelos locais mais emblemáticos da cidade. Depois, desceria no Smithsonian American Art Museum, que fica mesmo ao lado do mercado de Natal, e daria um passeio para comprar algumas prendas e tomar uma bebida quente. Alinhas?
Informações interessantes
- Preço: Gratuito
- Horário: das 8:00 às 00:00, de finais de novembro a finais de dezembro
- Localização: na F Street NW, entre a 7th e a 9th Streets NW
6. Desportos de inverno perto de Washington
Washington tornou-se um destino de inverno popular graças, em grande parte, ao número de desportos de inverno oferecidos na área circundante, perfeitos para uma viagem de um dia para lá e para cá:
- Whitetail Ski Resort em Mercersburg, Pensilvânia, fica a apenas duas horas da capital.
- A duas horas de Washington fica o Bryce Mountain Resort em Basye, Virgínia.
- A própria Washington, quando neva, torna-se uma estância de trenó improvisada em locais montanhosos e íngremes como o Fort Reno Park, o Battery Kemble Park e o Book Hill Park.
E se não gosta tanto do desporto como de o ver ao vivo, aqui estão três opções para desfrutar do melhor desporto da América nos meses de inverno. Tome nota!
- Reserve ingressos para ver os Wizards na Capital One Arena em janeiro e fevereiro.
- Reserve bilhetes para ver osBaltimore Ravens, que jogam alguns jogos em janeiro e fevereiro no M&T Bank Stadium.
- Reserve ingressos para ver osWashington Capitals, que jogam em fevereiro e março na Capital One Arena.
7. Viva a época de inverno nos teatros da capital.
Washington tem uma grande variedade de teatros que oferecem um vasto leque de espectáculos durante os meses de inverno. É uma das actividades mais populares e recomendadas para espantar o frio do inverno, e há também uma proliferação de peças de Natal nesta altura do ano.
O histórico Ford's Theatre, o local do assassinato do Presidente Lincoln, não é apenas uma atração turística em si, mas também um dos melhores locais para apreciar peças de Natal.
E se o teatro não for a sua praia, o local é também um museu onde pode aprender tudo sobre a história de Lincoln e do seu assassínio, algo que pode descobrir em profundidade fazendo o Lincoln Assassination Tour. Não perca!
8. Abrigar-se do frio do inverno num museu
Washington é a capital dos museus por excelência:
O Museu Smithsonian, ou melhor, o complexo de museus, composto por 17 museus, galerias de arte e um jardim zoológico, é o mais conhecido e um dos mais importantes museus do mundo. Estes locais são os mais populares no inverno, pois oferecem uma enorme variedade de história, cultura, ciência, arte e muito mais. E tudo isto ao abrigo e protegido do frio.
- Reservar uma visita guiada ao Museu Nacional Smithsonian é uma obrigação no inverno de DC, mas não é o único museu da cidade.
- Uma visita guiadaà National Gallery of Art é obrigatória.
- E uma visita ao Museu da Bíblia de Washington irá certamente surpreendê-lo.
9. Abrigue-se no calor das fogueiras do The Wharf
The Wh arf é um bairro de Washington, nas margens do Potomac, cheio de vida e de ambiente durante todo o ano, mas no inverno tem uma caraterística especial que atrai milhares de habitantes locais e turistas: ao longo de toda a área existem várias fogueiras à volta das quais se desenvolve a vida cultural e de lazer nos dias de inverno.
É comum ir a esta zona repleta de bares, restaurantes, cocktail bars, pubs, hotéis, teatros e uma grande variedade de ofertas de lazer e cultura e terminar a noite com uma bebida ao calor do fogo destas fogueiras particulares. The Wharf é, sem dúvida, o melhor local para desfrutar das actividades de lazer da capital nos meses frios de inverno.
10. Patinagem no gelo no Washington Harbour Rink em Georgetown
Como se costuma dizer, se não consegues vencer o inimigo, junta-te a ele. E é isso que se faz em Washington com o tempo frio. Aproveitam as baixas temperaturas para, entre outras coisas, montarem pistas de gelo por toda a cidade de Washington.
A pista de Washington Harbour, em Georgetown, é a maior e mais importante de todas. Situa-se junto ao rio Potomac e tem a grande vantagem de estar numa zona repleta de restaurantes e cafés, perfeita para completar um dia de patinagem com um chocolate quente ou um bom jantar para aquecer.
Informações úteis
- Preço: cerca de $10
- Horário: Domingo a Quinta: 11:30h - 21:00h; Sexta e Sábado: 11:30h - 23:00h
- Localização: The Washington Harbour - 3000-3050 K St NW
Temperaturas em Washington DC no inverno
O inverno é, compreensivelmente, a estação mais fria em Washington e talvez a mais rigorosa em termos de temperaturas. Para além dos valores muito baixos dos termómetros, a queda de neve é frequente e muitas vezes cobre a cidade de branco.
Em média, as temperaturas em dezembro, janeiro e fevereiro variam entre uma máxima de 8 graus Celsius e uma mínima de 3 graus Celsius negativos em janeiro, o mês mais frio do ano.
Apesar de tudo isto, o frio em Washington DC é um frio seco, pelo que é fácil combatê-lo com roupas quentes.
As multidões e os preços dos turistas no inverno em Washington DC
Se pretende visitar a capital dos Estados Unidos na sua época mais calma, o inverno é a estação certa para si.
O tempo frio é a principal razão pela qual o número de turistas é muito menor do que no resto do ano, o que significa menos filas nos principais monumentos da cidade, menos multidões e maior facilidade em encontrar hotéis e restaurantes.
Se tomarmos como referência os preços das cidades europeias, podemos dizer que Washington DC é uma cidade cara para visitar. Mesmo assim, o inverno é a altura mais barata para a visitar, dada a menor procura de hotéis e reservas.
O que levar na mala para uma visita de inverno a Washington DC
Uma vez que estamos a viajar para outro continente, e no inverno, temos de ter em conta o que levar na bagagem. Eis uma lista dos artigos mais essenciais:
- É essencial levar um bom casaco, bem forrado e impermeável. O melhor é levar um casaco preparado para a neve.
- Levar t-shirts térmicas. São os melhores aliados da eficácia e do conforto para combater o frio.
- Não se esqueça dos acessórios como gorros, luvas e cachecóis.
- Leve calçado bom, confortável, impermeável e com boa aderência para o caso de encontrar neve nas estradas.
- Lembre-se que as fichas nos EUA são diferentes das da Europa, pelo que terá de levar um adaptador.
- É sempre importante levar o passaporte e a documentação, mas nos EUA é ainda mais importante, especialmente ao entrar no país.