Passeio de barco pelo Parque Nacional de Calanques a partir de Marselha
Fazer um cruzeiro à volta de Marselha, relaxar ao sol enquanto aprecia as vistas de Les Calanques é um ótimo plano a não perder.
O Parque Nacional das Calanques, no Mediterrâneo, um lugar mágico que ilumina pequenos fiordes de águas azul-turquesa e falésias brancas que parecem o paraíso na terra. A paisagem de Marselha nas Calanques é íngreme e acidentada, cheia de caminhos de falésias, belas praias brancas e enseadas secretas que aparecem de repente onde o Mar Mediterrâneo esculpiu a rocha.
Algumas destas enseadas, chamadas "calanques", só são acessíveis por mar, de barco ou de caiaque.
Por isso, uma maneira original de descobrir a região é fazer um cruzeiro em Marselha para desfrutar das vistas, de um dia de sol e da brisa do mar no rosto.
Como é o passeio de barco no Parque Nacional das Calanques?
A sensação de navegar a bordo de um veleiro, ter um delicioso almoço e relaxar ao sol enquanto observa o grande ar livre é o que todos sonham nas férias. A aventura começa às 11:00 horas no Cais 72 do porto, onde irá zarpar ao longo da costa francesa numa fascinanteviagem de 7 horas através do Porto Velho e da ilha de If até ao belo Parque Nacional das Calanques.
É aqui que tem lugar uma das minhas partes favoritas desta excursão - o capitão lança a âncora nas Calanques para que os viajantes possam mergulhar nas águas cristalinas do Mediterrâneo. E isso não é tudo!
Terá ainda a oportunidade de utilizar o equipamento de snorkelling fornecido pelo operador da atividade para mergulhar no fundo do mar. É fantástico!Recomendado se... Não vai querer perder esta experiência em Marselha, onde poderá desfrutar de um dia relaxante a bordo de um confortável barco à vela, incluindo almoço, bebidas e equipamento de snorkeling.
O que é que vai ver no passeio de barco em Marselha?
Atualmente, o Vieux Port funciona como uma marina, mas já foi um dos portos mais importantes do Mediterrâneo ocidental.
Alguns dos monumentos circundantes são:
- Forte Saint-Jean: datado do século XII, é um local único para observar o horizonte da cidade. Está ligado por uma ponte pedonal ao museu MuCem.
- O Mucem: é o Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas, inaugurado em 2013 para a divulgação das diferentes culturas mediterrânicas. Pode visitá-lo comprando antecipadamente os bilhetes para o Mucem.
- Forte Saint Nicolas: edifício militar do século XVII, encomendado pelo rei Luís XIV para controlar o acesso marítimo à cidade. As suas muralhas podem ser visitadas para admirar as vistas do porto e de Marselha.
- A Catedral de Marselha: construída no século XIX, esta igreja de estilo românico-bizantino é única em França, pois evoca o ar oriental muito em voga na época.
- O Palácio do Farol: Napoleão III mandou construir este palácio para a sua mulher, a imperatriz Eugénia, em 1852. Mais tarde, foi utilizado como hospital e escola de medicina.
- Basílica de Notre Dame de la Garde: situada na colina mais alta perto do Porto Velho. Esta basílica de estilo bizantino é coroada por uma escultura da Virgem Maria, protetora dos marinheiros e de Marselha.
- O Château d'If: esta fortaleza do século XVI inspirou o escritor Alexandre Dumas a localizar a prisão onde o protagonista do seu famoso romance "O Conde de Monte Cristo" foi encarcerado. É possível reservar bilhetes para o Château d'If para ver o seu interior.
- Finalmente, o barco chega ao Parque Nacional das Calanques, um lugar mágico com falésias brancas e pequenas enseadas de águas azul-turquesa. A paisagem é magnífica, digna de um postal.
Porque é que vale a pena visitar as Calanques?
No Parque Nacional das Calanques, a sul de Marselha, existe uma faixa costeira de mais de 20 quilómetros entre a aldeia de La Madrague e Cassis, cujas enseadas são muito populares entre os marselheses. Muitos viajantes afluem para lá, especialmente no verão, para umas férias relaxantes na Provença, para desfrutar do sol, da água e da natureza em todo o seu esplendor.
Se está a planear uma viagem a Marselha, Les Calanques pode ser o complemento perfeito para a sua viagem à cidade para desfrutar de alguns momentos de relaxamento e desconexão enquanto admira a bela paisagem do mar. Neste lugar incrível, também pode desfrutar das seguintes actividades:
- Passeiode bicicleta pelo Parque Nacional das Calanques a partir de Marselha - a partir de 82 €
- Passeiopedestre pelo Parque Nacional de Calanques a partir de Marselha - a partir de 39 €.
Passeio de barco, a melhor opção
Estas enseadas populares em Marselha são uma das maiores atracções turísticas do sul de França pela sua beleza.
Na minha opinião, este passeio de barco é a melhor maneira de descobrir o Parque Nacional de Calanques e passar um dia relaxante em Marselha, enquanto está em contacto com a natureza e desfruta das vistas espectaculares do Mediterrâneo.
Quer escolha o cruzeiro mais curto ou a opção mais completa, ver as falésias e as águas das Calanques a partir do barco é incrível.
Conselhos para desfrutar de um cruzeiro pelas Calanques em Marselha
Reservar com antecedência
Para garantir o seu lugar num cruzeiro em Marselha, o meu conselho é reservar online com a maior antecedência possível. Isto permitir-lhe-á fazer a melhor escolha.
Depois de ter efectuado a sua reserva, receberá um e-mail de confirmação com todos os detalhes que servirá de recibo.
Chegar a tempo para conseguir o melhor lugar
Tente chegar ao cais um pouco mais cedo para embarcar primeiro e conseguir um bom lugar no convés do barco para tirar as melhores fotografias, as vistas destas enseadas são lindas!
Não fique obcecado com as fotografias
Quando começares a navegar, terás muito tempo para tirar muitas fotografias da paisagem ao longo do caminho. Por isso, aproveite a viagem à vontade e deixe que seja você a estrela do momento, não a sua câmara.
Combine-o com outras actividades
Já viu que há cruzeiros que também incluem outras experiências, como piqueniques, jantares, dança ou natação nas enseadas. Com estes pacotes, pode poupar tempo e dinheiro, por isso, se tiver outra atividade em Marselha em mente, sugiro que considere esta opção.
Escolher um dia de sol
Para um cruzeiro no Mediterrâneo, é melhor verificar a previsão do tempo para ter a certeza de que vai estar sol na data em que pretende reservar o seu lugar.
Marselha tem um clima agradável e ameno durante a maior parte do ano, e como o verão é seco e quente, tudo é muito mais agradável ao sol na Provença!
Proteger-se do sol durante o cruzeiro
Durante o cruzeiro, a sua pele estará exposta ao sol, por isso proteja-se com um bom protetor solar para evitar queimaduras solares, um chapéu para proteger a cabeça e óculos de sol para proteger a visão, pois a luz do Mediterrâneo pode ser muito intensa por volta do meio-dia.
Usar vestuário e calçado adequados
Ao vestir-se para um cruzeiro nas Calanques ou em Marselha, recomendo que tenha em conta o tipo de cruzeiro que vai fazer.
Ou seja, um cruzeiro com jantar e dança a bordo não é o mesmo que um cruzeiro em que se vai fazer um piquenique ou parar para dar um mergulho no mar. Sugiro que use sapatos confortáveis e roupas casuais para este tipo de atividade, às quais pode acrescentar um toque mais elegante com acessórios se, por exemplo, o evento tiver lugar à noite, e se for jantar e dançar a bordo do barco.
Se está interessado num passeio de barco nas Calanques, também terá interesse em
Um cruzeiro em Marselha é uma experiência maravilhosa para relaxar durante as suas férias e desfrutar do Mediterrâneo e deste canto da Provença de uma forma diferente.
No entanto, um passeio a pé por Marselha é também um excelente plano para descobrir os seus monumentos mais emblemáticos, conhecer a história desta cidade e o seu rico património cultural - é a cidade mais antiga de França! No meu post O que ver e fazer em Marselha, digo-lhe as coisas essenciais que não deve perder.
Esta é a sua oportunidade de passear pelas suas ruas encantadoras, absorver o ambiente descontraído dos seus bairros e deixar-se seduzir pela melhor bouillabaisse do mundo que aí se prepara. Vai apaixonar-se por Marselha!