Mais sobre: Os 10 melhores museus de Marselha
As melhores coisas para ver e fazer em Marselha têm muitas vezes a ver com a aprendizagem sobre a interessante história desta localidade ou também com a possibilidade de se aproximar da cultura deste importante porto mediterrânico. Nesse contexto, os museus da cidade são uma excelente opção que pode ocupar um par de horas em alguns dos dias da sua visita.
Continue a ler esta compilação que preparei para si, pois agrupei os 10 melhores museus da cidade com a intenção de que possa escolher entre alguns deles para aprender um pouco sobre o que Marselha tem para oferecer em arte, história e cultura.
1. O MuCEM
Este local não é apenas um dos museus mais importantes da cidade de Marselha, mas é também uma das construções mais representativas do antigo porto da cidade.
O MuCEM é a sigla do Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas, uma instituição nacional com mais de 40 000 m² dedicada à conservação e ao estudo antropológico das sociedades que se desenvolveram no continente.
É, sem dúvida, um dos locais mais visitados de toda a cidade, o que se deve ao seu fácil acesso, graças à sua icónica ponte pedonal de 115 m de comprimento que o liga ao Forte Saint Jean, uma paragem obrigatória quando se faz um passeio turístico pelo porto antigo.
Complementar a visita a este local com um passeio de barco por Marselha é também uma excelente ideia, especialmente se tivermos em conta que se encontra na zona portuária de onde costumam partir este tipo de embarcações turísticas.
Detalhes interessantes
- Localização: 1 Esp. J4, 13002 Marselha, França.
- Horário de abertura: O museu está aberto todos os dias da semana, exceto às terças-feiras, e o horário de abertura varia consoante a época do ano. Na época alta, de julho a setembro, está normalmente aberto das 10:00 às 20:00 horas.
- Preço: Os bilhetes custam cerca de 10 euros por pessoa.
2. O museu de arte contemporânea
O museu de arte contemporânea da cidade de Marselha é um dos mais interessantes museus dedicados a este período das artes plásticas em toda a França. Desde os anos 60 que se tornou uma instituição extremamente importante, com uma coleção de mais de 1000 peças em exposição permanente.
É popularmente conhecido como MAC pela sua sigla francesa e um passeio por algumas das suas instalações é uma das melhores coisas a fazer em Marselha durante o verão.
Também pode desfrutar de uma série de exposições e eventos especiais que são organizados por toda a cidade durante esta época do ano para se manter relevante na agenda cultural de Marselha.
Detalhes interessantes
- Localização: 69 Av. d'Haifa, 13008 Marselha, França.
- Horário de abertura: Depende das exposições que estão a decorrer, bem como da época do ano em que se efectua a visita.
- Preço: Os bilhetes para os eventos especiais organizados por este museu custam normalmente cerca de 10 ou 15 euros por pessoa. No entanto, também é verdade que há todo o tipo de eventos gratuitos.
3. Castelo de Borely
No interior do Castelo Borely, situado no famoso parque que leva o seu nome, encontra-se o Museu de Artes Decorativas, Moda e Cerâmica. O edifício em si é uma estrutura impressionante construída na segunda metade do século XVIII e foi propriedade da família Borely, que eram comerciantes ricos de Marselha e filantropos.
Atualmente, o museu, inaugurado em 2013, aprofunda um pouco mais as artes contemporâneas e a sua relação com o mundo do vestuário, bem como a cerâmica decorativa.
Assim, este museu é um dos mais divertidos de toda a cidade, especialmente porque está localizado num dos parques públicos mais populares da cidade, tornando-o uma das melhores coisas para fazer com as crianças em Marselha.
A coleção do museu é também um espetáculo em si, uma vez que as suas mais de 10.000 peças fazem dele um dos maiores triunfos do traje e da coleção de arte em toda a região.
Detalhes de interesse
- Localização: 132 Av. Clot Bey, 13008 Marselha, França.
- Horário de abertura: O museu está aberto todos os dias da semana, das 9h00 às 18h00, exceto às segundas-feiras.
- Preço: O acesso ao museu é totalmente gratuito, uma vez que faz parte do parque público que tem o mesmo nome da mansão em que se encontra.
4. La Cosquer Méditerranée
A gruta de Cosquer é um dos sítios arqueológicos mais interessantes de Marselha e arredores.
Trata-se de uma gruta submarina situada a leste de Marselha, no Parque Nacional das Calanques. A sua importância prende-se com o facto de conter pinturas pré-históricas cuja origem é colocada pelos especialistas em torno do período paleolítico.
No entanto, o sítio é completamente inacessível, uma vez que a sua entrada se situa a cerca de 37 m abaixo do nível do mar Mediterrâneo. É neste contexto que foi criado o Cosquer Méditerranée, que é uma réplica exacta situada em pleno coração turístico de Marselha. O local destaca-se pelo facto de ser totalmente interativo e de as suas exposições permitirem que tanto as crianças como os adultos compreendam a importância deste bem histórico de uma forma muito divertida.
Esta réplica com exposição permanente está localizada na Villa Méditerranée, outra das grandes maravilhas arquitectónicas de Marselha, que fica mesmo ao lado do MuCEM, no epicentro turístico e cultural da Marselha do século XXI. A réplica da gruta é acompanhada por uma galeria que mergulha um pouco mais na vida pré-histórica.
Detalhes interessantes
- Localização: Promenade Robert Laffont, Esp. J4, 13002 Marselha, França.
- Horário de abertura: O sítio está aberto todos os dias da semana, das 10h às 18h30m.
- Preço: A entrada individual para adultos custa cerca de 16 euros, enquanto as crianças entre os 10 e os 17 anos pagam cerca de 10 euros e, se tiverem entre 6 e 9 anos, pagam 5 euros.
5. O Memorial da Marselhesa
A história do hino nacional francês tem a ver com o facto de ter sido originalmente uma canção de guerra cantada pelos revolucionários da Marselhesa na sua marcha desta cidade mediterrânica para a capital, Paris.
Quando chegaram, o resto da população começou a identificar a canção como o hino do povo de Marselha e, com o tempo, tornou-se uma canção universal que representa os sentimentos revolucionários de todos os franceses.
Neste contexto, o memorial da Marselhesa é um dos museus mais importantes da cidade. Especialmente porque, até há pouco tempo, não existia na cidade um espaço específico para tratar este importante elemento da história da cidade e do país.
É um edifício histórico que foi restaurado com a intenção de ter várias exposições permanentes que permitem uma visita educativa e bastante interactiva para que as pessoas compreendam a origem e a importância do hino nacional. Identificar este local também é bastante fácil devido ao facto de na fachada do edifício existir uma bandeira a tremular muito representativa.
Pormenores interessantes
- Localização: 23 Rue Thubaneau, 13001 Marselha, França.
- Horário de funcionamento: este sítio está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 9h00 às 12h30. Em seguida, reabre às 13h30 e fecha novamente às 18 horas.
- Preço: o acesso a este sítio é totalmente gratuito.
6. Museu do Sabão de Marselha
A produção de sabão é, desde há séculos, um dos redutos comerciais da região da Provença, bem como da região da Occitânia. Por esta razão, não é surpreendente saber que existe um museu dedicado ao fabrico artesanal de sabão segundo os métodos seculares utilizados nesta região de França.
O local dispõe de uma exposição permanente que apresenta objectos raros e invulgares utilizados no passado para o fabrico deste produto de higiene pessoal. São também frequentes as demonstrações sobre o processo de saponificação, moagem, extração e corte destes sabões. Tudo dentro dos parâmetros que fizeram do sabão do sul da França uma referência internacional de qualidade.
Este sítio dispõe igualmente de uma loja onde é possível comprar produtos fabricados com técnicas tradicionais no atelier do museu. Se a ideia de descobrir um pouco mais sobre a produção artesanal de sabão lhe agrada, então deve juntar-se a uma das excursões na Provença a partir de Marselha, uma vez que toda a região tem várias fábricas dedicadas a esta indústria peculiar.
Detalhes interessantes
- Localização: 25 Quai de Rive Neuve, 13007 Marselha, França.
- Horário de abertura: Este museu está aberto de quarta-feira a domingo, das 10 às 18 horas.
- Preço: A entrada na loja do museu é totalmente gratuita e, se quiser visitar o museu, tem de pagar cerca de 2,5 euros por pessoa.
7. O Forte Saint-Jean
Este local é uma fortificação emblemática da antiga paisagem portuária de Marselha que foi construída durante o século XV por ordem direta de Luís XIV. O seu objetivo histórico foi sempre o de proteger e garantir a segurança do porto da cidade, mas nos tempos modernos tornou-se uma construção icónica e muito representativa do passado glorioso desta cidade.
O acesso a este local é bastante fácil graças à ponte pedonal construída pelo MuCEM que o liga à antiga cidade portuária e que lhe permite ser hoje um dos locais mais visitados de toda a metrópole.
No interior da fortificação existe um museu que expõe muitos dos artefactos que foram utilizados para a defesa do porto, bem como para a vida quotidiana dos guardas que aí viviam. Também deve saber que visitar este lugar é uma das melhores coisas a fazer em Marselha durante a época natalícia, porque as multidões de turistas são suficientemente baixas para que possa desfrutar deste lugar com muito mais privacidade.
Detalhes interessantes
- Localização: Promenade Louis Brauquier, 13002 Marselha.
- Horário de abertura: Durante o verão, este forte está aberto das 11:00 às 19:00 horas. Durante o resto do ano, o horário de abertura muda.
- Preço: O acesso a este sítio é totalmente gratuito.
8. O castelo de If
No mesmo sentido que o Fort Saint-Jean é um dos melhores museus da cidade, o Château d'If é também um dos melhores, pois é uma fortificação que também foi construída durante o século XVI e está localizada numa pequena ilha na baía de Marselha.
Ao mesmo tempo, é uma paragem básica nas melhores excursões de Marselha e isto tem a ver com o facto de, durante muitos anos, ter funcionado como uma prisão estatal. Por isso, está repleto de artefactos que podem mostrar aos visitantes como funcionavam tais fortificações na altura.
Além disso, este castelo é mundialmente famoso por ser o cenário de parte da história do Conde de Monte Cristo escrita por Alexandre Dumas.
Pormenores interessantes
- Localização: Embarcadère Frioul If, 1 Quai de la Fraternité, 13001 Marseille, França.
- Horário de funcionamento: A ilha está aberta aos visitantes todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10 às 17 horas.
- Preço: A entrada na ilha custa cerca de 16 euros por pessoa, mas esta taxa pode ser superior ou inferior, dependendo da sua inclusão em algumas das excursões que também oferecem visitas às principais atracções do antigo porto de Marselha.
9. O Museu de Belas Artes de Marselha
O Museu de Belas Artes da cidade de Marselha é um dos principais museus dedicados à arte clássica em toda a região de Provence-Alpes-Côte d'Azur.
Ao mesmo tempo, a sua localização numa das alas do Palácio Longchamps torna-o uma paragem obrigatória para quem deseja ver as maiores maravilhas desta cidade. Este edifício neoclássico tem sido um dos pontos de interesse mais importantes da cidade desde a sua inauguração no século XIX.
Convenientemente, está localizado numa área que faz parte da rota de autocarros Hop On Hop Off de Marselha, o que significa que pode perfeitamente fazer parte do seu itinerário logístico, independentemente da duração da sua visita à cidade.
Deve saber que todas as obras expostas neste museu são pinturas, esculturas e desenhos que foram desenvolvidos entre os séculos XVI e XIX. Ou seja, anteriores à inauguração deste palácio.
Detalhes interessantes
- Localização: Palais Longchamp Aile gauche, 9 Rue Edouard Stephan, 13004 Marseille, França.
- Horário de abertura: Aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 9h às 17h ou 18h.
- Preço: As colecções permanentes do museu são acessíveis gratuitamente a todos os visitantes.
10. O MAAOA
A multiculturalidade é um dos aspectos mais interessantes de Marselha e um dos factores que a distingue das outras cidades da região. Por esta razão, o museu de arte africana, oceânica e ameríndia da cidade de Marselha é um dos locais que não deve perder durante a sua visita a Marselha.
O local destaca-se por ter uma exposição permanente de uma variedade muito significativa de pinturas, esculturas, estátuas e artefactos relacionados com as civilizações destas áreas geográficas, que de certa forma sempre estiveram ligadas à história desta cidade devido ao seu carácter portuário e às constantes migrações que recebeu ao longo dos seus séculos de antiguidade.
Os especialistas definem-no como uma das melhores instituições com estas características em toda a França. Ao mesmo tempo, é um excelente complemento aos melhores passeios gastronómicos de Marselha para compreender um pouco como funciona a identidade cultural desta cidade quando se trata de celebrar as influências externas que a marcaram permanentemente.
Detalhes de interesse
- Localização: 2 Rue de la Charité, 13002 Marselha, França.
- Horário de abertura: Este museu está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 9h às 18h.
- Preço: O acesso às exposições permanentes do museu é gratuito. As exposições temporárias têm normalmente um dia de entrada gratuita e as restantes datas têm preços variáveis.