10 coisas para ver e fazer em Marselha em Junho
junho é o mês que marca a mudança entre a primavera e o verão e, ao mesmo tempo, é o início da época alta do turismo internacional. É por isso que vos trago vários planos para desfrutar de Marselha durante este mês.
As melhores coisas para ver e fazer em Marselha estão constantemente a mudar ao longo do ano e isso faz muito sentido, uma vez que a agenda cultural no inverno não é definitivamente a mesma que no verão. Ao mesmo tempo, há o facto de junho ser um mês muito especial para visitar esta cidade do sul de França, especialmente porque o tempo é favorável e o afluxo de turistas ainda é moderado.
Por isso, aconselho-o a ler esta compilação de planos, actividades e locais que organizei para si. Pois cada um deles apresenta-se como excelentes alternativas de entretenimento sobre o que ver e fazer em Marselha durante o mês de junho.
1. Participar nas actividades do Dia Mundial da Música
A Fête de la musique tem lugar a 21 de junho , um festival que coincide com o solstício de verão e que celebra o que é conhecido em todo o mundo como o dia internacional da música. Esta é uma data muito especial para os franceses, pois em todo o país são organizados eventos gratuitos e totalmente públicos nos principais teatros, bem como em praças, parques e instituições culturais.
Marselha não foge claramente a esta regra e, por isso, é comum que a cidade organize um calendário anual com uma série de concertos que abrangem uma miríade de géneros musicais para atrair o público mais diversificado.
Saiba também que esta é uma das melhores coisas para fazer com as crianças em Marselha, pelo simples facto de que não só há concertos de música clássica, mas também eventos de dança, arte e teatro. Todos procuram incorporar a música da forma mais didática e interactiva possível.
2. Sair e desfrutar de uma sessão de ténis de praia durante os dias de Roland Garros
O ténis é um desporto muito importante para a sociedade europeia em geral e durante o mês de maio e o mês de junho tem lugar um dos torneios mais importantes do mundo. Trata-se de Roland Garros, um torneio oficial que faz parte do Grand Slam. É organizado desde o século XIX sob a égide da Federação Francesa de Ténis e é extremamente importante para a identidade desportiva deste país.
Assim, uma das melhores coisas a fazer durante o mês de junho numa cidade como Marselha seria organizar uma simples visita aos diferentes campos de ténis nas praias do Prado para beber uma cerveja e desfrutar de um jogo de ténis de praia enquanto os bares transmitem os últimos jogos deste importante torneio no mundo do ténis internacional.
Vai encontrar um ambiente extremamente acolhedor, pois as pessoas já começam a usufruir destas praias urbanas devido às altas temperaturas do mês. Ainda mais sabendo que todo o país tende a encarar este evento como uma verdadeira festa que coloca a França no centro das atenções durante alguns dias e o Ténis de Praia é um excelente desporto para celebrar com os locais.
Saiba também que se quiser complementar este plano com outra atividade que o levará a viver uma experiência desportiva na primeira pessoa, pode participar num dos melhores passeios de bicicleta em Marselha, com o qual poderá visitar o maior número possível de bairros da cidade no menor tempo possível.
3. Desfrutar do cinema ao ar livre graças ao Ciné Plein-Air Marseille
Este festival, que segue a tendência europeia de aproveitar o verão para desfrutar do cinema ao ar livre, decorre de meados de junho a setembro. Isto significa que, quando chegar à cidade durante este mês, terá a oportunidade de desfrutar das primeiras projecções do Ciné Plein-Air Marseille, que se realizam em praças e parques públicos por toda a cidade, em vários dias da semana.
Esta é uma das melhores coisas para fazer em Marselha durante o verão, porque as projecções são totalmente gratuitas para o público e os filmes são de alta qualidade. É, portanto, uma forma de desfrutar do espaço urbano desta metrópole de uma forma muito diferente e adequada a todas as idades.
É também uma das actividades preferidas dos jovens locais que aproveitam o início das férias escolares francesas em junho para ir ao cinema ao ar livre.
4. Fazer compras num mercado ao ar livre
Quando se trata de actividades ao ar livre em junho, não se pode perder a oportunidade de fazer compras nos mercados da cidade. Estes abundam em diferentes bairros da parte mais antiga de Marselha, incluindo Le Panier, com as suas ruas íngremes e estreitas.
O Quai des Belgues é também um ótimo local se quiser experimentar a experiência de compras ao ar livre de Marselha, uma vez que existe um mercado de peixe que pode ser muito divertido e interessante para si. Outra visita recomendada é o Marché des Capucins pelo seu carácter oriental que se inspira diretamente nos souks árabes que têm uma ligação direta com a história desta cidade devido ao seu carácter portuário. Pode encontrá-lo no coração do bairro boémio de Noailles.
Em qualquer caso, deve saber que se visitar este mercado em junho , a afluência de turistas é muito menos significativa. Isso não significa que já não seja uma boa escolha de coisas para fazer em Marselha em agosto ou setembro, mas junho é definitivamente um mês muito mais apropriado para esta experiência turística.
5. Não hesite em ir ao festival Montpellier Danse
Montpellier é outra grande cidade da costa mediterrânica francesa e fica a cerca de duas horas de comboio de Marselha. Visitar em junho pode ser uma boa ideia, uma vez que as multidões são menos numerosas do que noutros meses de verão. Também pode desfrutar do festival Montpellier Danse.
Trata-se de um evento que tem lugar entre meados de junho e julho, organizado pela Câmara Municipal de Montpellier. O seu objetivo é incentivar o desenvolvimento da dança contemporânea em todos os tipos de espaços públicos da cidade.
É agora um evento muito mais diversificado, incorporando diferentes formas de dança de todo o mundo durante os 15 dias que dura. O evento também atrai coreógrafos talentosos de todo o mundo e, apesar de ter actividades especiais por toda a cidade, normalmente realiza-se no coração da cidade velha, no antigo convento das freiras Ursulinas.
O programa de actividades muda todos os anos. É, sem dúvida, um grande acontecimento para quem faz uma viagem de quatro dias a Marselha, pois no quarto dia poderá ter tempo suficiente para viajar até Montpellier e regressar para um último jantar marselhês.
6. Pode ir ao Festival Internacional de Arte Lírica
Se a ideia de sair de Marselha durante algumas horas ainda lhe parece interessante, então não perca outro grande evento que tem lugar nos arredores de Marselha durante o mês de junho. Trata-se de um festival dedicado às artes líricas e é organizado na comunidade vizinha de Aix-en-Provence.
Ao longo do festival, que decorre normalmente entre o final de junho e o início de julho, há todo o tipo de eventos relacionados com a música lírica, bem como com as artes performativas que esta integra. Assim, há óperas, concertos e peças de teatro que se realizam em alguns dos edifícios culturais mais importantes desta cidade, como o Théâtre de l'Archevêché, o Grand Théâtre de Provence e o Théâtre du Jeu de Paume.
Ao mesmo tempo, a ideia de assistir a alguns dos concertos deste festival, que normalmente são gratuitos, é bastante conveniente para aqueles que estão interessados em participar em algumas das melhores excursões na Provença a partir de Marselha. Especialmente sabendo que esta cidade é uma das mais pitorescas da região e, ao mesmo tempo, uma das mais próximas da grande metrópole de Marselha.
7. Aproveite a oportunidade para visitar Les Calanques
No entanto, para desfrutar de verdadeiras atracções naturais, não é necessário sair da área metropolitana de Marselha. De facto, um dos locais mais atraentes do Mediterrâneo francês fica apenas a alguns quilómetros a sul da cidade, e é o Parque Nacional de Les Calanques.
Este local é um rio com águas turquesa que se assemelham aos fiordes noruegueses e são o produto de uma formação geológica que cria enseadas perfeitas para o usufruto dos residentes e turistas de Marselha durante todo o verão.
Neste caso, deve saber que é uma das melhores coisas para fazer durante o mês de junho nesta cidade, pelo simples facto de ser uma boa fuga ao calor que começa a instalar-se em meados deste mês e o afluxo de turistas é menos significativo do que no resto do verão. Além disso, Les Calanques é uma das paragens típicas para os melhores passeios de barco em Marselha.
8. Não hesite em explorar a gastronomia local
Aventurar-se a explorar o melhor da gastronomia local é outra excelente forma de aproveitar a sua visita a Marselha durante o mês de junho. Muitos dos restaurantes mais populares da cidade ainda terão mesas disponíveis e acessíveis , sem necessidade de reservar com muita antecedência ou de lidar com longas horas de espera à porta.
junho é, na verdade, o melhor mês do verão para participar nas melhores excursões gastronómicas em Marselha, uma vez que ainda pode explorar os mercados e os restaurantes sem ter de lidar com as multidões de turistas.
Aprecie também o facto de junho representar a mudança entre a primavera e o verão. Isto significa que muitos ingredientes que são escassos durante a estação mais quente do ano ainda estarão acessíveis para os melhores chefes da cidade experimentarem.
9. Fazer um passeio arquitetónico pela cidade
Da mesma forma, participar numa visita guiada pela arquitetura de Marselha é uma atividade muito mais favorável em junho do que durante o resto do ano. Isto deve-se ao simples facto de a procura turística ser suficientemente elevada para que este tipo de atividade se realize. Também se deve ao facto de que, por ser o início das férias estudantis, este tipo de planos abunda em toda a cidade para estudantes universitários, turistas e jovens interessados em arquitetura.
É de salientar que o antigo porto de Marselha, juntamente com as construções modernas que se desenvolveram à sua volta, apresentam um dos panoramas urbanos mais interessantes de todo o Mediterrâneo francês. Além disso, também é possível apreciar as grandes obras de um dos grandes expoentes do urbanismo deste país, Le Corbusier, espalhadas por toda a cidade .
Portanto, se se interessa por arquitetura, não deve perder este tipo de planos, especialmente sabendo que fazem parte dos melhores passeios de Marselha.
10. Ir a outras praias da região
No mês de junho, o calor já se faz sentir com mais intensidade em Marselha e se as praias da cidade se revelam insuficientes, então pode fazer uma viagem para oeste ou leste para continuar a explorar o melhor do Mediterrâneo francês. As enseadas entre Marselha e Nice são uma boa alternativa, mas ir para as costas arenosas de Occitane também pode ser uma óptima maneira de escapar ao calor que define esta época do ano.
O melhor de tudo é que visitar qualquer cidade costeira perto de Marselha para explorar as suas praias é algo que pode ser feito em algumas horas, graças à excelente rede ferroviária francesa. Além disso, estão geograficamente muito próximas umas das outras.
Temperaturas em Marselha em junho
Durante todo o mês de junho, Marselha continua a registar temperaturas que podem ser consideradas bastante agradáveis, uma vez que as temperaturas máximas rondam habitualmente os 32 °C, enquanto as temperaturas mínimas podem manter-se acima dos 20 °C.
Número de turistas em Marselha em junho
O número de turistas em Marselha em junho é uma das grandes vantagens de visitar esta cidade durante este mês em comparação com o resto do verão. Nos meses de julho e agosto, o número de visitantes é muito superior, o que complica a utilização de muitos serviços turísticos.
Preços em Marselha em junho
Não há muita diferença entre os preços em Marselha durante o mês de junho e o resto do verão. Pelo menos para as actividades e serviços que não são muito procurados e que não têm uma oferta relativamente limitada.
No entanto, visitar Marselha durante o mês de junho é uma experiência muito mais cara do que visitar durante uma semana de outono ou mesmo no início da primavera.
O que levar na mala para uma visita a Marselha em junho?
Durante o mês de junho, deve levar na sua mala um bom protetor solar para evitar a possibilidade de apanhar uma insolação. Mas, acima de tudo, deve levar muita roupa respirável, pois esta é uma cidade onde vai andar muito a pé e é importante manter-se fresco para evitar grandes desconfortos com as temperaturas do mês.