Os melhores tours gastronómicos de Marselha

Marselha destaca-se pela sua Catedral e pelas atracções do seu centro histórico, mas também possui uma rica riqueza gastronómica que pode ser apreciada em diferentes passeios para descobrir os seus sabores.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Os melhores tours gastronómicos de Marselha

Pequeno mercado de Marselha | ©Alain Rouiller

Marselha é uma das principais cidades francesas e também um dos epicentros culturais do país, com o seu turismo religioso, museus de arte e uma grande variedade de atracções em toda a cidade, mas também tem uma riqueza de delícias gastronómicas para oferecer, o que é típico da Provença.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Marselha, uma das melhores é fazer um passeio gastronómico a pé pelas diferentes partes da cidade, da cidade velha a Saint-Victor e de Le Panier a Provence aos mercados locais e restaurantes multiculturais, que pode descobrir nos melhores passeios de Marselha.

1. Passeio gastronómico a pé pelo centro histórico de Marselha

Comida em Marselha| ©guille1966ar
Comida em Marselha| ©guille1966ar

Uma das melhores maneiras de conhecer um lugar é deliciar o paladar com a comida local e Marselha é um lugar ideal para este exercício, pois combina a tradição dos sabores locais com a riqueza gastronómica oferecida pelo multiculturalismo da cidade. Neste passeio a pé pela cidade velha, ficará a conhecer os melhores restaurantes, bares e tabernas enquanto passeia pelas estreitas ruas de calçada.

Nestes passeios, poderá provar as populares navettes, biscoitos em forma de barco que datam de há mais de 500 anos, a sopa de peixe-pedra conhecida como bouillabaisse, queijos locais e chocolates de Marselha. Pode também optar pela botarga de Martigues, um prato exclusivo feito com caviar, acompanhado por vinho de Marselha ou bebidas de limão.

Entre as degustações, conhecerá também as histórias da cidade velha, como a lenda da Torre del Mangia, que tem o nome do seu primeiro guardião, obcecado por comida, e conhecerá as aventuras do homem da máscara de ferro, a misteriosa personagem francesa que viveu durante alguns anos em Marselha.

Durante a visita, verá também a fachada da Catedral de Santa Maria Maggiore, que combina os estilos gótico e românico e é uma das principais atracções de Marselha, juntamente com os museus do complexo religioso.

Pormenores interessantes

  • Preço: estes passeios têm um custo inicial de aproximadamente 35 euros por pessoa para adultos e 25 euros para crianças entre os 6 e os 12 anos, incluindo degustações e a assistência de um guia local.
  • Duração: aproximadamente 1 hora e meia.
  • Vantagens destas excursões: poderá provar a gastronomia local e visitar o centro histórico de Marselha.
  • Desvantagens destas excursões: têm uma duração muito curta, pelo que a visita é muito intensiva.

2. Excursão gastronómica pelos sabores multiculturais de Saint-Victor

Café de Marselha| ©jean-louis Zimmermann
Café de Marselha| ©jean-louis Zimmermann

O objetivo destas excursões é ir "para além da bouillabaisse", ou seja, explorar os sabores que Marselha descobriu durante as vagas de migração e a influência dos visitantes.

O percurso destes passeios passa pelo bairro de Saint-Victor, que combina o ambiente boémio de outrora com a alta cozinha do presente, sempre com o cruzamento cultural de marroquinos, argelinos, tunisinos e turcos.

Durante as excursões, é possível provar as iguarias da cozinha argelina, os biscoitos provençais e o café de Marselha, visitar as lojas de especiarias e o mercado de Canebiere, que, embora não seja em Saint-Victor, tem as suas origens no bairro. Finalmente, pode provar os petiscos da zona portuária num antigo bar de marinheiros. Se planear visitar Marselha no verão, pode também optar por almoçar no Porto Velho.

Note-se que estas excursões duram aproximadamente 6 horas, pelo que podem ser inconvenientes se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Marselha em 2 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de aproximadamente 120 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia, degustações e almoço.
  • Duração: aproximadamente 6 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecerá os diferentes sabores da cidade, com especial destaque para a comida dos imigrantes.
  • Desvantagens destas visitas: podem ser dispendiosas.

3. Visita gastronómica privada de dia inteiro aos sabores e vinhos da Provença

As vinhas de Cassis| ©Cilou101
As vinhas de Cassis| ©Cilou101

Se quiser descobrir a riqueza gastronómica de Marselha e fugir por um momento à agitação da cidade velha, talvez lhe interessem estas excursões, que consistem numa visita privada de um dia inteiro à Provença, para descobrir os sabores e os vinhos locais, que são uma especialidade da região.

Durante esta prova, visitará adegas e vinhas em Cassis, Lourmarin e Aix-es-Provence, bem como alguns dos restaurantes e bares mais exclusivos da região, para descobrir o verdadeiro sabor da bottarga de Martigues, da bouillabaisse e dos vinhos brancos e rosés regionais, numa prova com a assistência de um sommelier.

Durante o passeio, terá também tempo livre para visitar as aldeias, o que será ideal para tirar algumas das melhores fotografias com a paisagem da Provença como moldura, especialmente se planeia visitar Marselha com crianças ou com a sua família.

Durante estas excursões, para além de degustações de comida, provas de vinho e passeios pelas paisagens locais, aprenderá também sobre o solo, o clima e as castas que fazem da Provença uma das regiões vinícolas mais prósperas da Europa.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de cerca de 170 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia, as provas e o almoço.
  • Duração: aproximadamente 7 a 8 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecerá uma rota alternativa às principais da cidade.
  • Desvantagens destas excursões: podem ser um pouco longas, embora incluam também os transferes de e para o centro de Marselha.

4. Visita gastronómica privada às feiras da ladra de Marselha

Mercado de Marselha| ©Gilbert Harrison
Mercado de Marselha| ©Gilbert Harrison

Se quiser ter uma experiência local, uma das melhores alternativas é fazer uma viagem aos mercados de rua da cidade, onde os habitantes locais fazem compras diárias de fruta, legumes, carne e peixe. Entre os mais destacados estão o Marché de Noailles, o Marché du Prado e o Marché de La Plaine, na Place Jean Jaures.

Nestas excursões, pode começar o seu passeio no Marché de Noailles, que se situa no bairro com o mesmo nome e é a maior das feiras da ladra de Marselha. Aqui pode provar as melhores frutas da cidade e também comprar especiarias do Magrebe. Estas visitas incluem normalmente degustações no mercado e um passeio pelo bairro. Além disso, se visitar Marselha durante a época natalícia, verá que se transforma num mercado de Natal.

A próxima paragem é o Marché du Prado, em Castellane, uma feira da ladra onde se pode comprar de tudo, desde comida de rua a artesanato. Recomendo que experimentes a comida árabe e as tapas espanholas. É o mais afastado dos mercados de Marselha.

O Marché de La Plaine é o último dos mercados da rota e é o mais eclético de todos, pois pode comprar quase todos os produtos, mas destaca-se pelos legumes e pelos chocolates de Marselha. A sua localização estratégica também o torna ideal para continuar o seu passeio pela cidade a partir daqui, quer a pé, quer apanhando os autocarros turísticos de Marselha.

Detalhes interessantes

  • Preço: estes passeios têm um custo inicial de cerca de 85 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia privado e degustações.
  • Duração: cerca de 3 a 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá viver uma autêntica experiência local.
  • Desvantagens destas excursões: terá de caminhar bastante, pelo que não é recomendado com crianças ou adultos mais velhos.

5. Piquenique gastronómico e passeio histórico na Provença

Dia de piquenique| ©Mason Dahl
Dia de piquenique| ©Mason Dahl

Se quiser uma experiência gastronómica alternativa, para além dos peixes e mariscos do Porto Velho e dos pratos tradicionais do centro histórico, pode optar por este passeio que o leva por Aix-en-Provence para descobrir as melhores frutas, legumes, queijos, pães e pastelaria da região. Além disso, as degustações não terão lugar num restaurante, mas num piquenique, um autêntico plano provençal.

Nestas excursões, ser-lhe-ão fornecidos todos os acessórios para a experiência, como a mesa, as cadeiras, os guardanapos, a comida e também a bebida, uma vez que pode optar por provar também o vinho da região, como nas melhores excursões à Provença a partir de Marselha.

Esta é uma excursão ideal para fazer em grupo, especialmente se planeia visitar Marselha e a Provença com amigos ou familiares. Durante estas excursões, é normal que também possa passear pelo centro da cidade de Aix-en-Provence e tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de cerca de 45 euros por pessoa, incluindo os artigos de piquenique e as provas.
  • Duração: cerca de 3 a 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá desfrutar de uma experiência gastronómica alternativa.
  • Desvantagens destas excursões: trata-se de uma excursão de grupo, pelo que, se viajar sozinho, não poderá usufruir dela.

Como reservar uma excursão gastronómica em Marselha?

Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters
Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters

Pode reservar uma excursão gastronómica com antecedência online ou reservar a excursão quando estiver na cidade, embora se planear visitar Marselha em agosto ou durante os meses de verão, que é a época alta, aconselho-o a reservar com antecedência a sua visita para evitar esgotar na data escolhida e também para evitar aumentos de preços de última hora.

Embora o inverno seja a época baixa em Marselha, o clima é ameno, pelo que, apesar de todas as visitas gastronómicas serem ao ar livre ou exigirem caminhadas, pode reservar sem receio, pois as temperaturas permitir-lhe-ão desfrutar do passeio. Além disso, nestes casos, as multidões serão muito menores, pelo que não será necessário reservar com antecedência.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

A costa de Marselha| ©Alexey Komarov
A costa de Marselha| ©Alexey Komarov

A resposta dependerá da excursão que escolher, mas, em geral, poderá descobrir os sabores de Marselha e da costa mediterrânica, mas também de outros países como a Argélia, Marrocos, Tunísia ou Turquia, uma vez que se trata de uma cidade cosmopolita e multicultural com uma importante influência dos imigrantes. Poderá também descobrir os principais bairros de Marselha e os seus mercados.

Nas excursões à Provença, que é uma das regiões mais bonitas de França, poderá ver algumas das melhores paisagens, provar as frutas e os queijos locais e descobrir os vinhos locais. Se planear desfrutar de Marselha em abril ou durante a primavera, também poderá apreciar os campos floridos, uma vez que as estradas na Provença são maioritariamente rurais.

Dicas para um passeio gastronómico em Marselha

Passeio de barco| ©Rémi Avignon
Passeio de barco| ©Rémi Avignon

Se está a planear visitar Marselha na época alta, aconselho-o a reservar os passeios com antecedência para garantir o seu lugar. Recomendo também que, se tiver tempo suficiente, não deixe de fazer um passeio gastronómico pela Provença, pois não só ficará a conhecer os sabores locais, como também algumas das melhores paisagens do sul de França.

Não se esqueça que muitos dos passeios gastronómicos de Marselha duram um dia inteiro, pelo que podem ser incompatíveis com uma visita curta à cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Marselha em 3 dias.

Caso não tenha tempo suficiente para os passeios de um dia na Provença, pode ainda fazer os passeios gastronómicos pelos mercados da cidade e pelos restaurantes do Porto Velho ou da cidade velha, mas recomendo que não perca a oportunidade de descobrir os sabores de Marselha.

Porque é que é aconselhável fazer um passeio gastronómico em Marselha?

Catedral de Marselha| ©Chris Bancrof
Catedral de Marselha| ©Chris Bancrof

Em Marselha pode descobrir alguns dos melhores museus, conhecer um dos portos mais antigos de França e visitar a Catedral, mas também descobrir o melhor da gastronomia francesa e o cruzamento multicultural de sabores, pelo que fazer um tour gastronómico é a melhor alternativa para desfrutar de um dia diferente na cidade e conhecer o seu espírito.

Além disso, os passeios gastronómicos também incluem city tours, visitas aos mercados da cidade e passeios pelos principais pontos de Marselha, pelo que é também uma opção para conhecer a cidade com um tema diferente dos passeios tradicionais.

Quais são as vantagens de fazer um tour gastronómico em relação a visitar os restaurantes e mercados por conta própria?

Praia de Marselha| ©Janene
Praia de Marselha| ©Janene

Pode organizar um itinerário e fazer visitas gastronómicas por conta própria, mas, em muitos casos, irá perder tempo e dinheiro e acabará por não visitar os locais mais interessantes, que normalmente estão escondidos e só são acessíveis aos habitantes locais.

Nas excursões gastronómicas, os guias especializados informam-no sobre as melhores bancas de mercado, o restaurante com o marisco mais fresco do Porto Velho e os melhores queijos da Provença, para que não só desfrute da excursão, mas também tenha a certeza de que está a provar os melhores sabores.