As 6 melhores aulas de culinária em Paris

Gosta de cozinhar? Então, nada melhor do que uma aula de culinária para aprender a fazer alguns dos clássicos da pastelaria parisiense: vista o seu avental e venha comigo aprender com pasteleiros experientes em Paris!

Verónica Álvarez

Verónica Álvarez

leitura de 8 minutos

As 6 melhores aulas de culinária em Paris

Paris | ©Elina Sazonova

Paris é mundialmente famosa, entre outras coisas, pela qualidade dos seus pães e sobremesas. Uma das melhores coisas a fazer em Paris , se gosta de cozinhar, é frequentar um curso de pastelaria ou de padaria. Quando regressar à sua cidade, poderá cozinhar estas iguarias para a sua família e amigos e também mostrar-lhes que aprendeu os segredos da sua preparação com chefes profissionais experientes.

Este tipo de atividade é também uma óptima maneira de desfrutar de Paris com os seus filhos, os mais pequenos vão adorar pôr as mãos na massa numa cozinha profissional, fazendo deliciosas sobremesas que poderão comer depois. Além disso, vão ficar a saber como é o dia a dia numa pastelaria ou padaria parisiense, como funciona a maquinaria profissional e como utilizar os diferentes utensílios de cozinha. Acompanhe-me nesta viagem pelas melhores aulas de culinária em Paris.

1. Aula de culinária em Paris: aprender a fazer macarons

Macarons| ©Anne Laurence
Macarons| ©Anne Laurence

Os macarons são uma das especialidades da pastelaria francesa. A história dos macarons remonta a um passado longínquo, uma vez que eram servidos em casamentos reais já no século XV.

Os macarons são um exemplo claro do requinte e do cuidado com que os franceses abordam a sua pastelaria tradicional. As crianças não resistem a estes deliciosos doces, por isso, se viajar com os mais pequenos, é uma óptima ideia ter uma aula de culinária para aprender a fazê-los. Quando regressarem a casa, eles poderão replicar a receita e oferecer aos amigos.

Nesta aula de três horas, terá um instrutor que lhe ensinará passo a passo como fazer deliciosos macarons, que poderá depois recriar em casa. Depois de fazer os seus macarons, pode saboreá-los com uma chávena de chá ou de café. A experiência inclui todos os materiais, bebida de boas-vindas, café e uma caixa com cerca de 20 macarons feitos por si!

Pormenores interessantes sobre esta experiência

  • Preço: a partir de aproximadamente 120 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 3 horas.
  • Meios de transporte: deve deslocar-se para o local da aula pelos seus próprios meios, pode ir de autocarro, metro, táxi ou carro.
  • Vantagens desta opção: inclui a bebida de boas-vindas, o café e os macarons confeccionados por si.
  • Desvantagens destaopção: as aulas não são em espanhol.

2. Por detrás da cortina de uma Boulangerie: uma excursão a uma padaria francesa em Paris

Padaria Boulangerie| ©Juan Antonio Segal
Padaria Boulangerie| ©Juan Antonio Segal

A padaria que visitará está situada no pitoresco bairro de Montmartre. Nesta visita, aprenderá todos os segredos de uma padaria tradicional parisiense, onde lhe será mostrado como se fazem alguns dos seus pães mais emblemáticos, como a baguete. Descobrirá em primeira mão o funcionamento e a dinâmica por detrás da confeção dos clássicos pães franceses.

Nesta visita de uma hora, num ambiente descontraído, verá como tudo funciona e receberá de oferta uma baguete e um croissant acabados de fazer. Neste caso, a aula não é prática, não irá cozinhar, mas verá como o pessoal da padaria o faz. Terá a oportunidade de ver e aprender como funciona o equipamento industrial utilizado nas padarias profissionais actuais.

Pormenores interessantes sobre esta experiência

  • Preço: a partir de aproximadamente 34 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 1 hora.
  • Meios de transporte: deve deslocar-se pelos seus próprios meios, seja de autocarro, metro, táxi ou carro.
  • Vantagens desta opção: verá os mestres padeiros a trabalhar em tempo real durante o horário de funcionamento da padaria.
  • Desvantagens desta opção: não poderá cozer sozinho.

3. Descubra Paris através de um atelier de baguetes e croissants

Atelier de baguetes e croissants| ©Viator
Atelier de baguetes e croissants| ©Viator

Nesta atividade maravilhosa, não só verá um padeiro parisiense experiente em ação, como também cozinhará as suas próprias baguetes e croissants seguindo receitas que foram transmitidas ao longo das gerações.

Eles ensinar-lhe-ão todos os segredos para que possa fazer as suas próprias baguetes e croissants quando regressar a casa. Se conhecer a história da baguete, compreenderá porque é que este pão está tão ligado à história da França desde há séculos e porque é que adquiriu a fama que tem atualmente.

Os grupos são pequenos para esta experiência, com um máximo de 8 pessoas, para garantir uma atenção personalizada do seu instrutor.

Aprenderá também a selecionar os melhores ingredientes e, claro, como funcionam e para que servem as diferentes máquinas industriais da cozinha, bem como a utilização correcta dos principais utensílios de uma padaria profissional.

Poderá provar diferentes croissants e pães que levará consigo para saborear mais tarde.

Pormenores interessantes sobre esta experiência

  • Preço: a partir de 120 euros por pessoa, aproximadamente.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meios de transporte: deve deslocar-se pelos seus próprios meios, carro, metro, autocarro ou táxi.
  • Vantagens desta opção: é uma aula prática que lhe permitirá aprender as receitas para as poder recriar mais tarde, quantas vezes quiser.
  • Desvantagens desta opção: a atividade não está disponível em espanhol.

4. Aprender a fazer macarons franceses em Paris

Cozinhar macarons franceses| ©Nico
Cozinhar macarons franceses| ©Nico

Nesta aula, aprenderá passo a passo a preparar os melhores macarons à francesa. Participará na escolha dos tipos de macarons a preparar durante a aula, juntamente com os outros participantes da experiência.

A atividade decorre no apartamento pessoal do chef, num ambiente descontraído e em grupos com um máximo de 8 pessoas, pelo que a atividade é muito personalizada e terá a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre os ingredientes e a preparação.

Esta aula permitir-lhe-á aprender a confecionar macarons da mesma forma, com equipamentos e utensílios semelhantes aos que tem em casa e não com equipamento profissional.

Após esta aula detalhada de 3 horas, levará uma caixa cheia de deliciosos macarons e a receita para partilhar com os seus amigos. O preço da experiência inclui a utilização de todos os utensílios e equipamentos, bem como a caixa de macarons que levará para casa no final.

Se gosta de doces e os macarons não lhe bastam, pode tentar satisfazer o seu desejo de sobremesa visitando uma das melhores creperias de Paris, não se vai arrepender, Paris é uma cidade que tem tantas iguarias para oferecer que vai querer prová-las todas.

Detalhes interessantes sobre esta experiência

  • Preço: a partir de aproximadamente 120 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meios de transporte: tem de chegar lá pelos seus próprios meios, mas não é complicado porque o apartamento fica no centro de Paris e se seguir estas dicas sobre como se deslocar em Paris será ainda mais fácil.
  • Vantagens desta opção: inclui os utensílios e é em pequenos grupos.
  • Desvantagens desta opção: não é uma atividade em inglês.

5. Visita aos bastidores da pastelaria de Paris

Aula de culinária| ©Jeff Hester
Aula de culinária| ©Jeff Hester

Ao chegar à pastelaria, desfrutará de um pequeno-almoço típico francês (incluído no preço da visita) e, em seguida, porá mãos à obra, sob o olhar atento de um mestre pasteleiro parisiense. Conhecerá os ingredientes necessários para criar baguetes, croissants e pain au chocolates com o estilo, a textura e o sabor tradicionais.

Aprenderá a confecionar alguns dos clássicos da padaria tradicional francesa com todos os segredos que só os profissionais conhecem, bem como a selecionar os ingredientes que melhor se adaptam ao tipo de pão que vai confecionar.

O seu professor também lhe explicará e dará os melhores conselhos sobre os métodos de preparação, como os tempos e as temperaturas ideais, para que, quando regressar a casa, possa confecionar as melhores baguetes, croissants e pain au chocolat para partilhar com a sua família.

As baguetes, os croissants e o pain au chocolat são os três clássicos da pastelaria francesa que todos os gourmets devem saber preparar. Aproveite esta oportunidade para aprender a confecionar estas três iguarias facilmente e com a ajuda de um profissional, e depois gabe-se aos seus amigos dos dotes culinários que aprendeu durante a sua viagem.

Detalhes interessantes sobre esta experiência

  • Preço: a partir de aproximadamente 80 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meios de transporte: deve chegar pelos seus próprios meios, metro, autocarro, carro ou táxi.
  • Vantagens desta opção: a aula é em espanhol, pelo que pode responder às suas perguntas na sua própria língua.
  • Desvantagens desta opção: os grupos são grandes, até 27 pessoas.

Reservar uma visita guiada às pastelarias de Paris

6. Aula de culinária em Paris: Éclairs de chocolate e pastéis de nata

Éclair| ©David Lebovitz
Éclair| ©David Lebovitz

Esta experiência centra-se na preparação de dois clássicos da pastelaria francesa, os éclairs de chocolate e os pastéis de nata.

Aprenderá a confecionar estas iguarias gourmet com um pasteleiro profissional francês, seguindo as receitas tradicionais francesas que são ciosamente guardadas.

O seu professor ensinar-lhe-á passo a passo como fazer a massa choux e o creme chantilly através de explicações claras e detalhadas. Se já tentou fazer éclairs e pastéis de nata em casa, sabe que estas receitas são um pouco complicadas e têm alguns pequenos segredos que não aparecem nos livros de receitas.

Não desespere se os éclairs ainda não ficarem perfeitos, porque nesta aula vão contar-lhe todos os segredos necessários para os fazer como os dos pasteleiros profissionais.

No final da aula, poderá levar para casa as receitas originais para as poder confecionar novamente sem qualquer problema. Depois de terminar esta experiência culinária única, levará alguns eclairs ou pastéis de nata para saborear mais tarde com um bom café.

Pormenores interessantes sobre esta experiência

  • Preço: a partir de aproximadamente 106 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meios de transporte: deve chegar pelos seus próprios meios, autocarro, táxi, carro ou metro.
  • Vantagens desta opção: aprenderá a cozinhar duas receitas que não se encontram habitualmente nas visitas guiadas de culinária.
  • Desvantagens desta opção: não se trata de uma aula de espanhol.

Como reservar uma aula de culinária em Paris

Reservar a sua viagem| ©Vlada Karpovich
Reservar a sua viagem| ©Vlada Karpovich

Este tipo de atividade não costuma ser proposto nos balcões dos hotéis, mas deve ser procurado numa plataforma de viagens e turismo online especializada na venda de experiências deste tipo.

Estas empresas online costumam ter no seu portfólio de passeios, para além dos melhores passeios gastronómicos de Paris, várias opções de aulas de culinária centradas nos clássicos da gastronomia, pastelaria e padaria tradicional de Paris.

Para além de poder encontrar o tipo de aula de culinária que pretende, nestas plataformas encontra também uma grande variedade de experiências e passeios oferecidos por guias locais que geralmente estão fora dos circuitos dos hotéis, pois são experiências personalizadas oferecidas por guias privados. Recomendo que navegue nestes sites para ver todas as diferentes opções que pode encontrar.

Porque é que é aconselhável ter uma aula de culinária em Paris?

Aula de culinária| ©Elaine
Aula de culinária| ©Elaine

Para qualquer entusiasta da cozinha, é um sonho tornado realidade aprender com profissionais locais a preparar alguns dos doces e produtos de pastelaria clássicos de uma das cozinhas mais emblemáticas do mundo. Pode ver muitas receitas na Internet, mas não é a mesma coisa que aprender a preparação passo-a-passo de receitas típicas francesas com verdadeiros profissionais.

Através de uma aula de culinária, não só aprende a cozinhar um determinado prato típico, como também fica a conhecer melhor a cultura, os costumes e as idiossincrasias do povo de Paris.

Se não for um grande fã de cozinha e não for muito habilidoso, participar numa aula de culinária em Paris pode dar-lhe outras ferramentas e conhecimentos que não pode aprender através de livros de receitas e talvez despertar o gourmet que tem escondido dentro de si.

Adoro gastronomia e sempre que visito uma nova cidade participo numa aula de culinária, se tiver oportunidade. Não só para aprender a receita, mas acima de tudo porque quero aprender mais sobre a cultura local e interagir com os habitantes locais de uma forma descontraída e autêntica que só pode ser conseguida através de algo que vai para além das diferenças culturais: a comida.