10 coisas para ver e fazer em Marselha em Agosto
agosto é normalmente o mês mais popular para os turistas viajarem por todo o mundo e a cidade de Marselha enche-se de visitantes durante esta época do ano com uma grande variedade de actividades.
Durante o mês de agosto, é provável que esteja interessado em planos que envolvam estar ao ar livre e ao sol na sua visita a Marselha. E isso faz todo o sentido, pois é um dos destinos mais interessantes de França e um verdadeiro tesouro da Côte d'Azur.
Aconselho-o a ler este post que preparei para si com as actividades e visitas mais interessantes para o verão, para pessoas de todos os orçamentos.
1. Fazer uma viagem às pequenas vinhas de Cassis
Cassis é a comunidade vizinha de Marselha e está situada mesmo ao lado do Massif Des Calanques, a formação montanhosa que se situa a sul da cidade. Cassis faz parte do itinerário turístico dos visitantes de Marselha, pois fica a menos de 1 hora do centro da cidade e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer uma autêntica aldeia da Riviera Francesa.
Uma curta viagem a Cassis é especialmente recomendada durante o mês de agosto, quando as primeiras uvas da época estão a ser colhidas na maioria das vinhas da região. Esta pequena cidade caracteriza-se pela produção de um vinho rosé suave e delicado, complementado por um licor escuro que também tornou este local numa referência no país. Pelo menos no que diz respeito à produção de bebidas alcoólicas.
É por isso que uma visita a esta zona que inclua uma prova de vinhos é uma das melhores coisas que pode fazer, especialmente no final de agosto. De facto, é um dos melhores passeios em Marselha.
2. Não perca a abertura da temporada de futebol!
O futebol é um desporto que gera muita paixão entre os habitantes de Marselha e o estádio da cidade, o Orange Velodrome, é um tesouro para a identidade cultural deste lugar. A equipa da cidade chama-se Olympique de Marseille e a Ligue 1 começa em meados de agosto.
Por isso, ir a qualquer um dos jogos durante este mês é uma ideia a não perder. Especialmente porque é uma das melhores coisas para fazer em Marselha com crianças e, ao mesmo tempo, uma oportunidade ideal para se familiarizar com os valores desportivos desta cidade. E também com um dos elementos mais importantes da identidade de Marselha.
Além disso, o estádio e os seus arredores são uma das zonas mais bonitas de toda a cidade e visitá-lo antes e depois do jogo será uma atividade muito divertida. Não é por acaso que os habitantes de Marselha se orgulham de dizer que têm a equipa com os melhores adeptos do país e, ao mesmo tempo, o estádio mais bonito do mundo.
3. Assistir à partida náutica em L'Estaque
Marselha é uma cidade onde a vida marítima e os barcos em geral sempre tiveram uma ligação muito importante com a sua economia e também com as suas tradições. Neste contexto, durante o mês de agosto, tem lugar um evento com muitos anos de história e que se tornou uma atração turística para aqueles que sabem da sua existência. Trata-se da joute nautique, uma espécie de duelo entre barcos artesanais que se realiza no porto vizinho de L'Estaque.
Basicamente, o duelo é como uma justa medieval a cavalo, exceto que, neste caso, se realiza de um barco para o outro. Uma espécie de plataforma é construída na proa de cada barco para que cada um dos adversários se apoie na sua com uma lança que pode atingir até 2 metros e meio de comprimento. O principal objetivo deste duelo é atirar o outro participante para a água e, ao longo dos anos, tornou-se um verdadeiro desporto com campeonatos nacionais em toda a França.
Assim, visitar esta aldeia tão próxima do centro de Marselha para assistir a um destes duelos aquáticos é uma daquelas coisas que não deve perder durante a sua viagem em agosto. Na verdade, é um plano recomendado para aqueles que têm uma viagem de 4 dias a Marselha, pois terão tempo suficiente para esta atividade.
4. Não hesite em apanhar sol nos melhores parques da cidade
Sentar-se ao sol num dos parques públicos da cidade é uma tradição que faz parte do modo de vida da maioria dos europeus e Marselha é ideal para isso. Por toda a cidade, existem muitos espaços verdes ideais para os habitantes locais e turistas desfrutarem desta atividade estival.
O Parc Borely, com o seu castelo e ciclovias, e o Parc Longchamp, com o seu impressionante palácio, são boas escolhas. Ainda mais sabendo que ambos têm nas suas instalações alguns dos 10 melhores museus de Marselha, o que é ideal para fugir ao calor e ao sol quando estiver farto.
Este é um ótimo plano durante todo o verão, mas torna-se ainda mais especial durante o mês de agosto, devido ao facto de as temperaturas mais elevadas da estação ocorrerem nesta altura. Por isso, estar ao ar livre num local com sombra e muito verde torna-se um privilégio, especialmente no início do mês.
Na zona do antigo porto da cidade, encontrará também o parque Emile Duclaux. É bom sabê-lo, caso se encontre nesta zona muito urbana da cidade e precise de apanhar ar fresco num espaço verde com uma vista privilegiada sobre o porto de Marselha.
5. Um percurso pedestre por Des Calanques também é aconselhável
O parque nacional de Des Calanques é um dos melhores locais para visitar durante todo o verão. Isto deve-se à excelente oportunidade que oferece aos visitantes de desfrutarem de águas turquesa numa paisagem que se assemelha à dos fiordes noruegueses, mas sob as cores e as montanhas do Mediterrâneo.
No entanto, uma forma diferente de explorar esta área tão querida dos marselheses é organizar um dia de caminhadas ao longo das diferentes montanhas do parque nacional. A paisagem não é apenas interessante entre as praias e enseadas da costa, mas as montanhas que conduzem a este local também proporcionam um excelente tipo de entretenimento, especialmente se gostar da ideia de caminhar por um espaço natural como este.
O Mont Puget é um pico de montanha bastante acessível e bem sinalizado para ser explorado. Além disso, caminhando ou conduzindo por esta zona, tem a oportunidade de chegar a algumas das enseadas que oferecem as águas do Mediterrâneo. Esta é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Marselha durante o verão.
6. Aproveite a oportunidade para descobrir a Cité Radieuse numa visita guiada
A Cité Radieuse é um complexo de habitações múltiplas que foi projetado por Le Corbusier com a intenção de repensar todo um bairro com lojas e estabelecimentos de serviços de uma forma totalmente vertical. O resultado é uma das grandes maravilhas da arquitetura modernista do século XX e, ao longo dos anos, o edifício tornou-se uma das maiores obras deste visionário do urbanismo, bem como um tesouro arquitetónico da cidade.
Deve saber que durante todo o verão são oferecidas visitas guiadas e, especificamente durante o mês de agosto, a frequência aumenta devido ao número de turistas interessados nesta atividade específica. Por isso, se se considera um amante da arquitetura ou se quer simplesmente conhecer um dos locais mais famosos de Marselha, não pode perder esta pequena visita.
Além disso, este local faz parte de uma das paragens de autocarro Hop On Hop Off de Marselha, o que significa que pode combinar esta atividade com a exploração turística da cidade a partir de um autocarro confortável, o que pode reduzir drasticamente o tempo que demoraria num passeio convencional.
7. Desfrutar de um dia de praia nas ilhas Frioul
Ao largo da costa de Marselha, na baía que dá nome à cidade, encontra-se um pequeno arquipélago chamado Ilhas Frioul. Historicamente, este local sempre funcionou como um ponto de proteção do porto, bem como um ponto de referência para os marinheiros que já se aproximavam da cidade. Atualmente, é um destino de verão ideal, pois oferece praias ideais e menos concorridas. Além disso, este destino está incluído nas rotas dos melhores passeios de barco em Marselha.
A sua proximidade com o Château d'If também o tornou num local favorito para aqueles que querem desfrutar de uma vista privilegiada desta construção histórica. Em todo o caso, visitar estas ilhas é um plano muito aconselhável durante o mês de agosto, uma vez que se pode desfrutar de excelentes praias sem ter de sair da cidade.
8. Visitar o Cemitério de Saint-Pierre
Muitos cemitérios urbanos tornam-se uma verdadeira atração turística, tanto pela peculiaridade do seu design como pela relevância histórica que têm para essa comunidade. No caso de Marselha, o cemitério de Saint-Pierre é uma excelente atração na cidade durante o mês de agosto, devido ao facto de não ter habitualmente tantos visitantes, o que permite percorrer a sua extensão com todo o conforto.
Além disso, as condições climatéricas são mais favoráveis nesta época do ano para uma visita guiada ou autoguiada a este pitoresco cemitério. É também de salientar que o bairro em torno desta atração turística tem uma das comunidades mais boémias e vibrantes da cidade. Tudo isto enquanto existe também uma oferta gastronómica de qualidade que lhe pode proporcionar um excelente almoço para continuar o resto do seu dia da melhor forma possível.
9. Dar um passeio de bicicleta pela cidade
Um passeio de bicicleta por Marselha será sempre uma das actividades preferidas para desfrutar numa visita à cidade durante o mês de agosto. A primeira razão tem a ver com o facto de permitir explorar a cidade mais rapidamente, ao mesmo tempo que se diverte com uma atividade desportiva.
A segunda é que permite poupar nos transportes públicos no mês em que estes meios de deslocação são mais procurados durante todo o ano. É também uma boa maneira de conhecer Marselha mais de perto e até mesmo de descobrir lugares que passariam despercebidos noutros meios de transporte.
Por todas estas razões, os melhores passeios de bicicleta em Marselha são um plano altamente recomendado para uma visita em qualquer altura de agosto. Ainda mais sabendo que as condições climatéricas de verão tornam esta atividade ainda mais divertida e interessante.
10. Pedale pela cidade em busca da melhor Bouillabaisse
A gastronomia de Marselha também merece ser apreciada durante o mês de agosto. Neste contexto, os melhores passeios gastronómicos de Marselha podem ser uma boa aposta para a sua viagem, especialmente se se concentrar em tentar descobrir quais os restaurantes da cidade que têm a melhor panisse, um dos grandes tesouros culinários deste local e, ao mesmo tempo, uma das comidas mais características dos meses de verão.
A Bouillabaisse é um caldo de peixe que se assemelha a uma caldeirada galega e portuguesa e é muito caraterística da comida original desta cidade francesa. Durante todo o mês de agosto, costuma ser servido com mais frequência do que no resto do ano, devido à combinação de um maior afluxo de turistas e de um aumento da pesca do marisco que compõe esta receita.
Por isso, experimentar este prato é algo a não perder, ainda mais se o acompanhar com outro dos grandes sabores da gastronomia de Marselha em agosto e no verão, a Tapenade. Chez Fonfon, Les Trois Forts e Peron são alguns dos melhores locais da cidade para se aventurar e experimentar esta receita.
Temperaturas em Marselha em agosto
O início de agosto apresenta algumas das temperaturas mais elevadas de todo o ano no Sul de França. Assim, é provável que se encontrem 31 ou 35°C num dia médio do mês, enquanto as mínimas não descerão abaixo dos 20°.
O número de turistas em Marselha em agosto
agosto é o mês mais movimentado para a maioria das cidades europeias e Marselha não é exceção. Isto significa que, durante todo o mês, muitas instalações turísticas estarão cheias de pessoas, pelo que as actividades ao ar livre, como as que descrevi nesta compilação, se tornam ainda mais convenientes e interessantes.
Preços em Marselha em agosto
Os preços tornam-se mais caros em agosto pelo simples facto de ser época alta. O alojamento, os transportes e até a alimentação podem ser um pouco mais caros do que no resto do ano.
O que levar na mala para a sua visita a Marselha em agosto?
Para o mês de agosto em Marselha, é necessário levar as mesmas coisas que usaria em qualquer destino mediterrânico de verão. Isto significa um bom protetor solar, roupas frescas e adequadas a todos os tipos de situações e, sobretudo, calçado apropriado para caminhar de norte a sul e de este a oeste por esta grande cidade.