Como visitar a Garganta de Verdon
Preparado para umas férias espectaculares? Se sim, uma viagem às Gargantas do Verdon está certamente na sua lista de desejos. Felizmente, há várias maneiras de fazer a visita.
Considerado pelos viajantes e pelos habitantes locais como uma das melhores coisas para fazer em Nice, o Parc Naturel du Verdon é o nome dado à área protegida que alberga o maior desfiladeiro da Europa. Situa-se a norte da Riviera Francesa, pelo que a viagem demora apenas algumas horas.
A zona montanhosa é mundialmente famosa pelas suas paisagens deslumbrantes de vegetação verde e montanhas de calcário, aldeias pitorescas e águas azul-turquesa que o farão pensar que está no meio das Caraíbas. Esta cor caraterística e impressionante provém principalmente de minerais glaciares.
1. A melhor maneira de lá chegar: excursão às Gargantas do Verdon a partir de Nice.
Situada no Parque Natural da Região de Verdon, a visita às Gargantas a partir de Nice é considerada uma das melhores excursões na Provença.
Esta é uma das experiências mais procuradas pelos turistas que visitam a Riviera Francesa, razão pela qual encontrará em Nice numerosas empresas locais que oferecem excursões de um dia para desfrutar das Gargantas do Verdon.
Para além de poupar tempo de planeamento, esta alternativa parece-me ideal pelas muitas facilidades que oferece: a presença de um guia especializado capaz de explicar aos viajantes aspectos interessantes sobre a zona de França que está a visitar; o transporte privado que quase sempre inclui o pick-up no seu hotel em Nice e, finalmente, um plano estruturado focado em conhecer os pontos altos da zona.
O que verei nestas excursões.
Se é verdade que a excursão de um dia não permite apreciar todas as maravilhas das Gargantas do Verdon, verá que as empresas locais de Nice se esforçaram por organizar um itinerário turístico que inclui os pontos altos da zona.
É uma óptima alternativa se passar, por exemplo, 3 dias em Nice e quiser usar um desses dias para explorar a Provença.
Para que fique mais claro quais são as paragens mais comuns incluídas, elaborei uma breve lista das mesmas. No entanto, dependendo da companhia com que escolher viajar, alguns aspectos podem ser modificados.
- Moustiers-Sainte-Marie Considerada a aldeia mais pitoresca de França desde 1981, à chegada encontrará igrejas e capelas com paredes de pedra calcária e azulejos em tons pastel. Se quiser conhecer a história do local e dos seus habitantes, esta é uma paragem a não perder.
- Castellane Situada nos Alpes-de-Haute, a aldeia alberga a histórica capela de Notre Dame du Roc, imponente no topo de uma ravina de 184 metros de altura. É também a porta de entrada para os famosos campos de lavanda do norte das Gargantas de Verdon.
- Lago Sainte-Croix Muitos consideram-no o mais belo lago do Sul de França. Este lago artificial foi construído na década de 1970 e contém 761 milhões de metros cúbicos de água. A sua beleza é difícil de exprimir em palavras, basta visitá-lo e nadar nas suas águas durante algum tempo.
Informações úteis:
- Preço: O preço por viajante pode rondar os 130 euros aproximadamente.
- Duração: Dependendo da empresa que contratar e do itinerário, o passeio pode levar de 09 a 12 horas para ser concluído.
- Recomendado se: Está a visitar Nice para umas férias curtas e quer aproveitar ao máximo a sua estadia. Recomendo combinar esta excursão com uma excursão à Riviera Francesa a partir de Nice para desfrutar ao máximo do encanto e da magia da Riviera Francesa - vai querer voltar em breve!
2. A opção mais flexível: Viajar de carro privado a partir de Nice.
A viagem de carro de Nice até às Gargantas do Verdon é muito mais fácil do que se pensa. A partir da sua localização em Nice, apanhe a estrada em direção a oeste e siga a estrada em direção a Dignes les Bains para Castellane. A viagem demora normalmente cerca de 2 horas e 30 minutos.
Viajar de carro particular de Nice para Verdon pode ser um excelente plano para todos os viajantes elegíveis. Este método é preferido pelas famílias francesas locais que, ano após ano, viajam de todo o país para passar alguns dias de diversão no Parque Natural das Gargantas do Verdon.
Como alugar um carro em Nice.
Se optar por esta opção, é provável que tenha de alugar um carro para si e para os seus acompanhantes.
Como se aperceberá quando chegar ao seu destino, as Gargantas do Vernon são atravessadas por estradas facilmente transitáveis, pelo que será fácil deslocar-se de um ponto para outro ao longo do percurso.
Aqui estão algumas alternativas populares que recomendo que considere para o aluguer de automóveis em Nice.
- Rent A Car: Os seus escritórios estão situados na 23 Av. Jean Moulin.
- Europcar Nice Cote D'Azur: Este serviço de aluguer também está disponível no aeroporto de Nice. Os seus escritórios estão situados na Av. Didier Daurat.
- Alamo Rent A Car: Os seus escritórios estão situados na Av. Auber, 34.
Onde ficar perto das Gargantas do Verdon
Se viajar sozinho de carro para as Gargantas, a melhor alternativa é passar a noite. Conduzir cansado e a altas horas da noite até Nice pode não ser a melhor opção se não se conhecer bem as redondezas.
Felizmente, há muitas opções de alojamento nos arredores e muitos visitantes preferem ficar no próprio parque. Eis algumas das alternativas.
- Hotel e Spa Gorges du Verdon: diretamente na Route des Crêtes, este é o hotel mais bem localizado da zona. Também oferece aos viajantes as melhores vistas imagináveis e um restaurante que serve cozinha local caseira, classificada como uma das melhores da zona.
- Grand Canyon Hotel du Verdon: Situado em Aiguines, este hotel foi construído 300 metros acima das Gargantas. Consequentemente, pode desfrutar de vistas sobre a entrada do Canyon e a baía.
- Auberge du Lac: A alternativa perfeita para aqueles que querem aproveitar ao máximo as diversões do lago Sainte Croix. O local oferece uma vasta seleção de actividades incríveis, incluindo caiaque em Sainte-Croix.
Informações úteis:
- Preço: O aluguer de um mini-carro em Nice custa cerca de 30 euros por dia. Os custos de combustível também devem ser tidos em conta.
- Duração: Se viajar sozinho, recomendo que reserve pelo menos 2 dias do seu itinerário, para que possa desfrutar do local a 100% sem pressas.
- Recomendado se: Já visitou o Sul de França antes e está, de alguma forma, familiarizado com ele. É uma excelente alternativa se estiver a viajar com habitantes locais que conheçam bem o local.
3. A opção menos conveniente: Viajar de autocarro a partir de Nice.
Outro meio de transporte comum que permite chegar às Gargantas de Verdon é através das empresas que oferecem serviços de autocarros que ligam Nice às cidades vizinhas.
Muitos destes autocarros partem do aeroporto, uma vez que o Aeroporto Internacional de Nice Côte d'Azur é o aeroporto mais importante da região.
Embora o autocarro seja uma boa forma de explorar outros destinos em Nice, como por exemplo uma viagem a St. Tropez, quando se trata das Gargantas de Verdon é uma viagem longa e algo complicada, pelo que terá de reservar vários dias do seu itinerário.
Percurso de autocarro Nice - Gargantas de Verdon
Se decidir fazer a viagem de autocarro, este é o itinerário que lhe recomendo.
O primeiro passo é organizar o seu transporte para o aeroporto. Existem muitas opções em Nice, mas o autocarro mais rápido para o centro de Nice e para o terminal 1 do aeroporto é o autocarro Lignes D'azur n. º 12.
Ao chegar ao terminal do aeroporto, terá de apanhar o vaivém para Castellane. Operado pela empresa Zou!, o autocarro n. º 31 parte duas vezes por dia, às 07h e às 14h da tarde.
Por fim, o autocarro leva-o até à Place Marcel Sauvaire, a partir da qual a única forma de chegar ao desfiladeiro de Verdon é por transporte privado. A viagem de táxi demora 40 minutos. O melhor é procurar algumas opções de alojamento na própria aldeia de Castellane.
Informações úteis:
- Preço: É necessário apanhar 2 autocarros a um preço mínimo de 10 euros cada. No entanto, a última etapa de táxi pode custar mais de 100 euros.
- Duração: A viagem de autocarro até às Gargantas demora cerca de 4 horas e 30 minutos. É necessário reservar meio dia só para esta viagem.
- Recomendado sim: Esta alternativa tem muitos inconvenientes e muito poucas vantagens. Não é uma alternativa que eu recomendaria a nenhum dos meus amigos viajantes.
Dicas para a rota Gargantas do Verdon - Nice
Visitar este destino idílico de montanha será uma das melhores experiências da sua vida. Para garantir que a sua viagem corresponda às suas expectativas, preste atenção a estes conselhos simples mas práticos , baseados na experiência.
Alugar barcos com antecedência...
Na sua viagem às Gargantas do Verdon, terá a oportunidade de alugar um barco para navegar no lago ou andar de caiaque. No entanto, a menos que esteja a viajar numa excursão organizada, as reservas antecipadas são obrigatórias.
A procura é elevada e se chegar depois das 10 horas da manhã, poderá não conseguir alugar barcos para esse dia em particular.
Proteja-se do sol
As queimaduras solares são muito comuns entre os viajantes que visitam a região. Independentemente da época do ano em que viaje, leve protetor solar (que deve ser aplicado com frequência), óculos de sol e o seu chapéu ou boné preferido.
Leve refeições ligeiras e bebidas para a viagem.
Antes de partir de Nice, prepare refeições ligeiras e bebidas suficientes para todo o grupo. Tanto as excursões como os passeios de barco tendem a deixar toda a gente com fome e, depois, pode estar muito longe de uma banca de snacks.
Quando visitar as Gargantas do Verdon a partir de Nice
As Gargantas do Verdon são um destino natural animado que vale a pena visitar quando o tempo está suficientemente agradável para estar ao ar livre. Como se trata do sul de França, a recomendação específica é a seguinte:
A melhor altura para visitar as Gargantas do Verdon é maio-junho ou setembro-outubro, mesmo antes de começar a ficar mais frio. Durante estes meses, o clima é extremamente agradável, permitindo-lhe fazer caminhadas e passar horas de diversão na natureza.
Além disso, durante estes meses, todas as actividades como a canoagem, a natação e as caminhadas já estão disponíveis, uma vez que a época começa oficialmente em abril.
Uma grande parte dos viajantes prefere visitar as Gargantas do Verdon em julho e agosto, coincidindo com o verão em Nice. Esta é a época alta do turismo e também encontrará muitas actividades, mas o fluxo de turistas pode ser avassalador e é necessário reservar actividades com antecedência para conseguir um lugar.